Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pediram-me para orçamentar a substituição da impermeabilização da cobertura de um prédio.
    Para começar, será necessário remover os 200m2 de cobertura problemática, que é em chapas de Lusalite.

Como toda a gente me diz que aquelas chapas têm amianto, aquilo que parecia um trabalho simples é, afinal, complicado e bastante perigoso.
    A Legislação é rigorosa ( http://dre.pt/pdf1sdip/2007/07/14100/0468904696.pdf ) e nem todos os operadores de entulhos podem recolher este tipo de materiais (http://www.netresiduos.com/operadores.php).
    (Bendita internet!)

Alguém tem experiência nisto, e tem alguma ideia de quanto poderá custar remover 200m2 de Lusalite de um prédio de 8 pisos em Lisboa?

Luis
    Lisboa-Portugal
  2.  # 2

caro Luis

Quantoa preços não lhe sei dizer pois essa não é a minha área.
    Contudo alerto-o para o facto de que para fazer tal trabalho necessita de estar munido de um plano de demolição que terá que ser previamente aprovado pela ACT.
    A não existência deste documento fará incorrer em pesadas multas quer o dono de obra quer o empreiteiro.
    Hoje já quase toda a gente está alertada para esta problemática pelo que é bastante facil que um dos vizinhos solicita á ACT a fiscalização da obra, e estes não tem sido nada "meigos" na sua actuação neste tipo de obras.
  3.  # 3

Obrigado ZédaSilva,

Acabei por descobrir um caso semelhante na (bendita!) internet.
    http://www.act.gov.pt/SalaImprensa.aspx?id=64

Entretanto já contactei uma empresa licenciada e eles farão a proposta de orçamento no que toca à remoção, transporte, depósito desses materiais.

Luis
    Lx-Pt
  4.  # 4

Luis. não se meta nisso da empresa licenciada, é treta, não existe tal coisa em Portugal. Até sei que é a empresa e o que eles têm é uma certificação alemao, que vale tanto em Portugal como eudizer que sou certificado a fazer orçamento.

Se quiser mando-lhe a memória descritiva que fiz para concursos públicos e onde descrevo com rigor todos os passinhos a dar, mas numa cobertura é facílimo tirar as chapas, basta colocá-los em Big Bags e arraiá-los com grua de modo a não se partirem. Depois é contactar o vazadouro autorizado e entregá-los lá. O nome do vazadouro está na memória.

Fica a dever-me um almoço, esse gajos aproveitam-se á grande dessa treta certificada que dizem ter. Se for para remover amianto no interior, ai já a coisa pfia mais fino
  5.  # 5

Já agora Paulo.
    Essa obra teve pareçer favoravel da ACT?
    Pergunto isto pk a indicação que tenho é que esta gente neste tipo de coisas tem sido muito carraças
  6.  # 6

Acho que ninguém lhe perguntou nada, nem o dono de obra arriscou nem a gente os quis ver sequer.
  7.  # 7

Pois essa tem sido a politica adoptada na maioria das obras para contronar essa gente.
  8.  # 8

A única que vi passar pelo ACT, era completamente estúpido o que eles exigiam. Parece que é a mesma coisa tirar amianto de uma cobertura e de dentro de um compartimento fechado
  9.  # 9

Pessoal, houve algum desenvolvimento neste processo?
    Estou metido num caso igual!!!
  10.  # 10

Pelo que sei continua tudo na mesma, com a agravante de que a maioria do cidadão comum já tem conheçimento destas exigências e cada vez qyue há alguem a tentar fazer uma obra destas sem autorização há sempre um engracadinho qualquer que vai fazer logo queixinhas á ACT.
  11.  # 11

Pois é! Vou ter de optar pela reparação do telhado! Pois a maior parte dos condóminos não tem grandes posses e o "mealheiro" do prédio não está famoso. Reparar e substituir alguma placa que esteja em pior estado por placas amigas do ambiente.
  12.  # 12

Hoje as placas de "fibrocimento" já são isentas de amianto.
    O problema poderá estar em estas não encaixarem nas antigas.
    Mas se for substituir só 1 ou duas creio que não deve ter muitas chatiçes a menos que o vizinho da frente não goste de voçês : )))
  13.  # 13

Sé me faltava essa!!! Hoje em dia as pessoas não gostam de ver as outras felizes! Sinceramente eu vivia tão bem no campo! Ao menos as brigas eram resolvidas frente a frente! Uma nódoas negras suportavam-se melhor que esta falta de frontalidade. Só espero que as novas telhas encaixem, pq senão lá se vão mais nuns neurónios!!!
  14.  # 14

Ricardo
    Nada como antes de começar a obra pregar um arraial de porrada nos seus vizinhos todos assim se algum tiver ideias de ir fazer queixinhas pensa duas vezes :)))
    Já agora aproveite e arreie também nos fiscais da ACT se lá apareçerem e diga que fui eu que mandei pois ás vezes vontade não me falta : )))
  15.  # 15

boa tarde Paulo Correia,.. sabe-me dizer se a situação continua na mesma relativamente a legislação,.. e eventualmente enviar-me essa memoria descritiva.

cumpts,

0.0169 seg. NEW