Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

.
  2.  # 302

Colocado por: oxelfeR (RIP)A CULPA É DO GATO!!!

O gato faz psicanálise e o dono faz o quê? Lambe os genitais?
  3.  # 303

.
  4.  # 304

5.  # 305

Colocado por: luisvvhttp://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/rendimentos-irs-taxas-rendas-casas-imoveis/1382764-1730.html

Mais uma... para favorecer os ricos e bater nos pobres.

Se bem que aqui no fórum acho que a opinião vai ser ao contrário.

Quando nos toca a nós é sempre mais injusto.
    • luisvv
    • 12 outubro 2012 editado

# 306

Colocado por: PBarata
    Mais uma... para favorecer os ricos e bater nos pobres.

Se bem que aqui no fórum acho que a opinião vai ser ao contrário.

Quando nos toca a nós é sempre mais injusto.

Sim, tantas medidas que se tomam para favorecer os "ricos". Para começar, arranjaram-lhes companhia nos escalões de IRS - agora são mais, podem fazer festas com mais convidados. Depois, ofereceram-lhes taxas de IRS ainda maiores: é uma injustiça, dão 54,5% aos "ricos", e os mais pobres só 14,5%.

PS: Os "ricos" que tenham rendimentos prediais, já os gerem através de empresas, que estão sujeitas a IRC, o que lhes permite deduzir outras despesas, etc.

PPS: Como para determinação do rendimento colectável conta o valor bruto das rendas, e não o líquido, algúem que tenha um imóvel arrendado mesmo que tenha prejuízo com esse imóvel, tem o privilégio de ser roubado taxado 1 ou mais escalões acima do que corresponderia ao seu rendimento real.

PPPS- Dito isto, trata-se de uma apalpadela, a tentar remendar aqui para aliviar acolá.
  6.  # 307

.
  7.  # 308

Colocado por: PBarataMais uma... para favorecer os ricos e bater nos pobres.

Sempre a insistência na falácia da redistribuição de rendimentos - tirar aos ricos e dar aos pobres.

Basta olhar para a história recente (sec. XX) para chegarmos à conclusão que nos países em que o Estado impôs o confisco dos ricos para benefício dos pobres, o resultado foi a redistribuição não da riqueza, mas da pobreza e da fome.
  8.  # 309

Eu a pensar que irias gostar da ideia.
    Estás sempre a dizer que uma pequena percentagem paga a maior parte do IRS, assim essa pequena parte ficará um bocadito maior ...

Então, mas eu não estou a dizer que os favoreceram, arranjando-lhes companhia?
  9.  # 310

.
  10.  # 311

Ah, ok, pensava que estavas a ser irónico ...

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista

Nunca perco uma oportunidade..
  11.  # 312

uuuhuuuuuuu, acho que o meu tempo já vale mais se for gasto a descobrir maneiras criativas (e legais) de fugir aos impostos do que a trabalhar.
    • luisvv
    • 12 outubro 2012 editado

# 313

uuuhuuuuuuu, acho que o meu tempo já vale mais se for gasto a descobrir maneiras criativas (e legais) de fugir aos impostos do que a trabalhar.

Mas o mais giro é quando fazemos outras continhas:

1000 euros brutos/mês = 14000/ano.
    1ª talhada: 11% TSU = 110x14= 1440
    2ª talhada: 23,75% SS = 237,5x14= 3325
    3ª talhada: IRS = (admitindo rendimento colectável de apenas 10000) = (7000 x 14,5%) + (3000 x 28,5%) = 1015+855 = 1870 Eur.
    4ª talhada: 4% sobretaxa = 400.

Conclusão: de um rendimento bruto de 14000, o Estado saca 7035 euros. O trabalhador tem sorte de levar para casa 10290 euritos, embora o seu trabalho custe efectivamente à empresa 17325 ... .

Assustador, ahn?

(não levei em conta o subsídio de refeição, que mitiga, levemente, o problema..)
  12.  # 314

Colocado por: luisvvAssustador, ahn?

Sim e ainda mais sabendo que não vale a pena trabalhar no duro e esforçar-se para aumentar os rendimentos, porque à medida que se sobe nos escalões do IRS, a parte de leão do aumento vai para o Estado.
  13.  # 315

Engraçado é não querer estado para nada mas recorrer ao estado para tudo.
    • mog
    • 12 outubro 2012

# 316

Mas o mais giro é quando fazemos outras continhas:

1000 euros brutos/mês = 14000/ano.
    1ª talhada: 11% TSU = 110x14= 1440
    2ª talhada: 23,75% SS = 237,5x14= 3325
    3ª talhada: IRS = (admitindo rendimento colectável de apenas 10000) = (7000 x 14,5%) + (3000 x 28,5%) = 1015+855 = 1870 Eur.
    4ª talhada: 4% sobretaxa = 400.

Conclusão:de um rendimento bruto de 14000, o Estado saca 7035 euros.O trabalhador tem sorte delevar para casa 10290 euritos, embora o seu trabalhocuste efectivamente à empresa 17325 ....

De facto é assustador. Antigamente dizia-se "eles levam tudo...". Eles, hoje, são o Estado.

Mas já agora uma pequena provocação (sei que não é intelectualmente honesto, daí ser uma provocação): se depois de um ano de trabalho com esses valores o trabalhador ficar desempregado e receber um subsídio de 600/mês durante p.e. 18 meses.... 600 x 18 = 10800 euros... e se durante esse ano de trabalho teve a felicidade de ter um filho, licença de maternidade.... é fazer as contas:)
  14.  # 317

Ácerca da taxa liberatória sobre rendimentos de capital - se eu vou pagar em 2013 28% sobre as mais-valias da venda de acções, porque é que o Estado não me devolve 28% do valor das perdas, sempre que tiver que vender acções a um preço inferior ao que comprei?
  15.  # 318

Colocado por: mogMas já agora uma pequena provocação (sei que não é intelectualmente honesto, daí ser uma provocação): se depois de um ano de trabalho com esses valores o trabalhador ficar desempregado e receber um subsídio de 600/mês durante p.e. 18 meses.... 600 x 18 = 10800 euros... e se durante esse ano de trabalho teve a felicidade de ter um filho, licença de maternidade.... é fazer as contas:)

Para se receber subsídio de desemprego não são necessários 24 meses de descontos?
  16.  # 319

Colocado por: mogAntigamente dizia-se "eles levam tudo...". Eles, hoje, são o Estado.

Antigamente quem eram eles?
  17.  # 320

Mas já agora uma pequena provocação (sei que não é intelectualmente honesto, daí ser uma provocação): se depois de um ano de trabalho com esses valores o trabalhador ficar desempregado e receber um subsídio de 600/mês durante p.e. 18 meses.... 600 x 18 = 10800 euros... e se durante esse ano de trabalho teve a felicidade de ter um filho, licença de maternidade.... é fazer as contas:)

O desemprego aumentou acima do esperado, este ano, embora a queda do PIB tenha ficado dentro do que era previsto.
    Embora não seja tido em conta nos discursos oficiais, é para mim evidente, pelo que conheço, que uma parte significativa (embora não o consiga quantificar) do emprego se deslocou para a clandestinidade.
    Concordam com este comentário: mog

0.1150 seg. NEW