Estou a fazer uma remodelação de uma cave para habitação, será que 2,18 de pé direito e muito pouco? Neste momento tenho 2,28 mas necessito fazer um teto falso para isolamento acústico do piso superior.
Sim, 2.18m é muito baixo. O maior inconveniente é o reduzido volume de ar que este pé-direito lhe oferece, o que se traduzirá numa ventilação precária e pouco saudável. Caso consiga contornar esse problema e assegurar uma boa ventilação da habitação, então o único inconveniente que permanece é o efeito psicológico de viver num espaço mais baixo que o comum, em que possivelmente tocará no tecto com facilidade. (Para ajudar a visualizar isto pense que 2.18m é quase a altura das portas e janelas normais...) Mas tudo depende do uso que pretende dar a este espaço e quanto tempo calcula que passará nele. Porquê que precisa de tanto espaço para fazer um isolamento acústico? 10 cm já lhe deviam dar para isolar razoavelmente, e sem tecto falso... (a menos que precise do tecto falso para esconder outras coisas...).
Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Martins
Bom dia , 10 cm e quanto os homens do pladur dizem que precisam para fazer o isolamento acústico. Neste momento tenho livres 2,28, se isolar com la de rocha mais pladur vou perder 10 cm. Que outra alternativa terei, para perder menos espaço? O problema e que tenho mesmo de fazer o isolamento acústico, que outras alternativas existem? Alguém me ajuda s.f.f. O tempo previsto para passar nesta habitação será no mínimo 4 a 5 meses por ano. Obrigado
Vamos ser mesmo realistas. Qual é o problema dos 2.18, ou dos 2.28m, além das questões de salvaguarda da ventilação, iluminação natural, etc... LEGALMENTE não pode constituir compartimentos habitáveis. E Se houver locais de dormida, deveria ter uma saida directa para o exterior, de preferência ao nivel do piso dessa "cave".
Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Martins
Foto começando lado direito: 1 porta (quarto); 2 porta c/ fixo ( hall e wc); 3 janela ( kitchnet e sala); 4 sacada( do lado esq. Da foto.)
A cave tem 45 m²
O pavimento da cave já foi rebaixado, neste momento estou no nível das fundações, não posso baixar mais.
A questão do isolamento tem haver com acústica e vibração, a ideia seria por pladur com lá de rocha as calhas com varão roscado com borracha para evitar as vibrações .