Iniciar sessão ou registar-se
    • 9121
    • 3 outubro 2012 editado

# 1

Olá a todos.

Estou a construir uma moradia e descobri depois disso a existência deste fórum. Com pena, pois já vi e li tópicos em que os proprietários do novo imóvel encontram uma preciosa ajuda, quer com ideias, quer com dicas úteis ou mesmo alertando situações menos corretas de "feitura" e de trabalho.

Pois bem, nesse intuito venho pedir ajuda.

Tenho um local pré-defenido para o local da churrasqueira e sei (ou sabia) em termos de gosto o "modelo" de churrasqueira a fazer. Basicamente uma embutida na parede muito "soft e clean"! Esta ficará de frente para a cozinha.

Como umas fotos valem por mil palavras...

O local, assinalado vermelho (o espaço amplo foi deixado assim no caso de querer aproveitamentar o espaço inferior debaixo da "boca da churrasqueira"):

Image Hosted by ImageShack.us

------------------E gostaria de algo deste genero:-------------

Que me dizem? Demasiado "minimalista"? Pouco útil? Será algo que ficará bonito (termo relativo)? Fazer a churrasqueira de outro modo?

Teriam outra ideia para o local ou mesmo mudar de local? Sei que muitos de vós têem muita experiência e se me puderem ajudar, fico antecipadamente grato.

Obrigado e aguardo os vossos comentários.
    • 9121
    • 3 outubro 2012 editado

# 2

Post repetido.
    As minhas desculpas.
  1.  # 3

Colocado por: 9121E gostaria de algo deste genero:

É uma boa solução. Reparou que todas tem uma cobertura, e a sua não tem? Tem que pensar nisso, porque quando chove também sabe bem uma churrascada.
    Concordam com este comentário: 9121
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 9121
    • 9121
    • 3 outubro 2012

# 4

Colocado por: Picareta
    É uma boa solução. Reparou que todas tem uma cobertura, e a sua não tem? Tem que pensar nisso, porque quando chove também sabe bem uma churrascada.

Concordo. Se bem que associo uma churrascada ao bom tempo (porventura erradamente). É algo a pensar.

Obrigado!
  2.  # 5

só não compreendo a localização da oliveira ( ou vice versa) uma vez que a futura churr e a mesma parecem estar um pouco em conflito.
    • 9121
    • 3 outubro 2012

# 6

Colocado por: marco1só não compreendo a localização da oliveira ( ou vice versa) uma vez que a futura churr e a mesma parecem estar um pouco em conflito.

Poderia a oliveira estar um pouco mais afastada, certamente que sim! No entanto apesar de não ser, talvez bem perceptível, existe espaço "suficiente" para ambas.
  3.  # 7

O local que destinou à churrasqueira parece não ter chaminé associada. Como é que está a pensar resolver a questão?
    • mog
    • 3 outubro 2012

# 8

9121, a dica do Picareta é muito útil. Se é para fazer churasqueira, penso que se deve fazer de modo a ser utilizada também em dias em que não está um tempo maravilhoso, apesar de que é quando sabe melhor:)

Eu diria mesmo que se é para fazer sem cobertura, então mais valia fazer como eu: usar um daqueles assadores que se compram num hipermercado que sempre fica mais barato.

Avançando para a churrasqueira, gosto muito dos exemplares que colocou, sobretudo do primeiro se tiver acesso fácil à cozinha a partir daí pois pode assim prescindir do "lavatório".
  4.  # 9

Colocado por: marco1só não compreendo a localização da oliveira ( ou vice versa) uma vez que a futura churr e a mesma parecem estar um pouco em conflito.

Como me parece evidente, a oliveira naquele local, serve para ir cortando os ramos e metendo na fogueira, brilhante ideia :-)))...devia plantar pelo menos mais duas, para ter um bom stock de lenha!!!
  5.  # 10

O meu conselho:
    Compre uma churrasqueira móvel e utilize esse nicho para outros fins.
    Sem querer generalizar, a maior parte das pessoas que prevêm esses churrascos.. acabam por não os utilizar.

A minha opinião sobre isso que tem aí:
    O espaço é curto, dúvido que funcione ou seja sequer funcional.
    Durante a utlização vai sujar as paredes com os fumos... está demasiado perto da oliveira, se o vento muda de direcção não consegue grelhar ou leva com os fumos.
    Concordam com este comentário: marco1
    • 9121
    • 3 outubro 2012

# 11

Colocado por: pedromdfO local que destinou à churrasqueira parece não ter chaminé associada. Como é que está a pensar resolver a questão?

Caro Pedro, de facto parece. Aquando do "enchimento" da placa da garagem foi colocado um tubo em inox (não sei o seu diâmetro de cabeça) para a saída do fumo da churrasqueira. É só fazer o "chapéu/saco" interior da churrasqueira, colocar o tubo e uma girandola. Obviamente o que ficará visivel será apenas a "boca da churrasqueira" como na primeira foto que serve de exemplo. Desculpe não saber os termos correctos a aplicar.
    • 9121
    • 3 outubro 2012

# 12

Colocado por: mog9121, a dica do Picareta é muito útil. Se é para fazer churasqueira, penso que se deve fazer de modo a ser utilizada também em dias em que não está um tempo maravilhoso, apesar de que é quando sabe melhor:)

Eu diria mesmo que se é para fazer sem cobertura, então mais valia fazer como eu: usar um daqueles assadores que se compram num hipermercado que sempre fica mais barato.

Avançando para a churrasqueira, gosto muito dos exemplares que colocou, sobretudo do primeiro se tiver acesso fácil à cozinha a partir daí pois pode assim prescindir do "lavatório".

O acesso a cozinha é mesmo ali ao lado!! A segunda foto é tirada dentro da cozinha.

Tal como o sr. o primeiro exemplo é o que gosto mais.
    • 9121
    • 3 outubro 2012

# 13

Colocado por: Pedro BarradasO meu conselho:
    Compre uma churrasqueira móvel e utilize esse nicho para outros fins.
    Se querer generalizar, a maior parte das pessoas que prevêm esses churrascos.. acabam por não os utilizar.

A minha opinião sobre isso que tem aí:
    O espaço é curto, dúvido que funcione ou seja sequer funcional.
    Durante a utlização vai sujar as paredes com os fumos... está demasiado perto da oliveira, se o vento muda de direcção não consegue grelhar ou leva com os fumos.
    Concordam com este comentário:marco1

Obrigado pela ajuda e dica. De facto hoje em dia muitas coisas "são só para inglês ver"! No entanto penso em lhe dar o devido uso.

O largura do nicho andará pelos 80cm. Será curto?

Como é óbvio, se for bem feita, a maioria do fumo sairá pela chaminé! No entanto admito que um "nadinha" de afastamento da churrasqueira era o ideal, uma vez que na oliveira não se pode mexer!!
    • 9121
    • 3 outubro 2012 editado

# 14

Já agora, qual é a altura ideal para uma churrasqueira deste género, fixa?
  6.  # 15

Esse nicho parece não ter mais de 60cm... ms posso estar enganado, estou a "tirar" medidas pela caixa ao lado.
    Uma chaminé não vai evitar a sujidade.... e muito menos o fumo. Pelo menos na situação em apreço. Quanto à altura da boca do lar... depende da largura e profundidade do "lar"

No entanto, já questionou o autor do projecto de arquitectura? qual a opinião do mesmo?
    • 9121
    • 3 outubro 2012

# 16

Colocado por: Pedro BarradasEsse nicho parece não ter mais de 60cm... ms posso estar enganado, estou a "tirar" medidas pela caixa ao lado.
    Uma chaminé não vai evitar a sujidade.... e muito menos o fumo. Pelo menos na situação em apreço. Quanto à altura da boca do lar... depende da largura e profundidade do "lar"

No entanto, já questionou o autor do projecto de arquitectura? qual a opinião do mesmo?

Caro Pedro, obrigado pela ajuda. Mais logo posso confirmar as medidas quer em largura quer em profundidade.

O primeiro exemplo que cá mostro é o que gosto mais e de qual provavelmente seguirei. Este exemplo tem as mesmas caracteristicas que o meu, certo. Então problema de fumos e sujidade vão existir em ambos?

Quanto ao autor do projeto, infelizmente adoeceu e não está capaz de nada (alzheimer). "Sorte a minha", que a casa já estava "acabada" faltando alguns pormenores! A garagem está um pouco atrasada, mas vai avançar em breve, por isso a minha dúvida. Resumindo, ela (churrasqueira) está projetada como no exemplo 1, embutida e com cotas definidas (não as tenho agora), no entanto acabo por pedir ajuda, pois muitos de vós têem muita experiência na matéria.

Obrigado.
  7.  # 17

então a oliveira foi projecto seu :))

olhe não acredito na funcionalidade dessa churrasqueira, vai acabar por fazer mais esterco do que churrascos, eu sei que fica muito lindo esteticamente e muito minimalista, mas quem gosta de um bom churrasco "precisa" de mais banca de apoio
    então transportar por transportar os acessórios mais valia uma coisa amovivel.
    • 9121
    • 3 outubro 2012

# 18

Colocado por: marco1então a oliveira foi projecto seu :))

olhe não acredito na funcionalidade dessa churrasqueira, vai acabar por fazer mais esterco do que churrascos, eu sei que fica muito lindo esteticamente e muito minimalista, mas quem gosta de um bom churrasco "precisa" de mais banca de apoio
    então transportar por transportar os acessórios mais valia uma coisa amovivel.

Muitas das vezes erradamente procuramos o estético e esquecemos a funcionalidade. Não esquecer que a cozinha é já ao lado, e que se for preciso "acrescentar" algo mais, ainda vai a tempo. :) Completamente de acordo caro Marco.

Penso também que por debaixo da churrasqueira existirá espaço suficiente para guardar os utensílios para o churrasco.
  8.  # 19

entao e onde é que vai pousar a travessa para por as entremeadas e as costeletas quandos a estiver a tirar da grelha? e o alguidar com os pimentos? e a mini? onde é que vai pousar a mini enquanto grelha as coisas?
    Concordam com este comentário: pedromdf
  9.  # 20

desculpe mas iniciei mal neste topico....

o carissimo forista 9121 alguma vez fez um churrasco sem ser na casa dos outros?

0.0233 seg. NEW