Iniciar sessão ou registar-se
    • altar
    • 11 outubro 2012 editado

     # 1

    Colocado por: Silver WolfA idade do prédio e o Cl são fundamentais.

    Há prédios com menos 1/3 ou mesmo 1/2 de VPT por causa da localização, embora próxima. Novos ou usados.


    Quando se pede uma actualização, que taxa do imposto é aplicada ? é que existem várias taxas a aplicar dependendo do concelho ( é claro ): mas todos diferem em tipo prédios avaliados antes de X anos e depois de X anos

    É uma dúvida que me colocaram e será de interesse para todos saberem, não será a taxa mínima ?
    • altar
    • 12 outubro 2012 editado

     # 2

    também tenho esta dúvida

    sendo o pedido de actualização grátis, eu tenho de preencher o modelo 1 não é ?

    http://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/IMIMod1.pdf

    nesse modelo pede para indicar o motivo, nenhum diz que é para actualizar

    editado :


    investiguei e já descobri

    não é o modelo 1, o pedido de actualização para todos os efeitos é uma RECLAMAÇÃO dos valores constantes da caderneta

    A reclamação é portanto grátis, funciona para nós como uma actualização

    o modelo é ( tem várias páginas ) :

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/359F8013-A8A7-4AFF-9271-067EFFA169EB/0/RECLAMACAO.DOC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: COliveira
  1.  # 3

    Obrigada a todos, confesso que não estava informada sobre este assunto. Vou de tentar saber se é possível uma atualização dos meus imõveis....
  2.  # 4

    Colocado por: cinderelaObrigada a todos, confesso que não estava informada sobre este assunto. Vou de tentar saber se é possível uma atualização dos meus imõveis....


    cuidado com os modelos a apresentar às finanças

    Para nós é um pedido de actualização mas para eles é uma RECLAMAÇÃO, isto é que é totalmente grátis - por enquanto
  3.  # 5

    Colocado por: altar

    Quando se pede uma actualização, que taxa do imposto é aplicada ? é que existem várias taxas a aplicar dependendo do concelho ( é claro ): mas todos diferem em tipo prédios avaliados antes de X anos e depois de X anos

    É uma dúvida que me colocaram e será de interesse para todos saberem, não será a taxa mínima ?


    Não entendi a pergunta. Pode reformular sff?
    • altar
    • 13 outubro 2012 editado

     # 6

    Colocado por: Silver Wolf

    Não entendi a pergunta. Pode reformular sff?


    É tipo :

    no meu concelho de Vila Franca de Xira foi decidido o seguinte no ano 2012

    No que respeita ao IMI, aprovou-se a taxa de 0,675% para matrizes não reavaliadas no âmbito do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI) e de 0,35% para os prédios urbanos avaliados ou reavaliados nos termos do referido código.

    Isto acontece em todos os concelhos onde são aplicadas várias taxas

    Assim, por exemplo, o meu imóvel mesmo sendo avaliado por 126.000 eu pago tanto como um imóvel que foi avaliado em 1999 em 70.000, isso porque é aplicada uma taxa muito menor - no meu caso a minha taxa é 0.35%

    O que eu perguntei é se um pedido de actualização de alguns coeficientes da fórmula faz mudar a taxa ou não

    já agora, Silver Wolf, estou certo em afirmar que se deve apresentar o modelo da reclamação ao invés do modelo 1 ?? é que pelo que estive a investigar a reclamação é sempre grátis, já o modelo 1 só tem a hipótese da nova avaliação o que acarreta custos às vezes muito elevados ( 200 a 3000 euros )
  4.  # 7

    A diferença entre os 0,675 e os 0,35 é se o prédio já foi reavaliado com as novas regras, ou seja se foi avaliado depois da entrada em vigor da lei do IMI (+/- de 2004 para cá).

    Em relação à segunda pergunta não sei a resposta.
  5.  # 8

    Cumprimentos a todos

    Pesquisei o tema da atualização do IMI e caí neste forum onde verifiquei haver bastante informação acerca do assunto.

    O meu pai tem uma casa com registo de 2009, com mais de três anos e verifiquei que vários coeficientes usados na avaliação se encontram desactualizados, coeficiente de vetustez, localização e os 603 €.

    Acontece que ele se dirigiu a uma repartição de finanças para se informar acerca de como podia pedir a actualização do VP e foi-lhe fornecido p modelo 1 do IMI.

    Esta informação não corresponde aquela aqui indicada pelo altar a quem desde já agradeço, a minha pergunta é já alguém aqui apresentou nas finanças um pedido de actualização de imi? usou o modelo 1 ou o modelo "reclamação??

    Desde já obrigado.
    • fpc
    • 25 outubro 2012

     # 9

    Tem que preencher o modelo 1. A casa tem que ter 3 anos para pedir a avaliação
  6.  # 10

    fpc

    desde já obrigado pela resposta

    já pediste alguma atualização? anexaste algum documento?
  7.  # 11

    A primeira notificação que recebi das finanças fixou o Vt da minha casa em cerca de 60 mil euros após pedido de reavaliação (questionei os coeficientes Ca, Cq e Cv) o valor Vt baixou para 17200.
    No meu caso foi uma reavaliação prq questionei estes três coeficientes( não paguei os 200 e tal euros prq tinha razão), se fosse apenas o Cv seria um pedido de actualização.
    Aconselho a todos que façam o pedido de reavaliação caso não concordem com os valores estipulados pelas finanças, leiam o CIMI atentamente.

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/index_cimi.htm

    Nota:Nenhum técnico foi averiguar no local as minhas alegações.
  8.  # 12

    Colocado por: BamGuimaNota:Nenhum técnico foi averiguar no local as minhas alegações.


    Os técnicos não são obrigados a visitar o local, logo na 1ª avaliação? Já nem falo em reclamações. Faz-se a avaliação pelo google maps??
    • fpc
    • 26 outubro 2012

     # 13

    Que grande confusão para aqui vai. Uma coisa é a avaliação geral que está a decorrer e da qual se pode, caso não se concorde, apresentar uma reclamação, da qual, caso o VPT se mantenha ou aumente, se tem de pagar um determinado montante que no minimo são 204€ se não me engano.
    Outra coisa totalmente diferente é um pedido de avaliação resultante da alteração de um dos parametros de avaliação, sendo o mais comum o ceficiente de vetustez que vai diminuido ao longo do tempo. Neste tipo de avaliação creio que nunca se paga nada
  9.  # 14

    Colocado por: DVilarOs técnicos não são obrigados a visitar o local, logo na 1ª avaliação?

    Não, ganham pouco mais de 1€ por cada avaliação, e isso não dá para a gasolina.

    Colocado por: BamGuima(questionei os coeficientes Ca, Cq e Cv)

    Mas disse porque é que não concordava?
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
  10.  # 15

    Colocado por: fpcNeste tipo de avaliação creio que nunca se paga nada

    Mas não se chama avaliação, chama-se actualização.
  11.  # 16

    Colocado por: PicaretaNão, ganham pouco mais de 1€ por cada avaliação, e isso não dá para a gasolina.


    Estou mesmo a ver o filme: "Ora bem, parece que isto è um telhado ( afinal è um galinheiro), logo entra como àrea habitacional. Mais não sei quantos metros quadrados."

    Isto deve ser de um rigor a toda a prova.
  12.  # 17

    Essa é a minha dúvida.

    O que mudou no meu caso foi:

    1. valor m2 usado para o cálculo
    2. o coeficiente de localização
    3. o coeficiente de vetustez

    A casa não teve nenhuma alteração.

    O que pretendo fazer é um pedido de actualização, mas como formalizo este pedido?

    O modelo 1 parece-me que é adequado para pedir avaliações, não actualizações, ou estou errado?????

    Já alguém por aqui formalizou um pedido de actualização? Como o fez?

    Obrigado a todos.
  13.  # 18

    Colocado por: RefidurO que pretendo fazer é um pedido de actualização, mas como formalizo este pedido?

    aqui:

    http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/menu.action?pai=168&segId=CD
  14.  # 19

    Atenção! Isto pode interessar a muita gente. Afinal, nem todos os portugueses ganham grandes ordenados e reformas e, têm casas de rico...

    As famílias com rendimento anual bruto até 14 630 euros e com imóveis (rústicos e urbanos) com valor total até 66 500 euros não pagam IMI.
    Fonte:http://www.deco.proteste.pt/casa/comprar-vender-casa/noticia/imposto-municipal-sobre-imoveis-prepare-se-para-um-aumento

    Nota: Quem estiver nestas condições deve requerer a isenção até 31-12
  15.  # 20

    Entrega de Declarações Modelo 1 do IMI
    Modos de entrega da declaração do Modelo 1 do IMI
    Entregar declarações a partir de sistemas com software compatível
    Entrega utilizando uma ligação contínua à internet.
    Entregar declarações via Aplicação IMI - Modelo 1 (obtida através de download)
    Entrega utilizando uma aplicação autónoma que apenas necessita de uma ligação à internet
    no momento da submissão.
    Entregar declarações previamente gravadas e validadas
    Aconselhável para quem tenha criado e validado uma declaração utilizando a aplicação
    IMI - Modelo 1.

    Picareta obrigado pelo link que me leva novamente ao modelo 1 (peço desculpa pelo aspecto do transcrito acima, copiei e colei do site das finanças)...

    Chego à conclusão que a formalização do pedido terá de ser feita através do modelo 1 quer seja através do site ou em papel (o papel nem sequer tem opção pela escolha de actualização), ou seja na prática penso que as finanças tratará sempre o assunto como um pedido de avaliação...
 
0.0239 seg. NEW