Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Tenho andado com uns problemitas em casa e descobri este forum por acaso.
    Depois de passar alguma horas a ler o forum (à conta do patrao), deixem-me dar os parabens pelo espaço que aqui têm. Muito bom.

    A minha questao prende-se, conforme indica o titalu, com humidade que resolveu aparecer em casa, em quantidades assustadoras. Acho que estou a ser invadido por fungos e bolores...
    O apartamento tem 2 anos, é virado a poente e a unica coisa que tem à frente é o palacio de sintra, a uns bons 30 kms...(mto arejado)
    Tem paredes duplas, e quero acreditar que têm isolamento termico no interior.
    Depois daquelas grandes chuvadas em Novembro/Dezembro 2008, comecaram a aparecer pontos pretos na parede atras da comoda e do espelho.
    Depois destes apareceram os amigos deles (dos pontos) no canto junto ao tecto e por baixo da janela com vidro duplo, e que parece as cataratas de niagara pela manha.(tou a pensar cobrar entradas para o pessoal ver).

    Pelo que consegui perceber aqui e pelo que o contrutor me disse, aquilo "nao passa" de condensação.
    Uma vez que no canto, a parede(estuque) esta molhada e é o local que esta pior, quer-me parecer que ha ali uma ponte termica onde encosta a lage do piso de cima.
    Nao creio que seja infiltracao porque mesmo sem chover a parede esta molhada, e ja encontrei gotas na sanca do tecto.
    Aparentemente eu fabrico a minha propria chuva. Será um microclima?

    O que pretendia aqui do forum, é ideias para resolver esta trapalhada.
    A minha "Maria" esta em casa e esta é arejada, apesar do frio. A porta da casa de banho, isto tudo é na suite, fica aberta por causa da respiracao.
    Ando a melgar o construtor, uma vez que a casa ainda esta na garantia, para que volte a pintar a parede, mas acho que se for so pintura a coisa volta ao mesmo.

    Desde ja agradeco todos os comentarios.
    Obrigado.
  2.  # 2

    É difícil de lhe responder assim mas coloco alguns pontos para poder ter em consideração.

    - A janela molhada de manhã é condensação aqui não há duvidas. A ventilação de noite é pouca ou então o quarto está muito quente ou o vidro não é grande coisa, mas aqui pouco há a fazer.

    - Em relação às paredes pode ser condensação nas pontes térmicas, o que é muito comum. Se assim for apenas poderá melhorar isto utilizando um desumidificador (se não quiser fazer obras é claro) ou aumentando a ventilação.

    - Um dos grandes erros que se costuma fazer, ainda mais quando temos suites é deixar a porta da casa de banho aberta, principalmente depois do banho, visto toda a humidade passar para o quarto e aí sim chove lá dentro. Ou seja experimente a manter a porta fechada e se tiver ventilação forçada, ligue-a depois do banho.

    Cumprimentos

    Nuno Nunes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3


    - Em relação às paredes pode ser condensação nas pontes térmicas, o que é muito comum. Se assim for apenas poderá melhorar isto utilizando um desumidificador (se não quiser fazer obras é claro) ou aumentando a ventilação.


    Obras??? A casa esta na garantia, desde que o contrutor faca as obras eu nao me importo. Preciso é de saber que obras é que sao necessarias para confrontar o construtor, pq ja sei que ele vai tentar fugir a elas de todas as maneiras possiveis...
  4.  # 4

    c4m4l340
    Aparecer humidade nas paredes ATRÁS de mobiliário é, realmente, sinal de condensação e não de infiltração.
    Os pintinhos pretos são bolor. Segundo me disseram o bolor é transparente (anda aí pelo ar). Quando se cola às paredes e morre é que fica preto.

    O estranho é aparecer no 2º ano. É que no primeiro ano, como as paredes ainda não secaram completamente (porque Rebocos, Estuques, Pinturas, tudo isso tem água), seria mais previsível.

    A humidade provém essencialmente dos banhos e da cozinha, e acumula-se (/condensa) nas paredes mais frias (geralmente na cozinha, porque o esquentador aquece o ar e as paredes de azulejos estão sempre muito mais frias), nas tais «pontes térmicas», e nos locais em que o ar está paradinho (atrás dos móveis)- o que ajuda à criação de fungos.

    Se você e a sua Maria praticarem bastante exercicío in-door ;-) isso também ajuda (lembro-me de um bungalow em que estive em França, em que o tecto do quarto não parava de pingar).

    A solução mais prática é mesmo utilizar um desumidificador.

    Depois diga-nos quantos litros tira por noite (com a casa toda fechada). :-)

    Luis
    Lisboa-Portugal
  5.  # 5

    Colocado por: c4m4l340

    - Em relação às paredes pode ser condensação nas pontes térmicas, o que é muito comum. Se assim for apenas poderá melhorar isto utilizando um desumidificador (se não quiser fazer obras é claro) ou aumentando a ventilação.


    Obras??? A casa esta na garantia, desde que o contrutor faca as obras eu nao me importo. Preciso é de saber que obras é que sao necessarias para confrontar o construtor, pq ja sei que ele vai tentar fugir a elas de todas as maneiras possiveis...


    A questão não é tão simples. No novo regulamento da térmica temos bem definido que a ponte térmica não pode ter mais de o dobro da resistência térmica que a parede contígua. No anterior isto era bastante mais permissivo, pelo que ou se prova que o empreiteiro não cumpriu o projecto (no caso deste estipular correcção das pontes térmicas) e aí sim podemos confrontar o empreiteiro ou se verifica que o projecto não cumpria o regulamento e aí a culpa é do projectista.

    Seja como for face ao anterior regulamento pode ser que a culpa seja do regulador e aí boa sorte em exigir algo a este...

    Cumprimentos

    Nuno Nunes
  6.  # 6

    Existem no mercado algumas tintas anti-fungos para situação do género, mas não conheço a sua
    verdadeira eficácia, talvez seja o mais simples de exigir ao empreiteiro
  7.  # 7

    Eu tambem estranhei so aparecer agora, pq já o inverno de 2007 foi la passado e humidade nem ve-la.

    :)
    Parece-me que para ja vou ter mesmo que investir num desumidificador, pq a funcao de "desumidificacao" do AC, alem de gelar a casa, nao me parece que esteja a resultar mto. Mas ainda nao desisti das obras.


    Depois diga-nos quantos litros tira por noite (com a casa toda fechada). :-)

    Pela quantidade de bolor, deve dar para abrir uma empresa de agua engarrafada para sanitas :)
  8.  # 8


    A questão não é tão simples. No novo regulamento da térmica temos bem definido que a ponte térmica não pode ter mais de o dobro da resistência térmica que a parede contígua.


    Trocando isto por palavras comuns fica ??????
    Eu sou informatico, de obras nao percebo nada, mas tb nao quero dar mta parte fraca ao construtor...
  9.  # 9

    Uma vez que tem cataratas do Niagara na janela, e tudo começou por aparecerem pontinhos atrás de móveis, eu diria que nem tudo é provocado por "pontes térmicas"...

    Que tipo de revestimento exterior tem a fachada do prédio?
  10.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.Uma vez que tem cataratas do Niagara na janela, e tudo começou por aparecerem pontinhos atrás de móveis, eu diria que nem tudo é provocado por "pontes térmicas"...

    Que tipo de revestimento exterior tem a fachada do prédio?


    Perguntas dificeis......
    Tem uma tinta grossa, prai com uns 2mm de espessura, e que quando se fura parace que tem tecido por dentro...(nao sei explicar melhor)

    Pontes termicas penso que é so mesmo no canto. o resto ja percebi que é condesação mesmo. So me espanta que numa parede dupla, o pano interior arefessa tanto ao ponto de criar condensacao.
    Concordam com este comentário: AMVP
  11.  # 11

    Pela sua descrição deve ter uma tinta membrana, com uma tela para lhe dar maior resistência mecânica, tipo «véu de noiva».
    Deve ser bastante impermeável às águas exteriores, das chuvas, embora quase não tenha qualquer função como isolamento térmico.
    E também não deve deixar SAIR uma gota da humidade interior! :-)

    No tal «canto» em que você detecta mais humidade deve haver um pilar (ou uma viga) em betão que faz a «ponte» entre o exterior e o interior... E se não houve cuidado, é mesmo um passador.

    Luis
  12.  # 12

    Colocado por: c4m4l340Depois daquelas grandes chuvadas em Novembro/Dezembro 2008, comecaram a aparecer pontos pretos na parede atras da comoda e do espelho.

    Se fossem condensações, o problema tria aparecido mais cedo e não apenas após as primeiras grandes chuvadas a seguir ao verão

    Colocado por: c4m4l340e por baixo da janela com vidro duplo,

    possivel causa: Infiltração na caixilharia

    Colocado por: c4m4l340no canto junto ao tecto

    Se num canto exterior: Infiltração do exterior

    Colocado por: c4m4l340Nao creio que seja infiltracao porque mesmo sem chover a parede esta molhada, e ja encontrei gotas na sanca do tecto.

    Porquê? A água não tem nenhuma auto estrada, demora a passar e após as chuvas pode estar semanas a pingar até secar a origem

    Colocado por: c4m4l340Tem uma tinta grossa, prai com uns 2mm de espessura, e que quando se fura parace que tem tecido por dentro...(nao sei explicar melhor)

    Estas tintas de membrana são uma bela treta. pode acontecer que exista uma fissura ou uma descolagem da memnbrana algures (nunca vi uma bolsas de águas nas paredes dos prédio, tipo mama?, são bolsas de águas que a membrana acumula)

    Em contra corrente, parece-me que você tem é uma infiltração e não condensações, porque isso é agua a mais. Raspe um pouco no canto mais afectado e veja se o estado piora ou não. Se for condensação, os danos são apenas no exterior, se for infiltração, os danos são em profundidade, estando cada vez pior á medida que se entra
  13.  # 13

    Paulo,

    Uma vez, na Bélgica (faz um bocadinho mais frio que cá), vi uma parede exterior, em alvenaria, a deitar água de tal maneira que até parecia haver uma torneira aberta lá dentro.
    Era uma mancha mais ou menos circular, a meia altura, que escorria água.
    Não chovia, não tinha chovido, não havia tubagens por perto...
    Parecia bruxedo.

    Fizeram-se medições e confirmou-se que a temperatura de condensação do vapor de água que atravessa a parede (ah, pois! As paredes podem ser porosas ao vapor de água) era precisamente no meio (no interior da espessura) da parede.

    Luis
    •  
      alv
    • 5 janeiro 2009

     # 14

    Vivam!
    É isto que o forum tem de interessante, diferenças de opinião, porque a mim, com todo o respeito pelas anteriores opiniões, cheira-me a condensação.
    Chame alguém que perceba do assunto, mas antes experimente quando fôr passar uns dias fora, deixar a casa a "secar", ventilando-a e arrefecendo-a.
    Quando voltar, desses dias verifique se o compartimento está ou não seco, depois, aqueça-o normalmente e observe. Se conseguir secá-lo com ventilação isso é condensação. Se depois de aquecido e depois de uma noite ou duas em "exercicios" que libertem algumas secreções líquidas, e por líquidos, refiro-me ao vapor de água, então isso é a prova dos nove. Outra coisa que pode fazer é arranjar uma daquelas estações metereológicas de ter em casa, e ir registando durante alguns dias, ao deitar e ao levantar as temperaturas interiores, exteriores e humidade relativa e com um termómetro (termómetro mesmo, digital ou amalógico) medir a temperatura das superfícies onde acontecem as condensações. Depois é só arranjar um grafico hipsométrico (Suponho ser esse o nome porque não o tenho aqui comigo para ver o nome) e interpretar.
    Quando tenho problemas desses, é o que ponho as pessoas a fazer e normalmente tira as dúvidas, e depois, também normalmente, resolvo com isolamentos pelo interior com sistemas de gesso laminado.
    "Fassam" parte
  14.  # 15

    Colocado por: c4m4l340
    Depois de passar alguma horas a ler o forum (à conta do patrao), deixem-me dar os parabens pelo espaço que aqui têm. Muito bom.

    A minha "Maria" esta em casa e esta é arejada, apesar do frio.



    Meu caro c4m4l340,

    (mas que raio de nick)

    Não querendo ser mal interpretado por este off tópic, mas - nos tempos de crise que se vivem e com o desemprego a aumentar a olhos vistos, vir a este espaço afirmar que passa o dia na net a tentar resolver problemas pessoais, 'à conta do patrão', não acha uma iresia?

    E a produção? e o desenvolvimento do país?

    E a manutenção do seu posto de trabalho? - muito importante, visto que tem a maria em casa - portanto não deve trabalhar, embora se mantenha arejada... apesar do frio...

    Vá lá, para a próxima não se descaia...

    Aceite um abraço deste seu
    O Troll

    P.S. - Só espero que não seja funcionário público
  15.  # 16

    Antes de mais, obrigado a todos pelas opinioes e ideias... vou investir na "estacao meteorologica" e no desumidificador para ja.

    Onde posso encontrar alguem que faca essas medicoes? Como se chamam esses senhores?

    Troll:
    O nick le-se camaleao - manias de informatico, o que se há-de fazer? Ja nao tem cura.
    Tou à conta do patrao pq nao tenho nada para fazer... se estivesse andava eu mto contente... ele acha que eu ando a ver porno :) Se o patrao vir isto, que me de alguma coisa para fazer que eu ja tou a dar em maluco.
    Por ultimo, so para tirar duvidas, quem se mantem arejada é a casa.
    :)

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O TROLL
  16.  # 17

    Isto é que pode parecer HERESIA...

    Eu, que ando por aqui a rir-me à gargalhada com alguns comentários, ando cheio de trabalho (no ano passado a facturação da empresa quase quadruplicou, e entrei em 2009 com bom ritmo) e, para cúmulo, sou eu o patrão!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O TROLL
  17.  # 18

    Colocado por: c4m4l340
    Troll:
    O nick le-se camaleao - manias de informatico, o que se há-de fazer? Ja nao tem cura.
    Tou à conta do patrao pq nao tenho nada para fazer... se estivesse andava eu mto contente... ele acha que eu ando a ver porno :) Se o patrao vir isto, que me de alguma coisa para fazer que eu ja tou a dar em maluco.
    Por ultimo, so para tirar duvidas, quem se mantem arejada é a casa.
    :)

    Cumprimentos



    Caro Camaleão,

    Agradeço o seu comentário - of course, e faço votos que o seu patrão (granda patrão) lhe arrange, urgentemente, com que se entreter a nivel profissional, caso contrário é mau sinal - crise!

    E, que fique claro que, no que respeita ao 'arejada' não foi de todo minha intenção insinuar o quer que seja.

    Um grande abraço para si

    P.S.- Há patrões que pôe os desgraçados, que não têm nada para fazer, à janela a contar quantos carros encarnados passam por hora.
  18.  # 19

    Colocado por: Luis K. W.Isto é que pode parecer HERESIA...

    Eu, que ando por aqui a rir-me à gargalhada com alguns comentários, ando cheio de trabalho (no ano passado a facturação da empresa quase quadruplicou, e entrei em 2009 com bom ritmo) e, para cúmulo, sou eu o patrão!

    Luís
    tms.com.pt
    Lisboa-Portugal



    Meu caro Luís,

    a HERESIA é toda minha.

    Ninguém me manda vir para aqui atirar 'bitaites' a "escrever ao correr da pena"

    Depois dá nisso - iresia (?) faço questão de não rectificar o post, era o que mais faltava... tipo o outro... never...

    Já agora, e visto que o meu caro também é daqueles que mal começa o ano e já quase que o fechou, em termos de facturamento e orçamentos, tal qual o outro, com a difernça que o Luis é patrão (tal como eu o sou - embora actualmente espoliado do meu trabalho - vivo dos rendimentos) e o outro trabalha numa multinacional (presumo), gostava de lhe deixar o seguinte repto: - se me sair o euro milhões - compro-lhe um barco (importado, claro) e convido-o a ir beber um copo a Ibiza.

    ('Fasso'-lhe um sussurro - como se utiliza aqui por estes lados, em vez da tradicional MP - como nos foruns de GP's)

    lol - fez verso!
    não?


    Vá lá,
    Aceite um abraço deste seu
    O Troll

    (que não tem mais nada que fazer)
 
0.0206 seg. NEW