Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Agora que está a chegar o Inverno, pretendo instalar algo que me permita aquecer duas casas de banho com cerca de 4m2. O aquecimento será só para fazer na altura dos banhos, ou seja, no início da manha / final do dia.
    A minha ideia inicial é colocar um aquecedor de toalhas electrico em cada wc. Será que um aquecedor com potência elevada, além de aquecer as toalhas também aquece o ambiente ? Se sim, quanta potência seria adequada ?
    Também já vi aquecedores de toalhas com ventilador incluído. São feios que chegue mas serão eficientes ?
    Li algures que os aquecedores de toalhas cromados, descascam todos. Alguma experiència ?

Se não usar o aquecedor de toalhas, que outro método seria adequado tendo como objetivo uma boa relação eficiencia / estética ?

NOTA: A casa está equipada com pré-instalação de aquecimento central. Este, também existe pré-instalado nos 2 wc's para colocação de secador de toalhas. Também já tenho caldeira a funcionar como apoio ao painel solar. Mas valerá a pena colocar o aquecimento central em funcionamento apenas com 2 radiadores no wc ? Os gastos em gás não irão disparar ?

Muito obrigado.

Cumprimentos,
    Ruben Vasconcelos
  2.  # 2

Qualquer dos métodos que refere não se coadunam muito com o tempo de um banho. Arrisca-se a ter que ligar com alguma antecipação para obter a temperatura desejada durante o banho. O toalheiro para estabelecer uma temperatura de conforto teria que funcionar a com a água no máximo de temperatura o que conduziria a um consumo de gás desadequado. Com o solar já ficaria mais barato mas tinha na mesma o problema da antecedência da ligação.
    Na minha opinião a solução mais adequada ainda continua a ser o aquecedor de infravermelhos que rapidamente coloca um volume desses à temperatura de conforto.
    Concordam com este comentário: Quintinhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruben02
  3.  # 3

Colocado por: pedromdfQualquer dos métodos que refere não se coadunam muito com o tempo de um banho. Arrisca-se a ter que ligar com alguma antecipação para obter a temperatura desejada durante o banho. O toalheiro para estabelecer uma temperatura de conforto teria que funcionar a com a água no máximo de temperatura o que conduziria a um consumo de gás desadequado. Com o solar já ficaria mais barato mas tinha na mesma o problema da antecedência da ligação.
    Na minha opinião a solução mais adequada ainda continua a ser o aquecedor de infravermelhos que rapidamente coloca um volume desses à temperatura de conforto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruben02

Muito obrigado pela sua resposta. Estive a pesquisar com base no que me disse e em princípio parece-me a solução que irei adoptar.
  4.  # 4

Reativando o tópico agora que vem o inverno:

Os meus WC no apartamento têm local para toalheiros aquecidos por aquecimento central mas como coloquei esquentador e não vou colocar radiadores, não faz muito sentido colocar só os radiadores de WC e ter uma caldeira a bombar para isso, para além de que demora algum tempo até aquecer o WC com esses toalheiros.
    O apartamento tem pré-instalação de AC e é o que colocarei (um dia...) para aquecer (para arrefecer não precisa) mas mesmo com AC ligado duvido muito que o calor chegue dentro dos WC...

Também existem os toalheiros eletricos que colocando lá no mesmo local até ficava bem mas... e aquilo aquece o ambiente? Em quanto tempo?

Depois o mais comum: colocar por cima da porta um aquecedor com resistências ou um termoventilador daqueles parecidos com aparelhos de AC? Desta forma 5 minutos antes deve ser suficiente para aquecer a divisão.

Gostava de ouvir experiências de quem tem este tipo de aquecimento...
    • dato
    • 23 setembro 2013

# 5

tenho um desses termoventiladores...nem vale a pena esperar q aqueça...

se for para os toalheiros electricos, só vai aquecer a toalha...
  5.  # 6

Recentemente montei num apartamento que aluguei um aquecedor elétrico mas com ventilação. É muito rápido a aquecer tem comando e temporizador. Parece um aparelho de AC e foi barato. Salvo erro 30€ no AKI. Como existe muita humidade nas WC´s os elétricos são melhores porque secam o ar, e como só se liga por 15 ou 20 minutos não é dispendioso.
    Na minha casa tenho os normais de varetas porque não tinha espaço para colocar este tipo, a não ser que mudasse a cablagem elétrica.
  6.  # 7

Colocado por: datotenho um desses termoventiladores...nem vale a pena esperar q aqueça...

Desculpe, não percebi se fala a sério... Isto quer dizer que funciona bem? Pode colocar uma foto real ou da net?
  7.  # 8

Colocado por: CarvaiRecentemente montei num apartamento que aluguei um aquecedor elétrico mas com ventilação. É muito rápido a aquecer tem comando e temporizador. Parece um aparelho de AC e foi barato. Salvo erro 30€ no AKI. Como existe muita humidade nas WC´s os elétricos são melhores porque secam o ar, e como só se liga por 15 ou 20 minutos não é dispendioso.
    Na minha casa tenho os normais de varetas porque não tinha espaço para colocar este tipo, a não ser que mudasse a cablagem elétrica.

Desde sempre, mesmo noutras casas, usei termoventilador normal, daqueles de colocar no chão e até funciona bem mas tem o inconveniente de ficar ali a estorvar e como está no chão direciona o calor para as pernas e não para o tronco onde é mais preciso...
    • dato
    • 24 setembro 2013

# 9

Colocado por: ragdoll

Desculpe, não percebi se fala a sério... Isto quer dizer que funciona bem? Pode colocar uma foto real ou da net?

funciona mt bem!

disse q n vale a pena esperar q a wc esteja quente para ir tomar a banhoca... aquilo aquece rápido

mas tb depende do tamanho da wc..se for do tamanho de uma sala deve demorar mais qq coisa..lol
    • dato
    • 24 setembro 2013

# 10

Colocado por: ragdoll

Desde sempre, mesmo noutras casas, usei termoventilador normal, daqueles de colocar no chão e até funciona bem mas tem o inconveniente de ficar ali a estorvar e como está no chão direciona o calor para as pernas e não para o tronco onde é mais preciso...

se colocar os q ficam por cima da porta n tem esse problema

tb pode colocar em cima de qq coisa..
  8.  # 11

Numa intervenção mais abrangente pode optar por esta solução:

http://www.youtube.com/watch?v=A1zCDE3X3i0
    • dato
    • 24 setembro 2013

# 12

Colocado por: pc ferreiraNuma intervenção mais abrangente pode optar por esta solução:

isso parece impecável...

mas um termoventilador custa 20 a 30€ e liga à tomada..lol
  9.  # 13

Colocado por: dato

isso parece impecável...

Fica mais ou menos o mesmo preço...
  10.  # 14

isso parece impecável...

A ideia é para quem quiser mudar o pavimento do wc poder deixar o mesmo climatizado.
  11.  # 15

Essa solução de piso radiante parece porreira mas enquadra-se mais em quem está a fazer obra de raiz ou a reconstruir.

Para quem já tem construído e prefere uma opção mais económica as soluções devem andar à volta de:
    - Termoventiladores de parede / ceramicos
    - Aquecedores de infravermelhos
    - Convectores e placas radiantes (se bem que ocupam mais espaço)
    • dato
    • 24 setembro 2013

# 16

Colocado por: pc ferreira

A ideia é para quem quiser mudar o pavimento do wc poder deixar o mesmo climatizado.

e com a vantagem de sair da banheira e o chão estar quentinho..

n sei até q ponto o user quer gastar euros..
  12.  # 17

e com a vantagem de sair da banheira e o chão estar quentinho..

n sei até q ponto o user quer gastar euros..

Ale do custo de colocação, temos ainda a sujidade e o pó que se vai formar (como em qq obra) daí isto estar mais enquadrado numa habitação em obra (não habitada). O objectivo é simplicidade e economia, assim como design claro.

PS - A questão do chão estar quente é irrelevante, penso que todos usamos toalhas de saída de banho no chão (para não molhar também o chão). A questão é aquecer o ar ambiente.
  13.  # 18

Colocado por: pc ferreiraNuma intervenção mais abrangente pode optar por esta solução:

isso ja dá para por nas paredes?
  14.  # 19

Colocado por: Sergio Rodriguesisso ja dá para por nas paredes?

Já! Tem que ter cuidado a purgar!
  15.  # 20

Meti nas minhas wc e corredor de acesso aos quartos o piso radiante electrico e posso dizer que nas wc nada se compara à rapidez que se consegue aquecer a divisão com um termoventilador... Se tivesse piso radiante a água na casa toda seria outra coisa, mas como a minha única fonte de aquecimento (e que até tem-se portado à altura - sala nos 22º e quartos nos 18º a 20º)é a insuflaçºão de ar quente para as divisões, as wc tem-se mantido nos 17º. Não costumo ligar o pre para manter a wc a uma temp superior para só precisar dessa temp para tomar banho.

0.0156 seg. NEW