Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, necessito de ajuda em relação à venda da minha casa.

    Assinei contrato de exclusividade com uma agência. Demoraram até arranjarem um comprador interessado, mas finalmente chegou. Um comprador com alguma pressa e com dinheiro na mão. Acontece que eu não tinha sequer uma casa em vista para comprar, não tinha ainda falado com o banco para um novo empréstimo, etc... Acontece que as coisas no banco não estão a correr bem... e o valor que o banco diz emprestar leva-me a ter que comprar uma casa maior (que era o objectivo) mas muito, muito mais antiga. O que me leva a ponderar se realmente devo ir com o negócio para a frente. De um lado uma casa maior, mas mais antiga e provavelmente com piores condições ou a precisar de obras, de outro lado a minha casa recente e que também com umas obras resolveria o meu problema de espaço.

    A minha pergunta é: tendo a agência conseguido um comprador para a casa, que foi para isso que os contratei, mas eu não conseguindo o empréstimo para comprar uma outra casa dentro do que eu tinha imaginado, posso desistir da venda? Ainda só assinei o contrato com a agência. Não assinei mais nada.

    Agradeço qualquer ajuda ou opinião que me possam dar.
  2.  # 2

    Colocado por: Morgana83A minha pergunta é: tendo a agência conseguido um comprador para a casa, que foi para isso que os contratei, mas eu não conseguindo o empréstimo para comprar uma outra casa dentro do que eu tinha imaginado, posso desistir da venda? Ainda só assinei o contrato com a agência. Não assinei mais nada.


    Dependendo do contrato, eu diria que sim, pode desistir do contrato, mas simultaneamente deve a comissão à imobiliária.
  3.  # 3

    Mmmmm, não consegue negociar um contrato de promessa compra e venda que lhe dê tempo suficiente para arranjar uma alternativa? No limite se não arranjar solução dentro desse tempo pode passar para uma casa alugada, não é nenhuma tragédia, nos dias que correm, muito pelo contrário.
  4.  # 4

    Entenda-se com a agência o mais rápido possível. Se o comprador está mesmo interessado até já pode ter entregue sinal e isso obriga-o a devolver em dobro. Se ele desconfia até pode entregar mais para que depois lhe devolva em dobro.
    Não sei se conhece a táctica dos ciganos. Mandam um testa de ferro comprar a pronto e só depois aparecem e fazem estardalhaço para que o vendedor lhes proponha o cancelamento da compra com a devolução do dinheiro em dobro. Isto acontece mais em apartamentos, já que o vendedor nunca mais vende mais nenhum andar.
    • dato
    • 25 setembro 2012

     # 5

    n conheço os contratos das imobiliárias... mas de certeza q n assinou um contrato em q é obrigado a vender por x valor, caso seja esse o caso peça mais dinheiro pelo apartamento

    mas o melhor mm é falar o mais rápido possível com a imobiliária
    •  
      GF
    • 25 setembro 2012 editado

     # 6

    Colocado por: pedromdfe o comprador está mesmo interessado até já pode ter entregue sinal e isso obriga-o a devolver em dobro


    Hum?
    Entregou sinal como? à revelia do vendedor? Devolução em dobro?

    A solução mais airosa é: Não negociar nem um cêntimo. Assim, a imobiliária não poderá exigir-lhe nada (a não ser que o comprador pague exactamente o que pede, o que nunca vi acontecer).
    Concordam com este comentário: Picareta
  5.  # 7

    Bom aqui vai mais uma bacalhoada do sr. arq:

    Decreto-Lei n.º 69/2011, Artigo 18.º
    Remuneração
    1- A remuneração só é devida com a conclusão e perfeição do negócio visado pelo exercício da mediação.
    2- Exceptuam-se do disposto no número anterior:
    a) Os casos em que o negócio visado, no âmbito de um contrato de mediação celebrado, em regime de exclusividade, com o proprietário do bem imóvel, não se concretiza por causa imputável ao cliente da empresa mediadora, tendo esta direito a remuneração;

    Ou seja, pode não vender mas terá que pagar a comissão acordada com a imobiliaria, a outra via é chegar a um mutuo acordo com a imobiliaria, mas este acordo seria mais pacifico se a imobiliaria ainda não tivesse arranjado nenhum interessado, este interessado já fez a reserva com a imobiliaria ou só está meramente curioso no imovel? se tiver feito a reserva prepare-se para pagar a comissão á imobiliaria...
  6.  # 8

    Uma das coisas que pode fazer como já disseram é não negociar nem um centimo o valor de venda.
    Outras das coisas que pode fazer é um contrato de compra e venda em que prevê a venda do seu imóvel caso consiga aprovação do crédito bancário para a compra de um outro imóvel para si. Não é facil, mas é viável, tenho um conhecido que comprou casa assim. Ficou a espera que o vendedor arranjasse casa nova e que conseguisse crédito. Nesse sentido caso não consiga crédito não tem de devolver nada em dobro, mas possivelmente terá de pagar a comissão à agência.
  7.  # 9

    Uma solução simples, é alugar uma casa até comprar outra. De certeza que terá dificuldades em encontrar outro comprador.
 
0.0111 seg. NEW