Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Gostaria de saber como se troca uma fechadura simples de uma porta interior de madeira.
    Além dos 2 parafusos da fechadura tenho também que desmontar a maçaneta?
    neste link está um exemplo da fechadura: http://www.fejosal.pt/prod?ida=116

É a primeira fez que faço isto e nunca vi fazer (ou pelo menos com atenção.. ).
    O site da marca da fechadura é este: http://www.marc.pt

Obrigada desde já pela ajuda,
    Se for necessário mais informação por favor digam. Queria mesmo mudar esta fechadura pois não tenho muita confiança em algumas pessoas com quem partilho a casa. (e já tenho autorização da senhoria para fazer isto)

Joana
  2.  # 2

Há uma série de coisas que tem que verificar para garantir que a nova fechadura é compatível com a actual. Eu aconselhava-a a levar a fechadura à loja para ter a certeza que a nova encaixa.
    Por exemplo o eixo da maçaneta pode não estar exactamente no mesma posição.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana Valente
  3.  # 3

Sim, é igual pois o que vou fazer é trocar por uma fechadura doutra porta interior cá de casa que é da mesma marca e igual.
    A senhoria disse que as portas vieram já com as maçanetas e que os senhores só colocaram as fechaduras. Mas eu retirei os parafusos e não acontece nada. Deve estar conectado com a maçaneta. Mas eu não queria estar a estragar. Daí ter vindo aqui ao forum.
  4.  # 4

Para retirar a fechadura, procure os parafusos que permitem a libertação do espelho e respectiva maçaneta.

Retire o eixo da maçaneta.

Retire os parafusos frontais da fechadura.

Após isto, deverá saír sem grande dificuldade. Com essa fechadura em sua posse, proceda ao que o pedromdf referiu acima.
  5.  # 5

ah então é preciso retirar as maçanetas. Pois então agora tenho um problema pois não tenho ferramenta para esses parafusos da maçaneta, que são diferentes dos outros da fechadura.
    O espelho pelo que percebi é a parte que suporta a maçaneta, certo? Esse não tem parafuso.

Depois para voltar a montar a maçaneta é preciso algum "truque" ?

Obrigada pela ajuda, vou tentar desenrrascar-me.
  6.  # 6

Tire uma fotografia com o telemovel e em qualquer loja dos chineses compra um kit desses com as várias medidas. Para o serviço em causa dá perfeitamente. O voltar a montar é o inverso, não tem grandes dificuldades.
  7.  # 7

Bom, já tirei todos os parafusos que existem (4 no total) mas nada mexe! Será que é preciso desenrroscar ou puxar alguma coisa e eu não tenho força?
  8.  # 8

Pelo número, não deve andar muito longe de conseguir. Tente um pouco mais de força a puxar as maçanetas na sua direcção. Não se esqueça que em primeiro lugar terão de sair as maçanetas com o seu eixo, só depois poderá retirar o restante.
    • J.C
    • 28 setembro 2012

# 9

Veja esta montagem...http://www.youtube.com/watch?v=Yv2ZzNHK0Kc&feature=related Desmontar é o inverso!
  9.  # 10

Obrigada. Já tinha visto esse vídeo e muitos outros. Penso que o cilindro não é do mesmo género porque a chave é daquelas maiores de portas interiores. Mas de qualquer maneira eu percebo a lógica mas aquilo está tão preso que eu não estou a conseguir retirar as maçanetas..
    Vou continuar a tentar.

Obrigada!
  10.  # 11

Tem que fazer alguma força, por vezes estão muito justas, acredito que consegue fazer o trabalho....
  11.  # 12

Pois, estou a ver que em situações como estas temos que ceder e pedir ajuda aos homens..

obrigada por toda a ajuda

espero conseguir em breve mudar a fechadura
    • J.C
    • 28 setembro 2012

# 13

Normalmente as maçanetas antigas são assim!
      imagesCA1ARUIN.jpg
  12.  # 14

Não, é nova e é deste género: http://www.fejosal.pt/prod?ida=37
    Mas sim, só tem uma espécie de parafuso que abre com uma chave "Allen" pequena.
  13.  # 15

Faça mais força. Coloque um pano na porta e use uma régua, madeira, ferro...etc...para servir de alavanca e puxar a maçaneta para fora. Só lhe falta a teimosia :D o resto já lá está!

0.0171 seg. NEW