Boa tarde, Gostaria do Vosso auxilio na seguinte questão: Há 4 anos que habito numa casa arrendada (contrato terminaria em 31 Outubro 2013). Desde sempre o senhorio mostrou vontade de vender a casa e sempre nos tentou auxiliar com a casa mas, dado que a casa tem algumas falhas de construção, nunca estivemos interessados. Como tal, sempre nos disposemos a facilitar a sua intenção. Há cerca de 1 mês, acabámos por abrir a porta para umas pessoas verem a casa, na eventualidade de a comprar, situação que muito me desagrada porque é a minha privacidade, atrapalha o meu dia a dia, tenho de prender as cadelas...enfim, não é de todo a forma como quero viver. O senhorio não estava presente, apenas a pessoa da imobiliária. Posto isto, decidimos procurar novo local para morar dado que não quero correr o risco de alguém comprar e termos de sair "à pressa", nem ter de estar constantemente a mostrar a casa. O nosso contrato de arrendamento supõe 90 dias de aviso e autorização de visitas apenas ao senhorio, com a devida antecedência. Contactámos o mesmo, para questionar se aceitaria 2 meses de aviso, uma vez que ele tem em posse dele 2 rendas de caução e ainda um valor excedente (resultado de acordo de baixa de renda) e o mesmo recusou, dizendo querer cumprir o contrato, o que não deixa de ser engraçado dado q no contrato consta a arrecadação e há 4 anos que esperamos pela chave, com inumeros emails a pedir acesso à mesma e ainda esperamos...Ainda não tinhamos enviado carta a rescindir e ele já tem a casa para arrendamento. Fora ter dado o meu contacto pessoal a imobiliárias e diariamente sou contactada para pedirem para lá ir tirar fotos ou levar interessados!!!!! Acho isto um abuso. Se ele quer cumprir contrato, até dia 31 de Dezembro não devolveremos a chave, excepto se ele fizer a devolução do valor, e aí sairemos de bom grado até no final deste mês se necessário. Mas a minha questão é. Somos obrigados a abrir a porta para receber imobiliárias e particulares (sem a presença do senhorio) qdo vamos sair apenas a 31 de Dezembro? Tem ele o direito de fornecer os meus contactos sem a minha autorização?
1. Quando você deu o seu contacto ao seu senhorio, fê-lo assinar algum documento em que ele se comprometia a não o divulgar a mais ninguém? Ou tem algumas testemunhas que lhe pediu segredo?
2, As leis estão sempre a mudar, mas creio que no seu caso isto ainda está em vigor: leia os n. 2 e 3 do Art. 1098 do Código Civil. O prazo para a denúncia são, no mínimo, 120 dias (4 meses) , fazendo efeito no final do mês seguinte. Isto é: se comunicar HOJE, terá de pagar as rendas até 28/Fevereiro.
Estas pessoas agradeceram este comentário: staveira
Boa tarde Luis K.W. Agradeço desde já a resposta. 1. Por norma, não forneço contatos de pessoas a terceiros sem consentimento prévio da pessoa em causa, acho que se trata de uma questão de bom senso e respeito pela privacidade dos outros. Não tenho prova mas também não o consenti. Até à data as pessoas que se deslocaram ao local não apresentaram qualquer procuração e estou a acreditar em acto de boa fé de que vêm da parte do senhorio. 2. O meu contrato foi celebrado em Novembro de 2008 e nele constam 90 dias de pré-aviso, acordados por ambas as partes e que iremos cumprir como pretendido pelo senhorio. Questionei apenas dado achar ser de certa forma desagradável e causar immpacto na gestão do meu dia a dia, mas já verifiquei que de facto tenho de mostrar a casa durante os 3 meses antes da saída. Julgo apenas que não é correcto colocar anúncio de arrendamento quando ainda não foi recebida carta com AR sobre cessação e ser contactada diariamente por n agências.
Boa tarde Silver Wolf. Obrigado,tentarei chegar a um acordo dado que o estipulado por lei me é incompatível com horário de trabalho. No entanto, sou obrigada a mostrar todos os dias se necessário?
Antigamente, os telefones estavam acessíveis à distância de um... de uma lista telefónica. E com os números de telefone estavam as respectivas moradas. Nunca, em Portugal, houve a tradição de considerar que um contacto telefónico (ou a morada) é um assunto privado ou uma questão de privacidade (basta ver o desplante com que nos chateiam ligam a toda a hora a tentar vender pacotes de sei-lá-o-quê).
A NÃO SER que exista uma cláusula a exigir privacidade em TODOS os contratos que você fizer (telefone, telemóvel, televisão, internet, água, gás, electricidade, seguros, contas bancárias, ordem profissional, clube desportivo, ...), o que é quase impossível. :-(
Suponho que o senhorio aceitou de boa fé, sem necessidade de carta com AR, que você vai abandonar a casa no prazo apalavrado .... tal como você aceita, sem necessidade de procuração, que os mediadores visitem a sua casa com os eventuais interessados. ;-) No fundo, parece-me, estão a confiar um no outro. Mas compreendo que (lhe) seja incómodo, estarem a "devassar-lhe" a casa. As visitas deviam ser marcadas de forma a não lhe estorvarem a vida.
Bom....tinha escrito um grande testamento aqui mas ao fazer agradecimento perdi tudo:( Tem havido uma série de situações que me desagradam e que acho incorrectas da parte do senhorio, mas não vale a pena enumera-las e infelizmente não me parece que exista a tal confiança. De qualquer forma farei como sugerido por ambos Luis K.W. e Silver Wolf. Agradeço desde já os esclarecimentos e sugestões:)
Eu acho que é um não problema. Deverá é entender-se com a agência e se não lhe convier a data proposta marca outra. Se não lhe convém a hora marca para outra. Eu quando andei a mostrar a minha casa era isso que fazia.
Estas pessoas agradeceram este comentário: staveira
Obrigado pela sugestão pedromdf. Quando não posso tenho mesmo de remarcar, não se trata de má vontade mas às vezes é inconveniente. Por outro lado, acabo por ser "acusada" de ter má vontade...já aconteceu. Contactaram-me 1 dia antes de ir de férias e como ia estar de férias e sozinha com as cadelas, além de não saber se iria para fora, precisava muito descansar e segurar as 2 cadelas sozinha tb é complicado:) Ainda assim por insistencia do Senhorio que dizia que era urgente mostrar a casa, na altura para vender, sem eu sequer ter mencionado que iria mudar, nem pensava nisso aliás, acabei por perder 2 dias de ferias a arrumar o quarto arrecadação que esta cheio de caixas pq há 4 anos que esperamos pela dita chave e liguei 2 vezes para o senhor da imobiliaria, q nao atendeu nem retribuiu chamada...ligou-me 15 dias dps e marcámos data. Após conversa com o senhorio aindicar que iriamos embora, ainda me acusou de má vontade e de não facilitar visitas...quando eu mesma liguei para marcar e pior...perdi 2 dias de relax e sol para deixar o dito quarto minimamente aceitavel... Isso farei porque não vou deixar de fazer as minhas coisas, ver casas para onde irei, empacotar e afins e fazer as coisas do dia a dia para mostrar diariamente a casa, seja para tirar fotos, ou para visitar