Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!
    Estou a pensar comprar casa e estou com muitas dúvidas. Descobri que a casa tem 3 hipotecas. Posso assinar o contrato promessa de compra e venda e adientar o sinal, sem a situação das hipotecas estar resolvida?
    Descobri também que o IMI dos anos anteriores não tem sido pago. Portanto existem dividas fiscais. Neste caso não se pode fazer a escritura, certo?
    Agradeço que me dêm algumas dicas/ conselhos pois sou leiga nestas coisas... muito obrigada!
  2.  # 2

Colocado por: gerniPosso assinar o contrato promessa de compra e venda e adientar o sinal, sem a situação das hipotecas estar resolvida?

Pode... mas está a correr um risco (sobretudo se o vendedor não tiver mais património...). Só aconselho se for mesmo um grande negócio...

Colocado por: gerniNeste caso não se pode fazer a escritura, certo?

A escritura pode... algumas repartições de finanças é que depois lhe podem criar algumas dores de cabeça e recusarem a liquidação do IMT e IS enquanto as dívidas não forem pagas...

Cumps
    •  
      FD
    • 4 outubro 2012

# 3

Colocado por: gerniPosso assinar o contrato promessa de compra e venda e adientar o sinal, sem a situação das hipotecas estar resolvida?

Eu comprava sem sinal.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo, gerni
  3.  # 4

Obrigada desde já pelos comentários!

Também estou com receio que alguma coisa corra mal e depois não possa reaver o sinal.
    Imaginemos que, por alguma razão, no dia da escritura não ocorre o cancelamento das hipotécas ou então se descobre que os vendedores têm dividas fiscais e as finanças não me passam as guias do IMT... como posso fazer se algum desses casos acontecer?
    Se, em último caso a venda não puder ocorrer, terei direito a receber o sinal de volta? E se os vendedores alegarem que já gastaram o sinal e que não têm como pagar?
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  4.  # 5

No meu entender acho que não vai conseguir fazer a escritura se houver dividas fiscas, o comprador terá de pagar o IMT e este não pode ser pago se houver dívidas fiscas em nome do vendedor. Sem o IMT pago o notário não avança com a escritura.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  5.  # 6

Pois...é exatamente esse o meu medo... que a escritura não possa ser feita e depois eu não possa reaver o sinal. Já alguem esteve nesta situação? Como posso ter a certeza que os vendedores não têm dividas fiscais e que o imóvel não está penhorado?
    Cumps
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  6.  # 7

Ora vou aqui dizer algo, na esperança que depois venha alguem e ajude.

É possivel consultar a lista de pessoas executadas pelo tribunal e tambem a lista de pessoas com dividas ao fisco, isso esta disponivel na internet, so nao tenho agora presentes os endereços.
    •  
      GF
    • 10 outubro 2012

# 8

7.  # 9

Muito obrigada pelas ajudas!! Foram muito úteis.. diminuiram a ansiedade que eu sentia de não saber onde me estava a meter...
    Obrigada a todos!

0.0114 seg. NEW