Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 26 novembro 2007

     # 1

    Boas,

    Vou construir vivenda e estou na fase de escolha dos materiais. Andei a ver mosaicos, e além do aspecto estético estou completamente em branco.

    Quais os critérios que devo levar em conta? O que diferencia um bom mosaico de um mau mosaico?
  1.  # 2

    Um bom mosaico é aquele que tem uma boa resistência ao risco. Imagine um mosaico de um hall de entrada, com o passar do tempo, se não tiver qualidade vai acabar por ficar todo riscado com aquele aspecto que parece ter sido limpo com palha-de-aço.
    No entanto para mim há outros aspectos importantes.
    O facto de serem anti derrapantes é fundamental! No entanto nem todos dão valor a esta questão! Depois também tem a questão de absorção de água, numa casa de banho deve ter isso em conta senão acaba por ter um chão todo manchado.
    Depois existem outros parâmetros que normalmente são fornecidos junto dos fabricantes que são eles:

     Flexão – tem a ver com a carga de ruptura se o piso ceder ou num terramoto ou outra circunstancia que obrigue o material a “dobrar”
     Choque mecânico – pancadas acidentais
     Absorção de água por capilaridade – agua que surge debaixo para cima como as humidades
     Absorção de água por imersão

    Existem normas para estes valores que são:
    Absorção de Água, Desgaste e Flexão – Norma Europeia pr EN 13748 de 1999-10.
    O ensaio de Choque Mecânico – Norma Portuguesa NP 308 de 1962.
    Gelo/Degelo – EN 491.

    O preço nem sempre é sinónimo de qualidade! Se gostou mesmo, mesmo, mesmo de um modelo mas tem alguma dúvida tente as características técnicas junto do fabricante e as garantias do mesmo!

    Depois também existe outro pormenor, quando reveste um pavimento deve sempre ficar com alguns mosaicos de reserva, não vá acontecer algum desastre e pode sempre ter de colocar um mosaico novo e depois de algum tempo é difícil encontrar um igual no mercado! A técnica de retirar apenas um mosaico num pavimento é muito simples embora não se tenha essa ideia!

    Além do mosaico aconselho ainda as argamassas prontas para a colocação do mosaico, são sempre mais caras mas a qualidade é de longe melhor, a nível de fungos e tudo o mais é 100%.

    Saúde
    Anita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, eu
    • eu
    • 27 novembro 2007

     # 3

    Obrigado,

    Esclareceu-me muitas dúvidas que tinha...

    Já agora, como posso saber as características anti derrapantes de um mosaico? Existe alguma certificação?
    • anita
    • 28 novembro 2007 editado

     # 4

    Nessa questão já não o sei ajudar, mas com certeza que deve haver uma vez que em locais públicos são obrigatórios....

    À parte dos mosaicos já anti derrapantes existe agora uma nova solução para quem tenha um chão bonito mas perigoso.

    É um produto anti derrapante testado e aprovado pelo lnec que me parece muito fiável.

    "POSIGRIP, reduz o risco de quedas por escorregamento e a potencial ocorrência de lesões pessoais.
    O coeficiente de fricção ganho através do tratamento (não é um revestimento) de superfícies com POSIGRIP, é a solução de segurança comprovada para proprietários de espaços públicos, comerciais, residenciais, escolas, etc.

    Quando as superfícies estão molhadas ou húmidas, tornam-se automaticamente mais aderentes quando tratadas previamente com POSIGRIP.
    POSIGRIP, pode ser usado em quase todas as superfícies duras, como o mosaico cerâmico, tijolo vidrado, mármore, granito, pedra polida, cimento, etc.

    Como Funciona:

    Todas as superfícies de natureza mineral são porosas. Quando o POSIGRIP é aplicado, os poros naturais são alargados e aprofundados para criar um piso padrão muito mais aderente.

    O TRATAMENTO É EFECTUADO MICROSCOPICAMENTE, PELO QUE NÃO OCORREM ALTERAÇÕES VISUALMENTE PERCEPTÍVEIS."

    Podem visitar o sitio http://www.hidroreport.pt/ ou http://www.suyf.com/produto.htm

    Saúde
    Anita
 
0.0111 seg. NEW