Iniciar sessão ou registar-se
    • jafn
    • 9 outubro 2012

# 21

Para mim a estimativa do Arquitecto para a construção da obra foi muito por baixo, no que lhe cabia a ele fazer, não andou muito fora
    agora com a construção... é 500€ m2 e mais nada, quem vem atrás que feche a porta, como diz o ditado, 1º sirvo-me eu depois os outros que se desenrasquem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu27
  1.  # 22

Colocado por: zedasilvaEmbora sejam duas fracções vai existir apenas um projecto pelo que 6.000€ está um pouco acima da média

Eu não acho o valor acima da média, acho que está abaixo, ainda por cima para dois cliente existentes, e distintos... vai dar luta, pois cada um vai querer a casa à sua maneira.

PS:
    Se tem de efectuar alteração ao loteamento, porque não constituem logo DOIS lotes independentes? tem a haver com as infra-estruturas do loteamentojá efectuadas?
    .. essas taxas inlcuidas nos honorários.... Deixe-se disso, e pague apenas o que realmente for cobrado pela autarquia ou outras entidades externas - peça os comprovativos. que deveriam vir em seu nome.
    Concordam com este comentário: jafn, zedasilva, eu27, Rodrigo Cruz
  2.  # 23

Colocado por: Pedro Barradastem a haver com as infra-estruturas do loteamentojá efectuadas?

Pois claro, obriga a intervenções na via pública, que é caro e só dá chatices!!!
  3.  # 24

Pedro já tive um caso assim, ou seja ficava muito mais oneroso passar de 4 lotes para 8 e então a solução mais expedita foi alterar cada lote de moradia unifamiliar para bifamiliar sem mexer em qualquer indice construtivo.
  4.  # 25

Quando falava acima da média estava a imaginar um único projecto com dois fogos que mais não é que um fogo só com apenas um pouco mais de área.
    Mas sim se forem dois projectos distintos 3000€ incluindo fiscalização (seja lá isso o que for) está muito abaixo da média
    • eu27
    • 10 outubro 2012

# 26

Colocado por: marco1podia explicar melhor, ou seja inicialmente havia um loteamento com 4 lotes cada um com uma moradia unifamiliar e o que se vai fazer é pegar num deles e fazer uma moradia bifamiliar, é isso??
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Olá.... Vou explicar.
    Aquilo é um lote com um único número e estava para ser construído 4 moradias (2 no 1º piso e 2 no 2º piso), sendo uma moradia com quatro fracções e agora o que temos que alterar é de 4 fracções para 2 fracções.

Espero ter esclarecido.

Colocado por: eu27Já falamos com o arquitecto e engenheiro e já tão a tratar de tudo.

Ainda não aprovou o orçamento e já estão a tratar de tudo! Cuidado com as precipitações.

Colocado por: eu27- Projecto de Alteração do lote - aprox. 1000€

O que é isto? Uma alteração ao loteamento?

Colocado por: eu27- Licenças diversas - aprox. 1000€
    - Taxas diversas - aprox. 1000€

Isto não é pago ao arquitecto.

- O orçamento não está aprovado e quando disse que estão a tratar de tudo é no sentido de nos indicarem correctamente o que se pode fazer, uma vez que as moradias anteriores eram para ser desenhadas por eles e já têm o levantamento topográfico.

- o projecto de alteração é uma alteração ao projecto do loteamento.

- Eu sei que as taxas não são pagas ao arquitecto, mas apenas as referi porque parecem ser os valores realizados aqui na zona.
    • eu27
    • 10 outubro 2012

# 27

Colocado por: jafnPara mim a estimativa do Arquitecto para a construção da obra foi muito por baixo, no que lhe cabia a ele fazer, não andou muito fora
    agora com a construção... é 500€ m2 e mais nada, quem vem atrás que feche a porta, como diz o ditado, 1º sirvo-me eu depois os outros que se desenrasquem.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu27

A média de construção por aki anda à volta disso e pelo que me informaram outras pessoas que já construiram aqui na zona este valor muitas vezes não é atingido, rondando mesmo os 423€.... Pelo menos foi o que me disseram, mas pelos nossos cálculos as obras ultrapassam ligeiramente esses valores, mas a ver vamos.
    Obrigado pelo comentário.
  5.  # 28

eu27

não vou comentar os preços, pois é assunto muito subjectivo de certa foram. apenas lhe digo que exiga e que seja muito exigente e, exiga um processo sem espinhas, espero que entenda aonde quero chegar.
    Concordam com este comentário: eu27
    • eu27
    • 10 outubro 2012

# 29

Colocado por: zedasilvaQuando falava acima da média estava a imaginar um único projecto com dois fogos que mais não é que um fogo só com apenas um pouco mais de área.
    Mas sim se forem dois projectos distintos 3000€ incluindo fiscalização (seja lá isso o que for) está muito abaixo da média

Antes de mais obrigado pelos comentários.

Devo informar que não são dois projectos distintos. é apenas um projecto num lote único, sendo que ficará a ser fracção A e fracção B.
    Moradias exactamente iguais.
    Assim, tb achei que o valor era um pouco elevado, uma vez que o projecto e apenas um, mas depois informou-me que como as casas, possivelmente, ficarão separadas pela garagem terá que fazer num único projecto a moradia da esquerda e a moradia da direita, sendo que uma terá a área de 10(de frente)x11 e a outra de 11(de frente)x10.

Não sei se consegui ser explícito.
    Abraço.

Será que alguém me conseguia dar uns exemplos de moradias bifamiliares.
    Obrigado
    • eu27
    • 10 outubro 2012

# 30

Colocado por: marco1eu27

não vou comentar os preços, pois é assunto muito subjectivo de certa foram. apenas lhe digo que exiga e que seja muito exigente e, exiga um processo sem espinhas, espero que entenda aonde quero chegar.
    Concordam com este comentário:eu27
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu27

Agradeço muito os seus comentários, que certamente farei isso pode crer.
    Pedirei um processo limpinho e sem espinhas...:) (ou seja totalmente descriminado, certo?)
    Obrigado
    • mog
    • 10 outubro 2012

# 31

Pela minha experiência pessoal (e que não é obviamente representativa) 3000 euros (+ IVA, suponho), é um preço mesmo muito bom para todos os projectos, e acompanhamento da obra (não sei se o caderno de encargos está inclído...). Aliás, arrisco dizer que esse preço só é praticado por uma questão de "economia de escala" (estamos a falar de 2 projectos, 2 clientes, no mesmo local).
    Quanto às taxas e licenças... 1000 euros pode não chegar para a licença de construção, embora tenha a ver com a câmara em questão.
    Eu se fosse profissional não indicava qualquer valor para taxas/serviços cobrados por entidades externas (câmara, edp, etc), apenas informava o cliente das "coisas" que terá de suportar além dos honorários.
    • eu27
    • 10 outubro 2012

# 32

Colocado por: mogPela minha experiência pessoal (e que não é obviamente representativa) 3000 euros (+ IVA, suponho), é um preço mesmo muito bom paratodosos projectos, e acompanhamento da obra (não sei se o caderno de encargos está inclído...). Aliás, arrisco dizer que esse preço só é praticado por uma questão de "economia de escala" (estamos a falar de 2 projectos, 2 clientes, no mesmo local).

O caderno de encargos está incluído e os 3000€ já está com IVA incluído, porque o preço sem IVA era de 2500€. O arquitecto disse que fazia este preço por causa de ser 2 moradias num só projecto.
    Obrigado
  6.  # 33

Vamos imaginar que a construção demora 12 meses e vamos pensar só na fiscalização e coordenação de segurança e no mínimo de visitas à obra
    4 meses com visitas semanais + 4 meses com duas visitas mensais + 4 meses com visitas mensais
    26 visitas x 50€ ( o gabinete é ao lado da obra e não se passa recibos nem se cobra ivas) = 1300€
    6000-1300= 4700 afinal o Pedro tem razão até está abaixo da média
  7.  # 34

e já agora 1000 pela alteração ao lote, o que acham??
  8.  # 35

...essa alteração é simples, e fácil, já que em princípio os indíces vão diminuir ou manter (assumi pela descrição do tipo de alteração)... Acho caro ;) mas possivelmente quem vai alterar o loteamento não é o autor do mesmo... ou é?
  9.  # 36

Colocado por: marco1e já agora 1000 pela alteração ao lote, o que acham??

Não havendo alteração das especialidades e sendo os técnicos os autores do processo inicial se calhar ...
    • eu27
    • 10 outubro 2012

# 37

Colocado por: Pedro Barradas...essa alteração é simples, e fácil, já que em princípio os indíces vão diminuir ou manter (assumi pela descrição do tipo de alteração)... Acho caro ;) mas possivelmente quem vai alterar o loteamento não é o autor do mesmo... ou é?

Pelo que me apercebi os índices diminuem um pouquinho. Quanto ao preço não sei se é caro ou não, por isso perguntei. Agora na minha perspectiva acho um pouco carito.

Quanto à questão de quem vai alterar o loteamento, possívelmente, não seremos nós. mas terá que ser acordado com o vendedor do terreno.
    • eu27
    • 10 outubro 2012

# 38

Indiquem-me alguns modelos de moradias bifamiliares para que possa tirar algumas ideias.

Obrigado
  10.  # 39

eu 27

com todo o respeito isso é algo que deve pedir aos seus projectistas, eles melhor que nos já tem mais dados do terreno e das suas pretensões.
    e tambem não existem ideias/ receita para moradias bifamiliares, existem é "imagens" de casas e partes delas que isso sim deve procurar ver na net e não só. repare que para o que pretende até basta pesquisar por moradias geminadas e terá logo uma catrefada de exemplos e ideias.

0.0223 seg. NEW