Iniciar sessão ou registar-se
    • scarto
    • 8 outubro 2012 editado

# 1

Boa tarde, Tenho uma dúvida relativamente à instalação do gás. Vou fazer uma remodelação de uma casa e queria retirar o esquentador que neste momento está na cozinha para o exterior, ou seja, o abastecimento de gás é feito através de botija que está situada debaixo de um vão de umas escadas no exterior. Eu queria saber se posso colocar o esquentador próximo das botija, ( em cima ou ao lado), mas dentro de uma "caixa" devidamente ventilada.
  1.  # 2

À partida não me parece muito viável, no entanto, se puder, coloque aqui uma foto do local que é sempre melhor que mil palavras. A opinião da empresa fornecedora de gás é sempre importante.
  2.  # 3

quando poder vou ver se consigo colocar uma foto. A questão é : Pode ou não um esquentador estar próximo das botijas de gás?
  3.  # 4

Alguém sabe mais informação acerca da minha dúvida?
    •  
      FD
    • 10 outubro 2012

# 5

Já leu? http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Produtos/GasEmGarrafa/Paginas/Tradicionalbutano.aspx
    Da leitura que faço não me parece que seja proibido, se estivermos a falar de gás butano.

É butano ou propano?
  4.  # 6

Colocado por: scartoBoa tarde, Tenho uma dúvida relativamente à instalação do gás. Vou fazer uma remodelação de uma casa e queria retirar o esquentador que neste momento está na cozinha para o exterior, ou seja, o abastecimento de gás é feito através de botija que está situada debaixo de um vão de umas escadas no exterior. Eu queria saber se posso colocar o esquentador próximo das botija, ( em cima ou ao lado), mas dentro de uma "caixa" devidamente ventilada.

Uma vez que se trata de gaz de bilha (pequena) não tem problema desde que respeite algumas normas de segurança como por ex. criar uma ventilação na caiza como refere e debaixo das escadas se houver porta também que ser ventilada,
    Tem intenção de ligar ao esquentador com borracha(mangueira) ou fazer em cobre?
  5.  # 7

O meu receio é alterar as coisas para por o esquentador ao pé da bilha e depois não passar na inspecção.

Tem intenção de ligar ao esquentador com borracha(mangueira) ou fazer em cobre?

Sinceramente não sei, mas certamente optarei pela mais segura.
  6.  # 8

Colocado por: scartoO meu receio é alterar as coisas para por o esquentador ao pé da bilha e depois não passar na inspecção.

Mas qual inspeção?

Sinceramente não sei, mas certamente optarei pela mais segura.

Mais segura então opte pelo cobre a mangueira tem validade|!
  7.  # 9

Por favor faça com tubo de cobre, e torneiras de segurança. Depois liga o esquentador com um ligador flexível em inox, revestido a amarelo (cor do gás)

Tubo de borracha é barato (cerca de €1,40/metro), mas tem validade de cerca de 3/4 anos. Inox dura anos. E o tubro de cobre fica para sempre.

Em relação ao esquentador ficar próximo da botija: em casas mais antigas (como o caso da minha) a botija de gás (butano) está no armário por baixo da bancada, e o esquentador está no armário logo por cima, por isso à partida não deverá haver problemas.

O mais importante será a saída de gases queimados (monóxido de carbono), essa saída tem que ser bem feita, senão o esquentador não trabalhará sequer como deve de ser - tem sonda para isso e desliga-se. Tem sempre a hipótese de adquirir um esquentador ventilado, que tem uma ventoinha que "empurra" os gases queimados para a saída. O único "contra" desse esquentador é que é alimentado a gás, mas a ventoinha é ligada à electricidade, além de ter que ter uma tomada perto, sem luz... não há agua quente.

Espero ter ajudado!
    Cumps.

0.0117 seg. NEW