Iniciar sessão ou registar-se
    • altar
    • 11 outubro 2012 editado

# 1

O assunto é sério e tem sido motivo de notícia para o OE de 2013

Estava a ver a RTP1 e uma pessoa muito bem informada indicou os erros que todos devemos reclamar

1) áreas
    2) idade do prédio
    3) valor de construção

As áreas às vezes não correspondem à verdade, a Idade do prédio nunca é actualizado nas finanças é como se fosse sempre novo, o valor de construção também nunca é actualizado

Primeiramente consultem a vossa Caderneta predial no portal das finanças, em património

Vocês vão ver uma fórmula obscura tipo isto ( copiei do meu ) :

reparem :

o valor patrimonial do meu imóvel é 126.050 que foi comprado em 2010, ou seja tem 2 anos

mas para o fisco tem apenas 1 ano e é para sempre porque eles jamais actualizam isso, é o que eles chamam de Cv = coeficiente de vetustez, mas na verdade o meu coeficiente verdadeiro é 0.9

A minha área ( A ) está correcta, e o valor de construção ( Vc ) também está, estes 603 devem constar em todos porque é o valor actual

Refazendo a fórmula para o meu caso atendendo que o meu prédio é 1 ano mais velho :

603 x 139,3480 x 1 x 1,50 x 1 x 0,9 = 113.436,24 euros

reparem bem que só pelo facto de ser 1 ano mais velho, o meu património sujeito a imposto decresceu 12.000 euros

A boa notícia :

pedir uma actualização não se paga nada, só se paga se se pedir uma reavaliação

Podem fazer uma simulação directa no mapa do Google :

http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

os valores da minha simulação :

NOTA :

basta escolher no mapa o vosso imóvel e preencher alguns dados constantes na caderneta predial ( está no portal das finanças na vossa conta ) , mais nada

Eu ainda tenho 6 anos de isenção, se é que não vão tirar, mas podem ter a certeza que pedirei uma actualização.

Esse coeficiente de vetustez, que ninguém sabe o que é ( parece que fizeram de propósito ao escolher um vernáculo obscuro ), eu quero-o actualizadíssimo
  1.  # 2

Só se pode fazer depois de 3 anos.

Para além de baixar o VPT em função do Cv e da diminuição do preço por m2 de construção, ainda elimina os "factores anuais" de actualização.

É FUNDAMENTAL andar em cima disto e pedir a actualização de 3 em 3 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: altar
  2.  # 3

Muito Obrigado, Silver Wolf, por mais informação sobre o assunto

Eu vou de certeza andar atento a estes valores, e não se paga nada pedir uma ACTUALIZAÇÃO
  3.  # 4

Colocado por: altar

Pelos que disse o seu VPT está bem calculado. Cheguei a pensar que nos iria mostrar alguma avaliação mal feita, mas afinal nada.

Colocado por: altar
    os valores da minha simulação :

Está mal feita a simulação. o prédio tem 2 anos. A área bruta privativa também está mal medida.

O seu apartamento não tem nem garagem nem aquecimento central/ar condicionado?
    • altar
    • 11 outubro 2012 editado

# 5

Está tudo bem calculado para uma idade do prédio ( Cv ) na altura da escritura em 2010, mas já decorreram 2 anos

logo o Cv não é 1 mas sim 0.9

O meu apartamento tem garagem privativa e não tem ar condicionado, o Coeficiente de qualidade e conforto na minha simulação passou de 1 para 1.04

As áreas são as constantes na minha caderneta predial

Eu para já não posso fazer nada, porque como o Silver Wolf disse só decorridos 3 anos, mas certamente que o farei porque os coeficiente Cv e o Vc descem com o tempo/idade do prédio
  4.  # 6

Garagem ou parqueamento?

Se tem garagem vai subir 4%.

Há ainda outro factor que não é muito divulgado. Nas avaliações mais antigas não havia algo que existe hoje que é uma ponderação de áreas chamada CAJ.

Sinceramente não me recordo em que ano isso foi implementado, mas numa casa com áreas grandes antes e depois do CAJ a diminuição do VPT é enorme.
  5.  # 7

tem garagem privativa

mas isso tudo não está reflectido na minha caderneta ? é que a avaliação deles só tem 2 anos, por isso está correcta....excepto o tal coeficiente da idade
  6.  # 8

Sem tem garagem o Cq devia ser 1,04 e não 1,00.
    Foi um erro do avaliador.
  7.  # 9

aliás, eu na minha simulação no SIGIMI disse que tinha garagem privativa, aumentou o coeficiente de 1 para 1.04
  8.  # 10

Como sei o valor de construção para a minha área
  9.  # 11

Colocado por: altarEstá tudo bem calculado para uma idade do prédio ( Cv ) na altura da escritura em 2010, mas já decorreram 2 anos

Qual a data da licença de utilização?
  10.  # 12

Colocado por: ParamonteComo sei o valor de construção para a minha área

É igual ao da minha....603€/m2
  11.  # 13

Vou abusar deste tópico e deixar aqui o link do excerto de uma entrevista do presidente da APAE, associação de avaliadores.

Dá para perceber um pouco o "outro lado" da avaliação.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2821828&page=-1
  12.  # 14

é igual para todas o país?
  13.  # 15

Sim, Silver Wolf, como disse no post anterior

mas fico a ganhar com o coeficiente da vetustez ( idade ), são quase menos 12 mil euros

daqui a uns 6 anos, que é quando acabo a isenção, não serão certamente esses 126 mil

eu vou pedir uma actualização, isso é garantido
  14.  # 16

Colocado por: Paramonteé igual para todas o país?

Sim
  15.  # 17

Colocado por: Picareta
    É igual ao da minha....603€/m2

Este valor é "emitido" ou "decretado" anualmente e é igual para todo o país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  16.  # 18

Colocado por: altarSim, Silver Wolf, como disse no post anterior

mas fico a ganhar com o coeficiente da vetustez ( idade ), são quase menos 12 mil euros

daqui a uns 6 anos, que é quando acabo a isenção, não serão certamente esses 126 mil

eu vou pedir uma actualização, isso é garantido

Caro altar,

se está dentro do período de isenção não ganha nada em actualizar isso.
    Peça isso no ano em que perder a isenção.
  17.  # 19

Colocado por: Silver Wolf

Caro altar,

se está dentro do período de isenção não ganha nada em actualizar isso.
    Peça isso no ano em que perder a isenção.

sim, tens razão, só nessa altura

daqui a 6 anos poderei baixar dos actuais 600 euros, segundo os meus cálculos para a taxa praticada pelo concelho de VFX, para 400. Isto apenas com a idade do prédio
  18.  # 20

A idade do prédio e o Cl são fundamentais.

Há prédios com menos 1/3 ou mesmo 1/2 de VPT por causa da localização, embora próxima. Novos ou usados.

0.0203 seg. NEW