Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: system32
    Và la ver o consumo disso em autoestrada??? e não estamos a falar em ir a 50...

Que experiência tem você a conduzir este tipo de carros ?
    Lê apenas revistas da especialidade ? Test Drives ? Ou conduziu já kilometros consideráveis com algum ?

Eu não tenho o pé leve, faço muita AE com velocidades sempre na ordem dos 140/150kmh (os radares disparam aos 152 kmh, por isso ha que ter algum cuidado), e em mais de 100.000 kms só tive uma vez um depósito em que fiz consumo médio acima dos 6Lt /100 kms.

De resto, em condições normais a coisa anda á volta dos 5L e picos/100 kms. Em passeios tranquilos, desce para os 4,5 lt /100 kms.

Qual é o espanto com o consumo ? ...
    •  
      FD
    • 12 abril 2013

# 462

Colocado por: francisco_ferreiraAmigo "Civismo", e que tal um SMART!

Ao tempo que o carro está comprado.

Esse Smart é o seu não é? :P
    Concordam com este comentário: francisco_ferreira
    • eu
    • 12 abril 2013

# 463

Sobre a recolha dos carros Japoneses, é pena que nem todas as marcas façam o mesmo, principalmente as alemãs.

A BMW e o grupo VW têm tido defeitos de fabrico incríveis, com problemas gravíssimos no motor, e não fazem nada... quem se lixa são os donos dos carros. Por isso, esta iniciativa dos Japoneses é de aplaudir!
  2.  # 464

Colocado por: SchopferGott(os radares disparam aos 152 kmh, por isso ha que ter algum cuidado), ...

Fonte dessa informação? É oficial?

Ao que sei:

Vmax AE: 120 km/h
    + 20% = 144km/h -> limite teórico acima do qual já se aplicam as multas de velocidade, através do radar ajustado para este valor
    + erro de 6% (do aparelho do radar) = 152km/h

Ou seja, quem for apanhado a 152, tem um "desconto" para 144 km/h.

ou então

120 + 30km/h (margem acima da qual as multas são mais pesadas = mais dinheirinho!! ) = 150 km/h
    + erro de 6% (do aparelho do radar) = 159km/h

Ou seja, quem for apanhado a 159, tem um "desconto" para 150 km/h.

E agora, qual prevalece?
  3.  # 465

Colocado por: treladocao

Fonte dessa informação? É oficial?

Bom, a fonte não é oficial, mas fala a experiência de quem já foi multado por excesso de velocidade a 160 kmh (o que comprova que nao tenho pé leve...). Nesse episódio, questionei os Srs Agentes que gentilmente me cederam a informação da velocidade limite dos radares...

A questão é que, assumindo o erro de velocimetro dos automoveis (variam de modelo para modelo), os 152kmh apanhados pelo radar, que já contemplam o tal erro de 6%, podem significar que para ser apanhado terá ir a circular a cerca de 160kmh marcados no velocimetro do carro, no caso do erro deste andar a rondar os 10%.

Portanto a coisa não é fácil de medir, e pelo sim pelo não, é melhor assumir a medida dos 150kmh marcados no velocimentro, que assim é seguro que não é apanhado. Não é apanhado nas coimas graves, mas se quiserem apanhar gente na faixa das coimas leves, isso então mandavam parar toda a gente que circula nas AEs ...
  4.  # 466

MR2 eram carros muito equilibrados , mas nunca com grandes motores. Era mais para a pinta..
    Supra eram os unicos realmente desportivos, mas nunca foram representativos da marca, eram raros.
    Eu nem sou grande adepto da Audo/VW, e sei que de vez em quando saiem alguns que dão chatices.
    Gosto mais dos BM, não pela sua fiabilidade , mas pelo seu desportivismo. Já tive um 520i e mesmo sendo grande e sem grande motor aquilo dave gozo brincar.

Agora tenho lá em casa um FIAT travestido: Giulietta. Vamos a ver se dura...

PS: nem tinha reparado que era mulher...E agora já não é pela velocidade que se destingem...Tipicamente cada um faz tipos diferentes de "barbeiradas" :)

Colocado por: Isa C.

Claro que o meu exemplo vale, pois estava a referir-me a Toyotas da geração do meu, não os de 2000 em diante! Não se pode dizer que os Toyotas são "de guerra" se forem relativamente recentes pois não existe ainda histórico suficiente para serem considerados de tal forma... Quanto ao facto dos Toyotas serem todos feitos para andar devagar, não concordo, pois então onde se enquadram aí os Supra MK I, II, III e os MR2? E quanto à condução, comparando condutores, posso dizer que tanto eu como o meu pai temos características muito parecidas, ambos com condução bastante agressiva, não me referindo apenas a velocidade, pois mesmo até nisso somos parecidos, é raro andarmos a menos de 130/140 km/h. É normal que haja desgaste maior, se não houver uma condução mais calma e prudente. E enquanto o meu carro vai a mecânicos de fora, o do meu pai anda sempre na marca a ser arranjado, levando peças da marca. Só aí teria uma grande vantagem que o meu não tem! E mesmo assim é sempre o dele que anda com problemas. Mas, claro, eu já tinha dito que qualquer marca dá os seus problemas, não são só os japoneses e os alemães. Os franceses nem se fala! Os italianos, bem, se falarmos da Fiat cai o carmo e a trindade, vão já começar a denegrir ainda mais a marca! Pois o meu carro anterior era Fiat e é óbvio que a pouca qualidade a nível de materiais e de conforto notava-se à distância, mas, eu nunca tive um único problema com ele em 8 anos! Às vezes o problema nem sempre é dos carros, mas sim do donos, pois se não andarmos em cima deles é natural que vai acabar por se "desintegrar" todo! A diferença é que, enquanto com este vou duas vezes por ano à revisão, o outro tinha de ir o triplo para andar bem... Problemas com luzes? Do tipo "travas, mas acendem os 4 piscas" como vi imensos iguais ao meu? Isso é falta de estima pelos carros!

E é óbvio que vou defender uma marca que me serve bem até agora, se fosse má, eu não teria razões para mentir! E só despachei o Punto porque precisava de uma bomba de gasolina atrás de mim, apesar de ser um 1.2cc! Ah! E chovia lá dentro porque era cabrio, de resto cinco estrelas.

É como o system32, também defenderá a sua marca de eleição até ao fim, pois a si nunca lhe deu problemas, compreende? Por isso é que nunca confio totalmente no que dizem os media, ou até mesmo as estatísticas de uma revista automóvel, eu fio-me naquilo que eu presencio e experimento, tal como o system32 e qualquer um de nós!

O objectivo de quem criou o tópico não era criar animosidades e conversas mais acesas, mas sim dar opiniões, agora parte do autor do mesmo avaliar o que é melhor para o caso dele! Vamos mudar de assunto? Cada um vai ficar "na sua", para quê estar a ir buscar ainda mais argumentações se vão ficar com a mesma ideia de antes?

Bem, vamos falar de ... Rolls Royce! Hahahaha! (só para descontrair um pouco, seus sisudos!)

P.S. Ah e espero que não tenha dito tal - andar devagar - por ser mulher, dou cabo de muitos homens condutores... sou filha da estrada (de um motorista TIR), ou seja, sou quase um homem! ;)
  5.  # 467

É uma questão de estatistica/Marketing:
    1º Cada marca tem um típico publico alvo
    2º Para isso constrói carros com premissas diferentes. por exemplo Mercedes para conforto, BMW para desportivismo, AR carros de design e desportivos, e os japoneses ERAM muito fiáveis , mas aborrecidos mais para gente mais velha. Por alguma razão os carros com mais motor são alemães
    3º Carros de empresa comprados em ALD/LEASING e pior: RENTING. ninguem respeita esses carros, não cuidam deles e andam sempre a abreie , por wexemplo a frio! logo vão dar mais chatices que os utilizador particularmente por pessoas que lhes custou a compra-los
    4º Manutenção - Carros para pobres normalmente são pouco mantidos.

Podia continuar... só para concluir que os carros não são todos iguais e que sofrem de maneira diferente..

Colocado por: SchopferGott

Você sente muito de perto qualquer referência que possa enaltecer as qualidade de uma marca Japonesa.
    Tem aí qualquer coisa mal resolvida, mas tudo bem, pode ter tido más experiências com algums destas marcas e isso deve ser respeitado.

Esse Audi de 200cv que 'NEM' bebe óleo é motivo de contentamento da sua parte, por isso percebe-se que goste da marca e dos alemães em geral.

E já agora (citando a sua escrita) :"O que tambem vale é o tipico condutor de uma e de outra marca. Se andarem sempre a puxar pelos TDI eles dão chatices mas andam. Já os toyota tipicamente não são feitos para andar depressa, isso também ajuda a poupar na mecânica."

Isto é o quê ? Uma crença sua baseada em algum principio 'Mormon' ? Ou também tem influências de Geová ?
  6.  # 468

Colocado por: system324º Manutenção - Carros para pobres normalmente são pouco mantidos.

O que é um carro para 'pobres' ? Afirmação pesada ...

Eu posso ser podre de rico e querer andar no meu dia a dia com um Toyota IQ por exemplo.

Provavelmente na maioria dos casos, os carros nas mãos de gente humilde são bem cuidados porque as pessoas dão-lhes mais valor pelo esforço que tiveram de fazer para os adquirir e manter ... E mantem-nos por muitos anos ....

Para os ricos, é mais um objecto... Se partir, orienta-se outro.
  7.  # 469

Pois, o Giulietta lá de casa tambem mediram nos testes 4l a 90-100, mas para isso temos de andar em velocidade estabilizada e nunca acelerar.
    Esses carros conseguem bons consumos enquanto tiverem ajuda electrica. Qualquer devaneio o consumo dispara. Fazer medias de 6l num deposito, das duas uma ou gastou-o todo a 150 ou se diz que gasta 4 no resto do tempo , já a media nas AE sobe bastante...
    Eu tambem consigo 6l com o giulietta , mas tenho de me conter. Agora 6L a fazer uma A! a 150 não acredito. As suas medias são optimistas ( de consumo e de velocidade).

Se não tem o pé leve ainda pior. Não sei se conhece um comparativo de um Prius ( o anterior) como BMW M3 em pista com o prius a andar a fundo e o BM só a acompanhar. e imagine quem gastou mais gasolina???

Agora em cidade apenas (melhor ainda em para arranca) os prius consume bem menos que um diesel, isso é verdade. Já em estrada, só mesmo em ritmo de passeio muito moderado. Alias não sou eu qye diz isto , ainda não vi nenhum comparativo, dos muitos que já li sobre o tema que desse vantagem global aos hibridos. Já o sistema dos OPEL AMPERA já me agrada: andar nas cidades apenas electrico, na estrada o outro ajuda, e à noite carregamos o bicho. Pena é o preço por enquanto.

Lê apenas revistas da especialidade ? Test Drives ? Ou conduziu já kilometros consideráveis com algum ?

Eu não tenho o pé leve, faço muita AE com velocidades sempre na ordem dos 140/150kmh (os radares disparam aos 152 kmh, por isso ha que ter algum cuidado), e em mais de 100.000 kms só tive uma vez um depósito em que fiz consumo médio acima dos 6Lt /100 kms.

De resto, em condições normais a coisa anda á volta dos 5L e picos/100 kms. Em passeios tranquilos, desce para os 4,5 lt /100 kms.

8.  # 470

Um IQ não é para pobres , basta ver quanto custa.
    Referia-me a carros franceses, italianos (fiats e afins), Coreanos, Opels, Americanos, alguns japoneses mais pequenos, etc...
    É normal não terem a manutenção que deviam , pois muitas vezes não à guito!!

O que é um carro para 'pobres' ? Afirmação pesada ...

Eu posso ser podre de rico e querer andar no meu dia a dia com um Toyota IQ por exemplo.

Provavelmente na maioria dos casos, os carros nas mãos de gente humilde são bem cuidados porque as pessoas dão-lhes mais valor pelo esforço que tiveram de fazer para os adquirir e manter ... E mantem-nos por muitos anos ....

Para os ricos, é mais um objecto... Se partir, orienta-se outro.
  9.  # 471

system32 no seu melhor snobismo.

Então uma pessoa pobre mantém pior o seu carro que uma pessoa que tem mais meia dúzia de patacas no bolso e usa um "doutor/ingenheiro/arquitecto antes do seu nome cristão?!

Olhe, aqui o pobre com o seu carro de pobre mantém-no em muito melhor estado que muito menino que por aí anda com grandes máquinas.
  10.  # 472

Colocado por: system32Pois, o Giulietta lá de casa tambem mediram nos testes 4l a 90-100, mas para isso temos de andar em velocidade estabilizada e nunca acelerar.
    Esses carros conseguem bons consumos enquanto tiverem ajuda electrica. Qualquer devaneio o consumo dispara. Fazer medias de 6l num deposito, das duas uma ou gastou-o todo a 150 ou se diz que gasta 4 no resto do tempo , já a media nas AE sobe bastante...
    Eu tambem consigo 6l com o giulietta , mas tenho de me conter. Agora 6L a fazer uma A! a 150 não acredito. As suas medias são optimistas ( de consumo e de velocidade).

Se não tem o pé leve ainda pior. Não sei se conhece um comparativo de um Prius ( o anterior) como BMW M3 em pista com o prius a andar a fundo e o BM só a acompanhar. e imagine quem gastou mais gasolina???

Agora em cidade apenas (melhor ainda em para arranca) os prius consume bem menos que um diesel, isso é verdade. Já em estrada, só mesmo em ritmo de passeio muito moderado. Alias não sou eu qye diz isto , ainda não vi nenhum comparativo, dos muitos que já li sobre o tema que desse vantagem global aos hibridos. Já o sistema dos OPEL AMPERA já me agrada: andar nas cidades apenas electrico, na estrada o outro ajuda, e à noite carregamos o bicho. Pena é o preço por enquanto.

System32, o que escrevi sobre os consumos do Prius é verdade, não tem optimismo.
    Sem querer desvirtuar o propósito deste tópico, deixe-me clarificar alguns pontos, porque as vezes escreve-se, mas não se vê o cenário todo.

Para o Prius, e qualquer outro modelo que se olhe para o catálogo, as marcas anunciam sempre consumos um pouco impossiveis de atingir na vida real.
    No caso do Prius anunciam consumo médio de 3,6 lt/100km, que nas minhas mãos é impossivel e nunca tal consegui. E para chegar a esse consumo desconfio que só em pista plana a velocidade constante e moderada. O mesmo se passa com o seu Alfa e os 4l ... Simplesmente não se consegue chegar a esses consumos.

Agora particularizando para o Prius, para que entenda como ele faz estes consumos a estas velocidades. Todos sabemos que quando fazemos uma viagem em AE, há alturas de aceleração, desaceleração e aceleração constante para manter velocidade. Nas alturas de aceleração, o Prius eleva as rotações do motor a gasolina ao um máximo de 5600 rpm (controlado electronicamente), e nestas alturas se tiver o acelerador a fundo, está a requerer a potencia total á volta dos 136cv, com o motor a gasolina e o motor electrico no máximo. Repare que o motor a gasolina não passou nunca das 5600 rpm em aceleração máxima, o que não acontece num carro a gasolina normal que atinge rotações mais elevadas.

Assim que você atinge a velocidade que pretende, alivia o acelerador, e nessa altura a velocidade é mantida com a combinação dos 2 motores, sendo que a rotação do motor a gasolina desce, e segue em regime mais baixo. Num carro a gasolina normal está semrpe agarrado á relação de caixa e para manter a velocidade tem de manter a aceleração do motor a gasolina. Sempre que precisar de subir de regime, claro está que o Prius volta a subir a rotação do motor a gasolina, voltando a baixar assim que atinge a velocidade pretendida. E o ciclo repete-se. Num carro normal sobe a rotação para aumentar de velocidade, e depois para a manter tem de manter também a rotação a que acabou por chegar. Com o aumento de velocidade e consequente atrito a aumentar, a rotação do motor do Prius para manter velocidade constante também vai subindo, mas sobe em patamares mais baixos que um carro não hibrido.

No Prius, sempre que apanhar descidas em que não pretende aumentar de velocidade, tenha de fazer reduções de velocidade ou tenha de travar o motor a gasolina desliga e é aproveitada a inércia para regeneração.

Circulando em velocidade constante a rondar os 125 kmh em plano, o Prius vai a fazer consumo instantãneo em torno dos 5lt/100.
    Se subir para os 140 kmh o consumo sobe para os 6lt ou até mesmo 7lt, no entanto como as estradas não são sempre planas e as condições não são ideiais, sempre que tem descidas vai a 0lt ou desce para próximo de 0, e sempre que tem subidas sobe a 10lt ou mais (aceleração).

Na prática, esta combinação de eventos numa viagem longa, que tem acelerações, rotação baixa constante, motor desligado, resulta num consumo médio, no cenário que lhe mencionei, a rondar os 6Lt /100 kms. Mas repare que não estou a falar de consumir todo o deposito a 140/150 kmh. Estou a falar em consumir boa parte dele nessas condições, e nunca é sempre a essas velocidades (umas vezes mais outras menos), porque num cenário real, acabamos sempre por fazer alguma condução mista, pois temos de sair da AE e fazer nacionais, parar aqui ou acolá ...

Num carro normal a rotação do motor é sempre dependente das relações de caixa (a não ser que o ponha em ponto morto a descer, há quem o faça), nunca desliga o motor sempre que desce ou reduz velocidade, para ganhar aceleração por vezes pode ter de meter uma abaixo, etc, e em média a rotação do motor é sempre mais alta do que aquela que acontece com o Prius (motor com ciclo Atkinson ao invés do tipico Otto).

Se o Prius é menos eficiente em AE, é verdade. Não tira tanto proveito do sistema. Mas tal também acontece com qualquer outro carro. Em AE, a velocidades supriores, consomem sempre mais. Mas os consumos que lhe falo são verdadeiros, não são optimistas.

Claro que se me pedir para gastar um depósito inteiro a fundo, o consumo não fica nos 6 ou 7lt. Sobre muito lá para cima, o problema é que isso é um cenário irreal e impraticavel. Se fizer o mesmo com o seu carro vai ver o mesmo resultado...

O caso que refere do M3, li sobre isso em tempos, o que aconteceu com o Prius acontecia provavelmente com o seu Alfa ou outro qualquer. Imagine-se lá a perseguir o M3 com o seu Alfa a fundo só para o tentar acompanhar a meio gaz... E veja lá o consumo no fim.
    Ninguem conduz constantemente a fundo em cenários reais. Esse foi um episódio de puro entertenimento apenas, em que foi incluido o Prius para melhorar o efeito da propaganda, mas o sintoma seria válido para outro qualquer carro que necessitasse de ir a fundo para acompanhar o M3.

Desculpem a extensão e o ligeiro off-topic.
  11.  # 473

Colocado por: FD
    Ao tempo que o carro está comprado.

Esse Smart é o seu não é? :P
    Concordam com este comentário:francisco_ferreira

Pois, ando desactualizado.... Sim o SMART é meu. E continua para venda.....
  12.  # 474

É verdade e por mim falo. :)

É preciso é perceber a diferença de quem tem dinheiro para ter um bom carro ou quem não tem , mas compra em 2º mão ou importoa com 200.000km!!

Colocado por: branco.valtersystem32 no seu melhor snobismo.

Então uma pessoa pobre mantém pior o seu carro que uma pessoa que tem mais meia dúzia de patacas no bolso e usa um "doutor/ingenheiro/arquitecto antes do seu nome cristão?!

Olhe, aqui o pobre com o seu carro de pobre mantém-no em muito melhor estado que muito menino que por aí anda com grandes máquinas.
  13.  # 475

Eu após varios tipos de compras de carros que tenho feito ao longo dos anos, entre eles, novos, semi-novos e usados, cheguei a uma conclusão.

Para mim é sempre carros usados, comprei à 2 anos um "semi-novo" para a maria e porque ela fez muita questão porque por mim é sempre carros usados, sejam eles carrinhos simples ou maquinões... e quanto mais baratos melhor.

O que se paga por 1 carro novo dá bem para andar com carros velhos durante 10 ou 20 anos e fazer todas as manutenções que necessitem e ainda sobra troco...

Os carros são normalmente grandes desinvestimentos... é só perder dinheiro... por isso quanto mais barato melhor...
    Concordam com este comentário: branco.valter
  14.  # 476

Repare que a marca diz 3,4L extra urbano. Agora nos varios testes que li eles conseguem 4 e pouco.
    Eu também consigo a 80-100 com muita calma sem acelarações, mas não são os consumos normais, com uma condução ( para mim que sou um pouco acelera) normal!!!

Agora está a inventar com essas das rotações:
    1º A >120 ou a descida é bem inclinada ou o motor tem de manter a velocidade, logo não está a regenerar nada: está a gastar. Mesmo com uma boa aerodinâmica como o prius tem. A essas velocidades você esgota a parte eléctrica rapidamente , ou não a gasta, ou gasta gasolina para a manter. Não há milhagres.
    2º Um carro , minimamente decente a 5600rpm está a velocidades muito maiores (tipo 180).
    3º O meu é Gasóleo logo as rotações são muito inferiores. Posso lhe dizer que a 210Km/h vou a cerca de 40000rpm.
    4º os pneus de baixo atrito e/ou mais finos ajudam um carro a consumir menos, mas temos menos segurança. Eu cá escolhi pneus 225 em jante 17" que me aumenta o consumo mas também a segurança, algo que o prius é apenas mediano (tudo tem custos).

Eu acredito nos consumos que afirma , o que não acredito é nas suas medias de velocidade! Basta menos 20km/h para os consumos serem bem diferentes. É muito diferente fazer a A1 a 140/150 ou atingir essa velocidade esporadicamente.

Eu sei que o teste do M# não é justo, mas olhe que se fizesse isso com o meu, acho que o M3 gastava mais à mesma.
    Ou seja a injustica é a mesma, mas devido à tecnologia dos hibridus, a fundo um carro normal , que ande o mesmo, gasta mais a andar devagar , mer não gasta tanto como um prius a puxar por ele, nem que seja por ser bem mais leve e agil.

System32, o que escrevi sobre os consumos do Prius é verdade, não tem optimismo.
    Sem querer desvirtuar o propósito deste tópico, deixe-me clarificar alguns pontos, porque as vezes escreve-se, mas não se vê o cenário todo.

Para o Prius, e qualquer outro modelo que se olhe para o catálogo, as marcas anunciam sempre consumos um pouco impossiveis de atingir na vida real.
    No caso do Prius anunciam consumo médio de 3,6 lt/100km, que nas minhas mãos é impossivel e nunca tal consegui. E para chegar a esse consumo desconfio que só em pista plana a velocidade constante e moderada. O mesmo se passa com o seu Alfa e os 4l ... Simplesmente não se consegue chegar a esses consumos.

Agora particularizando para o Prius, para que entenda como ele faz estes consumos a estas velocidades. Todos sabemos que quando fazemos uma viagem em AE, há alturas de aceleração, desaceleração e aceleração constante para manter velocidade. Nas alturas de aceleração, o Prius eleva as rotações do motor a gasolina ao um máximo de 5600 rpm (controlado electronicamente), e nestas alturas se tiver o acelerador a fundo, está a requerer a potencia total á volta dos 136cv, com o motor a gasolina e o motor electrico no máximo. Repare que o motor a gasolina não passou nunca das 5600 rpm em aceleração máxima, o que não acontece num carro a gasolina normal que atinge rotações mais elevadas.

Assim que você atinge a velocidade que pretende, alivia o acelerador, e nessa altura a velocidade é mantida com a combinação dos 2 motores, sendo que a rotação do motor a gasolina desce, e segue em regime mais baixo. Num carro a gasolina normal está semrpe agarrado á relação de caixa e para manter a velocidade tem de manter a aceleração do motor a gasolina. Sempre que precisar de subir de regime, claro está que o Prius volta a subir a rotação do motor a gasolina, voltando a baixar assim que atinge a velocidade pretendida. E o ciclo repete-se. Num carro normal sobe a rotação para aumentar de velocidade, e depois para a manter tem de manter também a rotação a que acabou por chegar. Com o aumento de velocidade e consequente atrito a aumentar, a rotação do motor do Prius para manter velocidade constante também vai subindo, mas sobe em patamares mais baixos que um carro não hibrido.

No Prius, sempre que apanhar descidas em que não pretende aumentar de velocidade, tenha de fazer reduções de velocidade ou tenha de travar o motor a gasolina desliga e é aproveitada a inércia para regeneração.

Circulando em velocidade constante a rondar os 125 kmh em plano, o Prius vai a fazer consumo instantãneo em torno dos 5lt/100.
    Se subir para os 140 kmh o consumo sobe para os 6lt ou até mesmo 7lt, no entanto como as estradas não são sempre planas e as condições não são ideiais, sempre que tem descidas vai a 0lt ou desce para próximo de 0, e sempre que tem subidas sobe a 10lt ou mais (aceleração).

Na prática, esta combinação de eventos numa viagem longa, que tem acelerações, rotação baixa constante, motor desligado, resulta num consumo médio, no cenário que lhe mencionei, a rondar os 6Lt /100 kms. Mas repare que não estou a falar de consumir todo o deposito a 140/150 kmh. Estou a falar em consumir boa parte dele nessas condições, e nunca é sempre a essas velocidades (umas vezes mais outras menos), porque num cenário real, acabamos sempre por fazer alguma condução mista, pois temos de sair da AE e fazer nacionais, parar aqui ou acolá ...

Num carro normal a rotação do motor é sempre dependente das relações de caixa (a não ser que o ponha em ponto morto a descer, há quem o faça), nunca desliga o motor sempre que desce ou reduz velocidade, para ganhar aceleração por vezes pode ter de meter uma abaixo, etc, e em média a rotação do motor é sempre mais alta do que aquela que acontece com o Prius (motor com ciclo Atkinson ao invés do tipico Otto).

Se o Prius é menos eficiente em AE, é verdade. Não tira tanto proveito do sistema. Mas tal também acontece com qualquer outro carro. Em AE, a velocidades supriores, consomem sempre mais. Mas os consumos que lhe falo são verdadeiros, não são optimistas.

Claro que se me pedir para gastar um depósito inteiro a fundo, o consumo não fica nos 6 ou 7lt. Sobre muito lá para cima, o problema é que isso é um cenário irreal e impraticavel. Se fizer o mesmo com o seu carro vai ver o mesmo resultado...

O caso que refere do M3, li sobre isso em tempos, o que aconteceu com o Prius acontecia provavelmente com o seu Alfa ou outro qualquer. Imagine-se lá a perseguir o M3 com o seu Alfa a fundo só para o tentar acompanhar a meio gaz... E veja lá o consumo no fim.
    Ninguem conduz constantemente a fundo em cenários reais. Esse foi um episódio de puro entertenimento apenas, em que foi incluido o Prius para melhorar o efeito da propaganda, mas o sintoma seria válido para outro qualquer carro que necessitasse de ir a fundo para acompanhar o M3.

Desculpem a extensão e o ligeiro off-topic.
  15.  # 477

Colocado por: system32Agora está a inventar com essas das rotações:
    1º A >120 ou a descida é bem inclinada ou o motor tem de manter a velocidade, logo não está a regenerar nada: está a gastar. Mesmo com uma boa aerodinâmica como o prius tem. A essas velocidades você esgota a parte eléctrica rapidamente , ou não a gasta, ou gasta gasolina para a manter. Não há milhagres.
    2º Um carro , minimamente decente a 5600rpm está a velocidades muito maiores (tipo 180).
    3º O meu é Gasóleo logo as rotações são muito inferiores. Posso lhe dizer que a 210Km/h vou a cerca de 40000rpm.
    4º os pneus de baixo atrito e/ou mais finos ajudam um carro a consumir menos, mas temos menos segurança. Eu cá escolhi pneus 225 em jante 17" que me aumenta o consumo mas também a segurança, algo que o prius é apenas mediano (tudo tem custos).

Eu acredito nos consumos que afirma , o que não acredito é nas suas medias de velocidade! Basta menos 20km/h para os consumos serem bem diferentes. É muito diferente fazer a A1 a 140/150 ou atingir essa velocidade esporadicamente.

Não vale a pena demasiada prosa á volta disto.
    Cada um tem as suas opiniões e experiências e vê as coisas como quer. Não tenho de o convencer de nada.

Aqui ninguem inventa nada, vejamos :

1 - Tem uma posição de acelerador, que não regenera nem liga o motor a gasolina, mantem a velocidade em descida apenas com apoio electrico a manter rolamento. E não esgota parte electrica nada porque o esforço em descida nestas circunstãncias é pequeno. Apenas em descidas muito pouco acentuadas pode sentir perda de velocidade dado o atrito com o piso. Chama-se posição de Glide (pesquise um pouco). Portanto na maioria das descidas consegue sim faze-las sem gastar pingo de gota para manter velocidade, desde que não queira manter os 200 kmh óbviamente, pois aí o atrito do vento é muito grande e para vencer só mesmo com motor a gasolina. Mas é velocidade que é impossivel com o Prius, pois está limitado aos 193 kmh electronicamente.

2 Não contesto. Sei é que os ouço a roncar a essas velocidades (140/150) e no Prius pouco ou nada se ouve; Não posso comparar directamente rotações sem ser na prática. Reconheço.

3 - A comparação era com carros a gasolina, pois claro que um gasóleo faz menos RPMs. Mas não quer dizer que consuma menos que o Prius para as mesmas velocidades;

4 - O Prius tem Pneus 215, perfil 45 com Jante de 17''. Porque é que ha-de ser mediano em segurança ? Porque tem menos 2 cm de largura de pneu que o seu ?!
    Conte lá os airbags que tem no A3.
  16.  # 478

1 - Isso do glide (que já tinha lido sobre isso é muito bonito , mas para velocidades baixas. Já li que nos states, com isso à gajos que fazem consumos parvos (2L e taL), mas claro nas estradas planas dele e a velocidade de caracol). A 120 o atrito já é grande e a 150 ainda pior. não me parece que faça glide a 150 a não ser numa descida bem inclinada e só a 120.
    2 - Isso do não se ouve depende mais do isolamento do que de outra coisa. Por ex a diferença de ruido entre o A3 e o Giulietta é abismal. Nem noto que vou a 180 o a 200 no giulietta ( ruido de motor e aerodinamico).
    3- Cidade gasta mais , em estrada os consumos são semelhantes, já em AE esqueça: gasta menos! E olha que os motores italianos nem são os mais poupados.Li à tempo um comparativo Prius / Ampera / BMW 318D ( ou 320) e em estrada o BM gastava menos que todos, e andava bastante mais. Mais espaço, melhores materiais , muito m,ais seguro etc.. Tanto que a conclusão final era : O mais equilibrado é o BM. or isso como vê a dita vantagem global dos hibridos não é nada clara são reconhecidamente melhores para cidade. Em NY até já os usam nos taxis e tambem já os vi em roma, etc...
    4-Não compare a aderência dos pneus "Verdes" do prius com um pneu de performance como o Continental Sportcontact ou o Michelim Pilot Sport3 que tenho. Saiba que o atrito é fundamental para a aderência do carro: mais atrito->mais consumo-mais segurança e vice versa.
    Se colocar esse pneus num carro normal os consumos baixam 0,5 a 1L, Assim a diferença da tecnologia esfuma-se.

E nem quero comparar a segurança em caso de embate do A3 (nem é pelo nº de airbags, mas sim pela estrutura), pois este tem 14 anos d econcepção, mas comparo muito bem com o Giulietta que é o mais seguro da gama. Mas referia-me à segurança dinâmica, em que qualquer um deles é muito mais seguro a travar ou a curvar (e com o Giulietta então a diferença é abismal)

Para já e fazendo uma escolha consciente os híbridos não são solução para um carro de uso geral, e não sou eu a dizer isto. Quem queira mudar de forma de condução e aceite alguns compromissos, acredito que esteja muito contente.
    Alias já lhe disse que se um carro tipo Ampera ficasse ao mesmo preço de um diesel normal, a escolha era óbvia (nada tenho contra carros electricos), agora pelo preço extra e os tais compromissos....pois... vamos ve o que o futuro nos reserva...

Não vale a pena demasiada prosa á volta disto.
    Cada um tem as suas opiniões e experiências e vê as coisas como quer. Não tenho de o convencer de nada.

Aqui ninguem inventa nada, vejamos :

1 - Tem uma posição de acelerador, que não regenera nem liga o motor a gasolina, mantem a velocidade em descida apenas com apoio electrico a manter rolamento. E não esgota parte electrica nada porque o esforço em descida nestas circunstãncias é pequeno. Apenas em descidas muito pouco acentuadas pode sentir perda de velocidade dado o atrito com o piso. Chama-se posição de Glide (pesquise um pouco). Portanto na maioria das descidas consegue sim faze-las sem gastar pingo de gota para manter velocidade, desde que não queira manter os 200 kmh óbviamente, pois aí o atrito do vento é muito grande e para vencer só mesmo com motor a gasolina. Mas é velocidade que é impossivel com o Prius, pois está limitado aos 193 kmh electronicamente.

2 Não contesto. Sei é que os ouço a roncar a essas velocidades (140/150) e no Prius pouco ou nada se ouve; Não posso comparar directamente rotações sem ser na prática. Reconheço.

3 - A comparação era com carros a gasolina, pois claro que um gasóleo faz menos RPMs. Mas não quer dizer que consuma menos que o Prius para as mesmas velocidades;

4 - O Prius tem Pneus 215, perfil 45 com Jante de 17''. Porque é que ha-de ser mediano em segurança ? Porque tem menos 2 cm de largura de pneu que o seu ?!
    Conte lá os airbags que tem no A3.
  17.  # 479

system32 compra um japone e renda-se !!!! o resto é cantigas procure e diga aqui do alemã como faz para encontrar os defeitos dos japones...
  18.  # 480

Colocado por: system321 - Isso do glide (que já tinha lido sobre isso é muito bonito , mas para velocidades baixas. Já li que nos states, com isso à gajos que fazem consumos parvos (2L e taL), mas claro nas estradas planas dele e a velocidade de caracol). A 120 o atrito já é grande e a 150 ainda pior. não me parece que faça glide a 150 a não ser numa descida bem inclinada e só a 120.

Está enganado. Você é capaz de ter lido alguma coisa, mas não percebeu bem o que é. Tanto faço Glide a 50kmh como a 170kmh. Em qualquer velocidade se consegue desligar o motor a gasolina. Basta saber usar o acelerador. Mas isso teria de perder demasiado tempo a explicar-lhe.

Já agora, tirei hoje uma foto em AE só para não achar que o estou a enganar. Não se vê muito bem, mas na foto ia a manter uma velocidade constante de 133kmh com consumo instantaneo de 2,5 Lt/100 kms (meia lua vertical com 0-5-10 lt/100kms do lado direito do '133' ). A estrada é plana naquela zona como pode ver pela foto. Há-de ver quanto consome de instantaneo o TDI ou o Giullieta em plano a 133 kmh.

Quando se diz que para AE os hibridos não são tão bons não é em comparação com os outros carros. É em comparação com aquilo que são FORA de AE onde se conseguem coisas mais engraçadas.
    Portanto a historia dos hibridos e a AE serem um bocado incompativeis é conversa. Mesmo em AE conseguem medias muito boas, face a qualquer gasolina normal. Já com os diesel, estou de acordo, podem chegar a perder, mas olhe que diria que na maioria das vezes estariam ela por ela (já tive diesels antes e sei que assim é).

3- Cidade gasta mais , em estrada os consumos são semelhantes, já em AE esqueça: gasta menos! E olha que os motores italianos nem são os mais poupados.Li à tempo um comparativo Prius / Ampera / BMW 318D ( ou 320) e em estrada o BM gastava menos que todos, e andava bastante mais. Mais espaço, melhores materiais , muito m,ais seguro etc.. Tanto que a conclusão final era : O mais equilibrado é o BM. or isso como vê a dita vantagem global dos hibridos não é nada clara são reconhecidamente melhores para cidade. Em NY até já os usam nos taxis e tambem já os vi em roma, etc...

Desde a algum tempo que nao ligo muito a revistas desse género, mas não defendo nenhuma vantagem especial para os hibridos. Sei que pelo menos com os HSD da Toyota se conseguem fazer muito bons consumos, ter uma condução diferente e muito agradável e ter uma montra tecnologica á disposição para quem liga a isso. Os temas ambientais para mim nao me dizem muito, embora nisso estes hibridos também sejam imbativeis.

4-Não compare a aderência dos pneus "Verdes" do prius com um pneu de performance como o Continental Sportcontact ou o Michelim Pilot Sport3 que tenho. Saiba que o atrito é fundamental para a aderência do carro: mais atrito->mais consumo-mais segurança e vice versa.
    Se colocar esse pneus num carro normal os consumos baixam 0,5 a 1L, Assim a diferença da tecnologia esfuma-se.

Isso dos pneus verdes é um bocado treta, porque já vou no 3º jogo de pneus e compro o mesmo que compraria para qualquer carro normal. Uns Michelin Pilot Sport ou Continental SportContact 215/45R17 ou outro qualquer. Não tem de comprar pneus especiais... Isto leva os mesmos pneus que qualquer carro ... Portanto não se meta por aí no que diz respeito á segurança dinamica ...
    De resto em crash tests, tanto o Prius como o Giullieta tem 5 estrelas.

Para já e fazendo uma escolha consciente os híbridos não são solução para um carro de uso geral, e não sou eu a dizer isto. Quem queira mudar de forma de condução e aceite alguns compromissos, acredito que esteja muito contente.
    Alias já lhe disse que se um carro tipo Ampera ficasse ao mesmo preço de um diesel normal, a escolha era óbvia (nada tenho contra carros electricos), agora pelo preço extra e os tais compromissos....pois... vamos ve o que o futuro nos reserva...

Pronto, fique lá com a bicicleta e com a sua opinião.
    Da minha parte, em 3 anos e mais de 100.000 kms com um carro destes o só vejo ali uma solução tão boa ou melhor que muitas que por aí andam. E não tem de mudar grande coisa na forma de condução, tem sim de evoluir para melhor na forma como está habituado a conduzir, porque deixar uma condução do Prius e voltar a um carro normal parece que se está a regredir no tempo.

Provavelmente um dia quando aí um Lexus GS450h ou mesmo um RX450h o deixarem envergonhado no seu TDI de 200cv, pode ser que olhe de forma diferente para a tecnologia hibrida.

Estamos aqui a entupir o tópico, isto era uma conversa melhor para se ter num cafézito :-)

0.1092 seg. NEW