Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostava de saber a opinião de quem saiba, para o seguinte:

Estou a pensar instalar em 4 divisões ar condicionado.
    Em 3 delas, estando seguidas, poderia instalar uma unidade exterior multi, até porque as áreas não são muito grandes, rondando cada uma, aproximadamente entre 20 a 25 m2, e dificilmente estariam ligadas todas ao mesmo tempo, as unidades interiores.

Penso que uma unidade de 12.000 BTus eventualmente seria suficiente, no máximo 18.000 BTUs.

As unidades terão de ser inverter;

Considero apenas as marcas MITSUBISHI, DAIKIN e eventualmente SAMSUNG ou LG, mas com reticências para estas 2 últimas.

A minha principal dúvida, é se meto 3 unidades exteriores ou apenas 1 unidade multi.
    A nivel de eficiência, consumo, (e obviamente preço) qual acham a melhor hipótese?

Já agora, se alguém tiver algumas referências de instaladores em Lisboa/Loures, agradeço que sejam enviadas, aqui ou por PM, se tal não for contra as regras do forum.

Obrigado
  2.  # 2

eu prefiro sempre multis,somente por duas razoes: por tudo e por nada,

agora a serio, a nivel de preco ate fica ligeiramente mais caro colocar uma maquina multipla, mas aacho que as vantagens suplantam de longe essa limitacao, e e preferivel ter um caixote pendurado do que 3 caixotes,

se precisar de algum aconselhamento comercial, disponha, mas por motivos obvios nao me recemendo a mim proprio.
  3.  # 3

quanto ao preço, pelo que percebi uma máquina Multisplit é mais cara que o equivalente monosplit?

estou em processo de aquisição de ar condicionado (duas divisões contiguas) e o instalador recomendou-me duas monosplit. embora eu ache que quer em termos de estética e consumo (no caso de ligarmos as duas interiores em simultâneo) a multisplit será melhor.

obg
    JS
  4.  # 4

quanto maior (em potencia, claro) for a maquina mais robusta é, e isto é um facto inquestionavél,

sem duvida também que os mais baratos são os monosplit´s, mas os que consomem menos são sempre o s multi´s independentemenete das marcas ou gamas.
  5.  # 5

Boas,

Em minha opinião para habitações, o sistema multi-split é mais indicado, dado que simultaneidade de utilização de equipamentos não é muito grande, poderá sempre instalar uma máquina exterior um pouco abaixo da potência nominal das unidades interiores. Desta forma beneficia em termos energéticos e também em termos estéticos (que por vezes também é importante), dado que só terá uma unidade exterior.

Relativamente às marcas nada a apontar pois da sua parte demonstra que é uma pessoa que sabe aquilo que quer.

Se necessitar de alguma ajuda disponha.

Cpts
  6.  # 6

Obrigado a todos pela colaboração.

Pelo que tenho visto, uma unidade exterior de 12.000BTU's sera suficiente para os 3 espaços, mas estão a sugerir-me máquinas interiores de 9.000BTUs...
    Em função da máquina e áreas, unidades interiores de 6.000 BTUs não serão suficientes?

Preços na ordem dos 2.700/3.000 € para tudo, será caro?
    As máquinas propostas são Mitsubishi e com MULTI no exterior.

Grato
  7.  # 7

Colocado por: motorider

Pelo que tenho visto, uma unidade exterior de 12.000BTU's sera suficiente para os 3 espaços

Boas, uma unidade exterior de 12000 BTU para os 3 espaços??? Veja lá isso bem é que unidades exteriores de 12000 com 3 saídas não existem.

Quanto aos 9000 BTU para os espaços com 20 a 25 m2 a menos que tenha uma boa envolvente com um bom isolamento térmico, a potência é baixa.

Espero ter ajudado.

Cpts
  8.  # 8

Colocado por: rfcm_85

Boas, uma unidade exterior de 12000 BTU para os 3 espaços??? Veja lá isso bem é que unidades exteriores de 12000 com 3 saídas não existem.

Quanto aos 9000 BTU para os espaços com 20 a 25 m2 a menos que tenha uma boa envolvente com um bom isolamento térmico, a potência é baixa.

Espero ter ajudado.

Cpts

Não fazia ideia que não existiam. Em todo o caso para já vou ter de adiar...

Com todas as boas noticias do Sr. Passos Coelho o melhor é guardar o dinheiro e esperar para ver o que vem por aí... :(

0.0134 seg. NEW