Iniciar sessão ou registar-se
    • rmlpp
    • 20 setembro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Possuo um apartamento T3 e desde o início que temos tido problemas com os mais variados tipos de ruído: passos, vozes, pancadas, objectos a cair, móveis a arrastar, bomba de pressão de água, porta corta fogo, portão da garagem, etc.

    Estes ruídos são tão incomodativos que não temos tido uma vida considerada normal e que já tem tido várias repercursões negativas. Normalmente vamos dormir à 1:00 ou 1:30 para não ouvirmos tanto ruído e às 7:00 já estamos a pé para ir trabalhar. Os meus filhos acordam de noite com pancadas e a minha mulher está com uma depressão, em tratamento e com vários medicamentos.

    A mudança de casa actualmente está fora de questão devido ao estado do mercado. Já procuramos também a via do diálogo mas sem grandes melhorias. A polícia também já foi chamada várias vezes mas pouco ou nada faz. Desta forma, apenas temos como solução procurar isolar ao máximo destes ruídos.

    O nosso apartamento tem a suite colada à sala do vizinho e é aqui que temos a maior parte dos problemas. Conseguimos ouvir pessoas a conversar, os miúdos a brincar, festas, etc. Além disso, ouvimos também os ruídos provados pelo vizinho do andar de cima destes vizinhos. E devo dizer que o cuidado de ambos é nulo.

    Neste quarto e nos restantes 2 temos também ruídos vindos do vizinho de cima: passos, objectos a cair, vozes, móveis a arrastar. E por vezes estes barulhos parecem ser mais altos do que se os fizemos em um dos nossos quartos. Além do mais ouvimos ruídos que devem ser provocados por vizinhos mais longe pois são mais abafados e distantes.

    Na restante casa também ouvimos barulhos, mas não nos prejudicam tanto. Existem outros que seria bom melhorar, tais como a porta de entrada que é blindada mas deixa passar todo o barulho que é feito no patamar, além de algum ruído que é feito dentro da própria casa dos vizinhos. Mas a prioridade são os quartos

    Tenho lido muita informação neste forum e noutros e já chegamos à conclusão que não iremos nunca resolver por completo todos estes problemas. Por vezes dizem às pessoas para mudarem de casa, para aguentarem porque vão gastar dinheiro e não resolvem nada, ou que deviam criar uma divisão dentro de uma divisão para ter algum sucesso.

    Gostaria que me indicassem soluções em concreto que podemos explorar. Que nos dêem uma ideia de quanto pode ficar tendo como referência um quarto com 16m2. Se alguém que tenha tido problemas idênticos conseguiu melhorar a situação e como.

    Temos que resolver esta situação o melhor possível antes de darmos cabo de nós.

    Cumprimentos,
    Ricardo
  1.  # 2

    ora um quarto com 16 m2 poderia ter uma intervenção deste tipo:
    tecto falso com placas de gesso e lã mineral por cima - (cerca de 18 €/m2 - estimado)+pintura
    pavimento: meter manta acustica e flutuante por cima (a manta acustica custa uns 3.50 €/m2... o flutuante varia muito)
    paredes: meter lã mineral e revestir a placa de gesso cartonado - deve andar a uns 23 €/m2 (estimado) + pintura
    janelas não sei o que é que tem... se não for necessário deixe como está
    (isto resolveria um compartimento)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmlpp
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta rápida.

    No chão de todos os quartos já temos chão flutuante. Dá para levantar, colocar a manta acústica e reutilizar o chão flutuante?
    Nas paredes quantos cms tem esta solução?
  3.  # 4

    Se já tem chão flutuante, já terá a tal manta. Se colocar uma manta mais espessa terá que verificar a questão das portas, que terão que ser cortadas.
  4.  # 5

    Colocado por: rmlppNo chão de todos os quartos já temos chão flutuante. Dá para levantar, colocar a manta acústica e reutilizar o chão flutuante?

    o seu chão flutuante deve ter já uma espuma por baixo, como o pedromdf já disse. provavelmente não é manta acustica, mas não deve compensar trocar a que tem. Ouve muito barulho do piso de baixo?
  5.  # 6

    Do piso de baixo não temos grandes problemas. Mas dúvido que tenha alguma manta acústica. O vizinho de cima tem a casa toda em chão flutuante e ouvimos praticamente tudo.
  6.  # 7

    Boa tarde,

    infelizmente, os ruidos de percursão (coisas a cair, a serem arrastadas, passos, etc) são quase impossíveis de resolver num apartamento. O investimento necessário e as alterações no interior seriam tão grandes que mais vale mudar de casa. O construtor devia ter pensado nisso na altura da construção, mas por outro lado se o tivesse feito, muito provavelmente teria mais dificuldade em vender os apartamentos, porque os preços seriam muito maiores.

    Os restantes ruídos minimizam-se com tectos e paredes em gesso cartonado e com isolamento acústico. Não consegue é isolar as ventilações das casas de banho, que é por onde passa muito do barulho. Em relação à porta para o hall dos elevadores, compre uma porta acústica que deve minimizar o problema, mas não é barata.

    Os barulhos é uma das desvantagens de viver em apartamentos, porque os vizinhos estão mais próximos e nem todas as pessoas são civilizadas.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  7.  # 8

    Bom dia,

    Comprei uma moradia em banda num edificio com apenas 4 habitações.

    Infelizmente, este conceito de habitação tem as mesmas particularidades dos apartamentos, ou seja, temos os res-do-chao com garagem, o 1ª piso e o 2º piso, ambos com duas habitações cada.

    Quando comprei a casa (à 1 ano) era o único a morar no Edifício, agora tenho um vizinho por cima e tanto os barulhos de percussão como os aéreos é uma realidade que também me afecta.

    Os de percussão são bastante mais forte que os aéreos, o tal "BANG" gerado pelo simples deixar cai de um objecto ao chão do piso flutuante, é simplesmente insuportável.

    Andei a ler muita coisa e resolvi testar uma solução no meu quarto suite:

    1 - Fixação de placas de aglomerado de cortiça expandido ao tecto, com parafusos em PVC de forma a não propagar o ruído (embora a cortiça por si já não é condutora)

    2 - Aplicação de cantoneira com isolamento através de fita que fica colocada entre a cantoneira e a parede (Isto porque as buchas que suportam o pladur são de metal por forma a aguentarem com o peso).

    3 - Uma caixa de ar de cerca de 5 cm

    4 - Placas de LA de Rocha com 4cm de espessura e 40Kg/m3 de densidade, e colocadas na orientação oposta de forma a evitar ter pontos de fragilidade

    5 - Placas de Gesso cartonado, massa, tinta e ficou perfeito

    6 - Coloquei 3 focos embutidos numa zona que tinha pouca iluminação, mas sem fazer buraco na cortiça apenas na la de rocha.

    Resultados:

    Sem duvida que o quarto ficou melhor isolado, contudo o som de percussão ainda se propaga pelas paredes e o som aéreo também.
    As batidas no chão já não são fortes, apenas se ouve um ligeiro som oco, mas que já não consigo distinguir o que é.
    Vou avançar agora para o isolamento das divisões adjacentes, uma vez, no meu entendimento, o ruído provocado nessas (que não estão ainda isoladas), se propagam para a que está isolada.

    Reconheço que tenho de isolar também as paredes, até porque quando as restantes habitações forem habitadas, existirá propagação de ruídos dos lados e não apenas do andar de cima.

    Gostaria que as pessoas que já fizeram projectos semelhantes, me indicassem se o trabalho que estou a fazer é o correcto, ou se existirá forma de o fazer melhor. A Investir pelo menos que seja da melhor forma possível.

    Desde já agradeço todos os comentários que me puderem indicar.

    Obrigado.
 
0.0148 seg. NEW