Boa Noite, gostava da vossa ajuda no esclarecimento de uma duvida.
Sou proprietário de uma moradia inserida num lote, embora existam outras moradias o registo esta feito apenas como lote e não Condominio. ( não sei se me estou a expressar bem )
A toda a volta da moradia ( 3 frentes ) tenho "sebes" sensivelmente com 2,5 altura a nuca exepcao é no prato de entrada que é baixo....ora esta abertura do portão tira-me alguma privacidade sobre quem passa na rua, que caso tenha os estores abertos vê o interior da minha sala de estar.
Pode com toda a certeza. Até lhe aconselho a colocar um portão um pouco mais alto que a sebe, já que esta pode crescer e em pouco tempo fica novamente com o mesmo problema.
Agora pergunto, sentir-se-á bem com esse muro de 2,5m a toda a sua volta? Tem assim tantos curiosos na vizinhança? É certamente alguma figura pública com medo dos paparazzi!
a altura máxima permitida para os seus portões e muros deve estar definida no PDM ou no Regulamento Municipal de Edificação Urbana (RMEU) -se existir - do seu concelho.
A questão da segurança contra intrusão num caso desses é algo contraditória. O ladrão quando quiser entra na mesma, como disse, e depois de lá estar fica descansado que ninguém o detecta.
Aqui no fórum há uma descrição de uma situação dessas, em que o assaltante entrou em simultâneo com o dono da casa e depois com o portão fechado fez o que quiz bem longe dos olhares.
Acho que mesmo com um portão com 2.5m continua a ter problemas de privacidade, a vizinha do lado quando estiver na varanda do 1º andar consegue vê-lo dentro de casa, mesmo o vizinho lá mais a baixo se for ao telhado, também consegue ver. A melhor solução, passa por eliminar todas as janelas, tapando-as com alvenaria, deve deixar apenas umas pequenas grelhas para ventilação, mesmo a porta de entrada deve estar sempre fechada, e entra sempre pela garagem, não elimine a porta porque pode ser necessária como saída de emergência.
Colocado por: PicaretaPicareta, não vale a pena chegarmos a esse ponto :)
Claro que estava a gozar na brincadeira, mas detesto os muros nas casas portuguesas, e adoro as casas americanas sem qualquer muro de vedação, ou apenas com uma pequena sebe. A privacidade resolve-se com um cortinado, ou com um estore.