Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Há cerca de três anos, quando comprei a minha habitação (construção nova), uma das condições para a venda era que o construtor alterasse um pouco a cozinha, permitindo o encastre do frigorifico na coluna, então dedicada ao forno eléctrico e ao microondas (como agora se “usa”).

Essa solução obrigou a mudar todo o conjunto de gavetas, situadas por debaixo da placa do fogão, para o local reservado para a máquina de lavar loiça, de que prescindimos.

Até aqui tudo bem e durante três nunca tive razão de queixa da instalação até á passada 6ª-feira quando o forno deixou de funcionar.

Ao puxar o forno para fora deparei-me com a situação documentada nas fotografias em anexo; o tubo do gás da ligação á placa do fogão encontra-se no nicho onde foi instalado o forno. Por sorte o forno da Teka era curto e nunca entrou em contacto com a tubagem do gás.

Durante a minha pesquisa por um forno para substituir o Teka, descobri que a maioria dos fornos novos possui um ventilador o que os torno maiores em profundidade.
    O dono da loja onde me desloquei para ver a exposição de fornos, e a quem expressei a minha preocupação quanto á instalação, sugeriu-me que abrisse um roço na parede e isolasse o tubo do gás do nicho do forno. Deste modo permitiria a instalação correcta do forno novo e evitaria riscos de explosão.

Ora, a minha questão é a seguinte, é possível abrir o roço e instalar a ligação flexível na parede e cimentar por cima? É algo que posso ser eu a fazer ou exige alguém credenciado? Será necessário pedir uma inspecção depois da alteração?

Do ponto de vista técnico qual vos parece ser a melhor opção para solucionar o problema tendo em conta que o espaço é exíguo?

Obrigado pela vossa ajuda.
    Cumprimentos.
      DSC00511.JPG
  2.  # 2

Ok, estou decidido a resolver o problema e hoje comecei a desmontar os móveis.
    Não encontrei um único esquema que faça recomendações sobre a instalação de fornos encastráveis.

O meu nicho é fechado por baixo e a madeira nota-se que já está a "levantar". Vou colocar uma tela de protecção (igual á que se usa por debaixo dos lava-loiças / frigoríficos) e fazer uma série de furações no fundo. Vou igualmente colocar uma grelha no rodapé da cozinha, conforme já encontrei em exemplos dados aqui no fórum, de forma a melhorar a ventilação.

Estou aberto a sugestões!

Cumprimentos,

0.0078 seg. NEW