Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      bcool
    • 19 setembro 2012 editado

# 1

Tenho uma unidade de ar condicionado para instalar numa casa térrea. Trata-se de uma unidade de 12.000btu. A distância entre a unidade exterior e interior é inferior a 3m. Será necessário furar 2 paredes simples, uma interior e outra para o exterior também simples sem qualquer isolamento. A caixa de electricidade fica a cerca de 1,5m tanto da unidade interior como da exterior. A tubagem terá de fazer uma curva de 90 para além da ligação à unidade interior, já que os tubos 'entram' na divisão paralelamente à unidade.

Tenho um orçamento de 175€ + iva. Que me dizem os foristas do ramo?
    Bc.
  1.  # 2

Colocado por: bcoolQue me dizem os foristas do ramo?

tá na média.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
    •  
      bcool
    • 29 setembro 2012

# 3

Instalação resolvida. Agora outra questão. No manual de instalação diz para resguardar a unidade exterior o mais possível, já o instalador diz que o bom é mesmo estar à chuva, para lavar a máquina.

A unidade exterior é suposto estar na rua, agora, deve de estar minimamente protegida da chuva/gelo ou isso não trás qualquer benefício?
    Bc.
  2.  # 4

Colocado por: bcoolInstalação resolvida. Agora outra questão. No manual de instalação diz para resguardar a unidade exterior o mais possível, já o instalador diz que o bom é mesmo estar à chuva, para lavar a máquina.

A unidade exterior é suposto estar na rua, agora, deve de estar minimamente protegida da chuva/gelo ou isso não trás qualquer benefício?
    Bc.

Protegida é bom, quanto mais exposição tiver á intempérie mais depressa se irá deteriorar.
    •  
      bcool
    • 30 setembro 2012

# 5

Bem me parecia! Obrigado :)
    Bc
  3.  # 6

Colocado por: Energia Livre

Protegida é bom, quanto mais exposição tiver á intempérie mais depressa se irá deteriorar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bcool
    Discordam deste comentário:jorgealves

nao e bem assim, as unidades exteriores devem ser resguardadas do gelo e dos ventos dominantes por eficiencia mas a chuva ate auxilia a performance pois lava o permutador exterior, mas junto a orla maritima ja e de evitar pelo ambiente prediminantemente salino que corroi o aluminio.
    Concordam com este comentário: Energia Livre
    • eu
    • 30 setembro 2012

# 7

Colocado por: jorgealvese dos ventos dominantes

Por outro lado, se apanhar muito vento até é bom, pois melhora a eficiência da permuta de calor.
  4.  # 8

Colocado por: eu
    Por outro lado, se apanhar muito vento até é bom, pois melhora a eficiência da permuta de calor.
    isto e verdade se a maquina for so frio e se a ventoinha nao se desfazer com a forca do vento.
    •  
      bcool
    • 30 setembro 2012

# 9

Resumindo: o ideal será tentar resguardar e de vez em quando dar-lhe uma chuveirada para limpeza.

O permutador que falam é um conjunto de lâminas metálicas que são visíveis do exterior, no interior das quais circula um tubo?
    Obrigado
  5.  # 10

Colocado por: bcool

O permutador que falam é um conjunto de lâminas metálicas que são visíveis do exterior, no interior das quais circula um tubo?
    Obrigado

O permutador é isso mesmo.
  6.  # 11

Colocado por: rfcm_85

O permutador é isso mesmo.

já viu a MP
    • eu
    • 17 outubro 2012

# 12

Colocado por: jorgealvesisto e verdade se a maquina for so frio e se a ventoinha nao se desfazer com a forca do vento.

A fazer calor é igual, pois nesse modo de operação o ar frio está sempre mais quente que o permutador. (até se forma gelo no permutador).

Mas de facto, se o vento for contra o sentido da ventoinha, só vai é piorar as coisas..
  7.  # 13

Colocado por: euA fazer calor é igual, pois nesse modo de operação o ar frio está sempre mais quente que o permutador. (até se forma gelo no permutador).

não exactamente, porque quanto mais quente estiver o ar melhor rendimento tem a maquina (dentro de alguns limites, obviamente), e "ar" a mais, baixa o rendimento da maquina,
    por causa disto é que as unidades têem velocidades variáveis nos ventiladores exteriores.

0.0175 seg. NEW