Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.

    Após pesquisar e não encontrar venho solicitar a vossa ajuda.

    Neste momento sou inquilino num T1, mas com o agravar das situações económicas gerais, eu e um amigo estamos a pensar arrendar um T2 e dividir o mal pelas aldeias...
    Mas surge-me é uma pequena dúvida...

    Como é que é feito o contracto?
    Dá para fazer um contracto separado a 2 inquilino para um apartamento?
    É que senão der, a pessoas que não ficar com o nome no contracto não pode apresentar despesas no IRS...

    Qual costuma ser a solução usual para estas situações?

    Obrigado pela ajuda desde já.

    Cumps,

    Miguel Cruz
    •  
      GF
    • 21 setembro 2012

     # 2

    Pode perfeitamente constar o nome dos dois no contrato, como inquilinos.
    Pode um ser fiador do outro também, embora a primeira hipótese seja a mais correcta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelrfc
  2.  # 3

    Ou seja, realizando um contracto com 2 inquilinos, o senhorio terá que passar 2 recibos, 1 para cada 1 dos inquilinos, correcto?
    Ou estou a pensar erradamente?

    Muito obrigado pela ajuda!!
    •  
      FD
    • 21 setembro 2012

     # 4

    Cuidado é com algumas coisas:
    - se algum de vocês deixar de pagar, o outro é responsável pelo pagamento integral da renda
    - se um de vocês quiser sair, o outro também tem que sair ou tem que arranjar alguém para substituir o que sair se não conseguir pagar a renda pela totalidade
    - se um sair, o senhorio tem sempre que aprovar o novo arrendatário
    - estabeleçam regras quanto à limpeza, visitas e outras coisas

    Se tem total confiança nessa pessoa, não há problema em arrendar a dois mas, fale com ele sobre estas situações para saber com o que pode contar.
    Não perca um amigo para poupar uns cobres...

    Na prática, é mais fácil arrendar um apartamento e subarrendar quartos a quem quiser.
    Mas, tem um problema: tem que passar recibos do subarrendamento e isso entra para o IRS como rendimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelrfc
  3.  # 5

    Muito obrigado pela ajuda.
    De facto a minha principal preocupação perante o cenário foi o facto do contracto, os recibo e descontos para IRS.
    Mas já com a minha dúvida desfeita, e com as belas dicas que me deram vou partir para a fase de conversação com o meu amigo para que tudo se decorra pelo melhor :)

    Uma vez mais, obrigado pela atenção!!
 
0.0141 seg. NEW