Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: pc ferreira

E não tem nenhuma garantia da fábrica do produto que ele aplicou?

Eu não faço ideia do que ele aplicou e agora nem sei o paradeiro dele!
    Tenho é que resolver por mim...

E não será melhor impermeabilizar com aquelas telas cruzadas que se colocam nos telhados? Se funciona para a água da chuva também tem que funcionar para o chuveiro....
  2.  # 22

não porque tem que aplicar cimento por cima e depois fica lá o cheiro, etc, etc..
  3.  # 23

Já agora a parede foi impermeabilizada até que altura?
  4.  # 24

Colocado por: psousa E não será melhor impermeabilizar com aquelas telas cruzadas que se colocam nos telhados? Se funciona para a água da chuva também tem que funcionar para o chuveiro....

Tem neste fórum soluções de qualidade para este tipo de situações. Se não quer voltar a optar por telas líquidas devido à má experiência combine com o PC Ferreira e deixe que ele lhe proponha uma solução de raiz e garantida para o seu problema.

Se começar a inventar apenas vai adiar o problema e criar mais custos e problemas.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 25

Estou à espera que ele ofereça os serviços :)
    A perede foi impermeabilizada até 1m de altura, tb com a mesma tela liquida. Mas na parede nem pensar em mecher, aquilo tem pedra de 2,5 m de altura!!!
    • J.C
    • 18 setembro 2012

# 26

Colocado por: psousaComo devem calcular esta nem é a minha área... preciso de alguém que faça este trabalho - zona de felgueiras ou perto.
    Aos interessados enviem pm

Acho que o psousa disse tudo!
    Desculpe lá ó pcferreira você está a fazer um interrogatório?
    Daqui a pouco vai perguntar quantas o homem dá por semana...
    Existe cada chaga!!!Looooooolll
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psousa
  6.  # 27

Colocado por: J.C

Acho que o psousa disse tudo!
    Desculpe lá ó pcferreira você está a fazer um interrogatório?
    Daqui a pouco vai perguntar quantas o homem dá por semana...
    Existe cada chaga!!!Looooooolll

Estou apenas a identificar o problema.
    Concordam com este comentário: TROLHA...
    • J.C
    • 18 setembro 2012

# 28

Colocado por: pc ferreira

Estou apenas a identificar o problema.

Identificar? Para quê?
    O psousa não vai fazer o trabalho, quer, procura, que alguem o faça!
  7.  # 29

Colocado por: J.C

Identificar? Para quê?

Eu também não sou aplicador.
    Identificar para saber o que correu mal, saber quais as garantias que são dadas no mercado, a postura dos construtores, as exigibilidades dos donos de obra, etc.
  8.  # 30

Eu também não sou aplicador.
    Identificar para saber o que correu mal, saber quais as garantias que são dadas no mercado, a postura dos construtores, as exigibilidades dos donos de obra, etc.

O que correu mal não sei, a tela não "rasgou" simplesmente criou bolhas (não faço ideia como!) e estas quando rebentaram deu-se a infiltração. Ao ver a tela apercebi-me que a mesma tem uma espessura tipo papel! O que o lavrador (que nem trolha merece que lhe chamem!) lá colocou foi do mais rasca e da pior maneira possível.
    Agora claro que fiquei com receio a telas liquidas porque atirar para lá uma "goma" que quando seca parece impecável e com o tempo começa a explodir... e com água em casa não se brinca...
    Pelas fotos conseguem ver umas traves que ele colocou onde assenta a base. Estas traves foram coladas com cimento normal, o que também foi corroendo com o tempo e bocados de cimentos já andavam a passear e a ir pelo ralo abaixo!!!

Agora preciso é de arrancar aquilo tudo e colocar uma impermeabilização em condições...
  9.  # 31

Colocado por: psousaO que o lavrador (que nem trolha merece que lhe chamem!) lá colocou foi do mais rasca e da pior maneira possível.

boas,

Nao insulte os lavradores! olhe que depois vai ter que comer cimento... :-)

eu sou "lavrador" e com muito gosto :)))))

cmpts
  10.  # 32

Mas não lhe posso dar a garantia se não:

Houver elevação à parede e

Substituir o ralo/sifao
    •  
      FD
    • 19 setembro 2012

# 33

Colocado por: J.CIdentificar? Para quê?

Apesar de ter sido o psousa a pedir ajuda, isto é útil para muita gente, quanto mais informação, melhor.
  11.  # 34

Colocado por: ncarvalho74As telas líquidas, independentemente do tipo, devem ser sempre armadas! Isso é válido para o Rubson, o Sikagard, Enkryl, Enkopur ou outra qualquer. Se for ver às certificações técnicas europeias (ETA) vem lá sempre referida uma armadura. O facto de aplicar duas ou mais demãos pode aumentar um pouco a durabilidade mas com o tempo vão acabar por fissurar na mesma.

Os alemães têm uma directriz para as impermeabilizações líquidas (Flachdachrichtlinie) que impõe a utilização de um primário de aderência, uma armadura constituída por um geotêxtil com um mínimo de 110g/m2 e uma espessura mínima final de 1,8mm (equivalente a um consumo de ca. 3kg/m2).

Boas,

nem sempre; neste caso a tela sem armaçao, refiro me ao silicone liquido Rubson SL3000, é ate mais recomendavel, pois permite uma maior flexibilidade caso venham existir fissuras no suporte, e melhor resiliencia caso haja fugas de agua nao detetadas, apesar da ETA recomendar a manta de tecido nao tecido, existem muitos casos( por sinal a maioria) em que a tela nao é recomendada pelo fabricante. do produto, neste caso a Henkel.

PS: nem tudo o que se aprende na escola ou é escrito nas docs tecnicos sao a verdade suprema!!

cmpts
    Jpereira
  12.  # 35

E a henkel tem eta para estas aplicações?
  13.  # 36

Colocado por: jpereira
    nem sempre; neste caso a tela sem armaçao, refiro me ao silicone liquido Rubson SL3000, é ate mais recomendavel, pois permite uma maior flexibilidade caso venham existir fissuras no suporte, e melhor resiliencia caso haja fugas de agua nao detetadas, apesar da ETA recomendar a manta de tecido nao tecido, existem muitos casos( por sinal a maioria) em que a tela nao é recomendada pelo fabricante. do produto, neste caso a Henkel.

PS: nem tudo o que se aprende na escola ou é escrito nas docs tecnicos sao a verdade suprema!

Já vi que é mais entendido que os técnicos da área. Mas já que assim é, peço-lhe o seguinte esclarecimento:

Onde é que a Henkel escreve que o "tecido", como lhe chama, não é recomendado pelo fabricante?

É que da boca para fora não faltam entendidos, o problema é que quando os problemas surgem a culpa é de todos menos da marca. Se em Portugal não se usa armadura é única e exclusivamente por duas razões:
    1) por uma questão de preço
    2) por facilitar a aplicação

O problema é que depois acontecem situações como esta aqui descrita pelo psousa e ninguém é responsável por isso.
  14.  # 37

Colocado por: ncarvalho74É que da boca para fora não faltam entendidos, o problema é que quando os problemas surgem a culpa é de todos menos da marca. Se em Portugal não se usa armadura é única e exclusivamente por duas razões:
    1) por uma questão de preço
    2) por facilitar a aplicação

Boas,

se fala com tanta convicçao certamente tem dados para tal... nao vou alimentar discussoes estereis, mas se ler o que escrevi e consultar a ficha tenica ( www.rubson.pt) certamente la chegará.

ja agora; a ETA nao serve de garantia, é apenas o relatorio de testes para obtençao de marcaçao CE do produto, e mesmo assim o fabricante nao atribui nenhuma garantia por escrito de durabilidade.

Colocado por: pc ferreiraE a henkel tem eta para estas aplicações?

para impermeabilizaçao de terraços e coberturas planas com exposiçao solar direta... www.rubson.pt silicone liquido sl3000

cmpts
    Jpereira
  15.  # 38

Colocado por: jpereira
    boas,

Nao insulte os lavradores! olhe que depois vai ter que comer cimento... :-)

eu sou "lavrador" e com muito gosto :)))))

cmpts

Foi força de expressão :) e sei que lavrador será a profissão com mais futuro...
    O que quis dizer foi que quem fez o trabalho não fazia ideia do que estava a fazer.

Já vi que existem algumas opiniões acerca de materiais mas é como tudo... cada qual puxa para si. Só sei é que vou ter que resolver o problema porque já não tomo banho há 8 dias :)!!!!
  16.  # 39

Já viu então que factores como etags, garantias e apólices de seguro são importantes.
  17.  # 40

Colocado por: jpereirase fala com tanta convicçao certamente tem dados para tal... nao vou alimentar discussoes estereis, mas se ler o que escrevi e consultar a ficha tenica ( www.rubson.pt) certamente la chegará.

ja agora; a ETA nao serve de garantia, é apenas o relatorio de testes para obtençao de marcaçao CE do produto, e mesmo assim o fabricante nao atribui nenhuma garantia por escrito de durabilidade.

A discussão não é estéril. É até muito importante para os clientes finais porque por norma são aqueles que sofrem os prejuízos de aplicações mal executadas.

Conforme sugeriu fui ver a ficha técnica do produto que diz o seguinte:

- Aplicação do produto: Rubson Silicone Líquido®SL 3000 está pronto a usar e aplica-se directamente usando um pincel, rolo ou espátula. Em alternativa pode ser
    usada a técnica de pulverização airless (consultar previamente o Serviço de Assistência Técnica). Se foi previamente aplicada uma camada de primário,
    esta deve estar completamente seca antes da aplicação do produto.

Protecção de superfícies
    Quando Rubson Silicone Líquido®SL 3000 for usado como protecção impermeabilizante de coberturas inclinadas, recomenda-se a aplicação de pelo menos uma camada de 1,5mm de espessura em húmido. As juntas em telhados de fibrocimento e as juntas de ligação entre telas devem ser previamente regularizadas usando Rubson Silicone Líquido®SL
    3000. Após 10 – 12 horas pode-se aplicar uma segunda camada final.

Impermeabilização
    Quando Rubson Silicone Líquido®SL 3000 é usado como revestimento de impermeabilização, de acordo com os requisitos para obtenção da “Aprovação Técnica Europeia” ETAG 005, é necessária a aplicação de 2camadas, com a colocação da malha de reforço Rubson M 3000 entre as 2 camadas de produto. A primeira camada de Rubson Silicone Líquido®
    SL 3000 é aplicada na superfície tratada (se necessário com Rubson FF 2000 Primário / Rubson SilicoTec Primer) com uma espessura em húmido de 1 – 2 mm. A malha de
    reforço Rubson M 3000 é colocada sobre a superfície fresca de Rubson Silicone Líquido®SL 3000, certificando-se que fique livre de bolhas ou dobras
    e com uma sobreposição de 10cm. As juntas de sobreposição devem ser sempre alinhadas na direcção do fluxo de água. Só se deve aplicar a
    quantidade de Rubson Silicone Líquido®SL 3000 que for possível cobrir com a malha de reforço Rubson M 3000 antes da formação de película superficial.
    Recomenda-se um período de espera mínimo de 24 horas para a aplicação da segunda camada, estando este dependente das condições atmosféricas.
    A segunda camada deve ser aplicada com uma espessura de 1 – 1,5 mm.

Aplicar Rubson Silicone Líquido®SL 3000 só em tempo seco e com temperatura ambiente entre +10ºC e +30ºC. A temperatura do suporte deverá estar entre 10ºC e 30ºC. Em especial para baixas temperaturas deve assegurar-se que a temperatura do suporte está pelo menos 3ºC acima do ponto de orvalho (dependente da temperatura e humidade relativa do ar); caso contrário poderá haver a formação de uma película de água que pode dificultar a adesão do produto. No caso da temperatura do suporte ser superior a 30ºC e se houver exposição solar directa, o produto deve ser aplicado em várias camadas finas (máx. 1mm), devendo-se deixar secar completamente cada camada antes da
    aplicação da próxima. Caso este procedimento não seja respeitado poderão formar-se bolhas.

Quer explicar qual é a diferença entre uma protecção de superfície e uma impermeabilização?

0.0230 seg. NEW