Colocado por: mariasimoesBoa tarde!
Estou com o seguinte problema: Fiz um empréstimo em 2002 para compra de um a apartamento, em que o spread actual é de 0,5%. Em Janeiro de 2011 fiz um novo empréstimo no mesmo banco para aquisição de uma casa antiga para reconstruir. O spread deste empréstimo ficou em 1,85%. Aquando da escritura deste imóvel, foi declarado que seria para habitação própria permanente, pelo nas finanças pedi a alteração do apartamento para secundária.
Acontece que no banco nunca fizeram a alteração da finalidade do 1º empréstimo de própria permanente para secundária. Só em finais de maio deste ano, o banco me veio dizer que deveria ser feita essa alteração e que por isso o spread do antigo empréstimo teria que ser aumentado para 1,85%. É isto legal? Alguém me sabe informar se tenho que aceitar esta proposta? Depois de passado um ano e meio e sem que essa alteração me traga qualquer benefício, uma vez que nas finanças está tudo correcto...
Agradeço muito todo o esclarecimento/conselho que me possam dar!
Colocado por: mariasimoesO banco não pode alterar o spread unilateralmente. Se eu não aceitar a proposta, o que é que me pode acontecer?
Colocado por: mariasimoesObrigada gfrmartins pelas informações prestadas!
O que me desagrada em toda esta situação é que o banco teve conhecimento da alteração para habitação secundária, eu fui totalmente transparente e não omiti nada, ainda para mais porque fez a escritura do 2º empréstimo com finalidade de habitação permanente. Se eu tivesse sido informada que esta alteração levaria a este agravamento de spread, certamente teria mantido o 1º como permanente e feito a escritura do 2º para habitação secundário. E só faria a alteração da 2ª para permanente depois de vender o apartamento (1º)!
Sinto que não fui convenientemente informada/aconselhada!
E que esta proposta é de um grande oportunismo para o banco da qual sou cliente há mais de 20 anos...ainda para mais porque é um empréstimo que será liquidado mal venda a casa e que por isso não terei qualquer interesse em mudar de banco neste momento...
Desculpe gfrmartins, mas não concordo se possam alterar unilateralmente, caso contrário já o teriam feito! E não me teriam enviado uma carta com a proposta para eu assinar. O que eu não sei é qual serão as consequências de eu não aprovar as condições que me propõem! A finalidade da habitação nas finanças já foi alterada há 1 ano e meio e não poderei agora voltar atrás...acho que o erro foi do banco em não ter proposto e efectuado a alteração na altura apropriada!
Não concordo com a actuação do banco, acho que viram agora uma oportunidade de recita extra, e por isso estou tentada a não assinar a proposta, mas gostava de saber quais poderão ser as consequências desta atitude...
Colocado por: mariasimoesObrigada gfrmartins pelas informações prestadas!
O que me desagrada em toda esta situação é que o banco teve conhecimento da alteração para habitação secundária, eu fui totalmente transparente e não omiti nada, ainda para mais porque fez a escritura do 2º empréstimo com finalidade de habitação permanente. Se eu tivesse sido informada que esta alteração levaria a este agravamento de spread, certamente teria mantido o 1º como permanente e feito a escritura do 2º para habitação secundário. E só faria a alteração da 2ª para permanente depois de vender o apartamento (1º)!
Sinto que não fui convenientemente informada/aconselhada!
E que esta proposta é de um grande oportunismo para o banco da qual sou cliente há mais de 20 anos...ainda para mais porque é um empréstimo que será liquidado mal venda a casa e que por isso não terei qualquer interesse em mudar de banco neste momento...
Colocado por: mariasimoesMas eu considero que tenho cumprido com tudo o que está no contrato!
Colocado por: mariasimoespedromdf, que eu saiba o banco é uma entidade que presta serviços pagos pelos clientes! Se não executa devidamente os seus serviços deve ser responsável pelos seus actos e não imputá-los pelos clientes.
Para que me serve ter um "gestor dedicado" se não me aconselha devidamente?
Quanto à informação, que continua a ser omitida, porque há dois meses fiz um pedido de informação por escrito e até hoje não obtive resposta!!! Para além de me ter sido dada muita informação verbal errada...
Colocado por: mariasimoesluisvv não sei o que o contrato prevê em caso de incumprimento, não o tenho aqui comigo. Mas eu considero que tenho cumprido com tudo o que está no contrato!