Colocado por: Jorge Rocha'tá claro porque Portugal está pejado de burros e labregos
Colocado por: danobregaO estado do país: Estávamos em 90, fomos para 80, só temos 10. Faltam cortar 10, mas nem 4 se consegue cortar.
Colocado por: PeSilva... só temos 70 ...
Colocado por: danobregaOps... já corrigi.
Colocado por: PeSilvaUm dos últimos despachos de Vítor Gaspar enquanto ministro das Finanças, assinado no dia em que pediu demissão (segunda-feira) foi uma portaria que força o fundo de reserva da Segurança Social (FEFSS) a comprar até cerca de quatro mil milhões de euros de dívida pública nacional (a preços atuais) nos próximos dois anos e meio, até final de 2015.
Colocado por: danobregaDo que ouvi disso não força, sobe o limite máximo em % que o fundo pode investir na dívida portuguesa até 90% (estava em 40% ou assim). Por um lado, se a dívida é para pagar e pagar a taxas de juro altas, é óptimo que a dívida seja comprada pelo fundo. Ao menos os juros ficam cá...
Colocado por: luisvv5 anos depois, o Danobrega acha que está na altura de gozar o dinheiro que poupou, e vai ao seu cofre. Todo feliz da vida, pega no papelito que certifica que deve 75000+Juros a si próprio e pensa: agora, onde é que eu vou gastar esta dinheirama toda?
Colocado por: luisvv
Imaginemos que o Danobrega poupou 75000 euros para uma eventualidade. Um dia passa por uma crise existencial e decide que é muito melhor utilizar o guito comprando um descapotável vermelhinho. Levanta o pilim, e troca-o por um papelito que diz: devo 75000 euros + juros a mim próprio.
5 anos depois, o Danobrega acha que está na altura de gozar o dinheiro que poupou, e vai ao seu cofre. Todo feliz da vida, pega no papelito que certifica que deve 75000+Juros a si próprio e pensa: agora, onde é que eu vou gastar esta dinheirama toda?
O luis, a coisa não é assim. O investimento na dívida pública compreende um risco, tal e qual como os outros investimentos que já fazem. Na prática e como sabe, os fundos de SS já andam a investir em dívida pública. Se não investem na Portuguesa, investem noutra qualquer. Se a outra qualquer der ****, lá se foi o investimento. O raciocínio é o mesmo.
Quanto a dever juros a mim próprio, é óptimo que assim seja. No limite posso decidir não os pagar a mim próprio e eu não me aborreço com isso.
Colocado por: J.FernandesCom a reestruturação de dívida que muitos consideram inevitável, estar a usar o dinheiro da S.S. para investir em dívida é pouco menos que suicídio.
Colocado por: luisvvImaginemos que o Danobrega poupou 75000 euros para uma eventualidade. Um dia passa por uma crise existencial e decide que é muito melhor utilizar o guito comprando um descapotável vermelhinho. Levanta o pilim, e troca-o por um papelito que diz: devo 75000 euros + juros a mim próprio.
5 anos depois, o Danobrega acha que está na altura de gozar o dinheiro que poupou, e vai ao seu cofre. Todo feliz da vida, pega no papelito que certifica que deve 75000+Juros a si próprio e pensa: agora, onde é que eu vou gastar esta dinheirama toda?