Iniciar sessão ou registar-se
    • Isis
    • 4 outubro 2012 editado

     # 1

    Imaginando que não me resta outra solução a não ser entregar a minha casa ao banco, ainda que não tenha nenhuma prestação em atraso. Esta foi avaliada em Setembro de 2011 por um valor ainda acima da dívida (menos 10mil do que em 2009 mas adiante!), se eu agora tentasse entregá-la - dação em pagamento - o banco poderia avaliá-la muito abaixo daquilo que foi o valor de há 1 ano?
    Claro que poder pode porque fazem o que bem entendem e ficar com as casas é coisa que não querem. Gostava de ter ideia de como se processam estes casos, se alguém me conseguir dar algumas pistas.

    Obrigada desde já.
    •  
      FD
    • 4 outubro 2012

     # 2

    Colocado por: Isisse eu agora tentasse entregá-la - dação em pagamento - o banco poderia avaliá-la muito abaixo daquilo que foi o valor de há 1 ano?

    Podia. Aliás, o banco avalia-a como quiser.

    Colocado por: IsisGostava de ter ideia de como se processam estes casos, se alguém me conseguir dar algumas pistas.

    Como é que se processa a dação em cumprimento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isis
  1.  # 3

    nao se processa......

    os bancos ja custam a aceitar casas de clientes em incumprimento.....quanto mais de um cliente que é cumpridor!

    isso é ideias á PCP.......e as pessoas julgam que isso é um processo facil..... mas o que eles nao dizem... é k nos proximos 10 anos esqueça qualquer credito...inclusive para comrpar outra casa...mesmo que mais barata!


    Para dar a casa ao banco, mais vale baixar o preço de venda em 20/30%..... e mesmo assim se calhar ainda é mais favoravel do que entregar ao banco!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isis
  2.  # 4

    só mais um aparte....nas avaliações que sao feitas aos imoveis por parte do banco...sao descritos pelos menos 2 valores de avaliação, mas em media 3....em que um dos valores corresponde ao valor de venda Rapida....imaginemos a seguinte avaliação:

    Valor do imovel: 250.000 EUR (valor utilizado pelo banco para conceder o emprestimo)
    Valor do imovel em Venda Rapida: 180.000 (valor pelo qual o banco lhe vai ficar com a casa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isis
    • Isis
    • 4 outubro 2012

     # 5

    Já a tenho à venda por um valor abaixo da hipoteca.
    A ideia é não entrar em incumprimento, vamos cumprindo mas está-se a acabar a reserva!
    Tenho outra casa onde viver.

    Não vejo também que aceitassem...mas e quando deixarmos de conseguir pagar??? Os nossos rendimentos baixaram mais de 35%...e não vai ficar por aqui.
  3.  # 6

    Dação em cumprimento é muito complicado... ao contrário do que foi propalado pelos media aquando da sentença do Juiz de Portalegre (onde não houve dação em cumprimento tout court). Os bancos até podem aceitar mas só se for uma coisa mesmo muito vantajosa para eles...

    Tente vender a terceiros...

    Cumps
    •  
      GF
    • 10 outubro 2012

     # 7

    Dação em cumprimento não é nada complicado, é preciso é que aceitem ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isis
  4.  # 8

    Bom dia.
    Tenho a minha casa em processo de dação ao banco (BES), sugerido até pelo meu gestor de conta, a casa foi avaliada em 2005 por 110.000 euros, tendo eu pedido apenas 81.500 ao banco, neste momento tenho uma divida de 73.500 euros. Acontece que estou divorciado, tenho um filho de 9 anos a meu encargo e a minha ex esta na Bélgica e não comparticipa nem com a pensão de alimentos, que fara com os custos da habitação!!!!
    Assim sendo, e como as dificuldades são imensas, fui ao banco e apresentei os factos, tendo o gestos sugerido a DAÇÃO, mesmo em cumprimento, pois apesar das dificuldades, tenho tudo regularizado ate á data. Foram dia 2 de Novembro fazer a avaliação do meu apartamento, só que ate agora ainda não obtive qualquer resposta do BES. Será normal? sabem por acaso quanto tempo demora em media, a analises destes processos? telefonei para o banco, e foi me ditos pelo gestor de conta, que estava em analise o meu processo!
    Se me poderem dar umas dicas , agradecia....

    cps

    JPS
  5.  # 9

    passaram-se 3 semanas...... sim é normal! aguarda mais uma semana.... se nao lhe disserem nada pergunte ao banco!
    • LVM
    • 23 novembro 2012

     # 10

    Colocado por: loverscout

    Valor do imóvel: 250.000 EUR (valor utilizado pelo banco para conceder o empréstimo)
    Valor do imóvel em Venda Rápida: 180.000 (valor pelo qual o banco lhe vai ficar com a casa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Isis

    O valor de venda imediata é sempre 80 a 90% do valor do imóvel. Essa percentagem de desconto de 10 a 20% resulta de uma formula onde são considerados o yield e o tempo de exposição da venda, por ex.
  6.  # 11

    Colocado por: Luis Varela Martins
    O valor de venda imediata é sempre 80 a 90% do valor do imóvel. Essa percentagem de desconto de 10 a 20% resulta de uma formula onde são considerados o yield e o tempo de exposição da venda, por ex.


    nao concordo consigo... so pelo facto de dizer "O valor de venda imediata é sempre 80 a 90% do valor do imovel"..... é que ja vi creditos (e nao é um caso isolado...ja vi mesmo varios) cujo valor de venda imediata era inferior a 50% do valor de avaliação!
    alias dou-lhe o meu exemplo que felizmente tive acesso ao meu relatorio de avaliação, a minha casa foi avaliada por 273mil e o valor de venda rapida atribuido foi de 185mil.....


    nao é que concorde ou deixe de concordar......mas é o que tenho visto ultimamente.
    • LVM
    • 23 novembro 2012

     # 12

    Podem existir sempre excepções mas todas elas baseadas em decisões de gestão dos bancos e não resultantes de aplicação de outras metodologias de cálculo ou decisão das avaliadoras.
    E atenção: o valor de venda imediata não é o mesmo que o valor de venda para dação.
    O valor de venda imediata tem o desconto sobre o valor do imóvel. Esse desconto é calculado matematicamente, através de uma formula. Venda imediata, implica baixar o preço para diminuir o período de exposição. O valor para dação pressupõe que o imóvel já esteve me oferta, ou seja, já percorreu o passo onde o valor era o valor de venda, está "queimado" no mercado e vale ainda menos...
 
0.0166 seg. NEW