Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: Leompainéis fotovoltaicos

vai ser micro-produtor de electricidade? para vender á EDP?

Colocado por: Leomtermossifão ou circulação forçada?

os mais eficientes são os circulação forçada, são também os mais caros, mas são os que mais facilmente aproveitam o apoio da bomba de calor para AQS.
    • Leom
    • 1 dezembro 2012

# 202

Sim, vou ser micro-produtor.
    • Leom
    • 18 dezembro 2012

# 203

Bem, acho que já não irei ser micro-produtor, pelo menos não para já. Irei apenas investir no solar térmico que servirá de apoio ao AQS e ao piso radiante, juntamente com a bomba de calor. Depois de conversas com dois engenheiros, cheguei a esta conclusão, e penso ser a mais correcta. Era um grande investimento, apesar de sentir um grande alívio na factura da edp nos anos seguintes
    • PT
    • 18 dezembro 2012

# 204

Colocado por: LeomBem, acho que já não irei ser micro-produtor, pelo menos não para já. Irei apenas investir no solar térmico que servirá de apoio ao AQS e ao piso radiante, juntamente com a bomba de calor. Depois de conversas com dois engenheiros, cheguei a esta conclusão, e penso ser a mais correcta. Era um grande investimento, apesar de sentir um grande alívio na factura da edp nos anos seguintes

E o que escolheu para essa solução?
    Obrigado
    • Leom
    • 18 dezembro 2012

# 205

Sugeriram não colocar fotovoltaico, e investir apenas em painéis solares térmicos para circulação forçada. Os engenheiros são amigos meus, mas não irão estar envolvidos na minha construção. Foi uma conversa informal.
    • Leom
    • 19 dezembro 2012

# 206

Caro PT, após alguma pesquisa (pouca, admito) parece-me que os painéis termodinâmicos (http://www.energie.pt/pt/catalogo/aquecimento-central/) da energie sejam uma boa opção. Mas não faço ideia dos preços, nem se existe melhor qualidade no mercado.
    • Leom
    • 19 dezembro 2012

# 207

Já agora, acham que um depósito de 300L chega para as minhas necessidades ( AQS e Anonimo18072022A), sendo uma média de 5 pessoas (recebo muitos amigos em casa, hehe!)?
  2.  # 208

Colocado por: LeomCaro PT, após alguma pesquisa (pouca, admito) parece-me que os painéis termodinâmicos (http://www.energie.pt/pt/catalogo/aquecimento-central/) da energie sejam uma boa opção. Mas não faço ideia dos preços, nem se existe melhor qualidade no mercado.

isso não são +paineis solares!!!
    • Leom
    • 19 dezembro 2012

# 209

São painéis termodinâmicos :) Tenho que colocar solares de qualquer forma?!
    • PT
    • 19 dezembro 2012

# 210

Colocado por: LeomVou colocar na minha futura casa piso radiante hidráulico (com bomba de calor) e painéis fotovoltaicos para micro-produção. Gostaria de contar com o conhecimento dos colegas aqui do fórum para me ajudarem a decidir por uma marca de qualidade, conseguindo-me dizer quais os prós e contras. A casa terá rés do chão e 1º andar com 300m/2 e o chão será piso-flutuante.

PRH: Warmup - Polytherm - Schlüter - Roth - Giacomini - (Se tiverem mais sugestões agradecia)

Painéis fotovoltaicos: Mitsubishi - Bosch - Bosch - Evergreen - Samsung - axitec (Se tiverem mais sugestões agradecia)

O Leom começou assim e já vai num sistema que parece ser bem diferente! Podem esclarecer?

Agradeço desde já a ajuda recebida.
  3.  # 211

Colocado por: LeomSão painéis termodinâmicos :) Tenho que colocar solares de qualquer forma?!

Isso não são painéis solares. O sistema é uma bomba de calor. Enquanto um sistema de painéis solares não gasta energia no verão, esse sistema precisa sempre de energia eléctrica para aquecer a água. Os painéis ajudam simplesmente a melhorar o cop.
    • PT
    • 19 dezembro 2012

# 212

Colocado por: danobrega

Isso não são painéis solares. O sistema é uma bomba de calor. Enquanto um sistema de painéis solares não gasta energia no verão, esse sistema precisa sempre de energia eléctrica para aquecer a água. Os painéis ajudam simplesmente a melhorar o cop.

https://forumdacasa.com/discussion/14356/2/aerotermia-ou-solar-termodinamico/
  4.  # 213

Colocado por: Leomacham que um depósito de 300L chega para as minhas necessidades ( AQS e Anonimo18072022A), sendo uma média de 5 pessoas

e ligado ao quê?
    se for exclusivamente para o solar térmico e SOMENTE para as AQS, chega.

o piso radiante pode nem precisar de deposito nenhum, aliás acho um tremenda asneira comprar bombas de calor com potencia modulante e depois espetar-lhe com um deposito de inercia em cima sem qualquer utilidade, excepto se for par adicionar outras fontes de aquecimento.
    • Leom
    • 20 dezembro 2012

# 214

Então qual seria o sistema ideal para a minha moradia de 290m2? Apenas uma Bomba de calor e Painéis Solares de Circulação Forçada? Realmente é complicado entender, e criar uma opinião própria sem formação no ramo. Ou se confia em quem projecta, ou se está tramado. Penso eu que para entender se quem projecta faz algo errado, é necessário que a própria pessoa que vai construir entenda um pouco do assunto.
  5.  # 215

Colocado por: PThttps://forumdacasa.com/discussion/14356/2/aerotermia-ou-solar-termodinamico/

Não entendi. :\

Colocado por: LeomEntão qual seria o sistema ideal para a minha moradia de 290m2? Apenas uma Bomba de calor e Painéis Solares de Circulação Forçada? Realmente é complicado entender, e criar uma opinião própria sem formação no ramo. Ou se confia em quem projecta, ou se está tramado. Penso eu que para entender se quem projecta faz algo errado, é necessário que a própria pessoa que vai construir entenda um pouco do assunto.

Pois. Penso a mesma coisa. :-(
  6.  # 216

o grande problema é que não existem soluções padrão para TODOS os casos, e se existem muitas soluções, obviamente que cada técnico\projectista tem a sua ideia sobre cada uma delas,

claro que para o publico sem grandes conhecimentos a escolha é muito difícil, para isso os técnicos teem que apresentar a solução que consideram ideal para cada caso e tentar esclarecer o utilizador do porquê dessa escolha,

mas o que se vê normalmente é cada um puxar a brasa á sua sardinha e todo o restante é lixo.
  7.  # 217

Colocado por: jorgealvesmas o que se vê normalmente é cada um puxar a brasa á sua sardinha e todo o restante é lixo.

O que se vê é uma falta de profissionalismo, uma falta de rigor e uma falta de assumir a responsabilidade pelas reivindicações que fazem. Ainda estou para ver uma empresa que seja contratada para decidir por qual equipamento/sistema optar a comprometer-se com um desempenho do sistema.

Mas este problema também é derivado da falta de exigência dos clientes, enfim.
    • Leom
    • 22 dezembro 2012

# 218

Está mesmo complicado decidir :)
  8.  # 219

então começe por decidir aquilo que pretende em função do nivel de conforto pretendido.

depois equacione as diferentes formas de energia que tem disponíveis e qual a sua "vontade" em as usar, sabendo de ante-mão que as mais económicas poderam envolver algum trabalho da sua parte.

e com estes dados comece a pedir cotações para as diferentes soluções.

mas uma coisa é certa, vai ter que ter um ou mais painéis solares térmicos para as AQS, todo o resto só depende de si e da sua carteira.
  9.  # 220

Colocado por: danobregaAinda estou para ver uma empresa que seja contratada para decidir por qual equipamento/sistema optar a comprometer-se com um desempenho do sistema.

não coloque TODOS no mesmo saco porque alguns não trabalham assim,

mas concordo consigo que a esmagadora maioria só quer é vender algo, não interessando o quê.

0.0368 seg. NEW