Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: luisvvNão sei se percebi...

Acho que é impossível de perceber.
  2.  # 22

Colocado por: luisvv

Não sei se percebi... ora, um quilo é um quilo, e tem que ser igual em todas as balanças. Claro que todas as balanças terão uma margem de erro e estão sujeitas a "desafinar" com o uso, mas por isso devem ser periodicamente calibradas - o que implica ter uma medida fiável.

entao deixe-me la ver se o consigo esclarecer, 1 kg, realmente é um 1kg, mas com toda a certeza não será em todas as balanças, e como disse e bem todas as balanças devem ser verificadas periodicamente, porque será? porque desafina com o uso...hum talvez mas isso já é outra area

ha-de arranjar 1kg fiavel, e ver em varias balanças a ver se o mesmo kg é igual em todas
  3.  # 23

era 15% relativamente as essas tolerâncias todas...
  4.  # 24

entao deixe-me la ver se o consigo esclarecer, 1 kg, realmente é um 1kg, mas com toda a certeza não será em todas as balanças, e como disse e bem todas as balanças devem serverificadasperiodicamente, porque será? porque desafina com o uso...hum talvez mas isso já é outra area
    ha-de arranjar 1kg fiavel, e ver em varias balanças a ver se o mesmo kg é igual em todas

O que está a dizer é que as balanças desafinam. Daí a dizer que não se deve comparar entre balanças ("conforme a escala, conforme se é electrónica" ????) vai todo um mundo. Como é evidente, há margens de erro admissíveis e há os abusos.
  5.  # 25

O meu incidente da lenha as balanças eram muito básicas daquelas à moda antiga que pesavam salvo erro cerca de 100 ou 200 Kg de cada vez.

Estas balanças têm uma certa tolerância de erro que é admissível. Era sobre essa tolerância que estavam os 15%, esse foi o problema

Tambem fiquei a saber que há uma instituição publica, não sei se ligada à ASAE, que inspeciona todas as balanças que são usadas para venda ao publico,

Também sei que as estações de serviço são inspecionadas regularmente quanto à medição dos litros de gasolina, em Espanha houve uma grande bronca pq se descobriu que algumas gasolineiras estavam a medir mal a gasolina
  6.  # 26

Penso q as balanças que pesam carros e carrinhas têm uma tolerância de 20 Kg
    • Zegato
    • 25 setembro 2012 editado

# 27

Colocado por: luisvv

O que está a dizer é que as balanças desafinam. Daí a dizer que não se deve comparar entre balanças ("conforme a escala, conforme se é electrónica" ????) vai todo um mundo. Como é evidente, há margens de erro admissíveis e há os abusos.

nao disse isso, o que disse foi que por varios motivos pode ser alterado o peso...um deles desafinar

vamos la ver um exemplo,:

numa balança electrónica que tem uma escala de 500g, e o alcance maximo de 1500 kg, quando vao pesar a lenha o indicador digital indica 0.0 kg, mas neste simples facto, nao quer dizer que a balança terá 0.0 kg, neste momento ela poderá ter um erro real de + 100 g, sem o utilizador saber, e se o erro for progressivo, a balança ao alcance maxima terá um erro de + 300 kg logo quando pesarem a lenha ao porem 1200 kg o indicador irá indicar 1500 kg, enquanto numa balança de pilºao isso nao pode acontecer, pelo menos sem o utilizador notar.
  7.  # 28

Colocado por: ParamonteO meu incidente da lenha as balanças eram muito básicas daquelas à moda antiga que pesavam salvo erro cerca de 100 ou 200 Kg de cada vez.

Estas balanças têm uma certa tolerância de erro que é admissível. Era sobre essa tolerância que estavam os 15%, esse foi o problema

Tambem fiquei a saber que há uma instituição publica, não sei se ligada à ASAE, que inspeciona todas as balanças que são usadas para venda ao publico,

Também sei que as estações de serviço são inspecionadas regularmente quanto à medição dos litros de gasolina, em Espanha houve uma grande bronca pq se descobriu que algumas gasolineiras estavam a medir mal a gasolina

sim existe varios organismos para o controlo metrologico ao qual eu pertenço a um deles como aferidor de pesos e medidas, e em resumo todos os instrumentos de mediçao, que sirvam para transaçoes comerciais tem que ser submetidos ao controlo metrologico anualmente
  8.  # 29

Colocado por: ParamontePenso q as balanças que pesam carros e carrinhas têm uma tolerância de 20 Kg

nao tem uma escala de 20 kg, normalmente
  9.  # 30

E ainda bem, pq apesar de haver pessoas sérias tb as há trafulhas...

E às vezes è descuido deixam o equipamento ficar descalibrado...
  10.  # 31

Colocado por: Zegatocomo é que os fiscais descobriram que estavam a roubar 15%?

nao sei se sabem mas conforme a balança, conforme a escala da balança, conforme se é electrónica ou não electrónica, pode variar muito a pesagem, por isso não se deve calcular o erro da pesagem comparando entre duas balanças diferentes

A aferição de balanças faz-se a partir de massas padrão e a verificação tem que ser feita em toda a escala, sendo permitidos desvios legais, que não se aproximam certamente dos 15%.
  11.  # 32

Colocado por: pedromdf

A aferição de balanças faz-se a partir de massas padrão e a verificação tem que ser feita em toda a escala, sendo permitidos desvios legais, que não se aproximam certamente dos 15%.

isso eu sei, só nao sei pk disse isso a mim...eu faço verificações todos os dias( uteis claro)
    • ze79
    • 25 setembro 2012

# 33

Colocado por: Sobreiro
    Só por curiosidade que máquinas usa para cortar a lenha e racha-la?

A maquina para corte e uma serra de arco a mão ;)
    Racha-la é como na pré história uma pedra na ponta de um pau o chamado (machado) manual ;)))))

O Homem trabalha rápido consegue cortar ai umas 20/30 toneladas por dia a mão , já não há homens assim ;))))

rachar já se fica pelas 10 toneladas por dia ,não é mau , ;)))

Que lhe parece a si ?
  12.  # 34

Colocado por: Zegato

isso eu sei, só nao sei pk disse isso a mim...eu faço verificações todos os dias( uteis claro)

Peço desculpa se dirigi mal a citação.
    • Zegato
    • 25 setembro 2012 editado

# 35

bem em resumo o que eu quero dizer é que confirmar, pesos em 2 balanças com escalas, e tipos diferentes na maioria das vezes dão grandes diferenças, sem com isto querer dizer falcatruas, nada na vida é certo, e as balanças tambem nao...

lembram-se da velha histórias que as mulheres usam, para justificar o seu peso a mais

"ha eu nao peso muito a balança lá de casa é que esta avariada, a da farmacia, da o peso que esta certo"

tem um pingo de verdade, mas normalmente pesam as 2 bem....
  13.  # 36

Colocado por: ze79Ou então compre uma balança que de para pesar ate 500kg...

se não faz confiança no seu fornecedor ...

Digo mais o meu sogro é vendedor de lenha há mais de 30 anos e de pessoas desconfiadas como vs aparecem todos os dias ... o outro dia fui lhe dar uma mãozinha
    pois era preciso levar a lenha para uma arrecadação onde o veiculo não tinha acesso depois de la estar a pessoa duvidou da quantidade que la estava e dizia que só la estavam
    70kg nunca mais disso, o meu sogro la conversou e garantia que la estava bem mais ,o cliente teimava que não ,como eu sou mais teimoso que uma porta decidi recarregar a lenha toda
    peguei no cliente e na lenha e fomos a balança pesar sabe o resultado?

Tinha la 246kg a mais , visto ter tido o trabalho de carregar e descarregar 2 vezes a lenha retirei a lenha que estava a mais e só lhe deixei 1005kg .

Para a próxima que esteja calado pode ser que tenha sorte , porque ao preço que custa a lenha (trabalho,despesa a rachar cortar etc..) pouco se ganha e se deixar sempre a mais nem sei se ganha
    alguma coisa ,disse ao meu sogro que devia pesar sempre a lenha o problema é que os clientes estão mal habituados pois por norma levam sempre 200 e tal kg a mais ....

Nem todos os vendedores são como o seu sogro (sério), isto só para deixar aqui o meu testemunho. À dois anos encomendei 2 toneladas de lenha de sobro e azinho para os meus sogros, que já têm uma certa idade (90 €/t). Os srs. foram descarregar a dita lenha e eu quando cheguei do emprego tratei de carregá-la em carros de mão para um telheiro e aí foi toda empilhada, mas quando ía mais ou menos a meio, desconfiei da quantidade/peso e deu-me na real gana fui pesar toda a lenha com a ajuda duma balança de pilão! Conclusão: Faltam Só cerca de 370 Kg de lenha!! Falei com os meus sogros, e no dia seguinte foram falar com o fornecedor, que lhe afirmou que o peso estava certo.!!! conclusão : só comeram uma vez..., agora compro noutro fornecedor mas assisto à pesagem, aliás eles fazem questão do cliente assistir.
  14.  # 37

Colocado por: Sobreiro
    Só por curiosidade que máquinas usa para cortar a lenha e racha-la?

E eu digo que fazem-se verdadeiras "fortunas" a vender lenha e carvão. E mais não digo... Só na minha aldeia, existem salvo erro 5 fornecedores de lenha, um deles faz carvão (industrial), quem quiser que venha ver o património imobiliáio que construiram!!
  15.  # 38

Colocado por: Zegatocomo é que os fiscais descobriram que estavam a roubar 15%?

nao sei se sabem mas conforme a balança, conforme a escala da balança, conforme se é electrónica ou não electrónica, pode variar muito a pesagem, por isso não se deve calcular o erro da pesagem comparando entre duas balanças diferentes
    Discordam deste comentário:aquapego

As balanças devem ser aferidas anualmente, tal como qualquer ferramenta de medição. Como descobriram? Sinceramente não percebi a sua questão. Se eu colocar um objeto aferido com 1kg, qualquer balança que se preze tem que medir/pesar 1 kg, caso contrário ou está a prejudicar quem vende ou quem compra. Uma balança eletrónica não pesa nem melhor nem pior que uma analógica, a única diferença é que a eletrónica consegue pesar com mais precisão, mas como diz o outro, isso são trocos, e não é aplicável ao produto que estamos a falar: lenha/toneladas/kg.
  16.  # 39

Colocado por: ParamonteO meu incidente da lenha as balanças eram muito básicas daquelas à moda antiga que pesavam salvo erro cerca de 100 ou 200 Kg de cada vez.

As balanças devem anualmente ser aferidas e levar um selo visível ao cliente. Nas que tenho observado o selo é o do ISQ, mas pode existir outras entidades autorizadas para o efeito.
  17.  # 40

Não será melhor comprar lenha ao m3? A lenha se for comprada à tonelada, pode variar se tiver totalmente seca ou com alguma humidade...
    Concordam com este comentário: aquapego, ze79, JPN761

0.0255 seg. NEW