Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sabe o que é um estore térmico?

    Conheço aquilo a que chamam estore "térmico", duvido que o Mikael98 saiba exactamente para que serve um estore e qual o seu efeito num vão envidraçado. Proponho-lhe o seguinte: dê um exemplo de uma janela - escolha as dimensões, caixilharia e vidros a seu gosto. Depois disso calcule os ganhos e perdas nessa janela com estores normais. A seguir faça o mesmo com estores "térmicos". Mostre aqui os resultados, se descobrir alguma diferença eu dou-lhe um doce.

    Editado: estou capaz de apostar o meu pescoço em como é profissional instalador da arte de caixilharia e afins.
    Concordam com este comentário: treker666, pdavidmarques, jorgealves
  2.  # 2

    É óbvio que sou profissional... poupe lá o pescoço.
    https://forumdacasa.com/discussion/2099/janelas-pvc-ou-aluminio/
    Agora ninguem me verá aqui a publicitar ou promover os meus serviços.
    Se não é esse o seu caso e nem é profissional,( não me vou dar ao trabalho de pesquisar ).. nem sei em que bases é que opina.
    Agora o que eu não percebo mesmo é de fóruns.. até posso estar equivocado, mas parece-me que paira por aqui um nucleo de membros, que andam nisto há uns anitos.. que foram ganhando uma compreensível cumplicidade.. o que lamentavelmente diminui a credibilidade de qualquer discussão.
    A sua argumentação no que se refere aos estores.. é demasiada ridicula para continuar a dar-lhe resposta.
  3.  # 3

    É óbvio que sou profissional... poupe lá o pescoço.
    https://forumdacasa.com/discussion/2099/janelas-pvc-ou-aluminio/
    Agora ninguem me verá aqui a publicitar ou promover os meus serviços.

    Não me lembro de ter dito que anda a publicitar ou oferecer serviços. A minha suposição é fácil de explicar: essa visão errada dos estores “térmicos” é muito comum nesses profissionais e o Mikael98 é um bom exemplo disso – vejo muitos assim, sabe, também ando na obras.

    Agora o que eu não percebo mesmo é de fóruns.. até posso estar equivocado, mas parece-me que paira por aqui um nucleo de membros, que andam nisto há uns anitos.. que foram ganhando uma compreensível cumplicidade.. o que lamentavelmente diminui a credibilidade de qualquer discussão.

    Para quem não foi pesquisar faz afirmações demasiado assertivas – e erradas no que a mim me diz respeito.

    A sua argumentação no que se refere aos estores.. é demasiada ridicula para continuar a dar-lhe resposta.

    Isso é fácil de dizer e, creio, uma fuga nada original. Bom era que explicasse e quantificasse as vantagens que atribui aos estores “térmicos”. Se for capaz, claro.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  4.  # 4

    Colocado por: j cardosoBom era que explicasse e quantificasse esse efeito as vantagens que atribui aos estores “térmicos”.

    Também vou ficar à espera.....
  5.  # 5

    Vocês não entendem nada de horta...o homem quiz dizer térmicos porque aquecem cmó raio no Verão...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., jorgealves
  6.  # 6

    Parece que a turma está toda activa.
    Vamos lá então..
    Penso que será unânime que qualquer estore é considerado uma protecção solar. Correcto? ou acham que será unicamente uma questão de luminosidade.
    Além de evitarem que o calor incida directamente nos vidros, permitem ainda a formação de um espaço de ar entre a protecção e o vão envidraçado da janela.
    Dir-me-ão, entendidos que são.. então os estores de pvc também produzem esse efeito, e não é por isso que são considerados térmicos.
    Mas é aí que entra o poliuretano.. sabem o que é certamente, e por fazer parte da composição " Esteira Térmica ".. são considerados e denominados estores térmicos.
    Como o Rocha diz... aquecem como raio no Verão.. agora imaginem o quê que aquecia se não fosse os estores.
  7.  # 7

    Hó homem o sr.não está a ver o filme...quanto as esteiras estão corridas provocam um aquecimento excessivo devjdo ao efeito de estufa que provocam sem darem hipótese nenhuma de arejamento...já experimentou alguma vez abrir uma janela nessas condições nunca sentiu o bafo quente?Aquece desse modo o envidrado e esfe por convecção transporta o calor para o interior se os vidros não tiverem um bom coeficiente de sombra!
  8.  # 8

    O pvc é de longe mais isolante do calor porque oferece mais resistência ou não se detriuraria muito mais!
    Concordam com este comentário: Luis K. W., treker666
  9.  # 9

    Caro Mikael98,
    Releia o que escrevi em cima
    Colocado por: Luis K. W.(...) Os estores "térmicos" sao uma inutilidade térmica. E sei-o por experiência própria. Substituí UM dos estores do meu apartamento (de PVC) para "térmico". Aquilo no Verão dá para estrelar um ovo!
    Em contrapartida, pode vir o maior vendaval (e eu moro num 15.piso no Areeiro) que aquilo não abana nem faz ruído.

    Portanto, os estores de PVC fazem o papel que lhes compete (sombreamento e algum isolamento térmico).

    Enquanto que os estores «térmicos» - como NÃO TÊM corte térmico, a temperatura da face exterior fica igual à temperatura da face interior - se estiverem expostos ao sol no Verão, até QUEIMAM. Em contrapartida, oferecem uma melhor resistência mecânica.

    Quanto ao facto de alguns membros do Forum já por cá andarem há uns tempos, e "se conhecerem", não quer dizer que estejamos sempre, sempre, sempre de acordo!
    (imagine que aqui andam benfiquistas, andr... portistas, e até há lag... sportinguistas!).
    Acho que só estamos de acordo quando toca a "bater" no Governo (qualquer que ele seja). :-)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 10

    Colocado por: Jorge RochaO pvc é de longe mais isolante do calor porque oferece mais resistência ou não se detriuraria muito mais!


    Começo a ficar sem argumentação... algo que se "detriura" mais, oferece mais resistência.
    Um serralheiro que se preze, já não usa estores em pvc.
  11.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.Enquanto que os estores «térmicos» - como NÃO TÊM corte térmico

    É isto que o Mikael98 ainda não percebeu, o alumínio que está do lado de fora do poliuretano é o mesmo que está na parte de dentro, como é bom condutor térmico, está à mesma temperatura, e o ar interior como não tem ventilação está a uma temperatura muito superior ao ar exterior.

    Colocado por: Mikael98mas parece-me que paira por aqui um nucleo de membros, que andam nisto há uns anitos.. que foram ganhando uma compreensível cumplicidade..

    Caro Mikael98, o próximo almoço do forum da barraca já está marcado, será no inicio de 2013 em Penacova, lampreia, chanfana, e provavelmente mais alguma iguaria da região, o organizador é o membro alv, portanto faça o favor de comparecer, e deixe-se de queixinhas....
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mikael98
  12.  # 12

    Em discussão amigável com um fornecedor destes mesmos materiais, também ele me falava da mesma maneira relativamente ao corte térmico que seria efectuado pelo poliuretano no interior. A forma mais simles que encontrei para ele perceber foi colocar uma "tira" de cada no chão, ao sol, e após uma horita, ele percebeu o que queria dizer, pois o efeito na calçada é o mesmo que se sente no vidro. Assim, não é preciso viagem de estudo ao LNEC :D
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W., Jorge Rocha
  13.  # 13

    Hó Micael quando uma coisa se detriora oferece mais resistência né?Quanto ao profissionalismo primeiro o cliente depois o que ele possa pensar!!!
  14.  # 14

    Após uma leitura atenta de todos os comentários aqui apresentados, acho que podemos concluir:
    a) os estores, embora tenham a função de evitar que os raios solares incidam directamente sobre os vãos envidraçados, não podem ser considerados térmicos, uma vez que o poliuretano injectado no interior das laminas não têm qualquer efeito térmico, pois o alumínio perfilado que compõe a própria lamina não tem corte térmico.
    Porque será que isto não faz qualquer sentido.
    1) ao contrário do que aqui parecem fazer crer, a esteira térmica não está em contacto directo com a estrutura que compõe o vão.. pois existe um espaço que intermédio, propicio à ventilação. ( logo essa experiência da tira no chão, não faz lá muito sentido )
    2) como já referi anteriormente, existem esteiras térmicas com densidades de poliuretano superiores, normalmente a mais utilizada, têm em média 70K/m3 mas existe uma HD com 180K/m3 para zonas de maior exigência.
    3) as calhas onde correm os estores, em esteira térmica são compostas por uma pelúcia para uma melhor estanqueidade... ( estanque = hermético )

    Edit: Hó Jorge, não consigo perceber essa teoria de que o que deteriora é o que oferece mais resistência... isto não é boxe, o que se deteriora mais é o que apresenta menos resistência, mais fragilidades ou menos adequado.
    Os materiais evoluem, e nós temos que acompanhar as tendências, hoje em dia, a esteira térmica já se banalizou no mercado da reabilitação de estores, os preços já se ajustaram ao mercado, hoje em dia, a diferença de preço é minima ou mesmo inexistente... a mão de obra é idêntica, e quanto mais não fosse pela sua melhor resistência mecanica, seria sempre de recomendar em qualquer situação.
  15.  # 15

    Diga lá então...o coeficiente de sombra ou o factor solar de uma esteira em alumínio perfilado.
  16.  # 16

    Colocado por: Mikael98Após uma leitura atenta de todos os comentários aqui apresentados, acho que podemos concluir:
    a) os estores, embora tenham a função de evitar que os raios solares incidam directamente sobre os vãos envidraçados, não podem ser considerados térmicos, uma vez que o poliuretano injectado no interior das laminas não têm qualquer efeito térmico, pois o alumínio perfilado que compõe a própria lamina não tem corte térmico.
    Porque será que isto não faz qualquer sentido.


    Caro Mikael98, se pesquisar, poderá verificar que não faço parte de nenhuma empresa de CC nem estou ligado ao ramo. Sou um mero curioso, hobbysta que se vai entretendo a reparar umas coisas pela casa e a fazer pequenas obras de restauro numa casita de pedra que comprei para passar o tempo e ganhar cabelos brancos mais rapidamente. Portanto, falo-lhe como consumidor final...mas aquele que detesta ser embrulhado por técnicos pouco capazes de demonstrar as reais capacidades do seu produto, o que infelizmente é o que não falta por aí.

    O exemplo que lhe dei, serve para demonstrar o que acontece DO LADO CONTRÁRIO da lâmina de estore. O facto de ter poliuretano no interior, de nada serve pois se olhar para a zona de corte do alumínio, este está interligado entre si. Ora, a transferência de calor que existe é simplesmente BRUTAL, transmitindo desta forma uma quantidade de calor muito mas mesmo muito superior ao estore de pvc. E para tal, basta experimentar, não é propramente como a religião em que temos de acreditar. MAs como o Mikael98, existem muitos profissionais do ramo com a mesma ideia, que lhes foi erradamente transmitida por quem produziu o produto inicialmente. Assim, um pouco como a coca-cola quando apareceu, percebe?

    Mais que isto não lhe sei explicar. Não me peça contas nem factores de dissipação de energia e afins...

    Quando tomei conhecimento desta situação foi aqui no fórum da Casa e fui ter com um amigo que comercializa o produto. Também ele pensava como você..e como eu, claro. A verdade é que as dúvidas foram-se naquele momento!
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  17.  # 17

    Colocado por: Mikael98Após uma leitura atenta de todos os comentários aqui apresentados, acho que podemos concluir:
    a) os estores, embora tenham a função de evitar que os raios solares incidam directamente sobre os vãos envidraçados, não podem ser considerados térmicos, uma vez que o poliuretano injectado no interior das laminas não têm qualquer efeito térmico, pois o alumínio perfilado que compõe a própria lamina não tem corte térmico.
    Porque será que isto não faz qualquer sentido..
    A si não faz qualquer sentido porque ainda não entendeu que NÃO estamos a comparar COLOCAR estores "térmicos", com NÃO COLOCAR estores "térmicos"!

    Estamos a comparar COLOCAR estores "térmicos" com COLOCAR estores de PVC.

    Já lhe disse antes que tenho UM estore "térmico" precisamente no meio de outros dois de PVC.
    Quando os estores estão fechados, a meio de um dia de Verão (para sombrear a casa), se eu abrir a janela que tem o estore "térmico" parece que abri a porta de UM FORNO!
    A tal pelúcia que permite a estanquicidade também "ajuda" a não permitir qualquer circulação do ar que está entre a esteira e o vidro (com o exterior), pelo que a acumulação de calor é infernal.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  18.  # 18

    Obrigado a todos, estive fora o fim de semana, estava expectante em relação aos orçamentos que pedi, mas deles nem rasto.
    Surpresa a minha, ter suscitado neste fórum, uma discussão em torno dos estores térmicos vs estores de pvc eh eh, nunca pensei.
    Os estores para mim ainda são o menos, agora estar mais de uma semana à espera de um orçamento para meia duzia de janelas, é que não tem jeito.
    Santos da casa, não fazem milagres, vou começar a contactar empresas de fora da zona de Lisboa, são capazes de chegar cá mais rapidamente.
    Fui ao Google e o que é que eu vejo.. dezenas de empresas, nunca pensei que existissem tantas, é ás pazadas!!!
    Vou começar a enviar para todas elas, só espero que agora não me apareçam todas de uma vez, pois era mesmo isso que queria evitar, quando escolhi pelas páginas amarelas, empresas mais locais.
    Voltando aos estores, que efectivamente vou precisar de os mudar também, por acaso todos me propusseram térmicos.. e eu, que seja.
    Quero é orçamentos.
  19.  # 19

    Boa tarde a todos,

    Chego à conclusão que o melhor será estores térmicos com projeção??
    Concordam com este comentário: Mikael98
  20.  # 20

    Colocado por: Rubem DiasObrigado a todos, estive fora o fim de semana, estava expectante em relação aos orçamentos que pedi, mas deles nem rasto.
    Surpresa a minha, ter suscitado neste fórum, uma discussão em torno dos estores térmicos vs estores de pvc eh eh, nunca pensei.
    Os estores para mim ainda são o menos, agora estar mais de uma semana à espera de um orçamento para meia duzia de janelas, é que não tem jeito.
    Santos da casa, não fazem milagres, vou começar a contactar empresas de fora da zona de Lisboa, são capazes de chegar cá mais rapidamente.
    Fui ao Google e o que é que eu vejo.. dezenas de empresas, nunca pensei que existissem tantas, é ás pazadas!!!
    Vou começar a enviar para todas elas, só espero que agora não me apareçam todas de uma vez, pois era mesmo isso que queria evitar, quando escolhi pelas páginas amarelas, empresas mais locais.
    Voltando aos estores, que efectivamente vou precisar de os mudar também, por acaso todos me propusseram térmicos.. e eu, que seja.
    Quero é orçamentos.

    Ok...

    Use o email [email protected] e mandar-lhei de imediato os orçamentos que pretende.
 
0.0248 seg. NEW