Iniciar sessão ou registar-se
    • maat
    • 5 janeiro 2009 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a construir casa e a pensar no meu sistema de aquecimento central. Fiquei maravilhado com um recuperador de calor a pellets (hydro), no entanto tenho conversado com pessoas que me apontaram algumas desvantagem deste sistema.

    Vantagens:
    - Energia renovável e limpa
    - Combustível barato
    - Programável
    - Pequena Dimensão

    Desvantagens:
    - Custo de aquisição
    - Dificuldade na afinação do sistema. Um técnico instalador disse-me que andava constantemente a ir ao cliente para afinar o sistema.

    O modelo que vi foi da Marca Albicalor (ver pág. 5):

    http://www.albicalor.pt/cms_imgs/c169c23041a8855cf2884b6ae455a26f.pdf

    Qual é a vossa opinião sobre este tipo de recuperadores ?
  1.  # 2

    Colocado por: maat



    Qual é a vossa opinião sobre este tipo de recuperadores ?


    formidavel :)
    apesar de nao tencionar fazer uso do recuperador pra aquecimento central , nao resisti a comprar um aparelho a pellets depois de ver um a funcionar em casa de um familiar .
    emite um calor extraordinario , a hora de ligar e desligar é programavel ( a lenha geralmente qnd a sala fica quentinha ja ta na hora de ir pra caminha ) ,
    esteticamente atractivos , e nao suja nada ( coisa q ja n se pode dizer doutros combustiveis) ....
    meu recuperador é o modelo SCF da edil kamin e recomendo vivamente .~
    apesar de serem um pouco caros ha sempre a ajuda do eng socrates , q permite a deducao de 30%(+- 800euros) do valor do aparelho no irs.
    recomendo a quem esteja a construir casa , nao comprar o recuperador e os paineis solares (aqs) no mesmo ano , pk a aquisicao dos 2 aparelhos ultrapassa no dobro o tecto maximo comparticipado pelo estado no reembolso do irs atribuido as energias renovaveis.
    cumpz
  2.  # 3

    Os recuperadores a pellets sao mesmo bastante bons apenas a desvantagem é no preço do equipamento. qt á afinação nao tou a ver qual o problema. ja montamos alguns e nunca deram problemas ate agora. As pessoas que os adquiriram estao maravilhadas...
  3.  # 4

    Então e qual é o intervalo de preços para esse tipo de recuperadores?
    Dizem que são programáveis, mas como?

    edit:
    ui... já vi e já me assutei :o
    http://sitiodaslareiras.com/pellet_edilkamin.htm
  4.  # 5

    Colocado por: R3volutionEntão e qual é o intervalo de preços para esse tipo de recuperadores?
    Dizem que são programáveis, mas como?

    edit:
    ui... já vi e já me assutei :o
    http://sitiodaslareiras.com/pellet_edilkamin.htm


    pois ...
    mas axo q o valor do recuperador no sitio das lareiras ta mt exagerado .
    eu comprei por 3000euros iva incluido( 12% )

    pra quem for da zona norte e esteja interessado eu indico a empresa q me forneceu.
    cumpz
  5.  # 6

    sim preço anda entre os 2500 e 4,5,6000, euros. dependendo do sistema e recuperador.
  6.  # 7

    Tenho um recuperador de calor e realmente é bastante eficaz, mas ultimamente o aparelho não consegue acender as pellets tão rapidamente como era antigamente, por vezes o recuperador desliga-se automaticamente devido a não acender. Não sei se foram os técnicos que ao terem feito a limpeza ao recuperador, so sei que a partir dai é que o aparelho começou a não acender. o problema é que da limpeza levaram 90 euros, depois disso voltei a chama-los para me resolverem o problema de não acender e voltaram a levar 42 euros e não me fizeram nada no aparelho, apenas disseram que o cesto das pellets tem que ficar bem colocado. achei estranho o que ele disse, visto que no 1º ano nunca tive problemas! se alguém sabe de outras empresas na zona de lisboa ou sintra que façam limpeza ou serviços de reparação agradecia. Sobre as pellets eu costumo comprar no Jumbo, mas já ouvi dizer que existem várias qualidades de pellets. Será verdade?
  7.  # 8

    estou a construir casa e tenho muitas duvidas em relaçao ao sistema de aquecimento q irei por qual sera o mais economico mas ao mesmo tempo o mais fiavel sera q alguem me pode dizer
  8.  # 9

    Desvantagens de pellets

    Acabei de ler um artigo no "Spiegel" sobre os pellets...Para quem não sabe, trata-se de uma revista alemã, que além de noticias, costuma informar de tudo e mais alguma coisa da nossa actualidade.. É uma revista de muita seriedade e renome...

    Baseado na entrevista com um profissional da area (na Alemanha), as maiores desvantagens dos pellets, são :
    - Embora a ideia inicial fosse utilizar o "lixo orgânico do mato" para produzir pellets, hoje em dia, dada a elevada procura, são destruídas florestas inteiras para produzir pellets. Isto não tem de ecológico.
    - Pelo facto de se devastar florestas, começa a faltar matéria orgânica no chão, de modo que não se produz humus (necessário). As florestas ficam sem minerais, as arvores remenescentes, perdem força, caem com facilidade - morrem.
    - É mentira que a combustão dos pellets seja neutra em CO2. Na realidade, o humus que deixa de existir no chão, é tb um acumulador de CO2. Na hora que o humus inexiste, e a matéria orgânica é queimada, volta mais CO2 para o ar, do que seria suposto.
    - A própria combustão dos pellets produz um pó fino, que é muito prejudicial para a saúde. Existem filtros contra este pó, mas muitos sistemas, ainda não os utilizam - porque não é exigido.
    - A cinza dos pellets NÃO É ORGÂNICA e tem que ser tratada como lixo tóxico, por conter matérias venenosas... Limpar esta cinza, é igualmente mau para a saúde.

    Havia mais informações, mas creio que por agora chega...
    Continuo a achar, que sistemas eléctricos de irradiação e baixo consumo, continuam a ser a melhor e mais ecológica opção para aquecer...

    Bem haja.
  9.  # 10

    Sorry, esqueci-me de um ponto importante, referente aos pellets :

    - Uma das maiores vantagens actuais dos pellets, são o facto de ser uma matéria barata..
    Contudo, havendo muita procura - como é o caso - os preços tendem a subir, o que já acontece...
    A exagerada procura por pellets e madeira de baixa qualidade para produzí-los, aumenta o preço deste tipo de madeira..
    Chegará um ponto, em que compensará utilizar madeira de melhor qualidade, para produzir pellets..
    A procura continuará a aumentar...
    Conclusão : toda a madeira acabará por ficar mais cara... Móveis, papel, tudo o que necessita de madeira, ficará mais caro...

    - A grande procura por pellets fará tb com que países como Brasil, etc., comecem a destruir as suas florestas, para produzir pellets, pois é um grande negócio...
  10.  # 11

    Boa tarde.
    Já tenho uma casa construída e deixei instalado os tubos para instalação de radiadores donde penso que por uns cálculos efectuados precisarei entre 25000 a 27000 kcal, gostaria de saber os consumos para um recuperador a pellets para estas necessidades.

    Obrigado
    • lbvp
    • 13 fevereiro 2009

     # 12

    Bom dia!

    Não tenho dados suficientes e cada caso é um caso pois o isolamento,
    temperatura seleccionada, sitio da instalação, entre outras influenciam o
    consumo. O que se sabe é que 3 m3 de Pellets corresponde a cerca de 1000
    litros de gasóleo e 2 Kg de Pellets corresponde a cerca de 1 litro de
    gasóleo, ora o Pellets está a cerca de 0.25€ e o gasóleo penso andará perto
    dos 0.70€.
  11.  # 13

    Ninguém tem uma ideia do custo anual com uma caldeira destas. Exemplo para aquecer 200 m2 com isolamento médio qual é a quantidade de pellets necessárias considerando uma temperatura normal de 22 graus.

    Acham este esquema "viavel"?
      estufas5.jpg
    • ng
    • 4 março 2009

     # 14

    Na sequência deste tópico procurei outras marcas destes equipamentos e achei uns que funcionam tanto a madeira como a Pellets:

    http://www.jolly-mec.it/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=5&Itemid=54

    Alguém já usou os equipamentos desta marca?
    Em conjunto com sistema solar para AQS, serão realmente uma opção face a outros sistemas (bomba de calor, caldeiras...)?

    Obrigado

    Cumprimentos,

    NG
  12.  # 15

    Colocado por: maatBoa tarde,

    Estou a construir casa e a pensar no meu sistema de aquecimento central. Fiquei maravilhado com um recuperador de calor a pellets (hydro), no entanto tenho conversado com pessoas que me apontaram algumas desvantagem deste sistema.

    Vantagens:
    - Energia renovável e limpa
    - Combustível barato
    - Programável
    - Pequena Dimensão

    Desvantagens:
    - Custo de aquisição
    - Dificuldade na afinação do sistema. Um técnico instalador disse-me que andava constantemente a ir ao cliente para afinar o sistema.

    O modelo que vi foi da Marca Albicalor (ver pág. 5):

    http://www.albicalor.pt/cms_imgs/c169c23041a8855cf2884b6ae455a26f.pdf

    Qual é a vossa opinião sobre este tipo de recuperadores ?


    Tenho um recuperador a palletes, que já tem uns anos, continua a funcionar muito bem económico, e dá o calor que se pretende, alem de que se pode ajustar a sua temperatura logo o consumo..., o unico inconveniente que tenho é a minha vizinha que me chateia com o cheiro que deita na saída da chaminé, eu já reparei que á diferentes tipos de palletes uns com mais resina e outros com mais dai a diferença, muito embor ela seja a unica pessoa a queixar se.. e é a do res do chão a do 2 nunca se queixou, acho que é mesmo implicação... porque tendo eu a cabeça de fora da janela , nem fumo se vê, e o cheiro não é nada forte, muito menos mas mesmo muito que a maioria das chaminés que se encontram por ai, a queimar lenha...
  13.  # 16

    Colocado por: isabedusaDesvantagens de pellets

    - A cinza dos pellets NÃO É ORGÂNICA e tem que ser tratada como lixo tóxico, por conter matérias venenosas... Limpar esta cinza, é igualmente mau para a saúde.

    Boas!

    Desculpa, mas tens a certeza do que está a dizer?! Leu mesmo bem?
    Não entendo muito de pellet mas se são feitos com restos de madeira e da limpeza de florestas ou de árvores oque for, como podem ser tóxicos?!
    Ou pior, como escreve "deve ser tratado como lixo tóxico", não me parece muito verdadeira esta afirmação.

    Cumps.
  14.  # 17

    é possível que lhe juntem algum componente para compactar.

    A aparite é feita com restos de madeira, mas tem um agregador que faaz dores de cabeça a algumas pessoas.
  15.  # 18

    viva .
    Para quem nao sabe , informo que já existem equipamentos a pellets ( salamandras ) , sem qualquer tipo de mecanismos
    electrónicos , o que evita as manutençoes $$$$$$ ( algumas casas aproveitam.se e bem ) , e principalmente evitam as constantes
    assistençias do tecnico a nossa casa . ( CONHEÇO CASOS QUE OS TECNICOS JÁ SÃO QUASE MEMBROS DA FAMILIA , DE TANTAS
    VISITAS FAZEREM ) , quem tiver uma estufa a pellets á muitos anos e não tenha razao de queixas , tirem uma bela foto e façam
    uma moldura no quarto , pois é coisa MUITO RARA MESMO.
  16.  # 19

    Bom dia.

    Pessoalmente não sou grande fã destes recuperadores. Além de alguns cheiros incómodos temos também o custo de aquisição e manutenção do aparelho. Tem a vantagem de ser programável, mas será que só por isso compensa?

    Existem no mercado bons aparelhos de recuperador de calor a lenha. Os preços para um recuperado deste género com uma boa relação preço/qualidade começam nos 800/1000€, bem mais barato que os aparelhos a pellets.

    Como marca portuguesa destaco a Fogo Montanha http://www.fogo-montanha.com, pois têm aparelhos fiáveis de boa construção e a preços acessíveis.

    Pode dar uma vista de olhos em http://www.centrodelareiras.com. Bom site com catálogos de várias marcas. Sempre dá para tirar algumas ideias daquilo que poderá querer fazer.
  17.  # 20

    Olá!
    Tenho uma sistema de aquecimento central, a gás, mas não consigo usá-lo pois o consumo é caríssimo. estava a pensar mudar para recuperador a pellets, pois disseram-me que podia usar os mesmos radiadores, sem necessidade de novas instalações. Será possível?
    Algué me poderá dizer qual será o preço?
    O facto de viver num apartamento, é algum impedimento para usar este sistema?
    Obrigada pela ajuda!
    Márcia
 
0.0196 seg. NEW