Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Desde já agradeço quem me possa ajudar ou aconselhar com uma situação q se esta a passar comigo:
    O meu pai encontra se com uma doença terminal, e após tantos anos venho a descobrir q ele tem contas abertas (a ordem e a prazo) com o meu irmão q nunca me disse nada, descobri q o meu irmão faz intenções logo q o meu pai feche os olhos levantar todo o dinheiro e partir para Angola terra essa onde tem ele trabalhado o ultimo ano, pois diz q a mãe e irmã não vão ver um tostão! uma vez q a minha mãe ainda é casada com o meu pai, e com a morte dele passa a ser cabeça de casal,gostava de saber se me é possível a mim ou á minha mãe bloquear as contas logo após o falecimento do meu pai, e assim impedir q ele o faça? ou se posso me mexer de outra forma q não essa, pois o meu pai já esta acamado e poucas são as alturas em q ele tem discernimento para poder resolver esta situação, cumprimentos.
    Galadriel
  2.  # 2

Bloquear as contas mal o seu pai faleça é ingénuo. Facilmente o dinheiro é movimentado entre contas antes que o banco tenha conhecimento do falecimento. Vá a um notário ver como funciona a assinatura a rogo. Foi deste modo que o meu pai conseguiu acesso às contas da minha avó...consulte um advogado com urgência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Galadriel
  3.  # 3

Desde já agradeço a sua resposta, mas a situação da assinatura a rogo é somente apos o falecimento do meu pai, correcto? se assim for irei tarde demais, pois a intenção dele é levantar o dinheiro logo após o falecimento do meu pai :(
  4.  # 4

Em teoria, porque esse dinheiro é parte integrante da herança, só poderiam movimentar a conta todos os herdeiros conjuntamente (litisconsórcio necessário)... O seu irmão também é titular da conta? Em caso afirmativo pode alegar que metade da massa é dele p. ex...
  5.  # 5

Colocado por: Galadrielassinatura a rogo é somente apos o falecimento do meu pai, correcto?

Não... trata-se de suprir a assinatura de alguém que esteja impossibilitado de assinar... mas tem, que estar vivo claro!
  6.  # 6

E como posso provar q ele não pode assinar? o meu pai encontra se em casa do irmão acamado pois o Cancro ja lhe causou fracturas nas omoplatas e parte de algumas vértebras encontram se já quase em fio, ele tem momentos de lucidez, e quando os tem é todo a favor do meu irmão e ate parece q lhe tem medo :( dou comigo a ter acções q nunca pensei as ter, ele não tem Dignidade nenhuma e ainda me coloca a mim e a nossa mãe numa situação de pés e mãos atadas! A conta a prazo sei q se encontra em dólares, e não em euros e o meu irmão diz q se lhe der na cabeça levanta já o dinheiro todo! :( e pelo q sei já esta a tratar de tudo isso, e ele não quer saber da minha mãe nem de mim:(
  7.  # 7

Boas, eu acho que está a perder tempo, tente arranjar rapidamente um bom advogado que tente impedir que o seu irmão faça aquilo que quer...se fosse eu antes de falar com o advogado tentava chama-lo à razão nem que fosse por intermédio de uns sopapos...
  8.  # 8

A minha vontade é essa mesmo, mas acho q descer ao nível dele seria despropositado, o q eu pretendo é ser mais esperta q ele e sem ele dar por ela conseguir aceder a conta e colocar o dinheiro na conta da minha mãe sem q ele possa tocar no dinheiro...mas não sei como o fazer :(
  9.  # 9

Colocado por: Galadriel...mas não sei como o fazer :(

ADVOGADO!!
    E já !
  10.  # 10

Colocado por: GaladrielA minha vontade é essa mesmo, mas acho q descer ao nível dele seria despropositado, o q eu pretendo é ser mais esperta q ele e sem ele dar por ela conseguir aceder a conta e colocar o dinheiro na conta da minha mãe sem q ele possa tocar no dinheiro...mas não sei como o fazer :(
    Eu não disse para você o fazer, disse que se fosse eu era assim que resolvia antes de falar com um advogado, o que eu acho que você deve fazer, é mesmo falar com um advogado o mais rápido possível, pois se o seu irmão transfere a massa para outra conta, poderá ser bem mais dificil reaver a vossa parte quanto herdeiros...
  11.  # 11

Colocado por: rodrigo_gomes29mais esperta q ele e sem ele dar por ela conseguir aceder a conta e colocar o dinheiro na conta da minha mãe sem q ele possa tocar no dinheiro

Isso não consegue nem que se pinte... Oiça o que já lhe disseram... quanto mais depressa constituir um advogado melhor... Depois logo combinam a melhor estratégia... mas olhe que vai ser uma tarefa dura...

Cumps
  12.  # 12

Boa tarde,
    Desde já agradeço quem me possa aconselhar com uma situação da qual estou a ter problemas.
    É o seguinte...a minha mãe casou pela 2ª vez, com regime de imperativo da separação de bens, por força da idade do
    marido, meu padrasto. A minha mãe já faleceu e a pergunta que eu quero fazer é a seguinte,
    Os bens que foram adquiridos depois do casamento, entra na divisão da herança?
    desde já os meus agradecimentos a quem me possa ajudar.
    Batoi
  13.  # 13

Colocado por: BatoiBoa tarde,
    Desde já agradeço quem me possa aconselhar com uma situação da qual estou a ter problemas.
    É o seguinte...a minha mãe casou pela 2ª vez, com regime de imperativo da separação de bens, por força da idade do
    marido, meu padrasto. A minha mãe já faleceu e a pergunta que eu quero fazer é a seguinte,
    Os bens que foram adquiridos depois do casamento, entra na divisão da herança?
    desde já os meus agradecimentos a quem me possa ajudar.
    Batoi

Se foram adquiridos pela sua mãe sim, caso contrário não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Batoi
  14.  # 14

Desde já agradeço a todos os quantos me aconselharam ;) Falei com um amigo advogado q diz pelo menos metade poderei salvar...mas a outra metade q será dele( DO MEU IRMÃO) uma vez q tem conta conjunta com o meu pai, só com um milagre... :( de qualquer forma me aconselhou a tentar este fim de semana a falar com meu pai e tentar q ele me passe uma procuração ou então q me coloque nessa mesma conta em q, somente com duas assinaturas seja possível o movimento da mesma...ou em ultimo caso um testamento em como tem X e Y em conta XPTO e q o valor q se encontra na mesma será para os seus herdeiros, sendo q metade 50% será da cônjuge (nossa mãe) e os outros 50% divididos pelos 3 (mãe e filhos) em partes iguais...alem disto tudo, q reze, reze muito q bem vou precisar de toda a ajuda! :( vou colocando aqui o desenvolvimento da situação e seu desfecho e agradeço a todos os quantos me ajudaram. Caso exista aqui algum advogado q me possa dar algum conselho adicional agradeço :)
    Cumprimentos

0.0172 seg. NEW