Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

tenho uma duvida

estou colectado como trabalhador independente e entrego a declaração de irs em conjunto com a minha mulher que tem trabalho por conta de outrem, ora como não tenho trabalho como independente será conveniente dar baixa da actividade pois tudo indica que irei trabalhar num futuro muito proximo como assalariado? e se eventualmente tiver um trabalho ( um projecto) poderei declarar isso como um acto unico??
    ou não dou baixa e depois na declaração de irs apresento um rendimento minimo ou mesmo zero??
    é claro que ainda terei de complementar estas duvidas com a questão da seg social.
    obrigado pelas opiniões.
    •  
      FD
    • 12 outubro 2012 editado

# 22

marco1,

Quanto é que está a pagar de segurança social todos os meses (é uma pergunta indiscreta, se não quiser responder, não responda)? Não está a pagar segurança social sem ter trabalho, ou está?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  2.  # 23

Colocado por: FDNão há por aí uma tabela com as novas taxas médias? É que nessa tabela só vejo as taxas normais e para calcular o que se paga é preciso o resto da tabela... a não ser que o método de cálculo vá mudar.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=583729&pn=1

Ajuda?

Depois faça também umas tabelas bonitas.... :)
  3.  # 24

ou mesmo um excel.... isso é que era.
  4.  # 25

.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    •  
      imbs
    • 12 outubro 2012

# 26

Aqui vai esta.
      simulacoes_orcamento.jpg
  5.  # 27

Está aqui muito bem explicado como fazer as contas olhando para os novos escalões, tirado da Agência Financeira

Como fazer as contas para o seu caso?

Dentro de cada escalão de rendimento, as taxas de IRS são também progressivas, ou seja, os contribuintes não pagam a taxa de imposto máxima sobre a totalidade do seu rendimento. O rendimento é «desmontado» em camadas, como uma cebola, e cada camada paga uma taxa.