Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Joao DiasNão, é pouco porque é pouco!!! Só o aluguer do contador costuma ser quase tanto como isso!! Não percebo estes valores. A não ser que esteja a pagar por estimativa e depois faça os acertos de 6 em 6 Meses.


    Tive a confirmar pela fatura e realmente não tenho qualquer aluguer de contador, nem nunca tinha ouvido falar disso. Existe um termo fixo que são 3 ou 4 euros por mês mais iva.

    Colocado por: GT_racingGasta 15€ com os painéis lá... sem eles se calhar era um bocadinho mais... ou estarei enganado?


    Não, não estou a contar com os painéis. Nesses meses pago zero ou próximo disso. Por ano pago para aí uns 50 euros em gás. Se não fosse a manutenção, estava nas 7 quintas. Mas confirmei com os meus velhos, na altura em que lá estavamos todos em casa também se gastava à volta de 15 eur, e com placa a gás no fogão.

    Colocado por: Sergio Rodriguesem que piso mora? e quantos andares tem o predio?


    2º piso de um prédio de 3 andares. Total 8 casas.

    Colocado por: Costa53Pelos factos relatados anteriormente tem que compreender que quando foi instalado este sistema desconheciam quem iria habitar e o numero de utilizadores dai ser impossivel e imprevisivel rentabilizar o sistema face ao seu uso actual.

    Quando se refere a Setubal será cidade ou mais perto de Lisboa porque Almada já é Setubal e de Almada a Setubal ainda vão uns bons pares de Kms!


    Estamos a falar de um T1, dificilmente lá morariam mais de 2 pessoas. A lógica aplicada foi mesmo essa, a tipologia do condominio vai de T1 a T4 e colocaram exatamente o mesmo sistema em todos os apartamentos. Percebo perfeitamente e até são boas noticias que o meu caso não renda por a casa ser pequena. Erro meu. Mas continuo preocupado porque parece-me que mesmo num caso mais extremo a despesa do gás rondará sempre no máximo os 20 euros por mês numa casa com 4 pessoas, e com uma manutenção de 123 euros por ano a poupança real que se consegue com painéis solares é muito menos que o esperado.

    Nota: tenho a ideia do gás natural poder ser mais barato abaixo do Tejo, excepto Algarve. Mas vou agora avaliar isso.
  2.  # 42

    humm o melhor era mandar dar uma vista de olhos ao sistema que tem ai, se esta tudo a funcionar como deve ser, estar na varanda não ajuda em nada mesmo! pode estar a fazer arrefecimento nocturno por termosifão, ou ate perdas pelo isolamento ou falta dele, não sei se é um sistema colectivo ou individual, 400 litros para 2 pessoas deveria ter agua com fartura!!
  3.  # 43

    Colocado por: Sergio Rodriguesestar a fazer arrefecimento nocturno por termosifão, ou ate perdas pelo isolamento ou falta dele, não sei se é um sistema colectivo ou individual, 400 litros para 2 pessoas deveria ter agua com fartura!!


    Então não devia! O problema é a dissipação nocturna e diurna não se esqueça que o depósito é daqueles que tem um oleado com fecho de correr por cima do isolamento de poliuretano injetado.
    • Gex
    • 17 outubro 2013

     # 44

    Ainda sobre este assunto dos painéis. Aquando da primeira manutenção contactei a Bosch que é quem faz a manutenção à Vulcano. Mandaram-me um contrato de 6 anos que acho que nem assinei e vieram fazer a dita manutenção. Este ano, no dia 10 recebo um sms no telemóvel com dados para um pagamento de multibanco no âmbito do dito contrato. Ou seja, nem factura, nem contacto para marcar a deslocação do técnico, nada, apenas um sms. Eu como tenho muita coisa com que me preocupar nunca mais me lembrei de tal assunto. Qual não é o meu espanto quando ontem abro a caixa do correio e encontro uma carta com os mesmos dados de multibanco e com prazo de pagamento limite o dia... 16, ou seja, ontem. Caso o pagamento não fosse efectuado dentro do prazo o contrato ficava sem efeito, ou seja, não paguei fiquei sem contrato.

    Agora pergunto: mas isto cabe na cabeça de alguém?!?!? Não há factura, não há contacto directo, não há marcação e ainda por cima dão um prazo de 6 dias (!!!) para efectuar um pagamento assim às cegas findo o qual cancelam o contrato?!?!!!

    O primeiro contacto que tive com eles no ano passado já não foi grande coisa, mas isto agora desceu bastante. Que falta de postura profissional!! Acho que tenho de procurar alguma alternativa para a manutenção dos ditos painéis....
  4.  # 45

    Colocado por: GexBosch que é quem faz a manutenção à Vulcano. Mandaram-me um contrato de 6 anos que acho que nem assinei e vieram fazer a dita manutenção.


    E isto passa-se com a Vulcano diretamente uma empresa altamente reputada no mercado, opte por um instalador local e vamos ver se ainda não lhe vão cobrar os seis anos considerando sendo um contrato de fidelização, já agora sem descrição qual o preço que cobram anualmente?
    • Gex
    • 17 outubro 2013

     # 46

    Na sms que me mandaram acho que eram 90 e tal euros...
  5.  # 47

    Colocado por: GexNa sms que me mandaram acho que eram 90 e tal euros...


    Obg pela informação! Era para ter uma ideia em função do que tenciono levar, sabe se no contrato estava descriminado as tarefas a executar na manutenção?

    Tenho que passar ai por Bicesse para ver a orientação dos seus painéis!
    • Gex
    • 18 outubro 2013

     # 48

    Colocado por: Costa53Era para ter uma ideia em função do que tenciono levar, sabe se no contrato estava descriminado as tarefas a executar na manutenção?

    Tenho que passar ai por Bicesse para ver a orientação dos seus painéis!


    ??????

    De qualquer forma vou entrar em contacto com eles para pedir explicações. Mandam sms's, dão 6 dias de prazo para pagamento, não contactam o cliente para marcação de serviço, mas querem pagamento e anulam os contratos. Está tudo grosso ou quê??
  6.  # 49

    A manutenção deve ser barata ou ainda torna os sistemas solares menos interessantes.

    Recentemente estive a analisar a viabilidade de instalação para painéis solares térmicos.
    Com um custo de 2500 euros e considerando que forneceriam 75% (optimista, deve ser mais perto de 65% - depende do local e orientação) da água quente necessária anual, demorariam perto de 15 anos a serem pagos considerando 4 chuveiros diários (8 - 10 minutos cada, 7l/minuto) mais 0.1 m3 de consumo diário geral.
    Isto sem incluir manutenção, falhas catastróficas, ou juros. Bastaria incluir os juros de um pagamento a 20 anos aos spreads actuais para o período passar a 25 anos - mais do que a vida esperada para os painéis.

    Nos casos dos sistemas de circulação forçada é ainda preciso incluir a electricidade gasta e eventualmente a área de habitação gasta.

    Resumindo, um sistema solar de circulação forçada nunca compensa para uma família com menos de 5 a 6 pessoas. Lamentavelmente o Estado obriga à sua instalação tendo cortado os incentivos fiscais.
    O uso de máquinas de lavar louça e roupa com dupla entrada (água quente e fria) poderia ajudar a viabilidade de um sistema solar térmico, mas tais electrodomésticos são ainda muito caros.

    (NOTA: Comparação feita com gás natural aos preços actuais, fiz um estudo teórico e prático medindo o gás gasto em dias de Outubro - ambos os estudos deram resultados semelhantes. O preço dos sistemas a gás não foram descontados porque no meu caso serão sempre necessários para complementar o solar bem como para aquecimento central).
    • eu
    • 29 outubro 2013

     # 50

    Colocado por: AlexandreMCom um custo de 2500 euros e considerando que forneceriam 75% (optimista, deve ser mais perto de 65% - depende do local e orientação) da água quente necessária anual, demorariam perto de 15 anos a serem pagos considerando 4 chuveiros diários (8 - 10 minutos cada, 7l/minuto) mais 0.1 m3 de consumo diário geral.

    Da minha experiência prática, 75% não é um valor optimista, é bastante realista.

    Afinal, quanto é que gasta por mês em gás natural?
  7.  # 51

    Colocado por: AlexandreMO uso de máquinas de lavar louça e roupa com dupla entrada (água quente e fria) poderia ajudar a viabilidade de um sistema solar térmico, mas tais electrodomésticos são ainda muito caros.


    Concerteza e eu sou apologista de deste tipo de aproveitamento, não tendo máquinas bitérmicas proprias, instala uma misturadora termostatica de forma que a tempedratura de entrada da água quente do solar não seja muito alta de forma que possa fazer as lavagen de baixas temperaturas quanto ás outra basta só um pouco de arranque do termostato existindo um Delta T.

    Colocado por: AlexandreM(NOTA: Comparação feita com gás natural aos preços actuais, fiz um estudo teórico e prático medindo o gás gasto em dias de Outubro - ambos os estudos deram resultados semelhantes. O preço dos sistemas a gás não foram descontados porque no meu caso serão sempre necessários para complementar o solar bem como para aquecimento central).


    Tem que rever essas contas, já pensou o custo do gaz actual e como estará por ex. daqui a dois anos sendo o investimento em equipamento solar de carater fixo e quanto ao complementar o solar, basta ter uma resistência electrica comandada por um relogio e durante a noite ser aquecida atraves do bi horário.

    Colocado por: AlexandreMIsto sem incluir manutenção, falhas catastróficas, ou juros.


    Então e o gaz natural também não precisa de inspeções periodicas!
    • eu
    • 30 outubro 2013

     # 52

    Colocado por: eu
    Afinal, quanto é que gasta por mês em gás natural?

    Pelos seus números, depreendo que gasta apenas cerca de 14 euros mensais com o gás natural... certo?
  8.  # 53

    As contas que fez são muito mal feitas.
    O meu sistema fornece muito mais que 60 ou 70% da agua quente. Eu apenas gasto 1/2 bilha de gás por ano! E somos 4 + a MLR.

    Por um lado esquecem-se da vertente ecologica.
    Por outro a redução da dependencia energetica.

    Acho muito bem que se imponha a instalação de Paineis solares , e para serem eficientes deveriem ser sempre que possivel de Circulação forçada ( tirando eventualmente no algarve e na madeira).
  9.  # 54

    Devo dizer que foi a melhor coisa que podia ter posto na minha casa. Tenho um circulação forçada 300L que me garante água quente a maior parte do ano. Gasto gás por um período máximo de 4 meses /ano.

    Toda a manutenção é feita por mim.... não tem nada que saber. Limpeza de painéis, verificação de fugas (basta controlar o manómetro), controlar pressões, tudo isso não necessita de técnicos. A única coisa que poderá necessitar de um técnico será a reposição de liquido anti congelante pois é necessário uma bomba e um aparelho para verificar a percentagem de glicol no circuito primário, mas mesmo isso é contornável pois se inserirmos mais glicol não vai danificar nada.... é so arranjar a bomba...

    Muita gente pensa que não consegue fazer porque nunca fez, mas se fizerem uma vez depois dizem que afinal é fácil....

    Um abraço....
  10.  # 55

    Colocado por: system32As contas que fez são muito mal feitas.
    O meu sistema fornece muito mais que 60 ou 70% da agua quente. Eu apenas gasto 1/2 bilha de gás por ano! E somos 4 + a MLR.

    Por um lado esquecem-se da vertente ecologica.
    Por outro a redução da dependencia energetica.

    Acho muito bem que se imponha a instalação de Paineis solares , e para serem eficientes deveriem ser sempre que possivel de Circulação forçada ( tirando eventualmente no algarve e na madeira).

    Nunca me hei-de cansar de ouvir esta da meia bilha por ano :):):)
  11.  # 56

    Colocado por: Joao DiasNunca me hei-de cansar de ouvir esta da meia bilha por ano

    vamos a ver se a minha GARRAFA de gaz vai durar muitos anos, o colector solar já vai com 16 meses e a garrafa ainda esta intacta,

    qualquer dia coloco-a no olx para venda, pois esta quase cheia,

    creio que a usei 3 ou 4 vezes durante 15 minutos só para o sistema trabalhar um pouco e não se estragar por falta de serviço,
    • eu
    • 30 outubro 2013

     # 57

    Cá para mim você tem uma resistência elétrica e nem sabe... ;)
  12.  # 58

    As contas que fiz estão explicadas, antes de afirmarem que estão erradas convinha apresentar explicações.
    Obviamente que se o banho médio durar 1 hora ou mais as coisas mudam - os valores que apresentei foram medidos por mim para o balho de adultos, criança e até de um bebé - considerei o banho mais gastador para as minhas contas.
    O preço do gás natural pode subir, mas atualmente é a forma comum de energia mais barata - aprox. 0.07 a 0.075€ kwh - inferior ao preço da electricidade nas melhores horas.
    Embora a colocação de uma misturador evite a compra de máquinas caras é pouco prática e permite ganhos pequenos.
    O gas natural também precisa de manutenção e falha, mas com solar preciso de alternativa sempre, aquecer uma casa sem recurso a ar condicionado fica brutalmente caro - a gás natural menos mal, no meu caso iria sempre precisar dele.

    Pedir €100000 ou €102500 ao banco representa um acrescimo de mais de €1100 euros de juros a 20 anos (a 4% ano), ou seja um sistema solar de 2500 euros custa na maioria das vezes mais de €3600 - esse valor compra 48700kwh de energia que daria para elevar a temperatura de 1700000 litros de água 20 graus com um rendimento de 80%! Portanto mais de 24000 banhos de 70litros cada.

    De facto não considerei a vertente ecológica mas o fabrico, desmontagem, reciclagem de paineis não são a custo ambiental zero.

    A minha ideia é que as pessoas deveriam ser livres de escolher ou o Estado ser mais criterioso na obrigação, para um agregado de 1 a 3 pessoas é um disparte, mau para 4 a 5 pessoas e sendo positivo apartir daí.

    Relembro que não inclui manutenção e electricidade num sistema de c. forçada - 50€ anuais de manutenção são mais €1000 em 20 anos - os 24000 banhos passam a ser mais de 30 mil!
    • eu
    • 31 outubro 2013

     # 59

    Eu não disse que as contas estão erradas, perguntei-lhe quando é que gasta em gás natural por mês...
  13.  # 60

    Colocado por: euEu não disse que as contas estão erradas, perguntei-lhe quando é que gasta em gás natural por mês...


    O meu consumo de gás é muito grande mas por causa do aquecimento central a gás - nos meses em que não funciona €10 a €15 (sem "mensalidade"), mas a média mensal anual ronda os €80 (com "mensalidade").
    Outra desvantagem dos sistemas solares térmicos é que o excesso de energia produzido no Verão é simplesmente desperdiçado, os sistemas foto-voltaicos são provavelmente neste momento vantajosos... ou seriam se alguém comprasse a energia produzida por eles - o que nem sempre (nunca) acontece.

    Eu julgo que as pessoas que defendem os sistemas solares térmicos nunca fizeram as contas, quando eu leio aqui valores de €80/ano para a manutenção e investimentos superiores a €3800 é quase insano.
    Volto a fazer notar que embora algumas considerações possam ser feitas à minha análise a favorecer um sistema solar térmico, não incluí uma série de condicionantes que vão contra eles, como por ex.:
    - Custo de manutenção.
    - Gasto de electricidade para funcionamento da bomba.
    - €2500 para um sistema de circulação forçada é muito bom - a pagar impostos julgo ser mesmo impossível com instalação.
    - Espaço ocupado, o preço médio de construção é de €480/m2 (claro que a construção do local ocupado pelo sistema será muito mais baixo, mas ainda assim o metro quadrado que o sistema ocupa deve custar uns €100).
    - Considerações estéticas.
    - Stress nas tubagens, a temperatura da água chega a valores muito mais elevados.
    - Apesar de ter referido um valor de 75% para a eficiência de um sistema solar, não inclui os custos para aquecer os restantes 25% com outra fonte (estimo mais €35 anuais com gás natural).
    - Conveniência - Os sistemas solares actuais são uma confusão de tubos, a resistência quando existe deve ser ligada e desligada manualmente, ...

    Somando isso tudo, o custo total de um sistema solar de CF durante os 20 anos de vida (anunciado) seria perto dos €5000, ou em termos de banhos de 70l, mais de 40000.

    Lamentavelmente ainda, pelo menos algumas marcas MENTEM nos resultados que publicitam. A Solahart por exemplo apresenta gráficos de consumo para os sistemas concorrentes que são simplesmente delirantes (ou que se baseiam em padrões de consumo dispares da realidade).

    Estranhamente, a maioria parece considerar que os sistemas de circulação forçada são melhores. Retirando considerações estéticas/durabilidade/manutenção (que não estudei) um sistema de termossifão deve ser muito mais vantajoso.

    Estou aberto a que me apresentem estudos comparativos ou apontem erros que possa ter cometido (não os descarto).
 
0.0275 seg. NEW