Iniciar sessão ou registar-se
  1. Moretti Turbo glass
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
    • zeto
    • 20 novembro 2021
    Colocado por: SACS
    Pode precisar de aumentar a temperatura de trabalho para não fazer isso.
    Foi a explicação q o técnico da máquina me deu quando viu q tinha a minha a trabalhar a 60º e poderia originar isso!
    Deve ser isso Sacs , tenho-a a trabalhar a 55 porque como é circuito radiante acho que chega visto que a água circula apenas a 42 graus
    • zeto
    • 20 novembro 2021 editado
    Mas levando isto mais a sério, será mesmo necessário separar o serrim? também não custa assim tanto
    • SACS
    • 20 novembro 2021
    Colocado por: zetoMas levando isto mais a sério, será mesmo necessário separar o serrim? também não custa assim tanto

Acaba por ter a sua lógica, eu nunca duvidei das palavras do homem.
    Imaginemos o semfim no sentido ascendente a transportar os pellets, aquilo é provável q vá cumulando o serrim no fundo. Agum dia há-de dar problemas!
    No seu caso... Nem sei porque só estou a imaginar a sua máquina. Nunca vi nenhuma em Loco!
    • zeto
    • 21 novembro 2021 editado
    Colocado por: SACS
    Acaba por ter a sua lógica, eu nunca duvidei das palavras do homem.
    Imaginemos o semfim no sentido ascendente a transportar os pellets, aquilo é provável q vá cumulando o serrim no fundo. Agum dia há-de dar problemas!
    No seu caso... Nem sei porque só estou a imaginar a sua máquina. Nunca vi nenhuma em Loco!
    Na minha maneira de ver o semfim leva o serrim junto com os pellets para o queimador e lá queima tudo
    Mas vou investigar
  2. Na minha maneira de ver o semfim leva o serrim junto com os pellets para o queimador e lá queima tudo
    Mas vou investigar

Também penso que sim, na minha vejo a câmara de combustão e quando caiem pellets aparecem ao mesmo tempo mais fagulhas junto ao queimador, sempre associei que fosse o serrim que cai junto e fica logo incandescente.

E também não estou a ver como é que pode ser prejudicial para o sem fim. Mesmo com humidade, o serrim fica sempre completamente solto...
  3. Colocado por: SACS
    Uma solzaima com uma pele low cost
    Concordam com este comentário:SrR

Solzaima é de fabrico próprio, julgo eu. Não tem o nome no mercado como um Mercedes mas não me parecem más.
  4. Colocado por: zetoRealmente, quando se pensa em instalar uma caldeira a pellets mais vale de principio investir numa máquina de qualidade, eu tenho aqui ao meu lado um exemplo do vizinho instalou aqui á duas semanas uma caldeira Bronpi , penso eu de 9kw, aquelas que tem um depósito só de um saco (15kg) para aquecimento radiadores penso eu 5 radiadores, é de rir com ele, manda vir com a máquina e diz que tem de a desligar de vez em quando senão pode ir até 3 sacos por dia, realmente tive lá e os pellets não param de cair para o queimador😀😂

Tenho uma caldeira a pellets Bronpi de 18kw e não me posso queixar, tem cumprido com a tarefa de aquecer uma moradia T3 (11 radiadores), gastando cerca de 1 saco por dia.
  5. Colocado por: zetoNa minha maneira de ver o semfim leva o serrim junto com os pellets para o queimador e lá queima tudo
    Mas vou investigar

No meu caso não sei se leva todo o serrim e para o queimador...mas para o depósito mais pequeno leva sim senhor.
  6. Colocado por: ClioII

Solzaima é de fabrico próprio, julgo eu. Não tem o nome no mercado como um Mercedes mas não me parecem más.

Quase fabrico próprio.
    Creio que muita da tecnologia é...italiana.

Quando optei pela minha, um técnico «da concorrência» referiu-se a ela como de «boa qualidade».
  7. Colocado por: AntonioP

Também penso que sim, na minha vejo a câmara de combustão e quando caiem pellets aparecem ao mesmo tempo mais fagulhas junto ao queimador, sempre associei que fosse o serrim que cai junto e fica logo incandescente.

E também não estou a ver como é que pode ser prejudicial para o sem fim. Mesmo com humidade, o serrim fica sempre completamente solto...

Humidade?
    Creio que será difícil haver humidade num dispositivo que trabalha com tão altas temperaturas, mas....
  8. Colocado por: Sansoni7

Quase fabrico próprio.
    Creio que muita da tecnologia é...italiana.

Não me admira muito, há inúmeros fabricante de equipamentos a pellets em Itália. Eu próprio tenho uma Moretti.

Mas uma coisa é comprar componentes e integrar em salamandras de fabrico próprio (os fabricantes de carros também não fazem os seus próprios sistemas de gestão de motor, por exemplo: compram-nos à Bosch, ou à Denso, ou à Delphi ou outro qualquer).

Outra coisa é pegar num equipamento completamente pronto e colocar-lhe uma etiqueta com uma marca diferente (que é o que faz a Zantia, por exemplo).
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  9. Colocado por: simaoguim

Tenho uma caldeira a pellets Bronpi de 18kw e não me posso queixar, tem cumprido com a tarefa de aquecer uma moradia T3 (11 radiadores), gastando cerca de 1 saco por dia.

Quantos elementos tem no conjunto dos radiadores?
    Quantas horas de funcionamento diário e para que temperatura ambiente ?
    Concordam com este comentário: zeto
  10. Colocado por: simaoguim

Quantos pisos?
    Em termos de janelas e isolamento, como é a casa?
    • SrR
    • 22 novembro 2021
    Colocado por: Sansoni7

Humidade?
    Creio que será difícil haver humidade num dispositivo que trabalha com tão altas temperaturas, mas....
    se for pelas interwebs fora depressa dá com situações apresentadas pelos clientes a falar exactamente disto que falo,, agora significa isto que a máquina vai de certeza absoluta avariar devido à acumulação de serrim? Provavelmente nao mas será mas será mais difícil acontecer em máquinas onde se tenta fazer a separação do pó das pellets como medida preventiva.
  11. Colocado por: JotaP

Quantos pisos?
    Em termos de janelas e isolamento, como é a casa?

E quanto tempo trabalha?
  12. Colocado por: Ruipsm

Pois por isso quero fazer o teste não apenas em 1 ou 2 vezes por semana mas fazendo isso durante 7 dias seguidos. Ter a caldeira ligar 6+6h ou 12h ligadas seguidas e ver a diferença nos consumos
    Concordam com este comentário:simaoguim

Bem já fiz um pequeno teste para media de consumo de pellets. 5h a 6h diárias, seguidas e a caldeira está com um gasto de 1.230kg/h de pellets. Não está mau na minha opinião. Temperatura de conforto entre 20 a 21 graus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
  13. Colocado por: Sansoni7

Quantos elementos tem no conjunto dos radiadores?
    Quantas horas de funcionamento diário e para que temperatura ambiente ?
    Concordam com este comentário:zeto

Tentando responder a todas as questões:

-65 elementos de radiador + 3 toalheiros 50x120;
    -8h diárias (6h-9h e 16h-21h);
    -temperatura ambiente entre os 19,5° e os 21°, radiadores todos no 3 (de 1 a 5);
    -Moradia T3 com R/C e 1° andar, 166m2;
    -Janelas de vidro duplo alumínio sem corte térmico, parede dupla com isolamento térmico, laje com isolamento térmico;
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  14. Colocado por: simaoguim
    Tentando responder a todas as questões:

-65 elementos de radiador + 3 toalheiros 50x120;
    -8h diárias (6h-9h e 16h-21h);
    -temperatura ambiente entre os 19,5° e os 21°, radiadores todos no 3 (de 1 a 5);
    -Moradia T3 com R/C e 1° andar, 166m2;
    -Janelas de vidro duplo alumínio sem corte térmico, parede dupla com isolamento térmico, laje com isolamento térmico;
    Concordam com este comentário:Ruipsm

Isso faz um consumo horário de quase 2kgs/h. Um pouco mais do que a minha média, mas também tem cerca de mais 10 elementos de radiador do que eu e mais 3 toalheiros, sendo os meus eléctricos.
    Nas cabeças termostáticas tem no 3, eu tenho entre o 3 o e 3.1. Um pouco mais do que 3, não é por aí a diferença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
  15. Colocado por: Ruipsm
    Isso faz um consumo horário de quase 2kgs/h. Um pouco mais do que a minha média, mas também tem cerca de mais 10 elementos de radiador do que eu e mais 3 toalheiros, sendo os meus eléctricos.
    Nas cabeças termostáticas tem no 3, eu tenho entre o 3 o e 3.1. Um pouco mais do que 3, não é por aí a diferença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:simaoguim

Correto, em digo 1 saco por dia no máximo, a maior parte dos dias não chega a 1 saco mas talvez uns 12kg / 13kg, ou seja pouco mais de 1,5kg/h.
    Claro que isto vai depender de casa para casa, da zona do país, área total, nº de radiadores, caldeira, isolamento, etc.

Quero testar também outro tipo de configuração, em vez de ligar 2x ao dia (5h + 3h), ligar apenas 1x durante 8h ou 10h. Parece-me que o que gasta mais é a caldeira a arrancar até aquecer a água e chegar à temperatura pretendida. Depois partilho o resultado!

0.5248 seg. NEW