Colocado por: luisvvOn the other hand, para quem defende o Estado por ser supostamente o melhor meio para atingir determinados fins, será certamente difícil recusar uma ditadura, desde que comprovadamente mais eficiente na prossecução desses fins..
Isso é a sua opinião, o que está longe - muito longe - de constituir uma verdade insofismável. Já por aqui o desafiaram com a Somália, desafio infeliz já que não levaram em conta com a actual situação somali em que efectivamente estamos em presença do poder do estado.
Lanço-lhe outro mais apropriado, o de um país em que os poderes que normalmente são exercidos pelo estado se diluiu nas mãos de grupos privados: a Giuné-Bissau. Aí está um bom exemplo do que nos pode esperar num país sem estado em que o poder reside nos canos das armas.
Que tal como paraíso liberal? O que é que impede, segundo os liberais - os verdadeiros, como o Luís gosta de distinguir - o que é que impede este tipo de actuação se não houver um corpo forte de defesa e de justiça?
Já agora, porque não se mudam os liberais para este novo paraíso?
Colocado por: luisvvquem está mal e deve mudar-se é o Estado, não eu
Colocado por: luisvvJá os defensores da inexistência de Estado negam a necessidade de existência de um monopólio territorial. O serviço de segurança pode ser prestado por agências em livre concorrência, sem a necessidade de cada agência dominar um território. O que tornaria a guerra e outras formas de agressão caras e geradoras de prejuízos para os seus promotores.
On the other hand, para quem defende o Estado por ser supostamente o melhor meio para atingir determinados fins, será certamente difícil recusar uma ditadura, desde que comprovadamente mais eficiente na prossecução desses fins..
Colocado por: jpvngPorquê pedir ao FMI para vir decidir o corte de 4 mil milhões e decidir onde cortar no estado social?? ? não se entende isto. É o entregar declarado da soberania ao poder económico e ao estrangeiro. Ninguem coloca um travão nestes bandalhos? Não há vergonha?
Colocado por: jpvngO que é que anda PR a fazer ? esta com medinho da merkel?
Colocado por: jpvngEste governo não esta a proteger os interesses dos portugueses porra.
Colocado por: j cardosoem ditadura não há justiça.
Colocado por: j cardosoNão estou a ver porque uma coisa implica a outra. Se uma da funções que se deseja para o estado é a justiça só o contorcionismo do Luís pode levar a essa conclusão - em ditadura não há justiça.
O presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz considerou esta sexta-feira "completamente vergonhoso" o Governo estar a preparar a reforma do Estado com técnicos do Fundo Monetário Internacional, defendendo que é um assunto que deve ser discutido na "praça pública".
Uma fonte do Governo citada pela agência Lusa disse que "estão a ser realizadas reuniões com os ministérios para análise das principais áreas de despesa e para perceção do que pode ser feito em matéria de reformas".
Bagão Felix, antigo ministro do Trabalho e das Finanças, defende que é preciso um consenso alargado para se avançar com a reforma do Estado e que se sente "envergonhado" por serem os técnicos da 'troika', que não conhecem a realidade do país, a decidirem onde cortar os quatro mil milhões de euros que irão permitir alcançar um défice de 2,5% em 2014.
O serviço de segurança pode ser prestado por agências em livre concorrência, sem a necessidade de cada agência dominar um território. O que tornaria a guerra e outras formas de agressão caras e geradoras de prejuízos para os seus promotores.
As guerras são caras e em grande medida só existem nos moldes actuais porque as entidades que as promovem detêm o poder de as financiar por meio da extorsão de meios dos seus cidadãos.
Não estou a ver porque uma coisa implica a outra. Se uma da funções que se deseja para o estado é a justiça só o contorcionismo do Luís pode levar a essa conclusão - em ditadura não há justiça.
- A segurança fornecida por agências privadas? Explique-me lá quem me impediria a mim, agência privada, de eliminar a minha concorrência à força?
- Uma vez que essas agências têm o lucro como objectivo, quem impediria que se tornassem eles próprios em malfeitores?
- As guerras dão prejuízo? É relativo, tenho a certeza que o Luís conhece meia dúzia de empresas que tiveram e têm lucros fabulosos com a guerra no Iraque.
A época de maiores lucros da principais companhias petrolíferas foi a da II Guerra Mundial
Em que é que uma ditadura difere essencialmente de uma "social-democracia", se não no facto de na ditadura quem exerce o poder não estar sujeito à escolha dos cidadãos?
nada na definição de ditadura implica que não haja justiça, seja lá o que isso for.
Logo, abdicar de um pouco mais de liberdade em troca de mais segurança, ou mais bem-estar económico não parece nada de extraordinário. Mais ainda quando não nos foi perguntado se abdicávamos daquilo que o Estado já nos tomou..
E podemos seguir no raciocínio: como não somos suficientemente capazes de tomar conta de nós e precisamos que o Estado nos impeça de fazer parvoíces, porque haveria o Estado de respeitar as nossas vontades parvas?
A necessidade de se financiar. E a existência de outras.
Colocado por: j cardosoUm dia - quando tiver paciência - ainda me há-de explicar porque é que acha correcto chamar-lhes mentecaptos e mongolóides
Já agora: mongolóide não é um insulto, é uma doença, mas chamar mongolóide da forma que o faz é ofender os mongolóides.
Ainda que não houvesse mais diferenças essa é suficiente. Mas há mais e a liberdade de opinião é uma delas, entre muitas.
Não brinque comigo. Se o aparelho judicial for dependente do poder político a justiça é uma treta e é precisamente isso que acontece em ditadura.
Precisamente para que sejam estabelecidos esses limites é que existe uma constituição que mais não pretende senão atingir o ponto de equilíbrio.
A parvoíce aqui parece-me estar na sua argumentação: mas quem lhe disse que não somos capazes de tomar conta de nós? O estado nasce precisamente porque queremos tomar conta de nós enquanto sociedade!