Iniciar sessão ou registar-se
    • darko
    • 20 setembro 2012 editado

# 1

Boas, estou a construir casa e tenho de comprar agora os paineis solares!Andei a procura de orçamentos para um termossifão de 300l, tendo-me sido apresentado as seguintes propostas:

- Termossifão 300l da Zantia + instalação: 2300 euros iva incluido;
    - Termossifão 300l da Openplus + instalação(colector OPv4-AL, se não estou em erro): 2540 euros iva incluido;
    - Termossifão 300l da Baixiroca (colector sol200)+ instalação: 2500 euros iva incluido

Da vossa experiencia qual aconselham, ou tem alguma experiencia de algum destes sitemas?
    cumps
    • eu
    • 20 setembro 2012

# 2

Bolas, os preços andam mesmo elevados...
  1.  # 3

peça ao autor do estudo térmico ou ao PQ que lhe faça a simulação energética para cada um deles
  2.  # 4

este é melhor que esses mas tb mais caro!!!
      OTC_180_.jpg
    • eu
    • 24 setembro 2012

# 5

Colocado por: Sergio Rodrigueseste é melhor que esses mas tb mais caro!!!

Raisparta! O que é melhor é quase sempre mais caro. ;)
    Concordam com este comentário: electrao
  3.  # 6

Mas tendo em conta os sistemas que referi, ninguem tem experiencia com algum deles e com a marca?
    • haac
    • 25 setembro 2012

# 7

O construtor colocou na minha moradia ainda em fase de construção um painel da Solius... não sei se será grande coisa?!
  4.  # 8

Neste momento a minha decisão será entre estes dois sitemas termossifão:

- Termossifão 300l da Zantia (colector Sol 200)+ instalação: 2350 euros iva incluido;
    - Termossifão 300l da Baxiroca (colector mediterraneo 200)+ instalação: 2500 euros iva incluido

Sendo que ambos tem resistencia eletrica incluida, caracteristica esta que não me parece ter grande utilidade, preferindo usar o complemento gás(esquentador) quando necessário, mas o vendedor referiu que no caso do Zantia não daria para retirar pois este já bem incluido no kit!
    Estive a ver as caracteristicas de ambos os colectores no http://www.estif.org/solarkeymarknew/, e parecem-me muito parecidos, sendo que o da Zantia parece-me um pouco melhor, no entanto pouco percebo daqueles numeros, pelo que a minha opinião é pouco objectiva!
    O vendedor também refere gostar de ambos, dizendo que fico bem servido com ambos!

Tendo em conta o preço e tendo em conta tudo o que atras referi, iria provavelmente para o Zantia, mas pergunto-me se o Baxiroca não será melhor?Caso fosse para o Baxiroca provavelmente optaria por não colocar a resistencia eletrica! o que segundo o vendedor seria menos 100 e tal euros no orçamento atrás referido!

Gostaria que me dessem uma orientação na escolha!
    Cumps
  5.  # 9

Colocado por: darkoNeste momento a minha decisão será entre estes dois sitemas termossifão:

- Termossifão 300l da Zantia (colector Sol 200)+ instalação: 2350 euros iva incluido;
    - Termossifão 300l da Baxiroca (colector mediterraneo 200)+ instalação: 2500 euros iva incluido

Sendo que ambos tem resistencia eletrica incluida, caracteristica esta que não me parece ter grande utilidade, preferindo usar o complemento gás(esquentador) quando necessário, mas o vendedor referiu que no caso do Zantia não daria para retirar pois este já bem incluido no kit!
    Estive a ver as caracteristicas de ambos os colectores nohttp://www.estif.org/solarkeymarknew/,e parecem-me muito parecidos, sendo que o da Zantia parece-me um pouco melhor, no entanto pouco percebo daqueles numeros, pelo que a minha opinião é pouco objectiva!
    O vendedor também refere gostar de ambos, dizendo que fico bem servido com ambos!

Tendo em conta o preço e tendo em conta tudo o que atras referi, iria provavelmente para o Zantia, mas pergunto-me se o Baxiroca não será melhor?Caso fosse para o Baxiroca provavelmente optaria por não colocar a resistencia eletrica! o que segundo o vendedor seria menos 100 e tal euros no orçamento atrás referido!

Gostaria que me dessem uma orientação na escolha!
    Cumps

Já aqui postei diversas vezes em relação aos paineis de termosifão cuja rentabilidade/desempenho acaba por ser identico em todas as marcas em relação aos paineis não selectivos o que interfere na opção será o seu rendimento optico e na listagem do Keymark poderá ver.
    Existe paineis de alto rendimento de oxido de titanio e estes são melhores em relação aos propostos pela Zantia e BaxiRoca, concerteza que as duas propostas contemplam painéis de fundo preto.
    Na minha opinião optava pela BaxiRoca pois este sistema no acumulador vem incorporado vaso de expansão muito util para a estratificação do sistema.
    Recordo que se opta por esquentador tem que ser proprio para energia solar se quizer optar pelo eventualmente existente tem que adquirir um modulo solar, queimando gases poluidores o que contraria o principio de Energia Solar como uma energia limpa, deverá respeitar o meio ambiente.
    Poderá optar por resistência electrica utilizando o horário nocturno com recurso a um programador e neste caso traz beneficios não se esqueça que qualquer sistema solar termico tem o arrefecimento nocturno e neste caso só necessita aquecer a água entre as 04/07 horas mantendo duranta o dia a acumulação pela radiação UV.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: tozeca
  6.  # 10

Viva a todos!
    Se me permitem e como técnico projectista, se estão a construir uma moradia nova, não faz qualquer sentido aplicar painéis com termossifão, a não por razões meramente economicistas e de curto prazo! Em primeiro lugar comparem as rentabilidades, as performances e custos a longo prazo! Discutir preços de +1500€, -1500€, não faz sentido a não que o façam a longo prazo! Não se deixem enganar! Analisem a 5, 10 e 15 anos! CPC's e outros a vácuo, são os melhores! Com auxilio a gás ou com bomba de calor! E mesmo com bomba de calor, cuidado com o localização geográfica da obra (digo no país), pois as condições atmosféricas diferem muito do litoral para o interior, de norte para sul! Peçam comparativos entre termossifões e cpc's e respectivos estudos de rentabilidade a longo prazo às empresas fabricantes dos sistemas e não se deixem enganar por instaladores (alguns muito bons, que os há, mas outros só preferem despachar material).
    Cumprimentos
  7.  # 11

... vai-me desculpar mais uma vez, mas não concordo a 100% com a sua análise, num ponto.
    Os sistemas TS, em determinadas zonas do país... mesmo montados em edificos novos, a medio, longo prazo podem ser tão ou mais vantajosos a nível economico e rentabilidade final que os sistemas CF. Mesmo que seja instalado backup electrico.
    É que a diferença do investimento ainda é considerável (>1000€)
    Os custos de manutenção são elevados, apartir dos 5, 6 anos torna-se vantajoso para o sistema CF... ( todos os sistema TS, que conheço na minha zona, funcionam há mais de 15 anos, sem qq tipo de manutenção)... CF, dúvido.

O gás está caro.. e maior parte das pessoas não em acesso a gás natural... uma boa caldeira custa >600€ ( mais um custo inicial que dará para >10 anos de electricidade para o backup electrico)
    A bomba de calor... é um bom sistema... mas mais uma vez, com investimento inicial elevado...

NOTA: Não podemos analizar as coisas como o RCCTE "quer", ou como o SOLTERM, nos diz... existem mais parametros que temos de ponderar.. caso a caso.
    O mais importante é compar e comparar equipamento com boa fiabilidade. Nunca escolher com base no preço.... ou numa prometida rentabilidade - veja-se o caso da NORQUENTE :(
    Concordam com este comentário: j cardoso
    • eu
    • 18 outubro 2012

# 12

Colocado por: Pedro BarradasNunca escolher com base no preço.... ou numa prometida rentabilidade - veja-se o caso da NORQUENTE :(

Olhe que não é tão mau como a fama que tem...
    Concordam com este comentário: tozeca
  8.  # 13

Colocado por: eu
    Olhe que não é tão mau como a fama que tem...

Lolol.. mas que tem problemas graves de fiabilidade tem ;)
    • darko
    • 18 outubro 2012 editado

# 14

Se ajudar de algum modo, a obra é em Oliveira do Bairro - Aveiro!
    E sinceramente estou mais virado para o termossifão do que a CF!
    Cumps
    • eu
    • 18 outubro 2012

# 15

Colocado por: Pedro BarradasLolol.. mas que tem problemas graves de fiabilidade tem ;)

Tirando o pequenito pormenor de os vidros partirem ;) até nem funciona mal...
  9.  # 16

O rendimento dos TS fora do verão é para esquecer, nos CF consegue-se ter agua morna quase o ano inteiro. Mais, no inverno os TS perdem durante a noite , o que conseguiram aquecer durante o dia (em dias de sol) os Depósitos dos CF tem isolamento normalmente semelhante ao dos TS , mas o deposito não está sujeito ao frio e vendo ( no alto de uma casa) como nos TS. Ao completar com a energia auxiliar, os consumos são bem menores nos CF. A médio longo prazo, mesmo com a manutenção, que nem tem de ser anual, compensa os CF.
    Quanto à fiabilidade, por exemplo: quantos TS quer, cheios de calcário por aquecerem demais, mesmo em zonas em que a agua não é calcarea.
  10.  # 17

Viva!

Caro Pedro, eu percebo as suas palavras e foi exatamente por isso que escrevi "Peçam comparativos entre termossifões e cpc's e respectivos estudos de rentabilidade a longo prazo..." Cada caso, é um caso e para isso é que existem os técnicos (projetistas e instaladores) para poder elucidar e ajudar os clientes. E não precisamos de ir à letra por RCCTE e afins!

Cumps,

Rui
  11.  # 18

• eu
    • 19 outubro 2012 editado

# 19

Colocado por: system32O rendimento dos TS fora do verão é para esquecer

Por acaso seria interessante ver testes reais ao comportamento real de vários sistemas. Parece-me que o que existe são apenas dados dos colectores medidos em condições laboratoriais e não dos sistemas completos, numa utilização real.

Seria interessante que alguma entidade montasse os diversos sistemas em condições reais semelhantes e testasse o comportamento dos sistemas completos.
  12.  # 20

1º as marcas normalmente aplicam painéis são mais eficientes nos CF. não vale a pena confirmar essa diferença de rendimento , que é óbvia e assumida por cada marca.
    2º Mesmo com os mesmos painéis, um sistema TS estaria muito mais vulnerável no pino do verão pois não sabe quando parar (não para mesmo!!) podendo facilmente levar o sistema a temperatura muito elevada que facilmente levariam a acidentes graves!

Quanto a relação preço/"quantidade de agua quente produzida", obviamente vai depender dos negócios em particular. Mas penso que a longo prazo a amortização vai ser favoravel ao CF O que me tirou qualquer duvidas foi a componente ambiental, pois como se gasta sempre menos energia auxiliar, estamos a ajudar o planeta.

Seria, mas é facil perceber que sem o controle electronico , um painel
    Colocado por: eu
    Por acaso seria interessante ver testesreaisao comportamentorealde vários sistemas. Parece-me que o que existe são apenas dados dos colectores medidos em condições laboratoriais e não dos sistemas completos, numa utilização real.

Seria interessante que alguma entidade montasse os diversos sistemas em condições reais semelhantes e testasse o comportamento dos sistemas completos.

0.0246 seg. NEW