Colocado por: Sergio Rodrigueseste é melhor que esses mas tb mais caro!!!
Colocado por: darkoNeste momento a minha decisão será entre estes dois sitemas termossifão:
- Termossifão 300l da Zantia (colector Sol 200)+ instalação: 2350 euros iva incluido;
- Termossifão 300l da Baxiroca (colector mediterraneo 200)+ instalação: 2500 euros iva incluido
Sendo que ambos tem resistencia eletrica incluida, caracteristica esta que não me parece ter grande utilidade, preferindo usar o complemento gás(esquentador) quando necessário, mas o vendedor referiu que no caso do Zantia não daria para retirar pois este já bem incluido no kit!
Estive a ver as caracteristicas de ambos os colectores nohttp://www.estif.org/solarkeymarknew/,e parecem-me muito parecidos, sendo que o da Zantia parece-me um pouco melhor, no entanto pouco percebo daqueles numeros, pelo que a minha opinião é pouco objectiva!
O vendedor também refere gostar de ambos, dizendo que fico bem servido com ambos!
Tendo em conta o preço e tendo em conta tudo o que atras referi, iria provavelmente para o Zantia, mas pergunto-me se o Baxiroca não será melhor?Caso fosse para o Baxiroca provavelmente optaria por não colocar a resistencia eletrica! o que segundo o vendedor seria menos 100 e tal euros no orçamento atrás referido!
Gostaria que me dessem uma orientação na escolha!
Cumps
Colocado por: Pedro BarradasNunca escolher com base no preço.... ou numa prometida rentabilidade - veja-se o caso da NORQUENTE :(
Colocado por: eu
Olhe que não é tão mau como a fama que tem...
Colocado por: Pedro BarradasLolol.. mas que tem problemas graves de fiabilidade tem ;)
Colocado por: system32O rendimento dos TS fora do verão é para esquecer
Colocado por: eu
Por acaso seria interessante ver testesreaisao comportamentorealde vários sistemas. Parece-me que o que existe são apenas dados dos colectores medidos em condições laboratoriais e não dos sistemas completos, numa utilização real.
Seria interessante que alguma entidade montasse os diversos sistemas em condições reais semelhantes e testasse o comportamento dos sistemas completos.