Iniciar sessão ou registar-se
    • lapf
    • 10 outubro 2012

# 1

Boa Tarde,
    Gostaria de colocar a seguinte questão para debate

Perante a atual situação do mercado imobilário
    Uma pessoa que pretenda uma casa e tenha algum capital disponível tem 3 Hipóteses:

HIP1 - Comprar
    Comprar casa aproveitando a baixa de preços no mercado (oferta ultrapassa largamente a procura) e a existência de bons negócios (casas dos bancos, etc.)
    mas ficando no entanto completamente descapitalizada e eventualmente ter ainda de pedir um pequeno empréstimo

HiP2 - Arrendar
    Arrendar casa e deixar o dinheiro a render em produtos de baixo risco
    mas gastar dinheiro e nunca ser dona da casa

HIP3 - Arrendar com opção de compra
    Arrendar por um determinado período e depois no fim do contrato ter a opção de compra

Qual das 3 hipóteses escolheriam? E porquê?
    Obrigado
  1.  # 2

HIP3
    Assim estava a experimentar um bem que, se não gostasse por qualquer razão, não teria nenhum compromisso com o mesmo e partia para outro.
    Se no fim do período gostasse mesmo do bem, optava por comprar.
    No contrato, acordava com o senhorio o preço do bem e um desconto ao mesmo por cada mês de renda paga....
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lapf
  2.  # 3

A 3 claro....
    Mas o contrato tem de ser bem redigido.
  3.  # 4

Boa tarde
    A meu ver tudo depende do capital que tem disponível.
    As rendas de um imóvel recente não andam nada baratas de modo que pode ser preferível comprar. Contudo o dinheiro anda caro por isso tudo depende dos valores em causa.
    Atualmente considero a melhor hipótese arrendar pelos motivos abaixo:
    - Não tem uma obrigação bancária
    - Dificuldade de acesso ao crédito habitação
    - Flexibilidade, se necessitar pode trocar de cidade ou país sem grandes problemas
    - Obras e avarias são encargos do senhorio
    - Pode "saltitar" até encontrar a casa "à sua medida"

Contudo há alguns inconvenientes em arrendar:
    - Custo das rendas
    - Não ser proprietário de nenhum imóvel
    - Nunca se sentir verdadeiramente em casa

etc etc...
    Concordam com este comentário: MonicaCF
    •  
      FD
    • 10 outubro 2012

# 5

Depende das perspectivas a longo prazo.

Exemplo: está estável no emprego?
    Se for um escritor de policiais de faca e alguidar, trabalha em qualquer lado desde que tenha acesso ao Correio da Manhã logo, desde que goste do sítio mais vale comprar.
    Se trabalhar numa empresa de construção civil, o desemprego é uma possibilidade forte e pode ter que mudar de cidade ou de trabalho logo, comprar casa é investir em algo que pode ter que vender a curto médio prazo sem saber muito bem o desfecho.
    Se trabalha numa repartição de finanças, em princípio, não deixarão de ser cobrados impostos pelo que não tem risco, compre.

Se fosse eu a decidir, não isolava a decisão de outros factores como:
    - emprego/trabalho
    - sítio e potencial do mesmo
    - futuro da zona/cidade/concelho/distrito a nível de empregabilidade e saúde económica
    - expectativas pessoais, tem 65 anos e está reformado?, tem 30 anos e está precário no trabalho?, tem filhos?, gosta do sítio onde quer comprar?

Neste momento posso falar por mim. Mesmo sabendo que estou a "perder" dinheiro, estou numa casa arrendada, vim de uma comprada e vou novamente para uma arrendada.
    Daqui por um ano, logo vejo.

A possibilidade de poder escolher o sítio onde quero morar sem investir ou ficar dependente de compromissos a longo prazo é... libertadora.
    Estou a experimentar, a testar todas as soluções, a fazer o chamado test-drive... a ver o que encaixa na nossa forma de estar e viver.

O único aborrecimento é que nunca temos nada "nosso" e não podemos adaptar o existente de forma a que seja nosso.
    Mas, são coisas, objectos, o que conta é a vivência que fazemos e não o que temos.

Contudo, tenho como objectivo a médio-curto prazo, ter casa própria.
    Concordam com este comentário: eu, Leonor Fernandes, bel99
  4.  # 6

Colocado por: lapfHIP3 - Arrendar com opção de compra

Em termos gerais esta, e se conseguisse deduzir pelo menos 25% das rendas pagas sobre o preço então melhor ainda...
  5.  # 7

Cada caso é um caso e não se pode generalizar. Variáveis a considerar em cada caso:

- A situação familiar (casado/solteiro/"ajuntado"/com ou sem filhos/etc)
    - A situação profissional (perspectivas/desejo de mudar de local de trabalho)
    - As perspectivas do mercado imobiliário no local onde se pretende residir (é diferente comprar uma vivenda na Quinta da Marinha ou um T2 no Fogueteiro)
    - A apetência/tolerância ao risco do potencial investidor
    - O grau de optimismo do potencial investidor (a capacidade de acreditar que o amanhã vai ser melhor, porque é uma questão de fé e ninguém consegue ter certezas)

Não há uma resposta certa nem errada a essa pergunta. Depende de todos estes factores e de outros.
    • lapf
    • 10 outubro 2012

# 8

Colocado por: PBarataA 3 claro....
    Mas o contrato tem de ser bem redigido.

Agradeço a Todos(as)
    Relativamente à HIP3 - Arrendar com opção de compra
    Na zona da Grande Lisboa poderá encontrar-se bons negócios, ou não?
    Que cuidados devem ser tomados na redação do contrato?
    Obrigado
  6.  # 9

Há algumas boas opções na zona da Grande Lisboa com spreads na casa dos 1.5-2.5%.

Eu compraria a um privado que me oferecesse condições dessas.

Quando um dia os bancos oferecerem spreads mais baixos é uma questão de renegociar ou mesmo mudar de banco.

Assim aproveita os preços baixos, fica já a usufruir de uma casa sua, começa já a baixar o valor da dívida mensalmente, e com esses spreads não fica muito prejudicado na taxa de juro.
  7.  # 10

Colocado por: lapfHIP3 - Arrendar com opção de compra

Se arrendar for mesmo arrendar, tem de levar em conta que o senhorio vai entregar uma parte significativa das rendas ao estado. Ou seja, não pode esperar fazer as contas do género: Em vez de comprar o X, pago Y de aluguer durante um tempo e depois compro por X-Y.

Quanto a comprar casa, depende da casa. O mercado está em recessão. Se investir numa casa hoje, é provável que amanhã ela valha menos. Mais, quando tentar vender de novo vai perder sempre o IMT e a comissão da imobiliária, que é significativo. É muito provavelmente um mau investimento.

Quanto a alugar casa, depende muito da diferença entre o que potencialmente ficar a pagar de prestação e o que lhe pedirem de renda...

Na minha opinião só deve comprar a casa se tiver bastante certeza que vai ficar ai a sua vida toda, ou grande parte dela.
  8.  # 11

3 hipotese sem pestanejar
  9.  # 12

Colocado por: Silver WolfHá algumas boas opções na zona da Grande Lisboa com spreads na casa dos 1.5-2.5%.

Eu compraria a um privado que me oferecesse condições dessas.

Quando um dia os bancos oferecerem spreads mais baixos é uma questão de renegociar ou mesmo mudar de banco.

Assim aproveita os preços baixos, fica já a usufruir de uma casa sua, começa já a baixar o valor da dívida mensalmente, e com esses spreads não fica muito prejudicado na taxa de juro.

E vou mais longe.
    Compraria, pediria um empréstimo a 100% e guardaria o dinheiro.
    Os juros do dinheiro ajudariam (pouco é certo) a pagar as prestações ao banco e no caso de ter algum azar tem aquela almofada para pagar o empréstimo durante algum tempo sem stress.
    • lapf
    • 12 outubro 2012

# 13

HIP4 - Optar por arrendar e esperar 1, 2 ou 3 anos à espera que a situação do Pais e do mercado normalize e então avançar
    O mais interessante no arrendamento nem é o factor monetário mas sim outro – a mobilidade
    Por outro lado, há que ter presente que mesmo um arrendamento também tem problemas, nomeadamente com a atualização das rendas (a nova legislação que protege agora bastante o proprietário).
    As rendas vão ter tendência a subir a ritmos que não subiam antigamente especialmente nos novos contratos
    Exemplo
    20 anos= 240 meses. Se a renda for de 600€ (que até é pouco para um t2 decente)
    No final de 20 anos significa 156.000€.
    O problema é que a renda não ficará estática durante esse período

Quais são as vossas opiniões?
  10.  # 14

A actualização das rendas é feita com o valor médio da inflacção de cada ano, portanto a expressão

Colocado por: lapfNo final de 20 anos significa 156.000€.

é verdadeira para os preços à data de hoje.
    • lapf
    • 17 outubro 2012 editado

# 15

Agradeço a Todos(as)
    Obrigado pelas vossas sugestões

Estou a pensar fazer a comparação da seguinte forma:

A compra exige gastar o capital acumulado e pedir ainda algum emprestado

Perdas
    .Os rendimentos desse capital acumulado (que vão ser reduzidos devido à nova retenção na fonte de 28%)

Gastos
    .IMI
    .O condomínio
    .Os juros relativos ao restante que precisaria de pedir ao banco
    .O seguro da casa, obrigatório para ter acesso ao crédito

Se a soma destas parcelas for inferior ao valor da renda, é preferível comprar
    Se a soma destas parcelas for superior ou igual ao valor da renda, é preferível arrendar

Os valores das rendas estão a baixar ou a subir?

Gostaria que partilhassem as vossas opiniões sobre isto
    •  
      FD
    • 17 outubro 2012

# 16

Colocado por: lapfOs valores das rendas estão a baixar ou a subir?

Baixar.
  11.  # 17

Eu tinha o capital, uma casa paga, vida estabilizada, filhos criados, vontade de ter uma casa maior, melhor e noutro local. Comprei. Gosto da casa, da zona envolvente e, creio ter feito um bom investimento. Aprendi com alguém daqui que, " na compra de um imóvel uma das variáveis é: localização, localização, localização". Quanto à outra, arrendei. Sei que do valor da renda que recebo mensalmente 28% vão para o Estado, mas mesmo assim, ainda fica algum para mim. Oxalá que todos declarassem os rendimentos, as finanças públicas estariam melhor.
    Boa sorte na decisão que tomar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ze79, lapf
  12.  # 18

Colocado por: A. Madeira Oxalá que todos declarassem os rendimentos, as finanças públicas estariam melhor.
    Boa sorte na decisão que tomar!

Estariam? de certeza?
    Concordam com este comentário: Pedro77
  13.  # 19

Colocado por: gfrmartinsEstariam? de certeza?

Certeza não tenho, mas ainda há gente honesta... Ou você é daqueles que diz, "que anda tudo a roubar"? Eu cá não ando.
  14.  # 20

lapf, o que perde na opção comprar não são os rendimentos do capital, perde a flexibilidade de mudar de casa quando lhe der na telha. Essa flexibilidade pode valer muito dinheiro, mas tem de ser o lapf a equacionar quanto é que isso pode valer.

0.0194 seg. NEW