Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Todos os anos compro 1 tonelada de lenha, que encomendo onde me fazem um preço mais em conta e vêm trazer a casa.

O meu dilema: está bem pesada ou estou a ser aldrabado. Não tendo balanças em casa, alem de uma para as receitas de 10Kg max usei este ano a seguinte técnica.

Conforme ia arrumando a lenha enchia cada carrinho de mão com 30 toros. Foram 21 carrinhos de mão, logo 630 toros.

Com a balança de cozinha pesei o toro maior:2.75 Kg
    Depois pesei o toro mais pequeno; 1.5Kg
    Média aproximada: 2 Kg

Peso total 630toros x 2= 1260 kg

Comentários e sugestões?
  2.  # 2

Sim , o fornecedor fez isso e mostrou talão da balança, mas é obvio que tudo isso pode ser aldrabado pois eu NÃO estou lá....
    Concordam com este comentário: aquapego
    • pehp
    • 23 setembro 2012

# 3

ou então pesar em casa tora por tora, se não confia ou não foi com o Sr.
    • dato
    • 23 setembro 2012

# 4

da maneira q pesou o erro é mt grande...

pese no minimo uns 50 toros e faça a média
    Concordam com este comentário: aquapego, paulocst
  3.  # 5

Gabo a paciência...
    Concordam com este comentário: Tiago F, mog, Castela, COliveira
    • pehp
    • 23 setembro 2012

# 6

não quer o exato? foi uma dica se não confia...
  4.  # 7

Colocado por: datoda maneira q pesou o erro é mt grande...

pese no minimo uns 50 toros e faça a média

Concordo mas dava mais trabalho c\ a balança q tenho (10 Kg max)
    • dato
    • 23 setembro 2012

# 8

n tem uma balança de casa de banho? ou entao pese 4 de cada vez
  5.  # 9

Só vejo uma solução: peça ao seu fornecedor para estar presente quando ele efetua a pesagem. Claro que, se fosse eu, mandava-o passear por estar a duvidar da minha honestidade, mas...se é assim tão importante...
    • ze79
    • 23 setembro 2012

# 10

Ou então compre uma balança que de para pesar ate 500kg...

se não faz confiança no seu fornecedor ...

Digo mais o meu sogro é vendedor de lenha há mais de 30 anos e de pessoas desconfiadas como vs aparecem todos os dias ... o outro dia fui lhe dar uma mãozinha
    pois era preciso levar a lenha para uma arrecadação onde o veiculo não tinha acesso depois de la estar a pessoa duvidou da quantidade que la estava e dizia que só la estavam
    70kg nunca mais disso, o meu sogro la conversou e garantia que la estava bem mais ,o cliente teimava que não ,como eu sou mais teimoso que uma porta decidi recarregar a lenha toda
    peguei no cliente e na lenha e fomos a balança pesar sabe o resultado?

Tinha la 246kg a mais , visto ter tido o trabalho de carregar e descarregar 2 vezes a lenha retirei a lenha que estava a mais e só lhe deixei 1005kg .

Para a próxima que esteja calado pode ser que tenha sorte , porque ao preço que custa a lenha (trabalho,despesa a rachar cortar etc..) pouco se ganha e se deixar sempre a mais nem sei se ganha
    alguma coisa ,disse ao meu sogro que devia pesar sempre a lenha o problema é que os clientes estão mal habituados pois por norma levam sempre 200 e tal kg a mais ....
  6.  # 11

Tenho muitas perguntas a cerca deste tópico... (mas estou com pressa)

Não era mais fácil comprar uma balança que a GNR usa para pesar camiões?? Sabe-se a Tara do veiculo pelo livrete o que for a mais é lenha (se quisermos ser picuinhas sabemos que a tara inclui pelo menos 75 kilos do hipotético camionista e julgo que inclui o tanque de gasolina cheio)

Ninguem deve ficar chateado pela desconfiança dos clientes, quanto mais transparente for o negócio melhor para ambos, Há pessoas que ficam chateadas mas há outros que são autênticos actores de hollywood
    • dato
    • 23 setembro 2012

# 12

Colocado por: ze79Ou então compre uma balança que de para pesar ate 500kg...

se não faz confiança no seu fornecedor ...

Digo mais o meu sogro é vendedor de lenha há mais de 30 anos e de pessoas desconfiadas como vs aparecem todos os dias ... o outro dia fui lhe dar uma mãozinha
    pois era preciso levar a lenha para uma arrecadação onde o veiculo não tinha acesso depois de la estar a pessoa duvidou da quantidade que la estava e dizia que só la estavam
    70kg nunca mais disso, o meu sogro la conversou e garantia que la estava bem mais ,o cliente teimava que não ,como eu sou mais teimoso que uma porta decidi recarregar a lenha toda
    peguei no cliente e na lenha e fomos a balança pesar sabe o resultado?

Tinha la 246kg a mais , visto ter tido o trabalho de carregar e descarregar 2 vezes a lenha retirei a lenha que estava a mais e só lhe deixei 1005kg .

Para a próxima que esteja calado pode ser que tenha sorte , porque ao preço que custa a lenha (trabalho,despesa a rachar cortar etc..) pouco se ganha e se deixar sempre a mais nem sei se ganha
    alguma coisa ,disse ao meu sogro que devia pesar sempre a lenha o problema é que os clientes estão mal habituados pois por norma levam sempre 200 e tal kg a mais ....

fez mt bem tirar o q estava a mais
    Concordam com este comentário: Oinq, Anonimo16062021
  7.  # 13

ze79: parabens ao seu sogro que Deus o conserve!

Agora vou-lhe contar uma história de um fornecedor aqui ao pé de mim onde eu ia comprar lenha e que pesava à minha frente. Há dois anos estava eu à espera da minha vez para pesar a lenha e carregar quando aparece a fiscalização.
    Notei imediatamente muito nervosismo dos funcionários...os fiscais "atacaram" imediatamente as balanças que descobriram estavam com um erro de 15% contra os clientes...
    • ze79
    • 23 setembro 2012

# 14

Colocado por: Paramonteze79: parabens ao seu sogro que Deus o conserve!

Agora vou-lhe contar uma história de um fornecedor aqui ao pé de mim onde eu ia comprar lenha e que pesava à minha frente. Há dois anos estava eu à espera da minha vez para pesar a lenha e carregar quando aparece a fiscalização.
    Notei imediatamente muito nervosismo dos funcionários...os fiscais "atacaram" imediatamente as balanças que descobriram estavam com um erro de 15% contra os clientes...

Mas ai estavam mesmo a (roubar).

um método +- simples é calcular 1m3 rende +- 700kg ,por isso se tiver 1,5m3 andara nuns 1050kg , isto depois depende do tipo de lenha se for pinho é mais leve se for oliveira mais pesada ,

Azinha,sobro,carvalho ,eucalipto seriam +- equivalentes se não estou em erro.

mais simples é comprar ao m3 ,é preciso ter sempre um pouco mais para compensar os buracos da carga.

Eu não tenho esse problema pois é mais ao menos a olho levo dois pago com trabalho (ajudo ) a carregar e arrumo a meu gosto.

SIM que Deus o conserve por muitos mais anos e não se esqueça de mim ;)))

;))))
  8.  # 15

É a olho, mais Kg menos Kg, não deve andar longe
  9.  # 16

os meus sogros pesaram tudo numa balança de pessoas e faltavam 250 quilos num pedido de uma tonelada...

deram-se ao trabalho porque lhes parecia pouca lenha.
  10.  # 17

Mas ai estavam mesmo a (roubar).

Esta agora é que eu não percebi!!

Então há uma maneira de ver se estão a roubar?

Parece-me que tinha dito que eram todos muito sérios...
  11.  # 18

Colocado por: ze79Para a próxima que esteja calado pode ser que tenha sorte , porque ao preço que custa a lenha (trabalho,despesa a rachar cortar etc..) pouco se ganha e se deixar sempre a mais nem sei se ganha alguma coisa

Só por curiosidade que máquinas usa para cortar a lenha e racha-la?
  12.  # 19

como é que os fiscais descobriram que estavam a roubar 15%?

nao sei se sabem mas conforme a balança, conforme a escala da balança, conforme se é electrónica ou não electrónica, pode variar muito a pesagem, por isso não se deve calcular o erro da pesagem comparando entre duas balanças diferentes
  13.  # 20

conforme a balança, conforme a escala da balança, conforme se é electrónica ou não electrónica, pode variar muito a pesagem, por isso não se deve calcular o erro da pesagem comparando entre duas balanças diferentes

Não sei se percebi... ora, um quilo é um quilo, e tem que ser igual em todas as balanças. Claro que todas as balanças terão uma margem de erro e estão sujeitas a "desafinar" com o uso, mas por isso devem ser periodicamente calibradas - o que implica ter uma medida fiável.

0.0258 seg. NEW