Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas,gostaria de saber se não houver contrato assinado com uma imobiliária para venda de um imóvel e a imobiliária aparece com uma proposta de negocio para comprar outra casa e que ficam com o meu imóvel,mencionando eu sempre que houve intervenção imobiliária nas escrituras sou sempre obrigado a pagar comissão da minha venda, que só a fiz porque arranjaram um comprador para o meu imóvel,mas ficando com o deles e que inicialmente não estava previsto ser assim???
    Nunca deixei de referir na escritura ?
    Não me pediram qualquer valor e após um ano e meio vêm dizer que lhe devemos x do negocio??? e por meios menos proprios, quando fomos nós que tivemos de nos dirigir à imobiliaria para saber o que se passsava...
    Sei que isto não é fácil,mas gostaria de obter informação, e com certeza vou contactar um advogado,mas por vezes aqui sempre se ajuda a ver o que por vezes neste momento não estamos a ver...
  2.  # 2

Bem isso é um grande perbicacho.

Se não tem um contrato assinado com a agência, supostamente não lhe podem exigir nada. Pois não concordou em lhes pagar nada.
    No entanto se mencionou na escritura o nome (fiscal) da agência e a licença AMI, está a reconhecer que eles tiveram intervenção na venda da sua casa.

Não sendo jurista nem advogado, penso que por lei deverão ter direito a uma comissão, no entanto esse valor não está vinculado, pois não assinou nem concordou com nenhum valor. Juridicamente o que estará aqui em causa é no meu ver apenas o valor que lhes terá de pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosfbmanuel
  3.  # 3

A imobiliária tinha acordado comigo que prescindia da comissão visto que queiramos comprar uma moradia mas tínhamos o apartamento,assim tentavam vender o apartamento não levando comissão, claro que isto tudo não ficou escrito,mas nos também nunca omitimos que houve interferência da imobiliária, após um ano e meio vieram dizer que não lhe pagamos uma coisa que nem sequer sabíamos...quem era proprietario da moradia sei que não lhes pagaram a comissão, deverá ser por isso que agora querem cair em cima de nós...queria saber se há alguma lei que mencionando na escritura obriga a pagar a comissão,mesmo não havendo contrato e qual a percentagem sobre a venda...só me calham duques e cenas tristes...agora dizem que estamos em divida,uma coisa que tinha sido acordada verbalmente...agora queria ver quem protege a lei...se calhar são sempre os mesmos...ainda tive de baixar o valor do apartamento em 5 mil euros pensando eu que perdia os 5 mil ,mas compensava na compra...como a imobiliária nunca me pediu comissão,agora passado este tempo todo, sai com esta e por meios ilícitos,mas isso é outra historia...
  4.  # 4

é tudo muito simples, sem contratos por escrito nada é valido, as palavras o vento levou!
    Entendeu agora ou quer que lhe faça um desenho? repito contratos por escrito ou nada é valido!
  5.  # 5

mesmo quando mencionado na escritura que houve intervençao imobiliaria?
  6.  # 6

Colocado por: arq.MarcoCarriçoé tudo muito simples, sem contratos por escrito nada é valido, as palavras o vento levou!
    Entendeu agora ou quer que lhe faça um desenho? repito contratos por escrito ou nada é valido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosfbmanuel

que assim seja...
  7.  # 7

Colocado por: carlosfbmanuelmesmo quando mencionado na escritura que houve intervençao imobiliaria?

E o contrato diz qual foi a imobiliária interveniente?
    Então peça para lhe mostrarem o contrato.
  8.  # 8

Na escritura de venda do apartamento diz "...presente negócio foi objecto de intervenção do mediador imobiliário (nome da imobiliaria)licença...." o que nós nunca dissemos que não o houve, porque o houve, agora o inicial acordado era por palavra como referi que queiramos comprar uma moradia mas tínhamos um apartamento...e propuseram vender o apartamento sem levar comissão, comprando-lhes uma moradia...contrato não existe e que agora a imobiliária diz que eu trouxe e nunca mais o levei....nunca houve...que têm uma sequência de numeros e que falta um que é o nosso contrato e que eu o levei e nunca o trouxe(pura mentira)agora exigem 3% + iva sobre a venda do imóvel...tenho de outras imobiliárias,mas curiosamente da que vendi e comprei a moradia não tenho, pois pudera nunca tive,nunca se fez.
    Eu cumpri a minha parte, agora assim é fácil ganhar dinheiro...eu baixei 5000 euros no apartamento e não tinha contrato aceitei, pressupondo no acordado, sem comissão...agora aparece-nos esta...
  9.  # 9

Carlos aconselho-o a lei o DL 211/2004, é o que rege o mercado imobiliário.

No entanto segundo me diz, eles concordaram em não cobrar a comissão de venda do seu apartamento, caso lhes comprasse uma moradia. Chegou a comprar essa moradia?
  10.  # 10

sim
  11.  # 11

E eles estão a pedir-lhes a comissão de venda do apartamento que vendeu, certo?

Desculpe não o poder ajudar mais, mas como diziam em cima, esse acordo não ficou escrito. Como tal não tem como provar isso mesmo.

O que joga em sua vantagem é não ter nada assinado que lhes indique que tem de pagar um determinado valor de comissão. Como tal o que eu acho que vai acontecer é o seguinte:
    Vai ter de pagar comissão, mas talvez consiga negociar esse valor. Nesse aspecto pode ter alguma sorte. Caso vá ter com um advogado, diga-lhe que aceitou baixar o valor de venda, porque lhe disseram que não cobravam comissão.

Existe uma outra alternativa. Por norma os serviços imobiliários são pagos por que vende. No entanto existem determinados casos, em que esporadicamente, pode ser o comprador. Este caso praticamente não se utiliza em Portugal. Mas existe. É como se fosse a uma agência e dissesse que quer comprar uma casa especifica, nesse aspecto quem contrata os serviços da agência é o comprador e não o vendedor. Como é lógico juridicamente é preciso provar, mas não tendo contrato de mediação, é algo que pode utilizar a seu favor.
  12.  # 12

Sim, do meu apartamento
  13.  # 13

eu acho que foi esse o caso, quem tinha a moradia estava com dificuldades, devem,digo devem porque é o que eu penso, ter dito a eles que arranjavam comprador de certeza e que asseguravam a compra, conseguiam baixar o valor do apartamento...mataram dois coelhos de uma cajadada só, o problema é que ao que sei deveriam estar à espera que a comissão pedida aos da moradia cobria e chegava para a comissão, valendo assim o nosso acordo verbal da não comissão do apartamento, como sei os antigos donos da moradia não pagaram...voltando-se agora para nós com esta situação...
  14.  # 14

do que li, não sou um entendido, eu ocorria numa infracção se não mencionasse a imobiliária, agora não explica não havendo contrato assinado o que a imobiliária tem direito...pode ser uma lacuna...poderá ser obrigatório mencionar a imobiliária na escritura mas a mesma não tendo qualquer contrato com o vendedor, visto como foi referido,terem acordado com o outro comprador essa situação...pode haver aqui uma lacuna e estarem a tentar ameaçar com isso e não ser legal...estou aqui apenas a divagar,pois com certeza vou entregar o caso a um advogado,mas estas opiniões aqui descritas são muito válidas para nós...
    Agradeço desde já a todos os que podem dar uma ajuda.
    •  
      GF
    • 23 setembro 2012 editado

# 15

Cada cabeça sua sentença, e quando mete arquitectos no meio de questões jurídicas, melhor ainda!
    A primeira resposta a este tópico é exactamente a resposta correcta!
    Inúmeros casos, que foram parar a tribunal, nas mesmas condições, deram quase sempre razão à imobiliária.
    Não precisa contrato escrito, pois beneficiou de um serviço: arranjaram-lhe um cliente e este comprou/permutou a casa. Melhor ainda, certificado na escritura.
    A única questão que ficará por saber é... quanto pagar?
    Ou chegam a acordo, ou o tribunal decidirá pelo que é justo e corrente pagar-se.

O meu conselho: evite pagar honorários a advogados, pagar custas judiciais e juros após citação até pagamento integral. Mais vale como sugerido, chegar a um acordo com a imobiliária.
    Fica apenas uma dúvida: porquê 1 ano e meio depois?!

Cumps
  15.  # 16

Sei lá, essa é a minha pergunta,porque não me pediram logo no acto da escritura como pediram aos outros?
    Porque é como digo, estava acordado não pagar comissão,sei que os outros não lhe pagaram...agora a desculpa e dizem que eu disse que pagava...se soubesse o que sei hoje...eu pensava que estava a lidar com pessoas de bem e agora f...nunca negamos na escritura,tanto numa como noutra...na compra da moradia como na nossa venda do apartamento...agora de repente lembraram-se...ora agora não se ganham milhões...vamos pela lei e esquecemos os acordos verbais...e como agora não há já muitos clientes ....temos de ir buscar a qualquer lado e pelo vistos está do lado deles...fomos um dia antes falar com a imobiliária para perguntar-mos se devíamos alguma coisa,pelo trabalho e para se pagar no acto da escritura e disseram que era zero e agora toma lá...ainda estou para perceber...agora percebo...nós não fizemos o negocio e eles perdiam o cliente...depois poderíamos sempre vender o apartamento e falar com os donos da moradia que quebravam o contrato e depois ficavam a ver zero...mas claro que quisemos fazer aos coisas como deve ser...agora toma lá...continua tudo no mesmo por cá...quem é honesto não se safa...
    • dato
    • 23 setembro 2012

# 17

fez a asneira de na escritura colocar lá a imobiliaria, ficou obrigado a pagar...
    como n tem contracto com o montante dê 20€ à imobiliária e diga q foi como acordado verbalmente

pague com cheque e peça recibo, e faça uma carta de pagamento
  16.  # 18

Colocado por: GF...
    Não precisa contrato escrito, pois beneficiou de um serviço: arranjaram-lhe um cliente e este comprou/permutou a casa. Melhor ainda, certificado na escritura.
    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosfbmanuel

Pois aí também está uma boa questão, a imobiliaria telefonou-me a dizer que tinha uma moradia para nós e não começou ao contrario....mas aqui não está nada em causa, trabalham recebem, agora estávamos/estamos como devedores sem saber...porque não me disseram na altura da escritura e esperaram ano e meio e só soubemos por actos que são puniveis por lei, que agora aqui não posso mencionar como´podem compreender...tinham o nosso contacto, sabem onde moramos, têm emails, tudo e mais alguma coisa...não consigo perceber e ainda por cima fomos nós que la fomos devido aos actos...porque se age assim...não consigo perceber...estou a repetir-me,mas fomos lá um dia antes da escritura perguntar quanto devíamos...não me cabe na cabeça...
  17.  # 19

"A mediação imobiliária é a actividade desenvolvida por uma empresa no sentido de conseguir um interessado na compra ou no arrendamento de um determinado imóvel. Para que a empresa de mediação imobiliária possa exercer a sua actividade deve ser celebrado, por escrito e em duplicado, um contrato de mediação imobiliária."
    A escritura não é um contrato???
    Para estarem presentes na escritura e ficar mencionado têm de ter um contrato devidamente assinado,com ambas as assinaturas neste caso...???
    Não incorreram em algo ilegal???
    Eu fiz um acordo e como disse,até perguntamos se devíamos alguma coisa e queríamos pagar,na altura não devíamos agora já devemos...
    Agora se nos estão a acusar temos de ver todos os pontinhos...e se calhar a coisa vai doer...nunca quis que isto acontecesse,mas como disse querem sempre cair em cima de quem é honesto...
    Mas estou agradecido a todos os comentários...
    •  
      GF
    • 23 setembro 2012 editado

# 20

Carlos,

Note que não estou a defender a atitude da imobiliária. Sobre isso, considero lamentável.
    A verdade é que pelos dados que apresenta, parece-me que a razão poderá vir a estar do lado deles.
    Mas, se achar por bem, consulte um advogado EXPERIENTE e SÉRIO na área (contratos). Pague a consulta e veja o que ele lhe diz, pois há formas ardilosas de escapar ao pagamento (verificar eventuais prescrições, nulidades, etc), pois foi dito uma coisa e agora exigem outra. Contra ladrão, ladrão e meio.
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel

0.0219 seg. NEW