Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Aderi recentemente ao gás natural, mais propriamente em 26 de Junho. Anteriormente utilizava botijas de gás propano e utilizava uma grande, de 45Kg creio, e uma pequena de 13Kg e ía trocando conforme acabavam. Na minha casa tenho apenas um esquentador de 11l e 2 bicos de gás pelo que a botija grande dava em média para 4/5 meses ou às vezes mais. Somos 2 adultos e 2 crianças a tomar banho todos os dias, mas tenho o cuidado de regular o esquentador para a temperatura aceitável para a época de forma a não gastar gás desnecessariamente. Resolvi aderir ao gás natural pela comodidade e porque referiram que ía inclusivamente ter alguma poupança.

    Ontem recebi a primeira factura - período de 26/06 a 13/09 - 188 m3 - €788,71!
    Fiquei, e estou, um pouco assustado pois não estava à espera de ter um valor semelhante. Liguei imediatamente para a linha de apoio, lá estiveram a verificar e pareceu tudo bem, têm essa leitura e dá esse valor e o senhor que me atendeu nem pareceu admirado com a quantidade de gás gasto após lhe ter dito os equipamentos que tinha em casa. Entretanto confirmei no contador e tinha 189 m3, por isso a leitura teria sido bem tirada. Agendaram então uma vinda lá a casa para tentarem ver se há alguma fuga ou outro problema.

    Fazendo umas contas rápidas, ainda por cima em Agosto não estive 2 semanas em casa, foram 188m3 gastos em 66 dias de utilização, o que equivale a uma média de 2,85 m3 por dia.
    Ora hoje de manhã o contador media 189.09 m3, o que significa que desde o dia da contagem, 13/09, até hoje gastei pouco mais de 1 m3. Infelizmente não fui fazer a leitura do contador quando o instalaram mas só me ocorre a possibilidade de não estar a 0 quando o aplicaram.

    Continuando com uma contas rápidas, creio que uma botija das grandes terá cerca de 22,5m3 de gás e das pequenas 6,5m3 pelo que o meu consumo mensal seria perto dos 4 m3, o que se pode verificar nos últimos 14 dias onde gastei pouco mais de 1m3.

    O problema agora é, se não encontrarem nenhuma fuga ou nenhuma anomalia, como é que vou provar que não gastei os 188m3? Não tenho noção mas acho que nem que tivesse sempre com o bico de gás ligado conseguia gastar 2,85 m3 num dia.

    Alguém já teve um problema semelhante?

    Obrigado.

    Nuno
    • eu
    • 27 setembro 2012

     # 2

    Não pague essa factura, pois é obviamente um erro.

    Quase de certeza que o contador não estava a zero e eles esqueceram-se de colocar a contagem inicial do contador no seu processo.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Vitor Azevedo
    • eu
    • 27 setembro 2012

     # 3

    Colocado por: nunopresleye o senhor que me atendeu nem pareceu admirado com a quantidade de gás gasto após lhe ter dito os equipamentos que tinha em casa

    LOL... sim, sim, é normal... LOL
    • Gex
    • 27 setembro 2012

     # 4

    Colocado por: euNão pague essa factura


    Não paga a factura e cortam-lhe o gás...
  2.  # 5

    Estive mesmo para, antes das férias, aderir ao débito directo pois estava com receio de receber a factura e não conseguir ver para pagar a tempo. Mas ainda bem que não o fiz!
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  3.  # 6

    Não pague e apresente reclamação por escrito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  4.  # 7

    Antes de mais nos próximis dias verifique o seu consumo médio e depois refaça as contas: esse vai sedr o seu principal argumento contra a companhia
    Concordam com este comentário: eu, nunopresley, Vitor Azevedo
  5.  # 8

    Colocado por: ParamonteAntes de mais nos próximis dias verifique o seu consumo médio e depois refaça as contas: esse vai sedr o seu principal argumento contra a companhia


    Sim, inclusivamente fiquei mais descansado, dentro do possível, quando vi que desde a contagem, nos últimos 14 dias, gastámos 1.09 m3. Espero que quem for lá ver o problema perceba que realmente uma média de 2,8m3 por dia é completamente descabido para uma habitação com um esquentador de 11l e 2 bicos de gás.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    • fpc
    • 27 setembro 2012

     # 9

    Realmente vivemos num país de gente pouco séria. Se não se andar com um olho no burro e outro no cigano estamos tramados...
    • smmf
    • 27 setembro 2012 editado

     # 10

    perante uma situação destas : reclamar , reclamar, reclamar, e muita paciência.
  6.  # 11

    Qual é a empresa que lhe vende o gás ?
  7.  # 12

    Colocado por: Laranja MecânicaQual é a empresa que lhe vende o gás ?


    Edp gás.
  8.  # 13

    Qual foi o seu consumo de água? Também podia tentar ir por ai. É possível que se fizer a conta a quanto custa aquecer a água dê um valor menor.
  9.  # 14

    Portanto, continuando esta saga, o técnico da EDP Gás foi lá a casa e não detectou nenhuma anomalia mas efectivamente referiu que o consumo não era normal para uma habitação como a nossa. Disse no entanto que o único propósito dele era detectar alguma fuga ou anomalia com o contador e não podia fazer mais nada. Poderia o contador já não ser novo e ter sido instalado sem estar a zero mas que normalmente não acontecia pois o computador não aceitava o valor 0 num contador já existente.

    Hoje voltei a ligar para a EDP Gás para perguntar então qual seria o procedimento a tomar e que o técnico apesar de não encontrar nenhuma anomalia referiu que o contador poderia não estar a zero. A senhora, simpática, esteve a ver e rever e detectou que realmente o contador já teria estado noutro local e que poderia já ter alguma contagem quando foi instalado. Passada meia-hora ligou-me novamente e disse que o contador estava efectivamente com uma leitura de 181 m3 quando foi instalado... Esta factura fica suspensa e vão enviar-me uma nova com o valor certo.

    Ora 181 m3 são cerca de 600€ que eles iam lucrar comigo se eu não tivesse ficado alarmado com o valor.

    Provavelmente não devo ter sido o primeiro e certamente não serei o último em que instalam contadores usados e contabilizam o consumo total.

    Já vou poder dormir mais descansado embora a vontade fosse enviar esta informação para SIC, TVI e jornais para que esta pouca vergonha fosse conhecida...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Luis K. W., anadesousa
  10.  # 15

    Provavelmente não devo ter sido o primeiro e certamente não serei o último em que instalam contadores usados e contabilizam o consumo total.

    Já vou poder dormir mais descansado embora a vontade fosse enviar esta informação para SIC, TVI e jornais para que esta pouca vergonha fosse conhecida...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,Luis K. W.,anadesousa

    Concordo consigo em que divulgar este caso seria uma boa ideia. É uma vergonha!
    Concordam com este comentário: cinderela
    • fpc
    • 5 outubro 2012

     # 16

    Colocado por: anadesousa
    Concordo consigo em que divulgar este caso seria uma boa ideia. É uma vergonha!


    Contacte este jornalista da SIC e exponha este caso que me parece de grande interesse público, através deste contacto -
    [email protected]. Talvez lhe interesse o assunto
  11.  # 17

    Quando é instalado um contador , é registado num impresso que é deixado com o cliente a contagem do contador. É só estar atento e verificar esses papeis para nao haver problemas posteriormente. E verificar se as leituras são bem feitas e se nao há enganos.
  12.  # 18

    É verdade,

    O meu por exemplo foi instalado já com 122 m3. O técnico escreveu na folha e a factura só veio de 122 para a frente.

    No meu caso correu bem
  13.  # 19

    Talvez o cliente anterior não tivesse pago e estariam a ver se lhe cobravam a si ...
  14.  # 20

    Colocado por: TROLHA...não...já aconteceu a um cliente nosso em Braga/Fraião.


    é pah isso é aqui ao lado, foi o do rotex?
 
0.0219 seg. NEW