Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boa tarde a todos,

Relativamente a este tópico, tenho 1 questão: vou fazer escritura de um imovel que adquiri no proximo dia 1 de Dezembro. Fiquei hoje a saber que, mesmo aquirindo o imovel a 1 mês do fim de 2012, e se não tiver isenção de IMI, terei que pagar o imposto relativo ao ano de 2012!!!

É mesmo assim?? Posso fazer algo para "escapar" ao IMI de 2012?? É que me parece muito injusto pagar um imposto anual sobre algo que adquiri a 1 mês do fim do ano...

Obrigado a todos!!
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 22

Adiar a escritura.
  2.  # 23

Pois, mas isso não é uma opção porque o construtor está "mortinho" para receber o dele...
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 24

E não pode adiar um mês?

Pessoas inflexíveis para mim não dá!
  3.  # 25

A questão é que vou para lá morar nessa data (já que cancelei o meu contrato de arrendamento para esse dia). Não acredito que ele me deixe ir para lá morar sem ter a escritura assinada!! Além de que no CPCV, está definido que a escritura deve ser feita antes de 5 de Dezembro... E mais, é que as cartas de crédito do banco caducam antes do fim do ano...

Por isso, fazer a escritura depois de 31 de Dezembro está fora de questão por vários motivos...
  4.  # 26

Com tanta desvantagem é esquecer o IMI.

Não terá direito à isenção de 3 anos?
  5.  # 27

Pois, nao sei... Já fiz a simulaçao do Valor Patrimonial Tributário no site das Finanças, e o valor anda á volta dos 125.000!!! Por isso, só quando tiver a avaliação das finanças é que saberei se poderei pedir a isenção...

Ou seja, se tiver isenção, irei estar a "desperdiçar" 1 ano de isenção por cause de 1 mês de usufruto do imovel...

Se não tiver, irei pagar um imposto anual relativo ao imovel também por 1 mês de usufruto do imovel...

E isto é que me custa muito a "engolir"!! Daí perguntar se não há outra maneira de dar a volta a isto...
  6.  # 28

Ainda não foi avaliado? Peça uma caderneta que vê isso imediatamente.
  7.  # 29

Boa tarde,

Estou a construir casa, vai ficar pronta em 2013. Já pagarei IMI ou ainda terei isenção?
    OBG
  8.  # 30

Colocado por: Ana BrásBoa tarde,

Estou a construir casa, vai ficar pronta em 2013. Já pagarei IMI ou ainda terei isenção?
    OBG
    Boas, se nada mudou entretanto, se a sua casa ficar com uma avaliação acima dos 125.000€, não irá ter qualquer isenção, se for a baixo, terá 3 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Brás
  9.  # 31

depois de ter esperado 4 meses e muita papelada , recebi uma carta das finanças da qual salienta vou ficar isente durante 4 anos sendo o valor patrimonial de 72000 euros!;-)
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 32

Colocado por: ramos1999depois de ter esperado 4 meses e muita papelada , recebi uma carta das finanças da qual salienta vou ficar isente durante 4 anos sendo o valor patrimonial de 72000 euros!;-)

A sério?
    Tão rápido, comparado com o meu. O meu valor patrimonial ainda é menos. Figas!
  10.  # 33

Caro José Silva,

O imi será cobrado a quem for proprietário do imóvel no dia 31 de Dezembro . É injusto, mas é assim, não há volta a dar. Portanto, tem duas opções: ou altera a data da escritura ou sujeita-se ( pode até ficar isento, mas por poucos dias gasta um ano de isenção).
  11.  # 34

Colocado por: imbs

Nós compramos em Fevereiro, VP inferior a 125mil€. Fizemos o pedido na semana a seguir, e até agora...

Será que é em Outubro que vamos ter resposta? Ninguém me responde a isto: De Fevereiro até me darem a resposta conta como parte do tempo dos 3 anos?

Boas,
    Eu comprei em Maio, e quando pedi a isenção informaram-me nas finanças que só lá para o final do ano é que saberia de alguma coisa

0.0219 seg. NEW