Iniciar sessão ou registar-se
    • nero
    • 4 janeiro 2009 editado

     # 1

    Necessito de esclarecer uma questão sobre as diferenças entre o cimento e o betão (se é que as há).
    Estou a iniciar a construção de uma casa, não sou engenheira e completamente leiga no assunto.
    Houve necessidade de escavar uma parte do terreno para que este ficasse direito e o construtor informou-me que depois de tudo nivelado e devidamente aterrado iria proceder ao enchimento da laje do rés-do-chão com cimento feito na tradicional betoneira em vez do betão que irá utilizar nos pilares.
    E é aqui que a minha dúvida surge. Este procedimento do construtor é correcto e seguro?
  1.  # 2

    Cara nero
    Confesso que não entendi a frase:
    «cimento feito na tradicional BETONEIRA em vez do betão que irá utilizar nos pilares»

    Betão = cimento+areia+pedra+água.

    Luis K W
    Lisboa-Portugal
    • nero
    • 4 janeiro 2009

     # 3

    Caro Luis,

    Quando me refiro à "tradiconal betoneira" é a pequena que é utilizada nas obrasE o betão que irá ser utilizado nos pilares é o que é levado às obras por empresas como a "Secil prebetão", passo a publicidade.

    A questão é saber se são iguais em termos de qualidade.

    Obrigado
  2.  # 4

    Colocado por: neroA questão é saber se são iguais em termos de qualidade.
    Teoricamente sim, são, mas o de central, além de mais económico, a qualidade é geralmente superior, porque as dosagens (misturas) são controladas, ao contrário do feito em obra, onda as misturas são um pouco a olho
  3.  # 5

    Cara Nero
    A situação que descereve é muito habitual: por exemplo para os linteís é habitual fazer-se o cimento em obra, porque os linteis ficam normalmente abaixo da altura de um homem e portanto é fácil encher a cofragem de cimento. Quando a cofragem fica mais alta (vigas, colunas e placas) é quando é muito mais vantajoso para o construtor pedir a betoneira.

    Se houvesse fiscalização a sério, o cimento de obra teria a proporções certas, mas é certo que o de central é mais seguro pois é mais controlado.
    • nero
    • 5 janeiro 2009

     # 6

    Obrigado a todos pela vossa ajuda.

    Queria esclarecer esta dúvida, para poder argumentar junto do construtor e posteriormente com o engº responsável da obra.

    Uma vez mais obrigado
  4.  # 7

    Cara Nero

    Existe também outra situação. Normalmente o betão feito em central vai em camiões que levam entre 8 a 10 m3 de cada
    vez. Se for apenas para encher um pilar ou uma viga, ou seja qualquer coisa pequena é incomportável a utilização de betão
    de central pois o transporte fica a um preço absurdo. É necessário ter isso em consideração.

    Existem também algum tipo de betão que não é fornecido de central, que é o caso de betão de enchimento (por exemplo com adição
    de esferovite ou leca) que terá sempre de ser executado em obra.

    Se tiver dúvidas em relação ao betão feito em obra poderá sempre pedir um ensaio, mas aviso que cada ensaio fica em cerca de 50 a 60 €
    por amostra, nunca sendo aconselhável efectuar apenas uma amostra.

    Cumprimentos

    Nuno Nunes
  5.  # 8

    Tenho uma situação que é o seguinte devo adquirir um terreno que já lá tem uma estrutura com tijolo, e vou mandar abaixo, a questão é devo deixar a laje da base e fazer uma caixa de ar e depois fazer uma outra laje impermiabilizada e isolada ou devo realmente destruir tudo e fazer tudo de novo dado que não sei o que meteram debaixo daquela laje de base.
 
0.0131 seg. NEW