Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a remodelar um WC (que tem menos de 4m2) de um apartamento pois a canalização de águas estava completamente entupida. Ainda era de tubos de aço galvanizado com mais de 30 anos.
    Após partir todo o revestimento, parede de chão de cerâmica, surgiram-me algumas dúvidas operacionais de como prosseguir.
    Vou colocar pladur hidrofugo em todas as paredes excepto na zona de duche.
    - Devo colar primeiro o pladur ou primeiro coloco o chão (mosaico cerâmico)?
    - Antes de colar o pladur devo alisar as paredes com algum tipo de betume ou massa para as paredes ficarem mais direitas?
    Já me falaram de reboco para exteriores (por causa da humidade) e de uma massa weber.col flex. Será isto?

Obrigado.
  2.  # 2

E vai colocar pladur porquê?
    Basta tapar os novos roços, com argamassa e nivelar com o revestimento existente.
    Depois pode colar qualquer outro revestimento por cima do existente... com a cola apropriada.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz, LuisF
  3.  # 3

Caro Luis,

porque é que não contrata um profissional?

Apresente fotos e explique o que quer fazer para as ajudas serem mais acertadas.

Cumprimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário: carvalho91
  4.  # 4

Colocado por: LuisFApós partir todo o revestimento, parede de chão de cerâmica, surgiram-me algumas dúvidas operacionais de como prosseguir..
    Depois de partir tudo (que é a parte fácil)...
    «...é pááá...!
    Como é que se faz isto agora ?» :-)

1.º creio que tem de colocar canos novos. Já escolheu em que material vai fazer a canalização?
    E onde vai ligar a nova canalização? Ao ferro galvanizado existente que também deve estar a dar o berro?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Olá.

Decidi ser eu a fazer. Bem sei que se contratar um profissional tenho o problema resolvido (se for um bom profissional) mas vai-se o dinheiro. E no meu caso tenho mais tempo que dinheiro.

A escolha do pladur foi por facilidade. Não ter o dobro do trabalho, e tempo, a deixar as paredes direitas com argamassa. Até porque o objectivo é pintar as paredes. Apenas o chão e zona do duche irão ter mosaicos cerâmicos.

E quanto à canalização, sem dúvida... Vou mudar por completo.
    No corredor já mudei para pex e agora "é só" ligar à do wc (após ter colocado a nova).

Cmps,
  6.  # 6

Colocado por: LuisFE no meu caso tenho mais tempo que dinheiro.

Caro Luis,

nem tudo se faz porque se tem ou não tempo. Certas coisas ou se sabe ou não. E quando não se sabe, acredite que se acaba por gastar muito mais depois da asneira feita.

Colocado por: LuisFA escolha do pladur foi por facilidade. Não ter o dobro do trabalho, e tempo, a deixar as paredes direitas com argamassa. Até porque o objectivo é pintar as paredes. Apenas o chão e zona do duche irão ter mosaicos cerâmicos

Sabe como vai rematar a parede de gesso cartonado com o mosaico? E este com o pavimento? Sabe fazer o barramento das paredes de gesso cartonado? Sabe aplicar mosaico?

O forum da casa é util mas não é um manual de instruções, e certas coisas não se aprendem apenas a ler.

Pense bem no que está a fazer, deitar abaixo é fácil, construir algo não é.

Cumprimentos,

Rodrigo
  7.  # 7

... no fundo que queriamos deizer é que não havia necessidade.. em principio de partir tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisF
  8.  # 8

Use antes o weber tec 824...
  9.  # 9

Agradeço as vossas opiniões.
    Muito provavelmente um profissional resolveria melhor e mais rápido o meu problema mas foi um "dito" profissional que me deixou a casa de banho cheia de problemas.
    Resolvi aprender e fazer eu e neste momento, por muito que compreenda os vossos conselhos, não vou mudar de opinião.
    Vou é aprender o máximo possível, ver fazer o máximo de vezes possíveis e falar com quem sabe o máximo de vezes possíveis.

Sei que não tinha necessidade de partir tudo mas tinha bancadas de mármore embutidas nos azulejos e vários mal colados e quando os comecei a remover acabei por decidir tirar tudo.

O web.tec 824 deve ser usado com rede de fibra nos remates e juntas, certo?

Obrigado
  10.  # 10

Depois de mudar os canos, coloque a canalização em carga - para se certificar que não há fugas.

As paredes em pladur não devem ficar em contacto com superfícies que possam reter água (chão, bancada de lavatório,...). A maior parte dos trabalhos de ACABAMENTO faz-se de cima para baixo. A ordem habitual é: tecto, parede, chão.
    Precisará de saber previamente (antes de colocar o pladur nas paredes) a que nível vai ficar o revestimento do chão.

Levantou a base de duche? Vai impermeabilizar essa zona?
  11.  # 11

Colocado por: Luis K. W.
    Levantou a base de duche? Vai impermeabilizar essa zona?

Sim, removi e vou impermeabilizar.
    Tinha pensado primeiro alisar a parede (suporte) com rede (fibra de vidro) e weber.tec 824 ou uma membrana cimenticia idêntica de outra marca que vi (Mapelastic Smart).
    Depois essa zona irá ter cerâmica nas paredes (sem pladur) usando uma cola mais flexivel e resistente à humidade (tipo weber.col flex).
    A base de duche que escolhi é de fibra de vidro standard (vi na Leroy Merlin).

A referência à marca é apenas porque me foi recomendado por um vendedor mas não tem de ser desta marca específica.

O que vos parece?

Obrigado.
  12.  # 12

E porque não fazer todas as paredes com kerdi-board?
  13.  # 13

Colocado por: TROLHA...
    4mm??

De 5mm colados directamente ao suporte existente e zonas de duche as juntas das placas vedadas com a banda. Na zona de estuque aplicação da rede.

simples, rápido, limpo e garantido.
  14.  # 14

Colocado por: pc ferreira
    De 5mm colados directamente ao suporte existente e zonas de duche as juntas das placas vedadas com a banda. Na zona de estuque aplicação da rede.
    simples, rápido, limpo e garantido.

E pode pintar-se directamente sobre este material ou é necessário primeiro aplicar estuque?
    Parece-me um bom material. Tenho de analisar os preços e onde posso comprar.
  15.  # 15

Colocado por: LuisF

E pode pintar-se directamente sobre este material ou é necessário primeiro aplicar estuque?
    Parece-me um bom material. Tenho de analisar os preços e onde posso comprar.

Na zona para pintar tem que aplicar um estuque.

Para saber preços envie pedido de visita à obra para: [email protected]
  16.  # 16

O pladur ou kerdi-board é aplicado após o chão estar aplicado?
  17.  # 17

Como não absorve água tanto pode aplicar antes como depois.

0.0194 seg. NEW