Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 21 setembro 2012 editado

# 1

viva,

a quem puder ajudar agradeço, visto n perceber nada do assunto...
    ora bem, a questão é a seguinte..os moveis de cozinha da casa dos meus pais que ja têm mais de 15anos estão a precisar de uma cara nova, e neste momento o mais barato é mm lixar e envernizar, os moveis são antigos, mas são bons e como são em madeira maciça e n folheada axo q depois de reparados podem ficar bons

adquiri uma lixadora excêntrica do genero desta http://www.bosch-do-it.com.pt/bricoleiros/sabermaissobrebricolage/gloss%C3%A1rio/lixadeira-exc%C3%AAntrica.shtml?alpha=76

q até funciona mt bem..e já retirei o verniz todo de uma porta

agora resta saber quais os passos para o resto, grao da lixa mais fina para acabamento, se precisa tapa poros e qual o melhor verniz..
    aguardo os vossos comentários
  1.  # 2

se quiser poro aberto e isso depende da madeira , não deve colocar tapa-poros
    se quiser algo resistente não deverá colocar tapa-poros
    se quiser um acabamento bom , sem tapa-poros tipo encerado , tem mais ou menos o aspecto lacado dos moveis de fabrica ... recomendo verniz ceda creio que ref. 1026 da Dyrup ... tem alto corpo e é muito resistente para moveis .
    a lixa a usar na lixadeira antes de colocar o produto é 240 e depois arranja umas esponjas para despolir entre demãos encontra-se em ramo automóvel mais facilmente .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dato
    • dato
    • 21 setembro 2012

# 3

então n uso tapa poro...

para já estou a usar a lixa 60..depois então compro a 240 para ficar um acabamento mais fino

em relação as esponjas tem uma foto? uma demão de verniz n basta?
  2.  # 4

se já estás a usar 60 e antes de colocares a 240 ou 220 utiliza uma 120 ... a ideia é eliminar os riscos mais grossos da lixa 60 para depois fazeres uma polimento melhor com a 220 ou 240 .
    a questão do tapa-poros é uma opção mas pode ser substituído pelo verniz que confere maior dureza e durabilidade

as esponjas , não tenho foto mas para teres uma ideia que compras certo elas por um lado são esponja muito fininha e pelo outro lixa branca ( própria para trabalhar em seco ) há 600 , 800 entre outros nº ou então as mega finas , finas, finíssimas ... não é nada de especial serve para despolir sem riscar ...em qualquer casa que venda material pintura automóvel tem isso

uma demão de verniz não basta , duas não é aconselhado se não levar o tapa-poros logo se me faço entender ficará perfeito com 3 demãos só a primeira mão é que absorve mais ...
    respeitar bem as indicações e diluições do verniz seja ele qual for e de que marca for .
    • dato
    • 21 setembro 2012

# 5

será q encontro numa aki ou leroy?

com 3 demaos e 22 portas mais umas quantas gavetas... vai ser bonito
  3.  # 6

Colocado por: datoserá q encontro numa aki ou leroy?

com 3 demaos e 22 portas mais umas quantas gavetas... vai ser bonito

lol ahahahah
    é assim se calhar com este verniz que é de bom corpo ou seja não é fino ...enche bem e só se calhar ... poderá ter a sorte de fazer uma boa lacagem á 2ª demão mas convém experimentar

quanto ás esponjas , aqui aonde eu vivo não tem aki nem leroy ahahahahah por isso não lhe sei dizer mas pode também usar uma lixa de agua em seco do nº 600 pra cima quanto mais alto melhor já dá para o que quer ...convém é tomar cuidado com as quinas ao despolir coisa que com a esponja se preocupava menos mas de resto tá á vontade ( ja agora a lixa de agua é a preta ) .
    • dato
    • 21 setembro 2012

# 7

lixa de água sei o q é.. e ate tenho aqui umas de 2000 mas devem ser mt finas

qts litros devo comprar de verniz?
  4.  # 8

Colocado por: datolixa de água sei o q é.. e ate tenho aqui umas de 2000 mas devem ser mt finas

qts litros devo comprar de verniz?

2000 lol serve perfeitamente mas lixa a seco lol
    olha o produto fica pronto em duas demãos consegui tirar a duvida ... a ref é o 1026 verniz seda o rendimento vai +- 7m2 pronto ( incluindo já as duas demãos ) por cada litro .
  5.  # 9

Olha eu vou te dar uma dica que custumava fazer quando trabalhava na carpintaria do meu patrão tinhamos pessoas que queriam algo resistente e duradouro e aconselhavamos ao cliente a colocar verniz maritimo suvinil nesse tipo de moveis de sala etc. Podes tentar usar esse dá bastante brilho ao movel e dura-te mais 15 anos :D
    • dato
    • 21 setembro 2012

# 10

Colocado por: rafaelisidoro

2000 lol serve perfeitamente mas lixa a seco lol
    olha o produto fica pronto em duas demãos consegui tirar a duvida ... a ref é o 1026 verniz seda o rendimento vai +- 7m2 pronto ( incluindo já as duas demãos ) por cada litro .

porreiro, mas ainda vou gastar bastantes litros..pensei q tivesse mais rendimento
    • dato
    • 21 setembro 2012

# 11

Colocado por: eugedson31Olha eu vou te dar uma dica que custumava fazer quando trabalhava na carpintaria do meu patrão tinhamos pessoas que queriam algo resistente e duradouro e aconselhavamos ao cliente a colocar verniz maritimo suvinil nesse tipo de moveis de sala etc. Podes tentar usar esse dá bastante brilho ao movel e dura-te mais 15 anos :D

vou procurar informações, obrigado
  6.  # 12

Colocado por: eugedson31Olha eu vou te dar uma dica que custumava fazer quando trabalhava na carpintaria do meu patrão tinhamos pessoas que queriam algo resistente e duradouro e aconselhavamos ao cliente a colocar verniz maritimo suvinil nesse tipo de moveis de sala etc. Podes tentar usar esse dá bastante brilho ao movel e dura-te mais 15 anos :D

isso é relativo !
    conheço mobílias e cozinhas envernizadas com muitos vernizes de marcas diferentes e todos duram até ao dia em que já não serve ... uns duram 15 num lado mas duram 10 noutro lado como também podem durar 1 ano e isso sempre o mesmo verniz depende é do uso da cozinha , imagina que há senhoras que tem duas cozinhas para cozinhar uma fora de casa para os fritos e a dentro de casa para as vistas lol ora bem o mesmo verniz vai durar 50 anos numa e 5 anos na outra lol tudo depende do uso ...e já agora essa coisa de brilho se me permite a opinião é tão desusual hoje em dia ...
    Concordam com este comentário: eugedson31
  7.  # 13

Colocado por: rafaelisidoro

isso é relativo !
    conheço mobílias e cozinhas envernizadas com muitos vernizes de marcas diferentes e todos duram até ao dia em que já não serve ... uns duram 15 num lado mas duram 10 noutro lado como também podem durar 1 ano e isso sempre o mesmo verniz depende é do uso da cozinha , imagina que há senhoras que tem duas cozinhas para cozinhar uma fora de casa para os fritos e a dentro de casa para as vistas lol ora bem o mesmo verniz vai durar 50 anos numa e 5 anos na outra lol tudo depende do uso ...e já agora essa coisa de brilho se me permite a opinião é tão desusual hoje em dia ...
    Concordam com este comentário:eugedson31

Claro mas isso é como tudo...por exemplo se comprar umas sapatilhas de 10 euros e usa-las em ocasiões especiais podem durara anos...se comprar ums de 70 e jogar futebol todos os dias com elas se calhar duram 3 semanas. Mas por exemplo o meu pai fez isso na cozinha e na sala da minha mãe ha 20 anos atras e está maravilha. E só temos 1 cozinha LOL...mas tens razão. depende do uso e da sorte também...
    • dato
    • 23 setembro 2012

# 14

ora bem, preciso mais uma ajuda
    as portas são +/- como as da foto
    lixei com a máquina e ficou porreiro, e agora como faço naquele rebaixo? com uma lixa n vou conseguir o mm acabamento como com a máquina..uso decapante?

ainda estou na primeira porta...e n queria ter q comprar portas novas..lol
      porta.jpg
  8.  # 15

pode usar o decapante claro , com a ajuda de uma espátula ou raspador resolve o problema , não se esqueça de seguir as instruções para limpar o decapante antes de colocar o verniz .
  9.  # 16

Colocado por: eugedson31

Claro mas isso é como tudo...por exemplo se comprar umas sapatilhas de 10 euros e usa-las em ocasiões especiais podem durara anos...se comprar ums de 70 e jogar futebol todos os dias com elas se calhar duram 3 semanas. Mas por exemplo o meu pai fez isso na cozinha e na sala da minha mãe ha 20 anos atras e está maravilha. E só temos 1 cozinha LOL...mas tens razão. depende do uso e da sorte também...

pois mas os vernizes de à 20 anos atrás já pouco tem a ver com os novos vernizes estes produtos já se foram infelizmente com estas normas todas ...convem mesmo poupar no uso ahahhhaha não , brinco com isto ainda há muita coisa no mercado ...
    • dato
    • 23 setembro 2012

# 17

Colocado por: rafaelisidoropode usar o decapante claro , com a ajuda de uma espátula ou raspador resolve o problema , não se esqueça de seguir as instruções para limpar o decapante antes de colocar o verniz .

como com a lixa ia ser mm complicado, vou tentar um decapante a ver como corre..

outra questão, como usei a maquina, o verniz foi todo à vida..foi mm à madeira e claro ficou mt mais clara
    o meu pai claro q reclamou e disse q queria mais escuro.. é possivel meter uma verniz mais escuro
    ps: afinal a cozinha tem mais de 20 anos mas já foi envernizada duas vezes, mas foi so uma pequena lixadela e verniz por cima
  10.  # 18

colocado por: dato

como com a lixa ia ser mm complicado, vou tentar um decapante a ver como corre..

Outra questão, como usei a maquina, o verniz foi todo à vida..Foi mm à madeira e claro ficou mt mais clara
    o meu pai claro q reclamou e disse q queria mais escuro.. é possivel meter uma verniz mais escuro
    ps: afinal a cozinha tem mais de 20 anos mas já foi envernizada duas vezes, mas foi so uma pequena lixadela e verniz por cima

pode escurecer a madeira depois de pronta ( limpa e lixada ) com uma velatura bondex escolhe uma cor á escolha da referencia 4385 ( bondex classic mate ) e depois pode dar o verniz que falei em cima .

Existe o vernis universal pigmentado , é um produto que ja faz tudo é verniz com cor ... Mas se fosse a si fugia deste tipo de produtos visto que não é proficional de pintura ...
    • dato
    • 24 setembro 2012

# 19

rafael, mais uma vez obrigado pela ajuda

mas fica outra pergunta..o q é uma velatura?
  11.  # 20

Colocado por: datorafael, mais uma vez obrigado pela ajuda

mas fica outra pergunta..o q é uma velatura?

velatura é uma película pigmentada transparente que poderá ser coberta ou não consoante a sua qualidade , algumas servem só para embelezar no seu caso daria uma tonalidade mais escura á madeira , se escolher a referencia que lhe dei além de lhe dar cor também lhe fará um efeito de fungicida evitando bolores ...
    e esta referencia dá para colocar o verniz em cima .

0.0193 seg. NEW