Colocado por: Luis K. W.O actual marquês de fronteira (Fernando Mascarenhas) escreveu em 2003 um «Sermão ao meu sucessor» em que fala da importância de preservar e aumentar o património que os nossos antepassados nos deixaram, e transmiti-lo aos descendentes.
Que sorte a dos herdeiros... Discordo que devam ter esse direito. Concordar é aceitar algo parecido com monarquia. Mas pronto, mais uma vez o problema são os exageros.
É um bocado difícil de dissipar tanto terreno. Podes ir vendendo umas árvores, elas crescem outra vez. E são tantas que até podes ir comprando mais terreno. É o tal dinheiro gera dinheiro, e infelizmente quem não gera poupança nunca vai ter dinheiro a gerar dinheiro. Culpa deles, que são uns morcões.
O Bill Gates, neste momento, farta-se de trabalhar. E não é que continua a ganhar uns trocos e a ver o seu património aumentar? Sem fazer nada... giro.
Colocado por: danobregaJá não posso concordar que alguém tenha o direito a catorze mil quilómetros quadrados de terra porque é filho de A ou B. É um critério tão aleatório como outro qualquer. E contra mim falo, se quer saber. :-PSe é válido para 14m2 porque não há-de ser válido para 14.000km2?
Mas mais uma vez, o problema não é a herança da propriedade privada, nem é a propriedade privada em si, que tem muitas vantagens reconhecida por quase todos, o problema são os exageros.
Colocado por: J.Fernandes... as pessoas gastariam o seu dinheiro em tudo e mais alguma coisa em vez de o deixaram desperdiçar em impostosO dislikeful people P... digo, Oxelfer vai deixando as suas cruzinhas por todo o lado.
Colocado por: Luis K. W.Se é válido para 14m2 porque não há-de ser válido para 14.000km2?
(o que, concordo, num país com 92.000km2 seria MESMO um exagero!) :-)
Ou há moralidade...
A família do Sócrates (a mãe e os tios, meio-irmãos da mãe) não herdaram CENTENAS DE MILHÕES de euros?
O que está errado? Ter tido um avô rico, ou a tradicional INVEJA (do sucesso dos outros) Lusitana?
O dislikeful people P... digo, Oxelfer vai deixando as suas cruzinhas por todo o lado.
Será porque concorda que as heranças deveriam ser taxadas a 100%? LOL!
Alguns dos que eu conheço que espatifaram as heranças, gastaram-nas em copos, "fumos" e afins. Mas o que me chateia mais é gastarem-nas exclusivamente a comprar produtos importados (automóveis, electrodomésticos, viagens aos estrangeiro...).
~
Ao menos o Sócrates+mãe+tios compraram propriedades e investiram em Portugal (Lisboa, Algarve, Setúbal, etc.), e não consta que tenham conseguido dar cabo da fortuna que herdaram do avô.
Qual deve ser o preço de 1 Kg de batata no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa? Alguém sabe? Ninguém sabe e ninguém é capaz de o calcular. O preço é determinado pelo mercado e corresponde ao ponto de equilíbrio entre a oferta e a procura agregadas. Por seu turno, a oferta e a procura dependem de milhentos factores que seria impossível enumerar. Muitas vezes só damos conta deles à posteriori quando, para nosso espanto, o preço de mercado sofre variações.
Se o Ministro da Economia pretendesse estabelecer o preço da batata administrativamente, caía o Carmo e a Trindade, e o Sr. seria considerado um charlatão. A cultura dominante abarca um certo conhecimento do mecanismo de formação de preços e rejeita que estes sejam fixados na secretaria.
Contudo, ninguém se espanta que o Ministro da Saúde determine o preço de uma aspirina em Bragança ou o ordenado de um enfermeiro no Centro de Saúde de Cuba. Nem ninguém se espanta que o Ministro da Educação determine o ordenado de uma educadora de infância em Alcoutim.
Nas áreas do chamado Estado Social desapareceu qualquer sinal de vida inteligente.
Entendo onde o danobrega quer chegar, concordo com ele, mas a história das heranças é apenas um pormenor.
O danobrega já por várias vezes deixou aqui dicas muito importantes sobre a posse e a propriedade, mas ninguém tem TOMATES para as discutir, preferem discutir ganâncias e motivações ... enfim, as coisas que nos trouxeram até aqui ;)
Colocado por: Luis K. W.Se é válido para 14m2 porque não há-de ser válido para 14.000km2?
(o que, concordo, num país com 92.000km2 seria MESMO um exagero!) :-)
Ou há moralidade...
Colocado por: luisvvMas aí vamos de novo para a questão central: a discussao de niveis, limites e afins é meramente utilitária. Opiniões, subjectivas..
Colocado por: Luis K. W.
Alguns dos que eu conheço que espatifaram as heranças, gastaram-nas em copos, "fumos" e afins. Mas o que me chateia mais é gastarem-nas exclusivamente a comprar produtos importados (automóveis, electrodomésticos, viagens aos estrangeiro...).
Colocado por: Dr Alter EgoQue fortuna da família era essa?.
Colocado por: J.FernandesAcho que o Luis kw se estava a referir à herança que o Sócrates deixou à mãe e tios e não o que estes teriam deixado ao Sócrates.
Colocado por: Luis K. W.
A mãe e tios do Sócrates chamam-se Carvalho Monteiro, e herdaram uma fortuna proveniente, entre outras coisas, do volfrâmio.
Os negócios de que "acusam" a mãe (comprou apartamento no Heron Castilho, onde já morava o filho... em 1998) e tios (movimentaram 380milhões de euros nas suas contas bancárias... em 2000) do Sócrates passaram-se antes de ele ser primeiro-ministro, ou mesmo ministro!
Mas ouçam lá..... Não me digam que ninguém sabia disto?!?!?
E que, portanto, acreditavam MESMO que ele tinha aceite um suborno de «500 contos» para fazer não sei quê.
L . O . L . !!
Não há milagres e a manta não estica. Quando, entre muitas outras coisas, nem a RTP deixam privatizar/fechar; os subsídios ao cinema não pararão de jorrar e a maior parte das fundações, ainda que menos, continuarão a mamar; não percebo o espanto da malta com o recurso à receita de sempre.
E, no fundo, este foi o caminho que a grande maioria do povo, as elites, a comunicação social, o Tribunal Constitucional, o Conselho de Estado, o CDS, consciente ou inconscientemente, escolheram. Não digo que é o caminho que todos os referenciados desejavam que fosse seguido, mas, perante as exigências feitas, este é o caminho possível face às circunstâncias. Não seria o meu caminho. Boa sorte.
Já disse Luís, não é a herança que é o problema. O problema é quando há pessoas de uma geração sem terreno para viver, sem que para isso tenham de se escravizar a vida toda, e outra pessoa que sem fazer nada começa com tanto. É um problema moral e de ética.
E é muito simples de entender, a partir de um certo desequilibro as pessoas estão se nas tintas para que penses que a terra é tua. Aliás, boa sorte a encontrar alguém que se instale no meio de 14.000km2... lol.
O problema das heranças foi levantado num contexto próprio, que se pode continuar a debater mas que me levaria a estruturar melhor a maneira de pensar.
Sim é subjectiva. Mas repara que na teoria liberal de "é meu porque fui o primeiro a usar", usar também é subjectivo, e se quiseres esticar a corda primeiro também é. E é engraçado o ênfase na palavra usar.
E que, portanto, acreditavam MESMO que ele tinha aceite um suborno de «500 contos» para fazer não sei quê.