Iniciar sessão ou registar-se
    • PMir
    • 26 setembro 2012

     # 1

    Viva,

    Colocado por: ramos1999150 euros iliquidos por dia dos quais vamos multiplicar por 5 dias que dá =750 dólares!


    Estou a ver (ler) bem??? 150 euros * 5 dias = 750 dolares!!!!!!

    Cumpts,
    PMir
    Concordam com este comentário: Layman
  1.  # 2

    Colocado por: PMirEstou a ver (ler) bem??? 150 euros * 5 dias = 750 dolares!!!!!!


    157€ x 5 dias = 785€ (valores de acordo com o valor de câmbio oficial) ----»» sem horas extras que são muito bem pagas, mas nunca são em exagero ...porque Canadá é Canadá ... e não praticam nem têm grande tolerância para "escravatura"...

    Volto a dizer q se trata de um assunto sério ... muito sério ... para os interessados e motivados por esta oportunidade ... com experiência profissional (melhor contar com 5 anos), com idades entre 24 a 50 anos , com capacidade para falar e entender inglês falado (não é preciso saber ler ou escrever) e ... para os conscientes que Edmonton fica bem longe de Portugal e que o clima é bem mais frio ...

    Os trabalhadores quando embarcam já levam um contrato de trabalho na mão ... com tudo discriminado ... no caso de trabalhadores altamente qualificados nem precisam contrato ... levam um LMO (documento do governo) preenchido .. com nome do trabalhador, da empresa, do dono da empresa, dos dados da empresa, das condições contratuais, etc ,... tudo tim-tim por tim-tim ... claro como água. Têm que levar para apresentar as autoridades alfandegárias

    Espero poder fornecer mais explicações amanhã ... entretanto ... se tiverem questões ... Força ...

    Se houvesse três carpinteiros, trolhas, serventes e também condutores de empilhadores (que tb percebam da mecânica destas máquinas) que quisessem ir e reunissem as condições podiam partir para lá dentro de dias ... podem ... até devem ... ser amigos ou familiares porque ajuda no processo de integração
  2.  # 3

    Caro laymam
    Para urbanistas tem vagas?
  3.  # 4

    E para engenheiros... já agora...
  4.  # 5

    E pa e quem fica ai para tratar do necessario em Portugal? so os advogados ?mdr
  5.  # 6

    Colocado por: de jesus mendesE pa e quem fica ai para tratar do necessario em Portugal? so os advogados ?mdr


    E os subsidio dependentes. Todo o pessoal que ainda poderia gerar riqueza está a pensar dar o fora
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  6.  # 7

    Bolas ainda eu queria ir para la e passar uns anitos da minha reforma , mas estou a ver que vou ficar quieto aqui
  7.  # 8

    Isto ca arrebentou, ca e na maior parte da Europa, sou daqueles que aprovo ir para fora, seguir o conselho daquele ****, quando diz que e uma boa oportunidade para emigrar
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilvaPara urbanistas tem vagas?


    Deixe-me ver com a minha fonte ....
  9.  # 10

    Colocado por: pdavidmarquesquando diz que e uma boa oportunidade para emigrar


    Infelizmente e não é segredo de Estado ... a CC já viu melhores dias. Isto está péssimo e parece que ainda vai piorar. Emigrar não é a solução para todos ... se calhar nem é uma boa solução ... mas a alternativa pode ser o subsídio de desemprego ... ou desemprego sem subsídio ... ou os "biscates" que são cada vez mais disputados.
    • Layman
    • 29 setembro 2012 editado

     # 11

    Estou a trabalhar arduamente nesta parceria que visa conseguir empregos no Canadá para trabalhadores portugueses empregados ou desempregados que reúnem as condições necessárias e estejam verdadeiramente interessados nesta oportunidade. Este país revela uma grande escassez de mão-de-obra (MO) qualificada e não qualificada num vasto leque de sectores e num conjunto alargado de profissões – relacionadas com a construção civil, mecânica, hotelaria, limpeza, restauração, etc ….

    A minha principal preocupação é assegurar, com a maior margem de segurança possível, que isto não é um embuste. Isso traria consequências trágicas para os trabalhadores portugueses e suas famílias e seria um pesadelo para mim e para a minha consciência. Tudo indica que se trata de um assunto muito sério. Isto não surpreende porque a verdade é que o Canadá, como referira antes, tem uma grande escassez de MO, nomeadamente, mas não exclusivamente nas províncias de Saskatchewn, Alberta e British Columbia. Além disso, Canadá é um país onde não se brinca em serviço … é um país onde as instituições funcionam e actuam.

    Durante a próxima semana, uma colega portuguesa em Alberta vai fazer uma vista surpresa à agência com a qual tenho estado em permanente contacto nos últimos dias para ver com os seus próprios olhos que não se trata de uma empresa-fantasma e também vai procurar empresas clientes da agência para obter referências. Outras empresas de recrutamento de trabalhadores estrangeiros também têm manifestado vontade de colaborar. O forte interesse demonstrado por várias agências de recrutamento de várias províncias é um bom indicador que precisam mesmo e, com urgência, de trabalhadores estrangeiros. Contudo, todo o cuidado é pouco …

    A CBC (Canadian Broadcasting Company), equivalente, por assim dizer, à RTP em Portugal, publicou a seguinte notícia sobre a grave falta de MO qualificado que onde esta aparece classificado como a maior ameaça a competitividade da economia Canadiana no presente e no futuro. Vejam:

    http://www.cbc.ca/news/business/story/2012/02/08/canada-labour-shortage.html

    Se pesquisarem na Internet não faltam notícias, estudos e relatórios – muitos elaborados por organismos governamentais – a fazer referência ao grave problema que é hoje a falta de MO – com tendência para agravar-se significativamente no futuro.

    Caso não saibam, qualquer cidadão português pode viajar para o Canadá sem Visa e lá permanecer 6 meses – se for de visita, como turista – mas não se for para estudar ou trabalhar. O problema não está em entrar no país, isso é fácil. O problema está em encontrar trabalho e exercê-lo dentro da legalidade. De acordo com a lei em vigor, uma empresa canadiana não pode empregar um trabalhador estrangeiro se não tiver um LMO (Labour Market Opinion) deferido por um departamento do Ministério do Trabalho. Esta informação pode ser encontrada no seguinte link do website de um departamento do governo canadiano:

    http://www.hrsdc.gc.ca/eng/workplaceskills/foreign_workers/ei_tfw/lmi_tfw.shtml

    Claro, há trabalhos que não exigem LMO para serem desempenhados por estrangeiros, mas são poucos e estão relacionados com actividades de uma determinada elite – músicos, atletas, actores, etc … - verdadeiramente fora do comum. Os portugueses que contemplam a possibilidade de emigrar normalmente não estão incluídos nessas categorias … penso eu de quê

    O que é um LMO? Basicamente é um documento que autoriza uma empresa canadiana a contratar um trabalhador estrangeiro, porque apesar de todos os esforços comprovadamente realizados pela mesma, não foi possível encontrar um cidadão canadiano com interesse ou com o perfil adequado para desempenhar um determinado trabalho. Empregar um estrangeiro sem ter um LMO aprovado pelo departamento de Recursos Humanos do Ministério de Trabalho é, pura e simplesmente, ilegal. Aliás, é classificado como um crime e as empresas condenadas por violação desta norma são, por regra, fortemente penalizadas.

    Nesta oportunidade que estou a divulgar, ninguém parte sem LMO ou contrato de trabalho. O LMO é um documento oficial emitido pelo governo do Canadá que funciona quase como contrato de trabalho. É um documento que atesta que a empresa em causa foi autorizado a contratar um trabalhador estrangeiro para um determinado posto de trabalho. Os trabalhadores portugueses que venham a viajar para o Canadá, transportarão este documento na bagagem e, quando aterrarem no respectivo aeroporto só têm que o apresentar às autoridades alfandegárias. Tudo simples, tudo legal, tudo transparente.

    Quando chegam ao Canadá, não importa onde, têm um indivíduo da empresa de recrutamento para fazer o acolhimento, têm já alojamento de qualidade e baixo custo à vossa espera (por lei não pode exceder 1/3 do vencimento médio mensal, mas normalmente fica bem abaixo disso), têm quem vos acompanhe até ao local de trabalho um ou duas dias depois, têm quem vos acompanhe e ajude no processo de integração durante os primeiros tempos; têm que vos trate de toda a “papelada” – abrir conta bancária, inscrição na Segurança Social, requisição de número de identificação fiscal, pedido de telefone para casa, etc.., etc… não são entregues à vossa sorte.

    Naturalmente, tudo isto tem um custo – o tal custo administrativo pelo significativo conjunto de serviços prestados. As empresas canadianas cobrem uma parte dos custos às empresas de recrutamento de trabalhadores estrangeiros, mas não o suficiente para cobrir as despesas.

    O custo total por indivíduo pode variar entre cerca de 1500 a 2250 euros, conforme se trate, respectivamente, de trabalhador com baixa ou alta qualificação profissional. No caso dos trabalhadores cuja ocupação seja classificada – justa ou injustamente - com sendo baixa qualificação e que terão, por isso, de desembolsar 1500€ de taxa administrativa, as viagens de ida e volta também são, normalmente, pagas. Os trabalhadores cujas ocupações sejam classificadas como altamente qualificadas, além de ter um custo ou taxa administrativa mais elevado (cerca de 2250€), têm que suportar o custo da viagem.

    Isto pode parecer estranho, mas tem uma explicação. Os trabalhadores que exercem profissões classificadas com altamente qualificadas têm maior possibilidade, quase garantia, de permanecer no Canadá durante o tempo que quiserem. Além disso, também podem levar a família pouco tempo depois. Podem primeiro adquirir o estatuto de “Permanent Residents”, isto é, autorização permanente de residência e, algum tempo depois e assim o desejarem, tornarem-se cidadãos canadianos de pleno direito. Além disso, eventualmente, terão que tratar do processo de certificação profissional exigido por parte das autoridades canadianas. Todavia, a empresa é que trata do processo de certificação.

    Já com os trabalhadores cujas profissões sejam classificadas de baixa qualificação a situação é bem diferente. Têm a possibilidade de permanecer 4 anos, no entanto, não é tão certo ou fácil obterem o título de autorização permanente de residência no Canadá. Por esse motivo, as empresas são quase obrigadas a pagar as viagens a esses trabalhadores por saberem, antemão, que os trabalhadores estrangeiros contratados poderão ter que regressar aos países de origem e não é seguramente o Estado federal ou a província que vão suportar esses custos. Além disso, os trabalhos que exigem maior qualificação são melhor pagos, permitindo, muito mais rapidamente, amortizar o maior custo administrativo (diferença de cerca de 750€) e a viagem que tiverem que pagar.

    O valor das viagens pode variar significativamente conforme a época do ano. Há 2 anos o meu filho viajou e paguei 140€ -taxa adulto – para viajar do Porto para Toronto na companhia aérea Air Transat (inclui todas as taxas e despesas), no entanto, os meus pais viajam no próximo dia 1 de Outubro e cada viagem de ida custou cerca de 375€ - um valor que me surpreendentemente alto. A viagem demora 6 horas. É importante referir que um Português que viaje para o Canada, tem que comprar bilhete de ida e volta, caso contrário, não é autorizado a embarcar. Por acaso, isso não se aplica a mim, aos meus filhos, nem aos meus pais, pois, todos possuímos dupla cidadania.

    Julgo que as companhias aéreas também autorizam a aquisição de bilhete de ida e volta, com data fixa de ida e data de volta em aberto o que pode ser vantajoso para os trabalhadores Portugueses porque fica mais barato comprar um só bilhete de ide e volta que comprar as viagens separadamente. A viagem de Toronto para Edmonton ou Calgary (localizadas na província de Alberta) custa cerca de 250€ na empresa nacional de transporte aéreo – Air Canada – e demora cerca de 4 horas. Que eu saiba, não existem voos directos de Porto ou Lisboa para as cidades localizadas nas províncias do oeste da Costa Oeste do Canadá.

    Todavia, os portugueses que viajam com LMO ou contrato de trabalho só têm que pagar viagem de ida porque não viajam como turistas, mas como trabalhadores, não se sabendo, ao certo quando quererão ou terão que regressar.

    Ora, o aspecto que tem sido mais intensamente debatido com o agente de recrutamento do Canadá tem sido a forma e, sobretudo, o momento de pagamento dos 1500 ou 2250 euros – conforme o caso. Disse-lhe, claramente, que por muito boas que fossem as nossas intenções e, conhecendo o feitio dos portugueses e algumas más experiências amplamente divulgadas nos meios de Comunicação Social, seria praticamente impossível pedir que os potenciais interessados pagassem esse valor ANTES sequer de pisarem solo Canadiana. Seria demasiado arriscado e seria pedir muito.

    Todavia, a empresa também apresentou razões de queixa relativamente a situações em que procederam de forma diferente, concretamente, concordarem que os trabalhadores pagassem em suaves prestações ao longo de 6 a 12 meses. Tiveram más experiências com trabalhadores do México e das Filipinas que não cumpriram o acordo. É difícil, mais que pode parecer, obrigar o trabalhador a pagar o valor acordado depois de estar no Canadá porque não é permitido introduzir essa cláusula no contrato de trabalho, nem à entidade empregadora reter uma parte do salário do trabalhador estrangeiro por esse motivo. Em último caso, tornar-se-ia necessário recorrer aos tribunais do Canadá, situação que, segunda afirma o agente, as empresas de recrutamento não adoptam porque simplesmente não vale a pena. Outro problema é que alguns trabalhadores não se adaptam ao país e, pura e simplesmente, regressam aos países de origem sem deixar rasto e sem pagarem o valor em dívida. Nesses casos, quem fica a arder são os agentes e as agências de recrutamento.

    Qual foi a proposta que me fizeram e que interessa ao potencias trabalhadores portugueses interessados em partir para o Canadá? Ora bem, eu escolheria o advogado ou solicitador que muito bem quisesse - desde que estivesse a exercer no Canadá – que faria a retenção do valor em causa. Esse valor só seria libertado quando o trabalhador confirmasse que tudo correu conforme o acordado, obviamente, já depois de se encontrar no Canadá. Este esquema seria, naturalmente, sujeito um acordo por escrito devidamente chancelado pelo Consulado Português no Canadá. Confesso que preferia evitar os advogados e mesmo os solicitadores porque tenha a impressão que uma boa parte destes profissionais mete a mão no bolso até onde pode e não pode também.

    Mas, para começar e para demonstra boa-fé e criar um clima de confiança, o agente propôs-me o seguinte – seleccionava cerca de 3 a 5 trabalhadores Portugueses que podem ser desconhecidos, amigos ou familiares, empregados ou desempregados para irem trabalhar para empresas de construção civil e obras públicas Canadá. Este primeiro grupo de trabalhadores só pagava a referida taxa depois de lá chegarem em prestações a acordar. Se tudo correr bem para os dois lados, procuraremos alargar e aprofundar a pareceria, se não correr bem (o que ninguém deseja e tudo se fará para evitar) a ideia fica por aqui.
    Só devem candidatar-se para trabalhar no Canadá se reunirem as condições e estiverem verdadeiramente interessados. Não basta estarem interessados, têm que ser seleccionados. Isto é, não vai simplesmente quem quer. Os interessados terão que apresentar declarações comprovativas de experiência profissional para a ocupação à qual se candidatam e sujeitar-se a uma entrevista. O ideal é terem pelo menos 5 anos de experiência nas profissões de alta qualificação como canalizador, carpinteiro ou soldador. Todas as partes têm a ganhar se o trabalhador for um bom e motivado profissional e todos perdem e, de que maneira, se for um trabalhador fraco, conflituoso ou irresponsável.

    Voltando ao início, trata-se de um assunto sério. Por isso, as empresas precisam de trabalhadores a sério, não a brincar.

    Neste momento, vamos apostar nos condutores de empilhador (o ideal é que saibam um pouco acerca da mecânica destas máquinas), carpinteiros e soldadores.
    O condutor de empilhador é considerado uma profissão de baixa qualificação e as outras duas profissões são de alta qualificação. Por isso, já sabem os custos associados a cada um dos processos e se as viagens são ou não pagas.

    Deixo aqui o link onde podem visualizar os salários por hora de cada uma das profissões. Relembro que as empresas pagam o valor “median” para começar. Vejam os valores para Alberta, designadamente os valores para as cidades de Edmonton e Calgary caso sejam fornecidos.

    Neste momento estou a trabalhar com esta agência no Canadá, mas em breve poderei estabelecer parcerias com outras agências que dispõem de oportunidades de trabalho para estrangeiros noutras províncias, nomeadamente Ontário, onde reside a maior comunidade portuguesa e onde o clima é mais ameno no Inverno. Em breve, também espero trabalhar com agências de recrutamento de trabalhadores estrangeiros na Austrália.

    Condutor de empilhador:

    http://www.workingincanada.gc.ca/LMI_report_bynoc.do?&noc=7452&reportOption=wage

    Carpinteiro:

    http://www.workingincanada.gc.ca/LMI_report_bynoc.do?&noc=7271&reportOption=wage


    Soldador:

    http://www.workingincanada.gc.ca/LMI_report_bynoc.do?&noc=7265&reportOption=wage

    Se estiverem reunirem as condições exigidas e estiverem verdadeiramente interessados em explorar esta oportunidade enviem uma mensagem. Quando tiver tudo mais e bem organizado (dentro de 5-10 dias) entrarei em contacto para marcação de entrevista.
    • dato
    • 29 setembro 2012

     # 12

    ainda ía ler mas perdi a vontade qd vi o tamanho do texto
  10.  # 13

    Colocado por: datoainda ía ler mas perdi a vontade qd vi o tamanho do texto


    Talez é pq não está verdadeiramente interessado nesta oportunidade ou interessado em saber mais.

    Este assunto não pode ser tratado com leviandade ... tem que ser bem explicado ... e por vezes não se consegue fazê-lo em poucas palavras.
    Concordam com este comentário: Alberto F.
  11.  # 14

    Colocado por: zedasilvaPara urbanistas tem vagas?


    Colocado por: PBarataE para engenheiros... já agora...


    Para engenheiros e urbanistas não há procura. O agente de recrutamento disse-me que teriam de começar por uma profissão um pouco abaixo na hierarquia, mas q era perfeitamente possível virem a exercer essas profissões depois de estra no Canadá se demonstrassem mérito.

    A que mais se aproxima é medidor/orçamentista de CC. E, não é mal pago. Vejam... guiem-se sempre pelo valor "median":

    http://www.workingincanada.gc.ca/LMI_report_bynoc.do?&noc=2234&reportOption=wage
  12.  # 15

    Sem querer de maneira alguma "minar" todo o trabalho que já investiste neste projecto, quer-me parecer que estás a encarar este assunto exactamente da mesma maneira que encaraste a construção da tua casa... Isto está-me a cheirar a facilidades a mais !!!
    • Layman
    • 30 setembro 2012 editado

     # 16

    Colocado por: Joao Diasquer-me parecer que estás a encarar este assunto exactamente da mesma maneira que encaraste a construção da tua casa... Isto está-me a cheirar a facilidades a mais !!!


    Caro João Dias,

    Concordo inteiramente com a ideia de ficarmos sempre de "pé atrás", mantermo-nos sempre vigilantes e mesmo desconfiados de supostas oportunidades como esta que podem não passar de uma cilada ou tramóia. Como os foristas mais assíduos sabem, já fui vítima do conto do vigário e ... mais que uma vez. Pode pensar que não, e até o compreendo, mas aprendi (talvez ainda não o suficiente) com o processo de construção da nossa moradia

    Todavia, até ao momento o agente de recrutamento que trabalha numa agência de recrutamento licenciada - de acordo com base de dados do governo Canadiano - não teve um único momento de incoerência ou contradição no seu discurso.

    Facilidades a mais? Não, penso que não. Há um custo associado a esta oportunidade. É fixo e varia apenas conforme se trate de um trabalhador com qualificações altas ou baixas. Se anunciassem

    "Venham trabalhar para o Canadá. 50€/hora. Viagens, alojamento e alimentação pagas"

    Aí sim! Isso cheirava a esturro.

    Este assunto encaro com muito, muito mais cautela que o processo de construção da moradia. E confesso, tenho algum receio. Não há qualquer comparação. O que está em causa são vidas humanas e famílias, não um simples bem material.

    Fique bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    • Layman
    • 30 setembro 2012 editado

     # 17

    Esta oportunidade de trabalho parece-me particularmente bem ajustada para os casais ... casados ou unidos por facto ou ficção ... ;)))))

    O elemento masculino iria para um trabalho de alta qualificação - por ex. carpinteiro, soldador, aplicador de gesso cartonado, etc...

    O elemento feminino iria para um trabalho de baixa qualificação - por ex. empregada de limpeza, empregada de balcão, ajudante de cozinheira, etc...

    O facto de um dos elementos ter uma ocupação altamente qualificada permitiria que o outro elemento também pudesse obter autorização de residência permanente. Em conjunto poderiam amealhar cerca de 5520€ ilíquidos por mês - sem horas extras, biscates ou outros empregos part-time. Mesmo que fiquem cerca de 4000€ líquidos, não me parece muito mau ...

    Tenho um colega de infância que é responsável pela manutenção dos cemitérios numa cidade na província de Ontário. Trabalha para o município - é funcionário público - e no tempo livre faz todo o tipo de "biscatadelas" onde ganha mais 25€/hora limpinhos. Não lhe falta trabalho. Nem sequer tem tempo para Facebooks, Foruns, etc ... correspondência só por e-mail. A verdade é que se trata de um indivíduo sério, responsável, capaz e empenhado e isso ajuda ... e muito
  13.  # 18

    Colocado por: Laymanonde ganha mais 25€/hora limpinhos


    Peço desculpa ... são 25$ Canadianos por hora ... as coisas devem ser contadas como elas são ...
 
0.0285 seg. NEW