Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Mas independentemente disso, como pode ter influência no pé direito, convém que seja definido o sistema o quanto antes possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leom
  2.  # 182

Colocado por: pc ferreiraMas independentemente disso, como pode ter influência no pé direito, convém que seja definido o sistema o quanto antes possível.

isso deve estar definido antes de levantar a licença de construção, mas a maioria só muito tarde é que começa a pensar naquilo que vai colocar e depois dá asneira.
    Concordam com este comentário: eu, pc ferreira
  3.  # 183

Colocado por: TROLHA...eles são os decisores....para o bem ou para o mal.

e normalmente são os piores inimigos deles mesmos, ao constantemente alterarem aquilo que decidiram anteriormente.
  4.  # 184

Colocado por: TROLHA...andam aqui alguns donos

mas esses já não são donos de obra, são donos de casas.

ps: optei por colocar no plural para não dar confusão com outra coisa.
  5.  # 185

Vendo que não pesco nada deste tema, pergunto se numa casa de 2 pisos, faz sentido colocar piso radiante só no R/C?????
    • Leom
    • 29 novembro 2012

# 186

Eu vou colocar nos 2 pisos. Nas casas de banho é que estou indeciso... Se coloco ou apenas os toalheiros.
  6.  # 187

TROLHA.... no R/C por uma questão de economia. Por norma, é no R/C onde se passa grande parte do tempo e meter AC nos quartos para arrefecimento dado o calor no verão aqui para o Alentejo ser duro...
    Isto não é mesmo a minha praia, não percebo nada de climatização. Contudo, tenho tanto sol no Alentejo é um desperdício não o aproveitar, mas os custos dos equipamentos devem estar fora do meu alcance....se bem que já utilize há 5 anos energia solar para aquecimento de água e estou super satisfeita....
    • Leom
    • 29 novembro 2012

# 188

Não vale a pena? pelo menos dá para secar as toalhas :) Mas devo por nas casas de banho então... ok :) Vou gastar uma pipa de massa! lol
  7.  # 189

Leom, julgo que quando se tem uma casa aquecida, as toalhas secam por natureza? deve ser por isso que o TROLHA faz o reparo....
    • Leom
    • 29 novembro 2012

# 190

lsim, não deixa de ser verdade. Colocar no chão não é muito higiénico :)
  8.  # 191

Então TROLHA ? ? ? Não há necessidade de ser no chão, basta nuns cabides......Por acaso há uns na Loja do Gato Preto ou na CASA, bem jeitosos é só meter nas portas, e já está....
  9.  # 192

Colocado por: cinderelaé no R/C onde se passa grande parte do tempo e meter AC nos quartos para arrefecimento dado o calor no verão aqui para o Alentejo ser duro

esta miscelanea de soluções não tem nexo,

ou põe uma coisa ou põe outra, se quiser aproveitar o solar o que aconselho, pode usar ventilo-convectores com painéis solares para captação com backup por bomba de calor ou outro tipo qualquer,
    • Leom
    • 1 dezembro 2012

# 193

As bombas de calor têm depósitos próprios, correcto? Que capacidade têm?
  10.  # 194

Colocado por: LeomAs bombas de calor têm depósitos próprios, correcto?

não e dependendo da utilização nem precisam de deposito algum.
    • Leom
    • 1 dezembro 2012

# 195

Hum... Então se tomarem 3 pessoas banhor com o piso radiante a funcionar em pleno inverno , não fico sem água quente?! Mas de qualquer forma tenho que ter um depósito devido à energia solar, correcto?
  11.  # 196

Colocado por: LeomEntão se tomarem 3 pessoas banhor com o piso radiante a funcionar em pleno inverno , não fico sem água quente?!

isto não depende da bomba de calor,
    mas vai precisar de um deposito para fazer as AQS via solar e esse deposito poderá ou não ter apoio de uma bomba de calor,

e caso tenha bomba de calor como apoio, pode usar agua á vontade que nunca vai ficar sem agua quente, e neste caso até convém que o deposito não seja muito grande para priveligiar os consumos electricos,

Colocado por: LeomMas de qualquer forma tenho que ter um depósito devido à energia solar, correcto?

Sim, para calcular o tamanho do deposito considere uma média minima de 75litros de agua por ocupante,

mas existem diferenças entre os sistemas que existem no mercado e também depende muito da conjugação de todos eles, até porque existem soluções de AQS instantaneas que não dependem da acumulação.
    • Leom
    • 1 dezembro 2012

# 197

Então a ver se entendo... Se tiver a bomba de calor, não preciso de ter mais nada. Se instalar fotovoltaico, não preciso de ter então sistemas por termossifão, nem circulação forçada, certo? Pois assim vou só colocar a bomba de calor.
    • Leom
    • 1 dezembro 2012 editado

# 198

Desculpe lá, mas sou mesmo leigo nisto...
  12.  # 199

Colocado por: LeomSe tiver a bomba de calor, não preciso de ter mais nada. Se instalar fotovoltaico, não preciso de ter então sistemas por termossifão, nem circulação forçada, certo? Pois assim vou só colocar a bomba de calor.

nada disso,
    mas vai precisar de um deposito para fazer as AQS via solar e esse deposito poderá ou não ter apoio de uma bomba de calor,
    e caso tenha bomba de calor como apoio, pode usar agua á vontade que nunca vai ficar sem agua quente, e neste caso até convém que o deposito não seja muito grande para priveligiar os consumos electricos,

é obrigado a instalar um sistema solar termico se for construção nova, independentemente do solar fotovoltaico.

e no caso de não ser construção nova, para instalar um sistema qualquer de venda de energia á rede (quer seja fotovoltaico ou eolico) tem que ter instalado um sistema termico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leom
    • Leom
    • 1 dezembro 2012

# 200

Então qual sugere, visto que vou ter uma bomba de calor e painéis fotovoltaicos, termossifão ou circulação forçada?

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

0.0517 seg. NEW