Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: rui.manageré como a treta das lampadas economizadoras e leds da china que medidas tem uma distorção harmonica brutal

isso também está a ser publicitado com 75% de poupança de energia? xiiiiiii
  2.  # 362

Pelos vistos tem que haver cuidado com os burloes power saver, que usam foruns e leilões para vender produtos banha da cobra made in china.
    Para memória futura:
    paulo alexandre martins da fonte rodrigues
    renato joaquim miranda pereira

E o pior é que saem daqui e ja estão a vender ali ao lado, qualquer leilão os aceita, basta mudar o rotulo e mudar o nome para ecosaver ou electricity saver, conversa de vigarista.Sim, porque mais tarde ou mais cedo a coisa dá demasiado nas vistas.
    Mesmo que existisse um verdadeiro economizador de eletricidade com tanta burla, e tanta aldrabice em foruns, era tudo colocado no mesmo saco.

Existe outro problema também, fazem isto também com outros tipos de produtos, basta irem ao miau ou olx, la estao os produtos chineses , vende-se gato por lebre.

Conclusão:

Até existem soluções para cortar nas contas da luz, basta ir às fabricas e ver ,
    ou à microprodução.
  3.  # 363

Colocado por: rui.manageré como a treta das lampadas economizadoras e leds da china que medidas tem uma distorção harmonica brutal

meu caro, na sua opinião quais as lampadas LED com menor poluição harmonica?
    tem alguma marca que recomende?
    ou alguma outra forma de reduzir essa poluição?
    • eu
    • 16 janeiro 2014

# 364

Colocado por: rui.managertem uma distorção harmonica brutal

Distorção harmónica? Que distorção harmónica?
  4.  # 365

Colocado por: euDistorção harmónica? Que distorção harmónica?

tem a ver com os componentes com que é construída a lampada.
    provocam poluição harmonica. também não sei explicar melhor.
    a malta de engenharia electrotécnica estará mais dentro do assunto.
    • eu
    • 16 janeiro 2014 editado

# 366

Colocado por: fernandoFerreiraprovocam poluição harmonica.

E o que é isso? Alteração da forma de onda da tensão da rede?
    • jd_
    • 17 janeiro 2014 editado

# 367

A tensão de entrada tem a forma de uma sinusoide pura isto é identica a função seno, se os aparelhos que temos em casa fossem todos cargas resistivas puras, como por exemplo uma lampada incandescente nao haveria qualquer problema, pois a corrente e a tensao estariam em fase e manteriam a forma. Na realidade quase todas as cargas que temos em casa sao nao lineares e para ajudar cada equipamente electronico tem uma ponte rectificadora associada (converte ac em dc), o que faz com que a tensao e corrente de entrada sejam totalmente diferentes das que entram. Estas alterações originam tensões e correntes com frequencias multiplas da harmonica fundamental (50hz) chamadas harmonicas, sendo as harmonicas impares as mais prejudiciais, isto é a 3(150hz) a 5(250hz), a sua importância vai diminuindo com o aumento da ordem, isto é a terceira prejudica mais que a quinta pois tem uma amplitude maior, estas harmonicas introduzem-se na rede prejudicando a qualidade da energia electrica. Para corrigir este problema utilizam-se filtros passivos e activos.
    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, fernandoFerreira
  5.  # 368

Colocado por: jd_A tensão de entrada tem a forma de uma sinusoide pura isto é identica a função seno, se os aparelhos que temos em casa fossem todos cargas resistivas puras, como por exemplo uma lampada incandescente nao haveria qualquer problema, pois a corrente e a tensao estariam em fase e manteriam a forma. Na realidade quase todas as cargas que temos em casa sao nao lineares e para ajudar cada equipamente electronico tem uma ponte rectificadora associada (converte ac em dc), o que faz com que a tensao e corrente de entrada sejam totalmente diferentes das que entram. Estas alterações originam tensões e correntes com frequencias multiplas da harmonica fundamental (50hz) chamadas harmonicas, sendo as harmonicas impares as mais prejudiciais, isto é a 3(150hz) a 5(250hz), a sua importância vai diminuindo com o aumento da ordem, isto é a terceira prejudica mais que a quinta pois tem uma amplitude maior, estas harmonicas introduzem-se na rede prejudicando a qualidade da energia electrica. Para corrigir este problema utilizam-se filtros passivos e activos.
    Espero ter ajudado.

Ajudou bastante... mas se não for pedir muito, acho que pode ajudar ainda mais... uma vez que percebe do assunto. Eu sou de Civil, pesco qualquer coisa de electricidade (pouco), e este assunto interessa.
    que filtros se podem usar?
    disseram-me que alguns aparelhos (os de melhor qualidade) já incluem esses filtros...
    por exemplo as lampadas fluorescentes compactas e as de LED disseram-me que têm este problema da poluição harmonica.
    disseram-me que por exemplo nas fluorescentes tubulares se pode meter um consensador...

e que implicações tem essa poluição? aumento de consumo? tem danos pra saúde?
    obrigado.
    • jd_
    • 17 janeiro 2014 editado

# 369

As implicações podem ser sobreaquecimento, disparos intempestivos de disjuntores, basta pensar que todos os equipamentos estão projectados para funcionar com uma determinada forma de onda, se a qualidade de energia diminui (estou a falar globalmente não para uma casa, pois cada casa contribui com alguma "poluição"), a tal sinuosidade que devia-mos ter em casa começa a estar distorcida e isso afecta o funcionamento de todos os equipamentos, para alem de ter implicações no proprio produtor de energia, pois implica uma maior produção de energia para a mesma potencia activa. Outro problema é a energia reactiva, que é uma energia que é gerada mas que não é consumida, transita na rede, provocando sobreaquecimento e uma produção adicional de energia, dai ser comum as industrias terem que pagar por esse energia (é mais uma penalização), porque são elas as mais produtoras desta energia, pelo uso de maquinas (cargas não lineares). Para corrigir este problema instalam filtros passivos (normalmente chamados bancos de condensadores), estes filtros vão colocar o factor de potencia da instalação em valores aceitáveis (idealmente em 1).
    Danos para a saúde não conheço, aumento de consumo existe, mas dentro de uma casa penso não ser muito relevante, estou a falar numa potencia contratada de 6,9kVA, o maior problema é mesmo para o produtor por agora, pois implica sobre-produção de energia.Já existem aparelhos que começam a vir equipados com filtros, assim cada aparelho corrige as alterações que ele próprio cria. No futuro penso que será uma regra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
  6.  # 370

Colocado por: jd_No futuro penso que será uma regra

já é obrigatório em qualquer aparelho eléctrico para ser comercialização na UE (ainda que muitos produtos com a sigla CE(China Export) não disponham de qualquer elemento de correcção),

a maneira mais eficiente de corrigir o factor de potencia e as harmónicas é logo na sua origem,
  7.  # 371

Atenção temos o China Export CE e o C E - marcação CE (o símbolo CE num produto, o fabricante assume a inteira responsabilidade da sua conformidade com a legislação europeia aplicável)
    Não confundir... se bem que muito parecidos os "simbolo" apresentam porporções no lettering um pouco diferentes.

Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • jd_
    • 18 janeiro 2014

# 372

Nao tenho conhecimento dessa norma europeia, sei que a obrigação de um etiqueta que classifica cada equipamento em termos energeticos, vai "obrigar" a que os fabricantes corrijam estes problemas. Pois o consumidor pode não perceber de factor de potencia, taxa de distorção harmonica, mas sabe olhar para uma etiqueta e ver que um classe A e melhor que um B, e ao saber isso ta a comprar um equipamento mais eficiente, logo o mercado irá dar uma ajuda, pois os pior classificados vão vender menos. A sigla CE se não me engando quer dizer conformidade europeia.
    E sim, a soluçao ideal é corrigir esses "problemas" na origem, isto éem cada equipamento.
  8.  # 373

Ahahaah, até a marcação CE falsificaram? Demais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, two-rok, jorgealves
  9.  # 374

Colocado por: danobregaAhahaah, até a marcação CE falsificaram? Demais.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,jorgealves

pior é ser aceite sem qualquer impedimento pela UE,

e as semelhanças são mais do que evidentes.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, jd_
    • eu
    • 18 janeiro 2014

# 375

Colocado por: jorgealvespior é ser aceite sem qualquer impedimento pela UE,

Eu considero inacreditável que existam tantas regras e tantas certificações para as indústrias europeias e depois deixam entrar lixo (muitas vezes perigoso) vindo da china...
    Concordam com este comentário: two-rok, jd_
    • jd_
    • 19 janeiro 2014

# 376

Quando se pensa que já se viu tudo.
    •  
      FD
    • 22 janeiro 2014

# 377

Nada de novo mas, sempre é mais alguém a dizer o mesmo: http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/noticia/economizadores-de-energia-prometem-muito-mas-sao-inuteis

Claro que haverá quem diga o contrário mas...
    Concordam com este comentário: eu, joni
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, eu, V
  10.  # 378

Além do que "todos" já sabíamos (gastar mais energia e serem inúteis) são também PERIGOSOS!!!!
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 379

Colocado por: civismoOlhem aqui esta noticia sobre o mesmo aprelho "fraudolento" na australia :https://www.youtube.com/watch?v=fSZM_e5vveI

Ainda chamam aqui a atenção de um detalhe que nao me tinha lembrado : Se aquilo é um condensador em paralelo com os pinos da tomada, quer dizer que quando se retira o aparelho da tomada o condensador vem carregado, havendo o risco grave de apanhar uma descarga electrica ao tocar nos pinos que se enfiam na tomada , ja tinham reparado nisso ???

Conheço um senhor que tem uma coisa dessas , havia de passar por casa dele e levar um multimetro para ver se é verdade.

Levar com uma descarga de um condensador pode provocar um choque feio .. a DECO e ASAE deveria andar em cima disto e testar por eles mesmos.

Em novembro ja aqui tinha falado da hipótese de apanhar um choque num aparelho destes, ainda bem que a DECo já chamou atencao sobre o assunto: http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/noticia/economizadores-de-energia-prometem-muito-mas-sao-inuteis

E digo mais: Se o condensador esta em paralelo com os terminais, ha poucas hipoteses de desligar o condensador dos terminais: Ou colocam uma resistencia em paralelo (o que faz com que aumentem ainda mais o consumo), ou entao tem que levar uma espécie de relé, que só atraca o condensador quando é alimentado. (tambem gasta um bocadinho, mas gasta menos)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 380

0.0234 seg. NEW