Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: Luis K. W.O actual marquês de fronteira (Fernando Mascarenhas) escreveu em 2003 um «Sermão ao meu sucessor» em que fala da importância de preservar e aumentar o património que os nossos antepassados nos deixaram, e transmiti-lo aos descendentes.

Já agora, dentro deste contexto, estamos a deixar um "lindo serviço" aos nossos descendentes. Devíamos ter vergonha.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  2.  # 142

.
  3.  # 143

Que sorte a dos herdeiros... Discordo que devam ter esse direito. Concordar é aceitar algo parecido com monarquia. Mas pronto, mais uma vez o problema são os exageros.

É um bocado difícil de dissipar tanto terreno. Podes ir vendendo umas árvores, elas crescem outra vez. E são tantas que até podes ir comprando mais terreno. É o tal dinheiro gera dinheiro, e infelizmente quem não gera poupança nunca vai ter dinheiro a gerar dinheiro. Culpa deles, que são uns morcões.

O Bill Gates, neste momento, farta-se de trabalhar. E não é que continua a ganhar uns trocos e a ver o seu património aumentar? Sem fazer nada... giro.

Mas aí vamos de novo para a questão central: a discussao de niveis, limites e afins é meramente utilitária. Opiniões, subjectivas..
  4.  # 144

Colocado por: danobregaJá não posso concordar que alguém tenha o direito a catorze mil quilómetros quadrados de terra porque é filho de A ou B. É um critério tão aleatório como outro qualquer. E contra mim falo, se quer saber. :-P
    Mas mais uma vez, o problema não é a herança da propriedade privada, nem é a propriedade privada em si, que tem muitas vantagens reconhecida por quase todos, o problema são os exageros.
    Se é válido para 14m2 porque não há-de ser válido para 14.000km2?
    (o que, concordo, num país com 92.000km2 seria MESMO um exagero!) :-)
    Ou há moralidade...

A família do Sócrates (a mãe e os tios, meio-irmãos da mãe) não herdaram CENTENAS DE MILHÕES de euros?
    O que está errado? Ter tido um avô rico, ou a tradicional INVEJA (do sucesso dos outros) Lusitana?

Colocado por: J.Fernandes... as pessoas gastariam o seu dinheiro em tudo e mais alguma coisa em vez de o deixaram desperdiçar em impostos
    O dislikeful people P... digo, Oxelfer vai deixando as suas cruzinhas por todo o lado.
    Será porque concorda que as heranças deveriam ser taxadas a 100%? LOL!

Alguns dos que eu conheço que espatifaram as heranças, gastaram-nas em copos, "fumos" e afins. Mas o que me chateia mais é gastarem-nas exclusivamente a comprar produtos importados (automóveis, electrodomésticos, viagens aos estrangeiro...).
    ~
    Ao menos o Sócrates+mãe+tios compraram propriedades e investiram em Portugal (Lisboa, Algarve, Setúbal, etc.), e não consta que tenham conseguido dar cabo da fortuna que herdaram do avô.
  5.  # 145

Colocado por: Luis K. W.Se é válido para 14m2 porque não há-de ser válido para 14.000km2?
    Ou há moralidade...

A família do Sócrates (a mãe e os tios, meio-irmãos da mãe) não herdaram CENTENAS DE MILHÕES de euros?
    O que está errado? Ter tido um avô rico, ou a tradicional INVEJA (do sucesso dos outros) Lusitana?

O dislikeful people P... digo, Oxelfer vai deixando as suas cruzinhas por todo o lado.
    Será porque concorda que as heranças deveriam ser taxadas a 100%? LOL!

Alguns dos que eu conheço que espatifaram as heranças, gastaram-nas em copos, "fumos" e afins. Mas o que me chateia mais é gastarem-nas exclusivamente a comprar produtos importados (automóveis, electrodomésticos, viagens aos estrangeiro...).
    ~
    Ao menos o Sócrates+mãe+tios compraram propriedades e investiram em Portugal (Lisboa, Algarve, Setúbal, etc.), e não consta que tenham conseguido dar cabo da fortuna que herdaram do avô.

Que fortuna da família era essa?
    É preciso não os conhecer pessoalmente para acreditar nisso.
  6.  # 146

Acho que o Luis kw se estava a referir à herança que o Sócrates deixou à mãe e tios e não o que estes teriam deixado ao Sócrates.
    Concordam com este comentário: J Filipe
  7.  # 147

.
  8.  # 148

http://portugalcontemporaneo.blogspot.pt/2012/10/vida-inteligente.html

Qual deve ser o preço de 1 Kg de batata no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa? Alguém sabe? Ninguém sabe e ninguém é capaz de o calcular. O preço é determinado pelo mercado e corresponde ao ponto de equilíbrio entre a oferta e a procura agregadas. Por seu turno, a oferta e a procura dependem de milhentos factores que seria impossível enumerar. Muitas vezes só damos conta deles à posteriori quando, para nosso espanto, o preço de mercado sofre variações.

Se o Ministro da Economia pretendesse estabelecer o preço da batata administrativamente, caía o Carmo e a Trindade, e o Sr. seria considerado um charlatão. A cultura dominante abarca um certo conhecimento do mecanismo de formação de preços e rejeita que estes sejam fixados na secretaria.

Contudo, ninguém se espanta que o Ministro da Saúde determine o preço de uma aspirina em Bragança ou o ordenado de um enfermeiro no Centro de Saúde de Cuba. Nem ninguém se espanta que o Ministro da Educação determine o ordenado de uma educadora de infância em Alcoutim.

Nas áreas do chamado Estado Social desapareceu qualquer sinal de vida inteligente.
  9.  # 149

Entendo onde o danobrega quer chegar, concordo com ele, mas a história das heranças é apenas um pormenor.
    O danobrega já por várias vezes deixou aqui dicas muito importantes sobre a posse e a propriedade, mas ninguém tem TOMATES para as discutir, preferem discutir ganâncias e motivações ... enfim, as coisas que nos trouxeram até aqui ;)

http://www.anti-state.com/article.php?article_id=312
  10.  # 150

Colocado por: Luis K. W.Se é válido para 14m2 porque não há-de ser válido para 14.000km2?
    Ou há moralidade...

Já disse Luís, não é a herança que é o problema. O problema é quando há pessoas de uma geração sem terreno para viver, sem que para isso tenham de se escravizar a vida toda, e outra pessoa que sem fazer nada começa com tanto. É um problema moral e de ética.

E é muito simples de entender, a partir de um certo desequilibro as pessoas estão se nas tintas para que penses que a terra é tua. Aliás, boa sorte a encontrar alguém que se instale no meio de 14.000km2... lol.

O problema das heranças foi levantado num contexto próprio, que se pode continuar a debater mas que me levaria a estruturar melhor a maneira de pensar.

Colocado por: luisvvMas aí vamos de novo para a questão central: a discussao de niveis, limites e afins é meramente utilitária. Opiniões, subjectivas..

Sim é subjectiva. Mas repara que na teoria liberal de "é meu porque fui o primeiro a usar", usar também é subjectivo, e se quiseres esticar a corda primeiro também é. E é engraçado o ênfase na palavra usar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oxelfeR (RIP)
  11.  # 151

Colocado por: Luis K. W.

Se é deles, estão no seu direito. Se te aborrece isso, porque não te aborrece que tenham tanto para poderem fazer isso, quando outros não têm sequer a hipótese de a poder ter. E se a propriedade deve ser usada apenas para gerar mais património, como a sua família fez (e concordo que tem mérito), também se deve perguntar a seguir: Mais património para quê? Para gerar ainda mais património? Até ao infinito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oxelfeR (RIP)
  12.  # 152

Colocado por: Dr Alter EgoQue fortuna da família era essa?.

Colocado por: J.FernandesAcho que o Luis kw se estava a referir à herança que o Sócrates deixou à mãe e tios e não o que estes teriam deixado ao Sócrates.

A mãe e tios do Sócrates chamam-se Carvalho Monteiro, e herdaram uma fortuna proveniente, entre outras coisas, do volfrâmio.

Os negócios de que "acusam" a mãe (comprou apartamento no Heron Castilho, onde já morava o filho... em 1998) e tios (movimentaram 380milhões de euros nas suas contas bancárias... em 2000) do Sócrates passaram-se antes de ele ser primeiro-ministro, ou mesmo ministro!

Mas ouçam lá..... Não me digam que ninguém sabia disto?!?!?

E que, portanto, acreditavam MESMO que ele tinha aceite um suborno de «500 contos» para fazer não sei quê.
    L . O . L . !!
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  13.  # 153

.
  14.  # 154

Luis K.W.

como explica os famosos projectos do socrates ali pelos lados da beira alta, terá sido por puro prazer pela arte de projectar visto tamanha fortuna ao dispor??
  15.  # 155

Colocado por: Luis K. W.

A mãe e tios do Sócrates chamam-se Carvalho Monteiro, e herdaram uma fortuna proveniente, entre outras coisas, do volfrâmio.

Os negócios de que "acusam" a mãe (comprou apartamento no Heron Castilho, onde já morava o filho... em 1998) e tios (movimentaram 380milhões de euros nas suas contas bancárias... em 2000) do Sócrates passaram-se antes de ele ser primeiro-ministro, ou mesmo ministro!

Mas ouçam lá..... Não me digam que ninguém sabia disto?!?!?

E que, portanto, acreditavam MESMO que ele tinha aceite um suborno de «500 contos» para fazer não sei quê.
    L . O . L . !!

Não foi em Vilar de Maçada que ele e a mãe herdaram essa fortuna com a venda de volfrâmio aos alemães e ingleses.
  16.  # 156

Não há milagres e a manta não estica. Quando, entre muitas outras coisas, nem a RTP deixam privatizar/fechar; os subsídios ao cinema não pararão de jorrar e a maior parte das fundações, ainda que menos, continuarão a mamar; não percebo o espanto da malta com o recurso à receita de sempre.

http://thecomedians.blogs.sapo.pt/551941.html

E, no fundo, este foi o caminho que a grande maioria do povo, as elites, a comunicação social, o Tribunal Constitucional, o Conselho de Estado, o CDS, consciente ou inconscientemente, escolheram. Não digo que é o caminho que todos os referenciados desejavam que fosse seguido, mas, perante as exigências feitas, este é o caminho possível face às circunstâncias. Não seria o meu caminho. Boa sorte.

http://thecomedians.blogs.sapo.pt/551682.html
  17.  # 157

Já disse Luís, não é a herança que é o problema. O problema é quando há pessoas de uma geração sem terreno para viver, sem que para isso tenham de se escravizar a vida toda, e outra pessoa que sem fazer nada começa com tanto. É um problema moral e de ética.

E é muito simples de entender, a partir de um certo desequilibro as pessoas estão se nas tintas para que penses que a terra é tua. Aliás, boa sorte a encontrar alguém que se instale no meio de 14.000km2... lol.

O problema das heranças foi levantado num contexto próprio, que se pode continuar a debater mas que me levaria a estruturar melhor a maneira de pensar.

A herança é parte integrante do direito de propriedade...

Sim é subjectiva. Mas repara que na teoria liberal de "é meu porque fui o primeiro a usar", usar também é subjectivo, e se quiseres esticar a corda primeiro também é. E é engraçado o ênfase na palavra usar.

Aí, discordamos de novo.
  18.  # 158

500 contos, enfim. Freeport é outro nível.
  19.  # 159

.
    • jpvng
    • 5 outubro 2012 editado

# 160

Isto é um País de ****!

A democracia ficou para trás.

este governo não tem legitimidade para governar. Mentiu...é falso. Esta a aplicar um programa que não condiz com o que disse e para o qual o povo lhe deu o aval.

Se não sair iremos para a desgraça, mentiram, não têm credibilidade têm que sair.

Nesta altura temos que ter um governo legitimo, de bem, que governe com o sentido do bem de Portugal e dos Portugueses e que cumpra o seu programa. So assim suportaremos os sacrifícios necessários.

È necessário corrermos com este governo. temos que acabar com isto.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, pdavidmarques, Erdnaxela

0.0893 seg. NEW