Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

tenho uma duvida

estou colectado como trabalhador independente e entrego a declaração de irs em conjunto com a minha mulher que tem trabalho por conta de outrem, ora como não tenho trabalho como independente será conveniente dar baixa da actividade pois tudo indica que irei trabalhar num futuro muito proximo como assalariado? e se eventualmente tiver um trabalho ( um projecto) poderei declarar isso como um acto unico??
    ou não dou baixa e depois na declaração de irs apresento um rendimento minimo ou mesmo zero??
    é claro que ainda terei de complementar estas duvidas com a questão da seg social.
    obrigado pelas opiniões.
    •  
      FD
    • 12 outubro 2012 editado

# 22

marco1,

Quanto é que está a pagar de segurança social todos os meses (é uma pergunta indiscreta, se não quiser responder, não responda)? Não está a pagar segurança social sem ter trabalho, ou está?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  2.  # 23

Colocado por: FDNão há por aí uma tabela com as novas taxas médias? É que nessa tabela só vejo as taxas normais e para calcular o que se paga é preciso o resto da tabela... a não ser que o método de cálculo vá mudar.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=583729&pn=1

Ajuda?

Depois faça também umas tabelas bonitas.... :)
  3.  # 24

ou mesmo um excel.... isso é que era.
  4.  # 25

.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 26

Aqui vai esta.
      simulacoes_orcamento.jpg
  5.  # 27

Está aqui muito bem explicado como fazer as contas olhando para os novos escalões, tirado da Agência Financeira

Como fazer as contas para o seu caso?

Dentro de cada escalão de rendimento, as taxas de IRS são também progressivas, ou seja, os contribuintes não pagam a taxa de imposto máxima sobre a totalidade do seu rendimento. O rendimento é «desmontado» em camadas, como uma cebola, e cada camada paga uma taxa.

Peguemos no exemplo de alguém que ganha 35 mil euros brutos anuais. Este indivíduo inclui-se no terceiro escalão de rendimento (dos 20 mil aos 40 mil euros), a que corresponde a taxa de 37%.

Mas este contribuinte apenas vai pagar esta taxa sobre 15 mil euros (os que vão dos 20 mil euros, que é o limite mínimo do escalão, aos 35 mil euros que são o seu rendimento). Os primeiros 7 mil euros do seu rendimento são taxados a 14,5% (a taxa do primeiro escalão) e os outros 13 mil euros (diferença entre os 7 mil e os 20 mil) vão pagar uma taxa de 28,5%.

Assim, dos 35 mil euros, temos que:

Até 7 mil pagam 14,5%;
    Dos 7 mil euros aos 20 mil euros (13 mil euros) pagam 28,5%;
    Dos 20 mil aos 35 mil euros (15 mil euros) pagam 37%.

Isto quer dizer que a taxa a pagar não será de 37% mas mais baixa. Mesmo dentro de cada escalão, existem várias taxas de imposto e, quanto mais próximo do teto do escalão estiver o rendimento, maior será a taxa de imposto a pagar.

Sobretaxa de 4% ainda acresce

Recorde-se ainda que, além do aumento de impostos decorrente do reescalonamento do IRS, os portugueses vão ainda ser sujeitos a uma sobretaxa de 4%, que vai também incidir sobre o rendimento todos os meses.

O escalão mais elevado de rendimento fica ainda sujeito a uma taxa de solidariedade de 2,5%.

Recorde-se que o ministro das finanças tinha já admitido que o reescalonamento do IRS implicaria um aumento médio de dois pontos percentuais na taxa efetiva de imposto a pagar pelos portugueses.

Estas novas taxas aplicam-se aos rendimentos de 2013, que serão declarados na primavera de 2014, mas o Governo deverá proceder já no início do ano que vem a uma atualização das tabelas de retenção na fonte, para ajustar as retenções às novas taxas, pelo que os portugueses vão sentir a diferença nos vencimentos logo no fim do mês de janeiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpvng
    •  
      FD
    • 12 outubro 2012

# 28

Colocado por: oxelfeR (RIP)(penso eu)
    Se trabalhares por conta de outrem não pagas SS "da parte" do trabalho independente, pois é paga "pela parte" do trabalho dependente.
    A única coisa que poderás pagar "a mais" do trabalho independente é se estiveres com contabilidade organizada e deste modo tens de ter (e pagar) um TOC.

Está correcto.

Mas, depende muito do enquadramento em que está, contabilidade organizada ou simplificada.
    •  
      GF
    • 12 outubro 2012

# 29

Imbs isso é para chinês ver não? ;P
  6.  # 30

.
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 31

Colocado por: GFImbs isso é para chinês ver não? ;P

Vê-se muito bem. Claro que os números ficamos logo com os olhos em bico... é normal.
    (não consigo fazer melhor)

Ai hoje estou triste!
    Qualquer dia vai ser só assim...
      397260_476884802341849_977321565_n.jpg
  7.  # 32

É que nessa tabela só vejo as taxas normais e para calcular o que se paga é preciso o resto da tabela... a não ser que o método de cálculo vá mudar.

Isso da taxa média é enganador, porque é diferente consoante a posição no escalão - alguém perto do limite inferior terá uma taxa média inferior a alguém perto do limite superior do mesmo escalão.

PS - Além do mais, não se esqueçam que estamos a falar de rendimento colectável e não rendimento total.
    • mog
    • 12 outubro 2012

# 33

Colocado por: oxelfeR (RIP)Boas,

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
      _irs.jpg

Só para chatear: quem ganha 7000 euros paga 14,5% ou 28,5%? É que está nos dois escalões, penso eu de que...e a situação repete-se em todas as classes de rendimento.
  8.  # 34

Colocado por: mogSó para chatear: quem ganha 7000 euros paga 14,5% ou 28,5%? É que está nos dois escalões, penso eu de que...e a situação repete-se em todas as classes de rendimento.

Isso tem que perguntar ao jornalista...
  9.  # 35

Colocado por: Luis K. W.É bom para os SENHORIOS que tenham rendimentos mais elevados.
    (Yupee!)
    gostaria (isto se tiver na disposicão) de me explicar a sua teoria porque tem as pessoas de rendimentos mais elevados num ano de trabalho entregar 6 meses de trabalho ao estado.
  10.  # 36

Colocado por: cocas2gostaria (isto se tiver na disposicão) de me explicar a sua teoria porque tem as pessoas de rendimentos mais elevados num ano de trabalho entregar 6 meses de trabalho ao estado.
    A minha teoria ?? :-)

Colocado por: cocas2...porque tem as pessoas de rendimentos mais elevados num ano de trabalho entregar 6 meses de trabalho ao estado.

Porquê? Porque se quiser continuar a ter democracia temos de continuar a PAGAR pensões de reforma milionárias aos nossos Governantes NO ACTIVO (p.R., presidenta da A.República, quase todos os presidentes de Câmaras, etc.), e porque andámos, andámos TODOS, nos últimos 30 anos a gastar mais do que tínhamos.

E porque também temos de PAGAR todos os erros, roubos, incompetências, excessos, horários-zeros, taxas de juro exorbitantes, etc., de que o Estado português foi vítima.

(Mas olhe que nos países do Norte da Europa, isso de pagar 50% de taxa de imposto já era um dado adquirido há mais de 30 anos!)

-----------
    Há quem fique muito ofendido por os mais pobres (que pagam, por exemplo, 200eur/ano de IRS), verem aumentada a sua tributação em 100% ou 150%, para 400 ou 500eur/ano, enquanto que a percentagem de aumento de imposto dos "ricos" é muito menor.

Mas é preciso comparar o imposto pago com o rendimento colectável, e não com o que pagavam antes!

Uma pessoa minha amiga, se tiver o mesmo rendimento e as mesmas despesas, irá pagar em 2013 MAIS 4.000,00 euros/ano de IRS do que no ano passado.
    São "só" mais uns 30% do que no ano passado, mas são quase mais DOIS MESES de rendimento líquido dela!
    -----------
  11.  # 37

.
  12.  # 38

Colocado por: oxelfeR (RIP)Admito, sou completamente viciado em gomas, mas já estou em tratamento ...
    As gomas não sei.
    Mas aquilo que fumas é importado, não é ?
    :-)
  13.  # 39

.
  14.  # 40

Colocado por: oxelfeR (RIP)Depende, a mim não me importa muito, à Maria também não (também fuma), mas as pessoas que não fumam por norma importam-se ...
    L O L ! !
    E, pelos vistos, é de boa qualidade ! !

0.0372 seg. NEW