Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 961

.
  2.  # 962

Mas você está a confundir princípios gerais - não matar, não roubar,.... - com as especificidades das leis que são feitas conforme aqueles princípios. Se aqueles não são discutíveis, estas já o poderão ser. O aborto por exemplo, é matar ou não? Há bons argumentos a favor e contra.
  3.  # 963

Colocado por: oxelfeR (RIP)Já é mau exigires-me que cumpra a tua lei, agora exiges-me que comungue da tua moral?

Esta aqui só denota dificuldades de interpretação.
  4.  # 964

.
  5.  # 965

Colocado por: J.Fernandesnão matar

Com lei: Matas a minha mulher e vais para a prisão 25 anos.
    Sem lei: Matas a minha mulher e eu mato-te a ti.

Qual das situações cria o maior incentivo a não matar? Para que serve a lei?
  6.  # 966

.
  7.  # 967

Colocado por: danobregaCom lei: Matas a minha mulher e vais para a prisão 25 anos.
    Sem lei: Matas a minha mulher e eu mato-te a ti.

Qual das situações cria o maior incentivo a não matar? Para que serve a lei?

Então para que o incentivo seja igual nas duas situações basta alterar a lei: matas a minha mulher e o Estado executa-te. É isso?
  8.  # 968

.
  9.  # 969

Colocado por: J.FernandesEntão para que o incentivo seja igual nas duas situações basta alterar a lei: matas a minha mulher e o Estado executa-te. É isso?

Para que serve a lei?
  10.  # 970

Colocado por: oxelfeR (RIP)Então só aceitas discutir excepções aos tais axiomas.
    Mas aceitas discutir ou as excepções também são axiomas e não são discutíveis?

Você continua a não perceber o que eu quis dizer com axiomas morais. São princípios gerais. A lei emana desses princípios. Se se considera que esta não está a fazer a interpretação devida daqueles, é óbvio que isso é discutível e corrigível.
  11.  # 971

.
  12.  # 972

.
  13.  # 973

Colocado por: oxelfeR (RIP)tu não aceitas discutir os "princípios gerais" e eu acho que eles devem ser discutíveis

Vamos então discuti-los. Comece.
  14.  # 974

.
  15.  # 975

Colocado por: oxelfeR (RIP)São estes?
    1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
    2º - Não usar o nome de Deus em vão.
    3º - Lembra-te do dia de Sábado para o santificar.
    4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
    5º - Não matarás.
    6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
    7º - Não roube. (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
    8º - Não levantar falsos testemunhos.
    9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
    10º- Não cobiçar as coisas do próximo.

Afinal não estou com pachorra. Retiro-me da discussão.
  16.  # 976

.
  17.  # 977

Colocado por: oxelfeR (RIP)Tenho direito a chupa?

Estou-me a conter para não escrever a resposta.
  18.  # 978

.
  19.  # 979

oli , oli reemmm, portugal está no bom caminho, ora eu como não estou no bom caminho ainda fiquei mais triste, já não tenho pátria.
  20.  # 980

.

0.3955 seg. NEW