Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sei que muito se fala deste tipo de pisos, o electrico e a agua, mas realmete ainda não entendi uma coisa, qt se gasta por mês numa casa bem isolada com um piso radiante electrico e por agua por mês ou por agua se tiver ligado 24h por dia. E pq todos preferem a agua se custa 10x mais, isso em utilização do sistema qts anos dá se se usar um electrico. Gostava que falassem em estatisticas e não em teorias pq essas não passam de teorias. Eu gostava de por um piso radiante electrico na casa toda +/- 200m2.
  2.  # 2

    Esqueçi-me de dizer, pode-se ligar um piso radante electrico a paneis fotovoltaicos??? pq se sim o custo é 0
  3.  # 3

    Bem pelo que acabei de ler assusta os sistemas hidraulicos, ora vejamos uma casa de 200m2:

    Piso radiante electrico - 3500€ com um gasto mensal de 170€

    Piso radiante hidraulico com tudo - no minimo 30 000€

    conclusão:

    30000 - 3500 = 27500€

    se temos um gasto de 170€ por mes no electrico vamos ver entao qts anos levo a gastar os 27500€ de diferença.

    27500 / 170 = 13.5 anos

    e se é possivel e metermos uns paneis fotovoltaicos os 170€ por mes diminuem, claro que gastam mais uns trocos, mas mm que não comprem os paneis 13.5 anos para começar a dizer que estou a poupar dinheiro é muito tempo, até lá inventam eles mil e uma coisas para aqueçer a casa a custo baixo. digo eu que nao entendo nada disto
  4.  # 4

    Colocado por: bushyEsqueçi-me de dizer, pode-se ligar um piso radante electrico a paneis fotovoltaicos??? pq se sim o custo é 0

    Os paineis fotovoltaicos produzem electricidade... Apartir daí pode ligar tudo o que quiser...
    Custo zero não, pois há o investimento, que não é pequeno.
    Colocado por: bushyPiso radiante hidraulico com tudo - no minimo 30 000€

    Não sei onde anda a ver preços. Mas procure bem mais, pois alguém anda a querer ganhar muito de uma só vez.

    Colocado por: bushyqt se gasta por mês numa casa bem isolada com um piso radiante electrico e por agua por mês ou por agua se tiver ligado 24h por dia

    Mais uma vez o encaminho para o forum:
    http://www.chaleurterre.com/forum/index.php

    Lá tem consumos diários, semanais, mensais, anuais... Tudo o que possa imaginar.
    É preciso é "trabalhar" e procurar.
  5.  # 5

    Então qual o melhor sistema um hidraulico ou um electrico ligado a paneis fotovoltaicos, este que podem ser adquiridos ao longo dos anos para termos a dedução no irs. Os 30000 tirei de uma discusão aki do forum, kal o preço justo para um BOM piso radiante hidraulico.
    • kami
    • 4 janeiro 2009

     # 6

    Boas

    Os pisos radiantes a agua... pelo feedback que tenho recebido de alguns vendedores fica em 50 euros o m2... que bem negociado... no máximo fica em 45 euros o m2... ou seja... para 200m2 = 9000 euros... a única coisa a somar a isto é o sistema que vai utilizar para aquecer a água (bomba de calor, caldeira a pellets, gasóleo, gás...)
    Se quiser ser amigo do ambiente... pode também comprar uns paineis tubos de vácuo (mas têm de ser muitos)... e ajudar no piso radiante... ou pode também comprar um recuperador de calor a água... e quando tiver a lareira acesa... quase não gasta energia... mas claro... isto já tem os seus custos!

    Se conseguir 200m2 de piso radiante 24h por dia por 170 euros... por favor diga a quem lhe fez esse orçamento que o meta por escrito... e que pague o que for a mais... a não ser que considere a casa aquecida 24h por dia com uns 18/19 graus...


    Cumps

    Kami
  6.  # 7

    Os 170 são só ligado a noite. E Kami para além dos 9000 do piso qt é que se gasta em paneis de tubos de vacuo, e pra que servem, no recuperador de calor, bomba de agua. Eu já não sei o que escolher, se uma pessoa instalar um piso radiante a agua todo xpto, com valores fantasticos e consumos optimos, estamos a falar entao a que preços. Pq para mim perfiro ter um bom chão aquecido a ter banheiras que fazem tudo e depois nada se utiliza, tectos falsos para mostrar as amigas da mulher,..., prefiro andar todo nu em casa em pleno inverno e com um chão em ceramica pela casa toda. :)
  7.  # 8

    Gostava de saber qual o melhor sistema de piso radiante hidraulico e geotermico, que existe se o preço não interessar, mas digam o preço.
  8.  # 9

    O melhor em consumos?
    Piso radiante hidráulico com bomba de calor água-água.
    Estas bombas têm rendimento incriveis, mas claro, são caras e a instalação não é fácil...
    Normalmente exige a perfuração de pelo menos dois furos, uma para captação da água e outro a uma certa distância para voltar a fazer a reposição da água no lençol freático.
    Sem olhar a preço, seria o melhor.
    Justifica-se o gasto no nosso país? NÃO!
    Uma bomba ar-água é muito mais interessante para o nosso clima.
  9.  # 10

    E esse sistema de piso radiante hidraulico com uma bomba de ar-agua é bicho para custar qt? E que equipamentos tem, os paneis solares, o piso e uma bomba
  10.  # 11

    Colocado por: bushyE esse sistema de piso radiante hidraulico com uma bomba de ar-agua é bicho para custar qt? E que equipamentos tem, os paneis solares, o piso e uma bomba

    Preços não sei ao certo. A bomba de calor em si não será muito mais cara que uma boa bomba ar-água. O problema é o resto. O sistema de captação de água, os furos (bem caros!), a instalação etc. Facilmente duplica o custo da bomba.
    O resto do equipamento da piso radiante é sempre igual. Não tem nada a ver se a bomba é ar-água ou água-água.
    Mais uma vez fala nos paineis solares. Mais uma vez lhe digo que em termos de retorno, é um investimento que não faz sentido, ou pelo menos muito pouco, para ajudar no aquecimento central.
  11.  # 12

    Pedro Azevedo, então temos o piso radiante hidraulico, e a bomba de calor todas xpto, e no final qt é que vamos gastar por mês em energia, e só falo a nivel de aquecimento, pq isso de arrefecimento não vejo muita utilidade, basta abrir as janelas de casa, ou ter um bom sistema de ventilação para a casa, mas isto é só a minha opinião. e para além dos gastos mensais, como escolher uma boa bomba de calor, ou qq uma é boa, estilo qt mais barato achar melhor desde que aqueça até 65º.
  12.  # 13

    Colocado por: bushyno final qt é que vamos gastar por mês em energia

    Isso não tem resposta clara.
    Com um estudo bem feito, podem lhe dar valores aproximados. Agora assim aqui sem valores de nada é impossivel.
    Contacte as empresas, ponha-lhe essas questões. Vai ter respostas concretas.

    Colocado por: bushysó falo a nivel de aquecimento, pq isso de arrefecimento não vejo muita utilidade

    Assim sendo, a instalação do piso radiante fica ainda bem mais barato do que os valores que falou para aí...

    Colocado por: bushycomo escolher uma boa bomba de calor, ou qq uma é boa, estilo qt mais barato achar melhor desde que aqueça até 65º.

    Primeiro, para piso radinte são bombas de baixa temperatura, até 45ºC, pois não precisa de mais.
    Segundo, claro que não é assim linear... Quando escolhe um carro também escolhe o mais barato que existe, desde que ande??!!
    Há o preço, os rendimentos (COP, ou seja a relação entra a potencia consumida e produzida, quanto maior o COP melhor), fiabilidade, etc, etc, etc... ;) Se fosse fácil não tinha piada...
    Uma muito barata vai ter grandes rendimentos e muita fiabilidade? Não...
    A mais cara de todas é a melhor? Provavelmente não...
    É como tudo... temos de conseguir encontrar "aquele" equilíbrio entre a qualidade e o custo.

    Mais uma vez remeto para o fórum que já indiquei. Se de facto quer aprender o suficiente para fazer uma escolha em consciência para o que se adapta no seu caso.
  13.  # 14

    Também estou a construir uma moradia, na qual vou instalar aquecimento por piso radiante a água.
    Sempre li que a massa (cimento) que cobre o piso radiante deverá levar um aditivo. Agora o futuro instalador que encontrei diz-me que não será necessário.
    O que pensam disto? Alguém me sabe explicar qual a função do aditivo e como misturar / aplicar?
    Obrigado
    Luis
  14.  # 15

    Colocado por: LuisfccTambém estou a construir uma moradia, na qual vou instalar aquecimento por piso radiante a água.
    Sempre li que a massa (cimento) que cobre o piso radiante deverá levar um aditivo. Agora o futuro instalador que encontrei diz-me que não será necessário.
    O que pensam disto? Alguém me sabe explicar qual a função do aditivo e como misturar / aplicar?
    Obrigado
    Luis

    O betão que vai por cima do sistema deve levar sempre esse aditivo. Esse aditivo é um fluidificante, tornando o betão muito mais fluido sem no entanto se aumentar o conteúdo total de água.
    O objectivo é conseguir um betão com o menor numero possivel de "bolhas de ar" presas no seu interior, o que prejudica a transmissão térmica.
    Poupar nesse aditivo é uma idiotice.

    Cump.
  15.  # 16

    E é assim que um gajo q nao sabe é enganado, viva o forum
  16.  # 17

    Boas,

    pegando no assunto: piso electrico tem um custo/m2 de 17€ a 23€ de instalação (tudo a funcionar) com bom isolamento termico e boa instalação. Boa instalação e utilizar termostatos digitais programaveis e fazer uso deles (por exemplo: quando estamos em casa ou determinada divisão temperatura de conforto 22º a sairmos temperatura de manutenção 18º-19º)
    Utilizando este principio de conforto ao estar gente em casa e temperaturas de manutenção com a casa vazia.
    Acredito nos consumos de 170€/mês para o aquecimento aqui referidos.
    habitações de 150m2 tem consumos por mes de 150,00Euros, tenho amigos que o comprovão.

    Piso radiante a água valores de instalação sem fonte de calor 34€/m2 a 40€/m2.

    Para habitações com areas inferiores a 200m2, nao compensa piso radiante a água. o valor custo x amortização é muito longo.
  17.  # 18

    Colocado por: Luisfcc (..)Sempre li que a massa (cimento) que cobre o piso radiante deverá levar um aditivo. Agora o futuro instalador que encontrei diz-me que não será necessário.
    O que pensam disto?



    Boa tarde Luís

    Que o "futuro instalador" é incompetente!
    • lbvp
    • 18 março 2009

     # 19

    Boas, Compre o aditivo.

    O seu instalador nao anda bem informado e nao sabe o que o aditivo faz?

    Abraço
  18.  # 20

    Colocado por: lbvpBoas, Compre o aditivo.

    O seu instalador nao anda bem informado e nao sabe o que o aditivo faz?

    Abraço


    Com argamassas de 4cm é conveniente o aditivo para diminuir a resistência térmica.

    No pavimento cerâmico climatizado bekotec-therm com apenas 8mm não é necessário.

    http://www.schluter.pt/media_produkte/schlueter_db_9_1_bekotec_pt_0207.pdf

    http://www.schluter.pt/media_produkte/bekotec.zip

    http://www.schluter.pt/media/schlueter_551801_lepo_bekotec_therm_pt.pdf

    http://www.schluter.pt/media/BT9_PT_2009.pdf

    Vai com preços e tudo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0169 seg. NEW