Iniciar sessão ou registar-se
    • nero
    • 4 janeiro 2009 editado

     # 1

    Necessito de esclarecer uma questão sobre as diferenças entre o cimento e o betão (se é que as há).
    Estou a iniciar a construção de uma casa, não sou engenheira e completamente leiga no assunto.
    Houve necessidade de escavar uma parte do terreno para que este ficasse direito e o construtor informou-me que depois de tudo nivelado e devidamente aterrado iria proceder ao enchimento da laje do rés-do-chão com cimento feito na tradicional betoneira em vez do betão que irá utilizar nos pilares.
    E é aqui que a minha dúvida surge. Este procedimento do construtor é correcto e seguro?
  1.  # 2

    Cara nero
    Confesso que não entendi a frase:
    «cimento feito na tradicional BETONEIRA em vez do betão que irá utilizar nos pilares»

    Betão = cimento+areia+pedra+água.

    Luis K W
    Lisboa-Portugal
    • nero
    • 4 janeiro 2009

     # 3

    Caro Luis,

    Quando me refiro à "tradiconal betoneira" é a pequena que é utilizada nas obrasE o betão que irá ser utilizado nos pilares é o que é levado às obras por empresas como a "Secil prebetão", passo a publicidade.

    A questão é saber se são iguais em termos de qualidade.

    Obrigado
  2.  # 4

    Colocado por: neroA questão é saber se são iguais em termos de qualidade.
    Teoricamente sim, são, mas o de central, além de mais económico, a qualidade é geralmente superior, porque as dosagens (misturas) são controladas, ao contrário do feito em obra, onda as misturas são um pouco a olho
  3.  # 5

    Cara Nero
    A situação que descereve é muito habitual: por exemplo para os linteís é habitual fazer-se o cimento em obra, porque os linteis ficam normalmente abaixo da altura de um homem e portanto é fácil encher a cofragem de cimento. Quando a cofragem fica mais alta (vigas, colunas e placas) é quando é muito mais vantajoso para o construtor pedir a betoneira.